Inferno de Lama – Tragédia em Mariana leva Caos a Governador Valadares

A Tragédia em Mariana do rompimento das barragens  já é notícia velha, todo mundo sabe. O que ninguém parece saber ainda é o inferno que estamos vivendo aqui em Governador Valadares. Nem como vai ficar a situação daqui pra frente.

Rio Doce Governador ValadaresImagino que o apocalipse seja muito parecido com o que estamos vivendo hoje. Tudo que se fala por aqui é sobre o problema da falta de água. O medo de ficar sem ela está estampado na cara das pessoas. E olha que a água nem acabou ainda!

Como medidas de economia estamos deixando de dar descarga nos banheiros. Estamos tomando banho em clubes que possuem poços e disputando a tapas os galões de água nas prateleiras dos supermercados e mercearias. São filas desesperadoras para comprar água pra beber.

Pior, só têm uns três dias que essa lama chegou. A previsão é que essa crise dure no mínimo um mês. Se com três dias já começaram a surgir os primeiros sinais de desespero na população, imagina como vai estar a situação daqui a 30 dias.

Eu sei, você vai pensar seu blog é de viagem, porque resolveu falar sobre isso? Meu camarada, como vou pensar em viajar agora? Te falar sobre minha última viagem a França e a Suécia. Te contar como é dirigir e se perder pelas estradas da França, ou como é tomar uma sauna sueca e pular pelada no mar gelado se a minha volta todo mundo só pensa em água?! Eu também só penso em água.

Socorro, é o que eu quero gritar para o país inteiro. Ninguém vive só de luz. As pessoas precisam comer, dormir, beber e eu preciso tomar banho. Como sentar a bunda na cadeira e achar inspiração para escrever sobre o Palácio de Versailles quando a cidade inteira está fedendo peixe morto misturado com cheiro de banheiro sujo. Sim porque os banheiros estão sujos! Peixes Mortos pelo Desastre Ambiental de Mariana

Parece uma pegadinha de mau gosto, mas não é. As pessoas estão economizando na descarga para sobrar água para o banho. Do jeito que a coisa está, descarga e faxina são artigos de Luxo.

Rico hoje aqui nessa cidade depois da Tragédia em Mariana é quem tem água pra passar pela crise. Se eu fosse rica trocaria todo meu dinheiro pela paz de espírito de poder tomar meus banhos despreocupadamente. Depois de um dia de trabalho, lavar meu cabelo e ficar de baixo do chuveiro até minhas mãos enrugarem sem pensar se isso vai acabar com a água de lavar a louça da casa ou meu rosto pela manhã.

Só Deus sabe quando vou poder fazer isso e o jeito está sendo conviver com a sujeira. Toda essa sujeira! O problema que é tanta sujeira que está entalada na minha garganta, na minha cidade, no meu rio, pior… na minha ÁGUA!!

Primeiro uma empresa que não tem o mínimo de cuidado com o meio ambiente. Depois um governo conivente com isso e por último uma sociedade cega e hipócrita que não vê a tempestade chegando antes que seja tarde demais.  É muita incompetência reunida, muita falta de planejamento, falta de prevenção, falta de controle, falta de bom senso.

Bom senso? Claro uai, quem tem bom senso sabe que o meio ambiente é preocupação de todos. Sabe que cuidar e se preocupar com a natureza é necessário para garantir nossa sobrevivência. Quem tem bom senso pensa no futuro, faz planejamento, sabe do problema antes dele acontecer e por isso se prepara da melhor forma possível para enfrenta-lo. Melhor, quem tem bom senso evita que a situação vire um caos.

Tragédia em Mariana é um exemplo claro da falta de bom senso!!

O problema do Brasil é que ninguém tem bom senso, os políticos não pensam no futuro, pois estão muito preocupados pensando no imediato. Querem fazer obras para ganhar voto e não para solucionar ou evitar qualquer problema. Querem fazer obras para encher os próprios bolsos e não para melhorar as condições de vida da população.

E o povo não vê isso?! Ah o povo está muito preocupado com o final da novela, ou com o tema da prova do Enem ou qualquer outra polêmica inútil que não acrescenta nada em nossas vidas. Reclamam do governo, põe a culpa no PT (não que ele não seja culpado hein), mas não enxergam o próprio umbigo.

Os desdobramentos desse desastre serão enormes, a coisa vai ficar preta, a economia da cidade já não estava uma maravilha, o calor já estava difícil de tolerar e sem água agora vamos todos a falência. Vamos morrer secos e fritos.

Rio Doce antes da Lama
Rio Doce antes da Lama

O verão está chegando, e cadê a chuva mesmo? Ah é mesmo, não tem mais chuva por aqui! Nem pra lavar a lama. Sabe por que não tem mais chuva? Porque os fazendeiros da região não cumprem a lei, acham que estão acima de todos, desmatam tudo inclusive as nascentes. E as pessoas que tem poder pra resolver isso ao invés de cobrarem a conta dos responsáveis e exigirem uma atitude diretamente na raiz do problema simplesmente economizam água como se toda a economia do mundo fosse capaz de brotar água nas nascentes secas ou limpar toda essa sujeira.

Eh, talvez eu deveria ter aprendido mais com os franceses, deveria ter pego todas as dicas de como viver sem tomar banho todos os dias. Talvez assim eu passaria mais tranquila por esse caos que se instalou aqui após a Tragédia em Mariana .

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

16 thoughts on “Inferno de Lama – Tragédia em Mariana leva Caos a Governador Valadares

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Edivaldo, sou vizinho de vcs (moro em Ipatinga). Não me contive e não consegui ler toda essa matéria, pois minhas vistas foram cobertas pelas minhas lágrimas, tamanha foi minha comoção pelo que vcs estão passando aí em GV.
    Sou evangélico, membro da 1ª Igreja Batista da Vila Celeste. Essa matéria só veio confirmar o desejo que estou tendo desde o inicio da semana (encher pets de água e levar pra GV).
    Vou mobilizar os irmão da igreja e, em breve estarei aí com esses pets com água pra vcs.
    Gostaria de receber seu contato (e-mail, celular, whatssap) para detalharmos a distribuição desses pets com água que vou levar pra vcs.
    Obs. não será água mineral, mas potável da COPASA de nosso próprio uso.
    Estaremos orando por vcs. Que Deus os abençoe.

    1. Bom dia Edivaldo, fico muito feliz em saber que meu texto foi capaz de emocioná-lo.
      Sou católica, nessas horas é realmente importante a união das pessoas e a solidariedade. Graças a Deus minha água ainda não acabou, e tudo que eu e minha família temos passado é apenas uma dificuldade porque tivemos que economizar mais que o normal e todos entramos em pânico com medo de ficar sem água mas na verdade ainda não ficamos.
      Imagino porém que outras famílias menos favorecidas possam estar passando por situação muito pior, sofrendo realmente com a falta de água, por isso sua iniciativa de ajudar será sempre bem vinda. Me parece porém que o SAAE encontrou uma alternativa para tratamento da água do Rio Doce e a prefeita deu uma coletiva ontem dizendo que iam voltar o abastecimento de água na cidade. Caso ainda queira orquestrar uma doação, meu email para contato é fernandabragatto@yahoo.com.br.

  2. Nossa,mto bom texto .Parabéns! É revoltante ver a situação do nosso rio e o caos q vive nossa cidade . Dá vtde de botar msm a boca no mundo e gritar para todos os cantos . Irresponsabilidade pura ,não se preocupam com as consequências,pensam é no lucro! Mais impressionante é esse ambientalista Henrique Lobo q é da Vale e professor completamente dedicado ao rio Doce , não prestava seus cuidados às barragens? E agora que a terceira está tbm prestes a desmoronar?

    1. Obrigada Genilde, que bom que você gostou do texto. Adoro receber elogios… rs!!
      Pois eh, estamos todos revoltados. Agora é orar pra que essa terceira barragem não estoure e que um dia o Rio Doce volte a ser como era, mas acho que por causa de todo esse transtorno que o rompimento das duas outras causaram eles vão dar um jeito de evitar o rompimento da terceira e empenhar mais esforço financeiro nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *