Dicas valiosas sobre as ilhas gregas

dicas valiosas sobre as ilhas gregas

As ilhas gregas estão no roteiro de praticamente todo mundo que viaja para a Grécia. E não é pra menos. A Grécia tem uma quantidade gigante de ilhas e elas são um espetáculo a parte. No entanto, existem alguns detalhes que, se não forem observados podem gerar muitos inconvenientes . Por isso, hoje vou dar algumas dicas valiosas sobre as ilhas gregas pra que sua viagem não se transforme numa dor de cabeça.

Cuidado com as passagens aéreas

A melhor maneira de chegar até as ilhas é de avião. É rápido, prático e pode sair barato se você atentar para alguns detalhes básicos, como antecedência, mala e check in.

A Ryanair costuma ter muitas promoções, eu por exemplo paguei a bagatela de 37 euros ida e volta de Atenas para Mykonos. Por isso tente  comprar a sua passagem com antecedência.

Mas tenha cuidado. Por ser uma companhia low cost, fique atento aos seguintes detalhes:

  • faça o seu check in online, ou vai ter que desembolsar entre 15 a 20 euros só para fazer isso no aeroporto;
  • atenção com as bagagens despachadas, elas não estão inclusas no valor da passagem e se você fizer mesmo questão de viajar com elas (abaixo vou te dar uma outra opção) já adquira esse direito pela internet durante a compra da passagem. Se você fizer isso no aeroporto vai custar caro, uns 50 euros por mala e por trecho.

Resumindo, você consegue ótimos preços, mas fique atento a malandragem 🙂

Bagagens no guarda volume do aeroporto

Dicas valiosas sobre as ilhas gregasEssa é uma dica valiosa sobre as ilhas gregas! Se a sua viagem por lá for rápida pode compensar guardar suas malas no guarda volume do aeroporto de Atenas e viajar apenas com a bagagem de mão, que está incluída na sua passagem.

Eu fiquei 3 dias em Mykonos, então compensou demais guardar minhas malas no aeroporto. Guardei 2 volumes e gastei 37 euros, ao passo que se fosse despachar ia me custar no mínimo uns 150 euros.

Compre souvernis em Atenas

Não caia na bobeira de comprar seus presentinhos nas ilhas gregas.  Tudo que você vai encontrar lá, também tem em Atenas e por um precinho muito mais camarada.

Guarde um espacinho para levar azeites de qualidade e vários outros produtos derivados da oliveira. Também vai encontrar muito artesanato, prata, bebidas.

Alugue um veículo

Até na menor das ilhas você vai precisar de um meio de locomoção. São muitos lugares para conhecer e muitas ilhas são imensas, o que torna essencial ter um meio de locomoção próprio.

Em Mykonos nós alugamos uma moto por 18 euros a diária. Confesso que se fosse voltar no tempo teria alugado algo mais caro e menos barulhento. Mas foi ótimo, rodamos a ilha toda a um custo bem baixo (6 euros de gasolina para todos os dias).

Se você estiver a pé em Mykonos menos pior, agora em Zakynthos nem cogite essa opção. A ilha é muito grande, sendo que conhecer os lugares é quase uma viagem por estradas sinuosas, desertas e longas.

Atenção com a logística

Uma coisa que você precisa ter em mente: a Grécia tem 6.000 ilhas, sendo umas 227 habitadas. E já adianto que a logística para se locomover entre elas não é nada amigável. Se for entre as cíclades já é um pouco complicado, se você também for conhecer o arquipélago das Jônicas fique sabendo que elas ficam do outro lado do continente, mais perto da Itália.

A maioria não tem voos direto entre si, tendo que fazer conexão em Atenas.

Os horários dos ferrys não são muito bons, e dependendo da ilha que você for o trajeto pode demorar mais de 6 horas. Dá um desânimo… Mas não desanima não, planejando com calma e antecedência tudo dá certo.

Zakynthos - Dicas valiosas sobre as ilhas gregas

Fique atento a greve de marinheiros

Outra dica valiosa pra quem vai visitar as ilhas gregas: fique atento para a greve de marinheiros. Nunca passou isso pela minha cabeça e fomos pegas de surpresa quando estávamos em Zakynthos.

Os ferrys de todo o país paralisaram por 3 dias, imagina o desespero e a dor de cabeça. E ninguém do hotel me avisou, nem a bendita moça que trabalhava no ferry quando comprei os tickets de ida e volta. Diz que passou na televisão, mas eu não entendo grego 🙁

Resumo, foi traumático. Levamos um baita prejuízo com o carro que deveria ser entregue em Atenas, pegamos um barco ilegal para sair da ilha fora o medo de não conseguir chegar a tempo no aeroporto. Só não foi pior porque Deus colocou as pessoas certas no nosso caminho e porque tínhamos planejado sair da ilha um dia antes do voo. Sufoco!!

Essas foram as minhas dicas valiosas sobre as ilhas gregas. De início pode parecer muito complicado montar seu próprio roteiro, mas tendo paciência e pesquisando direitinho vai dar tudo certo. E acredite, vale muito a pena.

Depois de saber todas as dicas valiosas sobre as ilhas gregas, agora é só viajar!

_____________________________________________________________________________________________

PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Latest posts by Bruna Bragatto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *