5 coisas que todo viajante odeia escutar

Quando eu era criança costumava passar todo o mês de janeiro na praia. Meus pais juntavam grana por um ano para que pudéssemos desfrutar de um mês inteirinho de férias.  Alugávamos uma casinha na praia, quase sempre no sul da Bahia e ali ficávamos esturricando no sol por um mês.

Meus pais nunca passaram férias no exterior e provavelmente nunca nem cogitaram a possibilidade. Isso porque em 1900 e antigamente custava uma fortuna. Fora a dificuldade de planejamento envolvida, uma vez que as agências de turismo eram a única fonte de consulta.

De lá pra cá muita coisa mudou. A internet veio com tudo e o fenômeno da globalização chegou para ficar (obrigada!!). Quem diria que precisaríamos de apenas alguns cliques numa página online para comprar uma passagem aérea para qualquer lugar do mundo? Pois é, agora o mundo está na internet.

Temos ao nosso dispor todo tipo de informação sobre todos os lugares do mundo.  Descobrimos lugares incríveis próximos da nossa casa que nunca nem tínhamos ouvido falar.  E aquelas férias que costumavam ser sempre no mesmo lugar, acabaram se transformando em aventuras em outras cidades, outros países.

E por conta de toda essa evolução (mais um vez, obrigada internet!) cada vez mais pessoas viajam.

Se você ama viajar e não pode ver uma passagem em promoção que já começa a planejar as próxima férias ou feriado, provavelmente já passou por alguma situação semelhante as que eu vou descrever agora.  Abaixo 5 dos comentários que todo viajante odeia escutar. Vamos passar raiva juntos?!

1. “VOCÊ NÃO VAI FAZER NADA DA SUA VIDA?”

Primeiramente, defina “nada”. De acordo com o dicionário a palavra nada significa ” o que não existe; o não ser; coisa nenhuma”.  Ou seja, viajar é alguma coisa. Eu sou bem suspeita pra falar a respeito, mas viajar como já disse em outras ocasiões, vai muito além do que a viagem em si. É o seu descanso merecido, é experiência de vida, contato com outras culturas, sabores, idiomas. É enxergar além, é conhecimento. Proporciona muito mais crescimento pessoal do que as horas no escritório e sei lá mais o que passa pela cabeça da pessoa.

Então, se isso é nada, sim, eu estou fazendo nada da minha vida. Toda vez que alguém solta essa frase chego a arrepiar até os cabelos da cabeça.  Todo viajante odeia escutar isso. Tento abstrair, alcançar a plenitude e só dar aquele sorrisinho do tipo encerra conversa porque eu tenho preguiça.

5-coisas-que-todo-viajante-odeia-escutar-5
Defina nada!!

2. VOCÊ SÓ QUER SABER DE VIAJAR, NÃO VAI CASAR NÃO?

Um dia, quem sabe, vou conseguir entender como em pleno século XXI existe tanta gente que ainda pensa assim. Aonde que está escrito que uma coisa é contrária a outra? De acordo com esses pensadores geniais a equação é tipo não viajar + não viajar = pode casar.  Se um dos fatores for eu viajo então a conta não bate e o resultado é a solidão. HAHAHAHAHAHAHAHA.

Não existe uma fórmula e não tem que existir padrão.  As pessoas precisam parar com essa mania de achar que a regra para a felicidade é casar + procriar.  Nada contra, mas um relacionamento de sucesso é aquele onde existe respeito e admiração mútua. O convencional pode sim ser ótimo, mas tem que acontecer não porque você precisa seguir o “tradicional” e sim por vontade, amor e satisfação.

5-coisas-que-todo-viajante-odeia-escutar-2
Muita preocupação envolvida no meu futuro..

3. VOCÊ DEVE SER MUITO RICO PRA VIAJAR TANTO

Essa daqui é a campeã de frequência. Não esqueço uma vez que um colega de trabalho veio com essa pra cima de mim. Como me pegou num dia não muito bom, de cara soltei um ” e o que você tem com isso?”.  Hoje, já muito fadigada dessas conversinhas, eu simplesmente concordo. “Sou mesmo, tá sabendo não? Ganhei na mega”.

Esse tipo de comentário só mostra que :

  1.  a pessoa não sabe programar uma viagem;
  2.  a pessoa é muito rica, só viaja pra resort, gasta milhares de dólares com compras e acha que todo mundo faz igual.
  3.  é só um sem noção precisando escutar um sonoro ” vá cuidar da sua vida”.

Na verdade esse item 3 é algo que devemos levar pra nossa vida. As coisas seriam muito mais fácil se as pessoas levassem a sério isso de não se meter na vida alheia.

Pra quem ama e sabe viajar, sabe que não é necessário gastar uma fortuna pra isso. Existem viagens e viagens, e uma semana no Peru pode custar muito menos do que um réveillon em Arraial d´ajuda. Ou um resort maravilhoso no nordeste em baixa temporada  pode sair muito mais em conta. Sem contar que, com planejamento, é possível ir pra qualquer lugar.

5-coisas-que-todo-viajante-odeia-escutar-1
É serio isso?! Meu sonho é ter todo esse dinheiro que as pessoas acham que eu tenho

4. SEUS PAIS NUNCA VIAJARAM IGUAL A VOCÊ

Amigo, isso é obvio. O tempo passa e as coisas mudam. Como disse lá em cima, a internet chegou pra revolucionar o turismo. Minha avó jamais imaginaria que seria possível comprar uma passagem pra Europa pela internet, em até 10x no cartão de crédito. Na época dos meus pais não existia booking, decolar, airbnb. Para alugar uma casa ou reservar um hotel era por telefone, um amigo de um amigo que conhecia o dono da casa e por ai ia.

Hoje tudo é muito, mas muito mais fácil. E digo mais, existe um nova maneira de pensar, um outro tipo de educação. Não vou nem começar porque já ficou claro que não existe comparação né?! Posso ficar horas escrevendo sobre o quanto as coisas mudaram desde a época dos meus pais/avós e que tanto falam na cabeça da gente.

5. NÃO SEI DE ONDE VOCÊ TIRA TANTAS FÉRIAS

E eu não sei de onde você tira que eu tenho tantas. Há 6 anos trabalho numa empresa, de carteira assinada, regida pela CLT,  e assim como a maioria dos brasileiros tenho direito a 30 dias de férias.  Acontece que eu faço alguma coisa ( ou nada com dizem algumas pessoas) quando estou de férias.

E ai durante o ano existem dias chamados de feriados, alguns prolongados, outros a gente pede aquela folguinha no trabalho pra emendar, e nesses casos tem gente que também gosta de viajar.

O fato de aproveitar esses momentos pra conhecer algum lugar, pra viajar, não significa que eu tenho mais férias que ninguém.  As vezes eu só sei aproveitar melhor o tempo, do que reclamar do tanto de férias que tem o outro.

5-coisas-que-todo-viajante-odeia-escutar-4
Soltando fogo pelas ventas!!

Obviamente existem outros comentários tão idiotas quanto esses que todo viajante odeia escutar, mas sem dúvida nessa listinha estão os mais comuns.

As pessoas não precisam e nem devem pensar como as outras.  As pessoas são diferentes e as prioridades de cada um também são. Existe gente que não gosta de viajar, OK.  As vezes a pessoa até gosta, mas no momento não é prioridade. O que é bom pra você pode não ser bom pra mim e assim é a vida. As pessoas tem que entender que não existe um padrão, uma obrigatoriedade. Não é porque você faz determinada coisa que você está proibido de fazer outra.

E geralmente o perfil das pessoas que ficam nos alfinetando são aquelas que morrem de vontade de fazer o que fazemos, mas por algum motivo não o fazem. Aquele ser humaninho desagradável que em vez de cuidar da própria vida, fica dando pitaco na vida alheia. Aquele parente chato, aquele colega de trabalho invejoso, aquela criatura repugnante que nem colega seu é, mas te acompanha em todas as redes sociais.

Sabe aquele caboclo inconveniente que não cuida da própria vida para cuidar da dos outros?! Aquelas perguntinhas desnecessárias, daquelas que só de escutar chega a dar arrepios?! Todo mundo escuta isso vez ou outra na vida.

Genteeeeee, vai ser feliz pelo amor de Deus. Se algo não está bom na sua vida, mude. Se tem vontade de fazer, faça. Agora pare de gorar a vida alheia, não só em relação a viagem, mas em tudo. Sejam o tipo de pessoa que vocês gostariam de conviver. Apenas!

Você também pode gostar de :

Porque viajar ao invés de comprar sapatos

 

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Latest posts by Bruna Bragatto (see all)

6 thoughts on “5 coisas que todo viajante odeia escutar

  1. O que mais me irrita é o “Aproveita enquanto não tem filho” (a parte do casamento eu já passei, heheh). E sim, normalmente vem de alguém de morre de fazer o mesmo que nós, como você bem disse. E segue a vida…
    Abraços,
    Helder

    1. Eu como ainda não casei não cheguei na parte do filho ainda Helder kkkk (a Fernanda pelo contrário já escuta demais). Não importa o estágio da vida, sempre vão arrumar algo pra colocar defeito, fazer pressão etc… rss!

      Beijos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *