Vinhos na Grécia – Conhecendo a região de Nemea

De acordo com a mitologia grega, Nemea é famosa por ser a morada do Leão de Nemea. Pra quem nunca ouviu falar, esse foi o primeiro trabalho do herói Hércules. É também a terra de Esparta e possui vários pontos históricos que valem uma visita.

Mas hoje vamos falar de outro atrativo turístico da região: as vinícolas de Nemea. Esta conhecida região produtora é a casa da uva Agiorgitiko, exclusiva da Grécia.

Foi um pouco difícil encontrar informações sobre os vinhos da Grécia e suas vinícolas para elaborar meu roteiro de viagem.  Espero com esse post poder ajudar outra alma interessada em conhecer essa belíssima região. A intenção é facilitar a vida de outros turistas fornecendo detalhes que aprendemos sobre os vinhos gregos e a vinícola que visitamos.

Vinícola em Nemea
Vinícola em Nemea

Os vinhos na Grécia

Muita gente por aí associa a vitivinicultura grega ao Retsina (um vinho onde eles adicionam uma espécie de resina de pinheiro). Por conta disso existe um certo preconceito, como se o vinho grego não fosse de qualidade, o que na verdade é falta de conhecimento pois existem Retsinas de ótima qualidade.

Pra nós pode parecer estranho porque é bem diferente do que estamos acostumados, mas para os gregos é uma tradição milenar remanescente de um tempo onde os recipientes que armazenavam os vinhos eram selados com resina para garantir sua conservação.

Mas não é só o Retsina que tem por lá. A cultura de vinho na Grécia é milenar (+-4 mil anos) e o país possui uvas que só são cultivadas ali, uvas que não existem em qualquer outra parte do mundo. Isso proporciona muita variedade e também exclusividade.

Os vinhos gregos ainda são muito pouco comercializados no Brasil. Isso porque o país não tem um volume de produção para competir em preço com outras potências mundiais, como por exemplo a França ou o Chile. Mas já ganhou muito espaço nos Estados Unidos e em países do Oriente.

O fato é que, com a variedade e exclusividade de suas uvas, os vinhos gregos tem chamado cada vez mais a atenção de produtores e amantes do vinho ao redor do mundo.

A Grécia tem várias regiões vinícolas, cada uma com sua variedade de uva. As regiões são Norte, Peloponeso e Ilhas Jônicas, Grécia Central, Creta e as Ilhas do Egeu.  Eu pesquisei sobre cada uma delas, e pela logística do meu roteiro escolhi conhecer Nemea, no Peloponeso.

vinicolas-gregas-2
Paisagens na Região dos Vinhos na Grécia

Região de Nemea

De Atenas a Nemea são aproximadamente um hora e vinte de carro. Nós íamos visitar Náfplio. Mas como Nemea ficava no caminho resolvemos dar uma paradinha antes e apreciar  vinhos gregos.

As vinícolas dessa região são pequenas, familiares e bem aconchegantes. Não espere encontrar por aqui tours no estilo Concha y Toro. Inclusive sugiro que entre em contato previamente com a vinícola e agende a visita, para não correr o risco de encontrá-la fechada. Principalmente porque existem vinícolas que não oferecem visitas e degustação.

Vinícolas Gregas - Palivou EstateNós tivemos certa dificuldade para localizar as benditas pela internet, mas chegando lá, todas ficavam relativamente perto. Algumas não estavam recebendo visitas, por isso o contato prévio é bem importante.

O único site que achei boas informações sobre o assunto quando planejei a viagem foi o Contando Vinhos. Lá tem informações sobre as vinícolas, inclusive de outras regiões da Grécia. Como o autor é entendedor de vinhos, acho que vale muito a pena pegar as dicas! 😉

Palivou Estate - Degustação de Vinho na Grécia
Degustação em Nemea

Visita a Palivou Estate (nossa escolha)

Vinícola Palivou Estate - Em NemeaEntramos em contato com várias vinícolas antes da viagem e a que mais nos agradou pelo tratamento foi a Palivou Estate. Eles foram muito atenciosos e rápidos nas respostas, teve vinícola por exemplo que nem nos respondeu.

Sendo assim, no dia planejado, colocamos o endereço no GPS e saímos de Atenas sem nenhum imprevisto. A estrada é muito boa e fácil de dirigir.

Vinícola Gregas - Palivou EstateAo se aproximar de Nemea a paisagem muda bastante. As oliveiras dão lugar aos vinhedos e a estrada ganha um ar mais pitoresco. Encontramos nosso destino sem grandes dificuldades, e chegando lá fomos muito bem recebidas pela Katerina. Ser recebida por alguém que claramente estava a nossa espera fez toda a diferença.

Havia um tour em andamento com um grupo da terceira idade de outras localidades da Europa e a degustação estava pra começar. Nos juntamos a eles dentro de um galpão elegantemente decorado e a Katerina conduziu a degustação com louvor.

Degustação de Vinhos na Grécia - Peloponeso
Cara de feliz depois de beber cinco vinhos gregos!!

A Degustação Palivou Estate

Carta deVinhos - Palivou EstateCarta de Vinhos - Palivou EstateForam cinco vinhos apresentados: dois brancos, dois tintos e um rose, e tinha uns petiscos para acompanhar. Eu gostei de todos, principalmente dos tintos. Mas convenhamos, eu não tenho nenhum conhecimento avançado sobre o assunto, portanto não posso dar dicas sofisticadas a respeito.

A degustação nos custou 2 euros por vinho, o total de 10 euros por pessoa. Abaixo segue a carta com todos os vinhos produzidos pela Palivou. Eu trouxe dois, o Ktima Palivou Nemea e o Ammos Terra Leone  por serem da uva Agiorgitiko e foram os que provamos na degustação.

Na entrada tem uma pequena lojinha, onde podemos comprar vinhos, azeites e outras coisas típicas da região.  Se alguém tiver interesse em dar uma olhada mais afundo ou agendar uma visita é só entrar no site oficial da vinícola e mandar um e-mail.

Vinícola Grega - Palivou Estate

Nós gostamos muito da experiência, primeiro pela atenção e simpatia da Katerina, que foi muito solícita desde o primeiro contato via e-mail. E segundo pela sorte de ter a companhia de outro grupo de turistas, todos da terceira idade. A maioria vinha da Bélgica e iam passar 4 semanas na Grécia. Pensa numa vitalidade e numa vontade de conhecer o mundo.

O bate papo estava tão animado que a pobre da Katerina em alguns momentos teve que pedir atenção pra falar sobre os vinhos! Só espero chegar nessa idade com toda a disposição e energia desse grupo. Fiquei encantada!

Vinícolas Gregas - Degustação em Nemea

 

 

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

3 thoughts on “Vinhos na Grécia – Conhecendo a região de Nemea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *