árvores famosas - palmeiras imperiais do jardim botânico RJ

5 Árvores famosas que se tornaram Pontos Turísticos

Árvores famosas também existem e aposto que disso você não sabia! Algumas ficaram conhecidas simplesmente por sua beleza, idade ou tamanho, outras têm histórias tão interessantes e inspiradoras que merecem ser contadas.

Sempre amei fotografar árvores porque tenho uma enorme simpatia por elas. Não sei explicar o motivo, mas sinto uma paz imensa perto delas. Acho que só pode ser coisa de Deus toda a simplicidade e o amor que me transmitem. Pensando nisso resolvi homenageá-las listando cinco árvores famosas que são simplemente impressionantes, com histórias inspiradoras que se tornaram também atrações turísticas.

Cinco árvores famosas espalhadas pelo mundo

Vamos então a listinha do Viaje na Web com cinco árvores famosas mundo afora:

1) The survivor tree (a árvore sobrevivente)

The Survivor Tree tem uma história tão legal que fiquei comovida quando descobri o porquê do seu nome. Achei que merecia ser a primeira da lista por causa disso. A “árvore sobrevivente” levou esse nome porque foi a única árvore que sobreviveu aos ataques terroristas ao World Trade Center de 11 de setembro.

Ela foi encontrada em baixo dos escombros e salva pelos bombeiros e trabalhadores. Ponto para os Estados Unidos, não sei se no Brasil teríamos a sensibilidade de salvar uma árvore. Após o resgate a replantaram em outro local até que se recuperasse para voltar ao seu solo de origem. Não sei se alguém se lembra, mas foram muitos escombros que tamparam a rua. E ela não foi achada assim de um dia pro outro não, a pobre coitada ficou por baixo de todos os restos das Torres Gêmeas por vários meses sem luz ou água até ser encontrada. Muitos acharam que ela tinha morrido, e o milagre da sua sobrevivência virou o símbolo de força e resistência. Símbolos presentes no memorial que construíram para homenagear as vítimas da tragédia.

Onde fica? A famosa Árvore Sobrevivente está em Nova York. Mais especificamente no Memorial de 11 de Setembro onde ficavam as torres do World Trade Center na Greenwich Street. Ela pode ser visitada a qualquer hora do dia ou da noite. Se for a Nova York não deixe de prestar sua homenagem, é de graça e o lugar é aberto.

2) Lone cypress (cipreste solitário)

Dizem que esta charmosa árvore está lá sozinha admirando o pacífico há amigáveis 250 anos. Isolado na ponta de um penhasco o cipreste solitário é também a árvore mais fotografada da América do Norte e uma das mais famosas do mundo.

Impressionante como os americanos são capazes de pegar qualquer coisa e estruturar de tal forma a transformá-la num ponto turístico interessante.

Onde fica? Em Pebble Beach na Califórnia dentro de um condomínio de luxo entre Carmel e Monterrey. Para chegar pegamos uma estrada chamada 17-mile drive e pagamos 10 dólares de pedágio pra entrar

3) General Sherman, a sequoia gigante

General Sherman é uma sequóia-gigante com uma altura de 84 metros aproximadamente, 31 metros de diâmetro, e idade em torno de 2.200 anos . Figura na lista das Arvores famosas por causa do seu volume, que de tão grande é considerada o ser vivo com a maior biomassa da Terra.

Existem outras árvores mais altas ou mais largas, mas nenhuma tem o peso e a largura combinados deste gigante. E dizem que ainda está crescendo e que a cada ano cresce o suficiente para fazer outra árvore de 18 metros. Impressionante, não?!

Onde fica? No Sequoia National Park (Parque Nacional da Sequoia), em Tulare County, na Califórnia.  Pra visita-la tem um custo de 20 dólares , que na verdade é o preço da entrada do parque. Infelizmente quando visitamos a Califórnia não deu tempo para incluir no roteiro. Mas a Mari do blog idéias na mala escreveu um post bem legal sobre como foi sua experiencia visitando o Sequoia National Park.

4) The tree of Life (a árvore da vida)

Se não me engano existe até um filme com este nome estrelado por ninguém menos que Brad Pitt, mas acho que não tem nada haver com a árvore.

Esta bonita entrou para a lista de Arvores famosas porque é considerada por muitos um milagre da natureza. Muitos turistas viajam para conhecer essa solitária algaroba que cresceu em meio ao deserto sem qualquer evidência de água.  Reza a lenda que até hoje, ninguém sabe como a árvore conseguiu sobreviver no meio de um deserto árido, sem nenhuma outra vegetação ao redor. Os moradores locais tenham várias teorias, uma delas inclusive diz que ali é o local exato do Jardim de Éden.

E assim, como um símbolo da esperança “A Árvore da Vida”  com seus 400 anos cresce extraordinariamente saudável no meio do deserto.

Onde fica? Localizada a 2km da montanha de Jabal Dukhan, a 10 km de Askar e cerca de 3,5 km a oeste de Jaww, a árvore fica no deserto do Bahrein. Um país Árabe que até então eu nunca tinha ouvido falar. Facinha de achar!

Para visita-la não custa nada, mas chegar até lá imagino que seja uma via sacra. Imagina só conseguir comprar uma passagem para um país árabe que você nunca ouviu falar antes e depois procurar uma árvore no meio do deserto?! Vou confessar que não fiquei com muita vontade de incluir esse país na minha listinha mesmo o google dizendo que lá tem cidades desenvolvidas e americanizadas por conta da exploração de petróleo.

5) As palmeiras imperiais do Jardim Botânico

Particularmente amo passear pelo caminho de Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e antes de conhecer eu sonhava com esse momento. Tudo começou com uma cena que se passou ali no final da novela Páginas da Vida em março de 2007.

A primeira vez que fui ao Rio, fiz questão de passar uma manhã inteira no Jardim Botânico. A vontade de conhecer esse lugar era tão grande que deixei de visitar o Cristo por ele! Não me arrependi, o dia estava bem agradável e eu me senti praticamente a Regina Duarte andando entre essas famosas palmeiras.

Interessante também foi descobrir que todas as palmeiras imperiais do Brasil descendem dessa que foi plantada na criação do Jardim Botânico pelo príncipe regente Dom João VI em 1809, a Palma Master. 

Onde fica? Na rua Jardim Botânico nº 1008, Rio de Janeiro. A entrada custa R$ 15,00 reais e o parque fica aberto a semana toda de 8 h a 17 h. Exceto segunda-feira que abre a partir de meio dia.

Confesso que tirando as Palmeiras do Jardim Botânico, eu nunca fui a lugar algum exclusivamente para ver uma árvore.  Minha intenção na verdade era conhecer o lugar onde a árvore estava e não a árvore em si. Talvez daqui pra frente eu passe a procurar por árvores famosas ou interessantes quando estiver planejando um roteiro de viagem.

Essa foi a minha lista de cinco árvores famosas, que para mim, são as mais legais e inspiradoras. Das cinco eu já conheci três, e você? Já teve a oportunidade ou vontade de conhecer alguma? Conta pra gente nos comentários!

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!