Cinco desejos para o ano novo

Mais um ano chegou ao fim, e janeiro veio trazendo o início de 2017. Aproveitando esse espírito de renovação que só um início de ano é  capaz de trazer, publico hoje essa listinha com cinco desejos para o ano novo.

E vamos combinar, 2016 não foi um ano fácil! Fomos atingidos em cheio com uma baita crise econômica. Inúmeras tragédias, guerra na Síria, eleições dos EUA acabando com Trump presidente. E o tanto de avião que caiu?! Pra nós viajantes isso aumenta consideravelmente o nível de tensão.

Não vou nem começar a falar da política, porque convenhamos, o que foi aquilo?! Impeachment, lava jato, corrupção sem fim. Foi uma lambança danada que só fez aumentar o nível de indignação das pessoas de bem, mas que até agora não mudou nada!!

Sem contar aquela sensação de estar correndo contra o tempo. Alguém mais se sentiu assim?! Uma hora era janeiro e de repente já estávamos nos preparando para o natal.  Mas como tudo na vida tem o lado bom, o ano passado também trouxe muitas coisas boas. Mas no geral acho que ninguém vai sentir falta de 2016!

Toda virada de ano é um momento para refletir sobre o que passou, fazer planos para o ano que está começando. E é nesse clima de novas resoluções que escrevo o que desejamos para vocês nesse ano de 2017 !

Por do sol em Lima
Por do sol em Lima

1. QUE NESTE ANO VOCÊS VIAGEM MUITO MAIS

Não seríamos um blog de viagem se não desejássemos isso para os nossos leitores. Mas nesse ano de 2017 desejo que você vá além. Gaste menos com supérfluos e invista seu dinheiro em experiências.

Comece escolhendo um destino e faça você mesmo o seu roteiro. Viaje na web antes de viajar!! Sacou o trocadilho?! Pesquise, faça orçamentos, reserve seus hotéis, desbrave o lugar. Fuja do básico!

Nada de se prender aos lugares manjados. Paris, Roma, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santiago, Buenos Aires… conhecer toda essas cidades são ótimos programas. Mas já parou pra pensar nas belezas do interior da França ou da Itália? Já viu as fotos da Patagônia Argentina ou do deserto do Atacama?! E as cidades históricas e cheias de belezas naturais que temos em Minas? E a região dos lagos no Rio de Janeiro?

O que estou dizendo é que o mundo está cheio de lugares espetaculares e menos conhecidos. Saia um pouco desses roteiros “modelo padrão” e se aventure com algo novo. Tenho certeza que não irá se arrepender.

Pisac no Peru
Pisac no Peru

2. QUE VOCÊ SEJA UM TURISTA RESPONSÁVEL

Desejo que em 2017 você se conscientize que, como turista, você precisa ser responsável. E o que isso significa?! É mais ou menos umas daquelas Leis de Newton, sobre ação e reação.

Você chega em um lugar, você causa impacto por lá. Esse impacto pode ser ambiental, social ou econômico. De todos os desejos para o ano novo, esse é o melhor para o planeta. Se todos fizerem a sua parte, o mundo agradece.

Sobre o quesito ambiental, não colabore com passeios e atrações que explorem animais. Tirar foto com golfinho, andar de elefante, dar mamadeira pra tigre. Isso tudo é muito lindo e rende lindas fotos, mas já pararam pra pensar que são animais selvagens e essas ações são totalmente contrárias a natureza desses bichos?! Que pra que você tire aquela linda foto para o instagram os animais passam por um processo contínuo de sofrimento?

Pois comece a refletir sobre o assunto. Não contrate empresas que não tem responsabilidade ambiental; que não se preocupam com a quantidade máxima de visitantes de determinado lugar; que alimentam animais selvagens pra atrair turistas; que não se preocupam inclusive com a sua segurança.

Quando estiver a passeio opte por comprar artesanato dos locais em vez dos “made in china”. É uma maneira de colaborar com o crescimento do local.

Enfim esse é um assunto complexo e que merece um post inteirinho só dele. Mas desejo que em 2017 você comece a se preocupar com isso e entenda o quão responsável é por suas ações.

3. QUE VOCÊ ABRA A SUA MENTE

Desejo que em 2017 você abra a sua mente. Pra tudo!desejos-para-o-ano-novo

Que crie menos pré conceitos na sua cabeça e esteja mais disposto a receber o novo. O mundo que conhecemos está mudando muito rápido e a todo momento, então quem ficar com a cabeça parada nos 1900 e antigamente vai ter certa dificuldade.

O mundo é dinâmico, acostume-se com isso e esteja aberto para novas oportunidades. Isso serve pra viagens, para o profissional e para a vida no geral. Leia essa história e veja como uma experiência de viagem foi capaz de mudar alguns conceitos!

 Liberdade é pular pelado no mar gelado 

4. ORGANIZE SEU TEMPO

Esse parecer ser o maior desafio da humanidade. São tantos compromissos, tantas coisas para fazer e pensar que a todo momento temos a sensação de sermos engolidos pelo tempo.

Falta tempo pra tudo: pra família, pro lazer, pra fazer aquela viagem, pra dar atenção ao marido/namorado/filhos, pra realizar aquele projeto que tanto sonhamos.

Na verdade o que falta é organização. Se organizarmos nossas atividades e nossas prioridades, no final teremos tempo pra fazer tudo. Não sou um modelo de organização gente, eu também luto com o tempo!

É como dizem ” Feliz é quem tem tempo”.  Cuide com carinho do seu! 🙂

desejos-para-o-ano-novo-1

5. SEJA PERSISTENTE COM SEUS SONHOS

Isso pode parecer fantasioso, menos importante ou até mesmo bobo. Mas como diria o inspirador Walt Disney “Se você pode sonhar, você pode fazer” e esse cara dominou a arte de realizar sonhos.  Então, não pense que seja bobeira ir atrás daquilo que você sonha. De todos os desejos para o ano novo esse ó mais importante para você.

As pessoas vão rir, falar que você vive no mundo da lua, que não é possível. Vão falar tudo o que puderem para te desencorajar como se estivessem te ajudando ao dar esse “ótimo” conselho. E quando você alcançar aquele tão sonhado objetivo essas mesmas pessoas vão continuar falando.

Vão falar que você teve sorte, vão duvidar da sua capacidade e tentar encontrar maneiras de insinuar que você só chegou lá por inúmeros outros motivos, menos pelo seu mérito. Isso porque falta a elas coragem para perseguir a própria felicidade.  Não é fácil realizar sonhos, mas isso não quer dizer que é impossível.

É preciso ter muita persistência e entender que as coisas que valem alguma coisa nessa vida conquistamos na luta. Então é isso: guarde seus sonhos e desejos pra você. Só os compartilhe com quem se importa de verdade. Ignore os pessimistas. E nunca, mas nunca desista daquilo que seu coração deseja.

Estes são os nossos desejos para o ano novo! Feliz 2017 pessoal! 🙂

“All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them” – Todos os nossos sonhos podem se tornar realidade, se tivermos a coragem de persegui-los.

 Walt Disney

 desejos-para-o-ano-novo-4

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

2 thoughts on “Cinco desejos para o ano novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *