Ilha de Delos – O que fazer em Mykonos

Quando decidimos visitar Mykonos a única certeza que eu tinha era que não poderia deixar de conhecer a Ilha de Delos. De todas as coisas interessantes, imperdível mesmo seria esse passeio. Nem baladas, beach clubs, nem praias paradisíacas, ao pesquisar sobre o que fazer em Mykonos o que me empolgou de cara foi a chance de conhecer a Ilha de Delos.

Simplesmente não poderia deixar de conhecer o maior sítio arqueológico da Grécia e uma das ilhas que tiveram maior importância na antiguidade, estando a apenas trinta minutinhos de lá. Então se você está procurando o que fazer em Mykonos, já inclua a ilha de Delos na sua lista de passeios obrigatórios.

Visita a Ilha de Delos de tarde

A História da Ilha de Delos

Quem acompanha o blog sabe que essa é a minha parte favorita. 🙂 O que fazer em Mykonos

Quem tem o mínimo de conhecimento sobre mitologia grega sabe que o casamento de Hera com Zeus era uma confusão.

Diversos casos extraconjugais, filhos fora do casamento e muito ódio no coração.  E é exatamente assim que começa a história da ilha.

Reza a lenda que Delos foi o local do nascimento dos deuses Apolo e Ártemis. Enfurecida com mais um caso extraconjugal de seu marido, Hera pediu a Gaia (deusa da terra) que Leto (a amante da vez) não encontrasse lugar seguro na Terra onde pudesse dar à luz. Com o final da gestação se aproximando, Poseidon se apiedou de Leto e fez surgir do mar a ilha de Delos, uma ilha flutuante onde Gaia não exerceria seu domínio.Passeio imperdível - Visita a Ilha de Delos

Verdade ou não, o fato é que a ilha foi considerada um local sagrado por milênios e foi um dos lugares mais prósperos da antiguidade. Habitada primeiramente pelos Jônicos em 1000 a.c, que introduziram na ilha o culto ao deus Apolo. Séculos depois vieram os atenienses, e a ilha foi declarada um lugar sagrado.

Curiosidade : era proibido morrer ou dar á luz na ilha, e os corpos que estavam ali enterrados foram removidos para outras ilhas. O motivo? Manter a neutralidade do comércio e impedir que algo fosse reivindicado por herança, e também por motivos religiosos, já que tais atos eram considerados uma profanação ao local sagrado.

E aí você deve estar se perguntando a mesma coisa que eu me perguntei “e se alguém morresse ou nascesse lá? ” já que partos e ataques cardíacos geralmente não vem com uma nota de aviso. Pois bem, dizem que nesses casos a ilha era evacuada e passava por um longo período de purificação.

O que fazer em Mýkonos - Ilha de DelosNão só de religião vivia Delos. No ano 167 a.c a ilha foi considerada um porto livre, atraindo comerciantes ricos, banqueiros, construtores, artistas e artesãos do mundo inteiro que ali se estabeleceram. E assim a ilha de Delos tornou-se o maior centro comercial do mundo.

Mas como nem tudo são flores, a prosperidade da ilha e a sua boa relação com os romanos foram os principais motivos de sua destruição. Delos foi atacada duas vezes, e a partir daí foi gradualmente abandonada e caiu em declínio.

O que fazer em Mýkonos - Ilha de Delos
Ao entardecer, o sol iluminando a vegetação predominante de capim seco deixa a paisagem da ilha com um tom dourado muito bonito. Dá um charme todo especial ao passeio..

As escavações na ilha começaram em 1872, estando ainda em andamento e já desenterraram grande parte do que foi uma das cidades mais cosmopolitas da antiguidade. Foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1990.

Portanto não se engane pelo tamanho da ilha, apesar de pequena, tem uma história e importância gigantesca.

Ruínas de templos antigos na Grécia - Ilha de Delos

Como chegar a Ilha de Delos

A ilha de Delos fica no mar Egeu, no arquipélago das Cíclades, aquelas charmosas ilhas das casinhas brancas. Importante lembrar que o arquipélago tem esse nome justamente por causa de Delos, pois as demais ilhas formam um círculo ao redor dela.

Vista do Mar egeu da Ilha de Delos
Vista do Mar egeu da Ilha de Delos

Onde comprar os tickets para ir a Ilha de Delos

A melhor maneira de chegar até lá é saindo de Mykonos, apenas 30 minutinhos de barco.

O jeito mais fácil (e barato) que achei foi comprar os tickets no porto antigo, onde tem uma bilheteria e também de onde saem os barcos.

Em setembro de 2016 os horários de partida eram 09:00, 10:00, 11:30 e 17:00.

Preço da entrada da Ilha de DelosDica importante: não inicie o passeio no ultimo horário porque o ultimo barco deixa a ilha as 19:00 e duas horas pode parecer muito mas não é pra conhecer tudo com calma. Mas fique na ilha até a última saída.  É impossível não se apaixonar pelo lugar e o pôr do sol é incrível.

Quanto custa o passeio a ilha de Delos? Pagamos 20 euros pelo ticket do barco (ida e volta) e na entrada da ilha pagamos mais 12 euros. Pelo que eu entendi esses valores variam com a época assim como os horários, então dê uma pesquisada antes de ir.

Pôr do Sol na Ilha de Delos
Não falei que o pôr do sol era incrível?!

Os pontos mais famosos da Ilha de Delos

O que é imperdível? Sinceramente, eu achei tudo muito legal e quase chorei por não ter tido tempo de ver tudo com calma. Mas sempre tem aquilo que não pode faltar né?! Então segue aí a minha listinha dos pontos turísticos mais famosos e imperdíveis da Ilha de Delos.

  • O terraço dos leões

Originalmente eram nove leões , que formavam o Caminho Sagrado e protegiam o lago onde nasceu Apolo (que hoje está seco). Os que estão ai são réplicas, mas você pode conferir os originais (os que restaram) no museu da ilha.

O famoso terraço dos leões
O famoso terraço dos leões
  • Mansão de Dionísio

Localizada na parte sul da ilha, onde ficavam as casas de gente importante. O bacana aqui é o mosaico que representa Dionísio montado numa pantera. Também é uma réplica e o original está no museu.

delos-17

  • Templo de Íris

Templo de Isis - Ilha de Delos
O mais conservado da ilha.
  • Monte Kynthos

Não deixe de subir o Monte Kynthos, a parte mais alta da ilha. A subida é árdua, mas a vista é espetacular. Compensa todo o esforço físico despendido.

Monte Kynthos - Ilha de Delos
Subidinha de leve, #sóquenão
Pôr do sol na Ilha de Delos
Pôr do sol em Delos

O que fazer em Mýkonos - Visita a Ilha de Delos

Ah, e não deixe de reservar um tempinho pra visitar o museu. É super interessante ver as peças originais e conhecer um pouquinho da história do lugar.

Algumas dicas úteis:

  • Use protetor solar, óculos escuros e até mesmo um chapéu. Não existe nenhuma sombra na ilha e o sol pode castigar.
  • Para as meninas: prendam o cabelo. Mesmo no verão costuma ventar muito em Delos e vai por mim, é muito chato ficar brigando com as madeixas. Sempre perdemos!
  • Vale a pena contratar um guia. O tour guiado dura em torno de uma hora e você vai ficar por dentro de toda a história do lugar.
  • Beba bastante água e leve uns snacks. Você pode até comprar no barco, mas os preços não são amigáveis.
  • Use sapatos confortáveis, de preferencia tênis.  É um passeio onde que envolve bastante caminhada e o chão é cheio de pedrinhas, areia, etc. Não use chinelos, eu usei e foi uma péssima escolha.
Vale a Pena visitar a Ilha de Delos?

Se você passou reto na parte histórica vai um resumo: foi um dos lugares mais importantes da antiguidade! Isso por si só já vale a visita. Mas se você ainda precisa de mais motivos, vamos lá.

O lugar é uma ilha inabitada, silenciosa, exceto pelo barulho do vento e do mar, o que dá um tom de mistério e magia ao lugar.

As ruínas estão por todos os lados e caminhando pelos vestígios do que outrora foram avenidas, é perfeitamente possível visualizar a grandeza do que foi a ilha. Sem contar a beleza do mar Egeu por todos os lados e um pôr do sol de tirar o fôlego.

É um passeio muito fácil de fazer partindo de Mykonos e digo com convicção que a ilha de Delos é uma das melhores opções para quem está procurando o que fazer em Mykonos. Então deixe o agito de lado por uma tarde e adicione esse pedacinho de cultura em sua viagem. Tenho certeza que não vai se arrepender 😉

Visita a Ilha de Delos - O que fazer em Mýkonos
Refletindo no centro das Cíclades

O que fazer em Mykonos : o melhor passeio!!

[ABTM id=3651]

 

 

 

 

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *