5 Arvores famosas que se tornaram Pontos Turísticos

Arvores famosas também existem, algumas ficaram conhecidas simplesmente por sua beleza, idade ou tamanho, outras tem histórias tão interessantes e inspiradoras que merecem ser contadas.

Sempre amei fotografar árvores porque tenho uma enorme simpatia por elas, não sei explicar o motivo, tudo que sei é que sinto uma paz imensa perto delas. Acho que só pode ser coisa de Deus toda a simplicidade e o amor que me transmitem.

Pensando nisso resolvi homenageá-las listando cinco Arvores famosas impressionantes ou com histórias inspiradoras que se tornaram também atrações turísticas.

Vamos então a listinha do Viaje na Web com cinco arvores famosas mundo afora: 

1.THE SURVIVOR TREE – A Árvore Sobrevivente

A árvore Sobrevivente - Memorial de 11 de Setembro - Arvores FamosasEssa árvore tem uma história tão legal que fiquei comovida quando descobri o porquê do seu nome. Achei que merecia ser a primeira da lista por causa disso.

A “árvore sobrevivente” tem esse nome porque foi a única árvore que sobreviveu aos ataques terroristas ao World Trade Center de 11 de setembro.

Ela foi encontrada em baixo dos escombros e salva pelos bombeiros e trabalhadores. Ponto para os Estados Unidos, não sei se no Brasil teríamos a sensibilidade de salvar uma árvore.

Após o resgate a replantaram em outro local até que se recuperasse para voltar ao seu solo de origem. Não sei se alguém se lembra, mas foram muitos escombros que tamparam a rua.

E ela não foi achada assim de um dia pro outro não, a pobre coitada ficou por baixo de todos os restos das Torres Gêmeas por vários meses sem luz ou água até ser encontrada.

Muitos acharam que ela tinha morrido, e o milagre da sua sobrevivência virou o símbolo de força e resistência. Símbolos presentes no memorial que construíram para homenagear as vítimas da tragédia.

Onde fica: a famosa Árvore Sobrevivente está em Nova York. Mais especificamente no Memorial de 11 de Setembro onde ficavam as torres do World Trade Center na Greenwich Street. Esta árvore famosa pode ser visitada a qualquer hora do dia ou da noite. Se for a Nova York vai lá prestar uma homenagem, é de graça, o lugar é aberto.

2.LONE CYPRESS – O Cipreste Solitário

Lone Cypress - Arvores FamosasDizem que esta charmosa árvore está lá sozinha admirando o pacífico há amigáveis 250 anos. Isolado na ponta de um penhasco o cipreste solitário é também a árvore mais fotografada da América do Norte e uma das mais famosas do mundo.

Impressionante como os americanos são capazes de pegar qualquer coisa e estruturar de tal forma a transformá-la num ponto turístico interessante.

Onde fica: em Pebble Beach na Califórnia num condomínio de luxo entre Carmel e Monterrey. Pra chegar pegamos uma estrada chamada 17-mile drive e pagamos 10 dólares de pedágio pra entrar.

3.GENERAL SHERMAN – A Sequoia Gigante

General Sherman - A árvore mais volumosa do mundo - Arvores Famosas
Créditos pela foto

General Sherman é uma sequóia-gigante com uma altura de 84 metros aproximadamente, 31 metros de diâmetro, e idade em torno de 2.200 anos . Figura na lista das Arvores famosas por causa do seu volume, que de tão grande é considerada o ser vivo com a maior biomassa da Terra.

Existem outras árvores mais altas ou mais largas, mas nenhuma tem o peso e a largura combinados deste gigante. E dizem que ainda está crescendo e que a cada ano cresce o suficiente para fazer outra árvore de 18 metros. Impressionante, não?!

Onde fica: no Sequoia National Park (Parque Nacional da Sequoia), em Tulare County, na Califórnia.  Pra visita-la tem um custo de 20 dólares , que na verdade é o preço da entrada do parque.

Infelizmente quando fui a Califórnia não tive tempo pra ir, mas a Mari do blog idéias na mala escreveu um post bem legal sobre este lugar.

Califórnia: visitando o Sequoia National Park

4.THE TREE OF LIFE – A árvore da vida

Tree of Life - A árvore da vida - Arvores Famosas
Crédito pela foto

Se não me engano existe até um filme com este nome estrelado por ninguém menos que Brad Pitt, mas acho que não tem nada haver com a árvore.

Esta bonita faz parte da lista das Arvores famosas porque é considerada por muitos um milagre da natureza.

Muitos turistas viajam para conhecer essa solitária algaroba que cresceu em meio ao deserto sem qualquer evidência de água.  Reza a lenda que até hoje, ninguém sabe como a árvore conseguiu sobreviver no meio de um deserto árido, sem nenhuma outra vegetação ao redor embora os moradores locais tenham várias teorias. Uma delas inclusive diz que ali é o local exato do Jardim de Éden.

E assim, como um símbolo da esperança “A Árvore da Vida”  com seus 400 anos cresce extraordinariamente saudável no meio do deserto.

Onde fica: localizada a dois quilômetros da montanha de Jabal Dukhan, a 10 km de Askar e cerca de 3,5 km a oeste de Jaww, esta árvore fica no deserto do Bahrein, um país Árabe que até então eu nunca tinha ouvido falar.

Para visita-la não custa nada, mas chegar até lá deve ser uma via sacra danada. Imagina só conseguir comprar uma passagem para um país árabe que você nunca ouviu falar antes.  Vou confessar que não fiquei com vontade de incluir esse país na minha listinha só por caso dessa árvore muito embora o google me disse depois que lá tem cidades desenvolvidas e americanizadas por conta da exploração de petróleo.

5.AS PALMEIRAS IMPERIAIS DO JARDIM BOTÂNICO

As Palmeiras do Jardim Botânico - Arvores FamosasParticularmente eu sempre quis passear pelo caminho de Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tudo começou com uma cena que se passou nesse lugar no final da novela Páginas da Vida em março de 2007.

Daí quando fui ao Rio eu fiz questão de passar uma manhã inteira no Jardim Botânico. Pra se ter uma ideia da vontade que eu tinha de conhecê-lo eu deixei de visitar o Cristo por ele! O lugar é super fresco e agradável e eu me senti praticamente a Regina Duarte andando entre essas famosas palmeiras.

Interessante também foi descobrir que todas as palmeiras imperiais do Brasil descendem dessa que foi plantada na criação do Jardim Botânico pelo príncipe regente Dom João VI em 1809, a Palma Master. 

Onde fica: na rua Jardim Botânico nº 1008, Rio de Janeiro. A entrada custa R$ 10,00 reais e o parque fica aberto a semana toda de 8 h a 17 h. Exceto segunda-feira que abre a partir de meio dia.

Ta aí minha listinha com cinco Arvores famosas que pra mim são as mais legais e inspiradoras. Das cinco eu já conheci três.  E você, já conheceu alguma?! Já se deu ao trabalho de ir a algum lugar só pra conhecer uma árvore?!

Confesso que tirando as Palmeiras do Jardim Botânico, eu fui a lugar algum exclusivamente para vê las.  Minha intenção na verdade era conhecer o lugar onde a árvore estava e não a árvore em si, mas penso que daqui pra frente vou sempre procurar por Arvores famosas ou interessantes quando estiver planejando um roteiro de viagem.

Quem sabe da próxima vez o post será sobre árvores desconhecidas e interessantes que esbarrei pelo meu caminho.

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

3 thoughts on “5 Arvores famosas que se tornaram Pontos Turísticos

  1. Que lindo! Também adoro árvores e sinto muita, mas muita tristeza, a ponto de já ter chorado algumas vezes, quando derrubam alguma linda, antiga, na minha cidade. Devíamos nos espelhar nestes países, principalmente nos EUA, que protegem e transformam em atração, como falaste no post. Grande abraço.

    1. Poxa Michela, que dó!! Acho que eu tbm choraria.
      Meu sonho é ver o Brasil agir de forma mais consciente com as belezas que temos por aqui e dotar os lugares com uma melhor infraestrutura.. sonhar pode né?!! rs
      Bjim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *