As trilhas das falésias de Etretat – Hiking na França para amadores

Pra começo de conversa vamos relembrar aqui que não sou uma mulher da floresta. Sabe aquele tipo que carrega mochilão nas costas a procura de uma aventura na natureza? Essa não sou eu! Apesar me sentir bastante atraída por essa ideia, na pratica eu nunca viajei dessa forma. Por isso tenham em mente que quando falo em hiking pelas trilhas das Falésias de Etretat, o que eu estou anunciando na verdade é uma caminhada de leve! Para pessoas normais.

Nem vou entrar no mérito sobre o que significa ser normal hoje em dia. Considere normal uma pessoa que como eu não seja um atleta. E que talvez não pratique esportes com a frequência que gostaria. Visualizando o tipo de pessoa que sou, fica mais fácil entender como é simples caminhar entre as trilhas das falésias de Etretat.

Antes de viajar para França, eu criei essa ilusão de que faríamos uma aventura explorando essas trilhas!! Achei que depois poderia tirar onda de aventureira, porque quando leio a palavra trilha a primeira associação que faço é aventura. No entanto, as coisas não são bem assim. As trilhas eram caminhos tão bem definidos que a impressão que deixaram foi de ser na prática uma continuação da cidade.

Mas vamos agora direto ao que interessa. Vou compartilhar aqui as dicas que julgo importantes sobre as trilhas das falésias de Etretat. Especialmente pra você que planeja fazer o mesmo.

Informações básicas sobre as trilhas das falésias de Etretat

Existem duas trilhas :

  • A trilha por cima da Falaise d`Amont que começa a direita. Você pode identificá-la pela imagem da igrejinha que fica lá no alto do penhasco.
  •  A trilha por cima da Falaise d`Aval que está à esquerda. Ali a erosão cavou um arco que parece um elefante molhando a tromba no mar. Deste lado encontramos também um campo de golfe, muitas rochas e na parte de baixo da praia tem uma mini caverna que pode ser visitada na maré baixa.

Como falei antes as trilhas são muito bem demarcadas e oferecem vistas surreais lá de cima. Não consigo imaginar alguém se perdendo ali porque além dos caminhos o mar nos guia sempre na direção correta.

Além das duas trilhas que tem vistas incríveis é possível caminhar pela praia. Quando a maré baixa, por baixo da Faleise d’Aval, a natureza nos revela uma gruta e um caminho todo colorido de verde e marrom. Pra mim foi uma das paisagens mais diferentes que já vi na vida.

Não existem custos diretos pra subir as falésias ou andar pela praia. Tanto a praia como as falésias estão simplesmente lá, é público! Não tem entrada nem pedágio e qualquer um pode ir. Em tempo de dólar alto toda economia é bem vinda.

Olha só que incrível as cores da Praia de Galet na maré Baixa.

 

In love!!
Só precisa tomar cuidado para não escorregar no lodo!

Quanto tempo gasta para fazer as trilhas das Falésias de Etretat?

Eu gastei um dia inteiro andando entre as trilhas e o centro da cidade, mas não fui até o final. A Fabi do blog Loucos por Viagem marcou no GPS 20 km depois de percorrer os dois caminhos.

Dizem que com uma hora e meia dá para fazer os dois caminhos mas eu não acredito nisso. Primeiro porque completar as trilhas com uma hora em meia seria praticamente um cooper e não hiking.

Segundo porque qualquer pessoa normal que esteja percorrendo pela primeira vez as trilhas das falésias de Etretat vai ficar maluca com a paisagem. Essa maluquice será reproduzida nas milhões de fotos ela vai querer tirar a cada cem metros caminhados.

Desse jeito o dia vai passando sem a gente perceber e quando assustamos o sol já está se pondo. Recomendo portanto, que separe pelo menos a tarde inteira para percorrer as trilhas.

Dicas Importantes sobre as Trilhas de Etretat:

  • Leve coisas para comer e água pois você vai sentir preguiça de voltar na cidade só pra matar sua sede ou saciar a fome. Vai por mim quando digo que a fome pode destruir seu bom humor de turista. Melhor levar algo na mochila para saciar suas vontades humanas e evitar a fadiga.
  • Considere a ideia de levar queijos e vinhos para fazer um piquenique lá de cima. A paisagem é tão linda que vale a pena parar alguns minutos para aprecia-la degustando um bom vinho francês, de preferência durante um piquenique.
  • Se fizer piquenique ou levar água e lanches, recolha o seu lixo por favor. Não vá nos fazer passar vergonha saindo aqui do Brasil para poluir a natureza lá na França né?! Nem lá nem cá! Seja um TURISTA RESPONSÁVEL!
A importância de ser um turista responsável.Leia mais..
Sobre o tempo:
  • Verifique a previsão do tempo antes, mas de qualquer forma leve protetor solar e capa de chuva. Se puder escolher um dia de sol para fazer as trilhas das falésias de Etretat, bem! Se não puder, não deixe de ir por causa disso.
  • Por mais que acompanhemos a previsão por aplicativos, o tempo é imprevisível. Faça as pazes com isso! No dia que fomos estava um dia bem feio e nublado no começo. Tanto que cheguei lá parecendo um espermatozoide com minha capa de chuva. Mas por sorte no fim do dia, a chuva parou e saiu até um solzinho. A lição que tirei disso é que se eu tivesse desistido de ir por causa do tempo não teria conhecido esse lugar maravilhoso.
  • Se programe para assistir o sol se pondo de cima de uma das falésias. Garanto satisfação total!!. A medida que vai entardecendo as falésias vão adquirindo um tom dourado fantástico.
  • Quando a maré baixa é possível caminhar pelos arcos e visitar as prais vizinhas da Praia de Galet. Só que pra fazer isso é importante saber os horários da tábua das marés. Isso pra não correr o risco de ficar preso entre as rochas das falésias quando a água subir. Veja mais detalhes sobre a tábua das marés na página oficial de ÉtretatMas por via das dúvidas peça orientação no escritório de turismo local.
Na página de turismo de Etretat é possível baixar um guia com mapa da cidade.

Essas foram as dicas do Viaje na Web sobre as trilhas das falésias de Etretat.

Esse lugar lindo ali na região da Normandia foi um achado! Eu amei cada minuto que passamos no interior da França. Relembrando agora até o dia fatídico do nosso perdido valeu a pena.

Se você não acredita em mim, olhe bem para as fotos. Na verdade elas são incapazes de reproduzir toda a beleza sobre as trilhas das falésias de Etretat. Agora pensa bem, se essas fotos maravilhosas não chegam nem perto de reproduzir a grandiosidade da paisagem, imagina pessoalmente? Bora pra Etretat minha gente!! Me leva na mala pro favor..


PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva feita. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências. Afinal, nada mais motivador que uns trocados no bolso, não é mesmo?!

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *