Vinícola Concha y Toro – Degustação de vinho em Santiago

Visitar a vinícola Concha y Toro é praticamente uma obrigação para todos os brasileiros que vão a Santiago. Como muitos sabem o Chile é um grande produtor de vinho. Sendo assim, é natural programar passeios para conhecer vinícolas no país.

Vinícola Concha y ToroE não faltam vinícolas para conhecer por lá. São muitas mesmo, de todos os tipos, gostos e tamanhos.

Infelizmente tínhamos poucos dias em Santiago, portanto tivemos que fazer escolhas. Por conta disso acabamos visitando apenas a mais conhecida delas que é a vinícola Concha y Toro e seu famoso Casillero del Diablo.

Não significa porém que ela seja a melhor ou mais bonita vinícola para conhecer em Santiago. A lógica envolvida na decisão foi que por ser tão conhecida era pra nós um ponto turístico importante a ser riscado do nosso check-list.

Pra quem não tem essa mesma necessidade o blog Voali tem um post super bacana com uma seleção de melhores vinícolas chilenas separadas por região:

MELHORES VINÍCOLAS DO CHILE: ROTEIRO DOS VINHOS CHILENOS

Concha Y Toro – Como chegar

A vinícola Concha y Toro fica mais ou menos a uma hora de Santiago.  É possível contratar um tour (e nesse caso aconselho que combine o passeio com outra vinícola, por exemplo a Santa Rita) ou você pode simplesmente ir de metrô.

Para ir de metrô pegue a linha 4 (azul escuro) até a estação Las Mercedes. De lá, pegue um táxi para a vinícola que vai ficar bem baratinho.

Pra quem tiver planejando alugar carro, no site da vinícola tem explicando como chegar. Mas honestamente não recomendo ir dirigindo até lá porque seria a mesma coisa que ir a um churrasco sem poder comer carne. Não faz o menor sentido..

Afinal, uma das coisas mais legais de se fazer ao visitar um lugar que fabrica vinho é degustar os produtos, não?!

Tipos de Tour oferecidos na Vinícola Concha y Toro

Casa da Concha Y Toro

concha y toro7conha y toro 3

São oferecidos dois tipos de tour :  o Tradicional e o Marques da Casa Concha.

Todos os dois começam pela casa, jardins e contam a história da família. Você conhece as parreiras e pode experimentar as uvas direto do pé. Depois tem a primeira degustação, onde ganhamos uma taça de brinde.

concha y toro 1A seguir, passamos para a adega do Casillero del Diablo. Lá fazemos uma segunda degustação e o tour acaba (lógico) na lojinha da vinícola.

A diferença é que o tour Marques da Casa Concha oferece ainda outra rodada de degustação de vinhos e queijos guiada por um sommelier.

O tradicional custa 12.000 pesos e o Marques da Casa Concha 22.000 pesos.

Informações sobre os horários e agendamento dos tour só acessar o site oficial da Conha y Toro pra conferir.

Os vinhos da Conha y Toro

 

Como em toda vinícola existe vinho para todos os gostos e bolsos. Vinhos de excelente qualidade como o Don Melchor (Cabernet Suavignon), Carmin de Peumo (carmenere), Amelia, Terrunyo, Marques de Casa Concha e o Almaviva e os de bom custo benefício como Sunrise e Frontera.

Eu não comprei nenhum na vinícola e nem aconselho. No supermercado Dias ou no Jumbo os preços estavam melhores. Leia mais sobre isso em :

ONDE COMPRAR VINHO EM SANTIAGO

Vinícola Concha y Toro – A História

Tudo começou em 1883 quando Don Melchor de Concha y Toro e sua mulher Emiliana Subercaseaux fundaram a vinícola com o nome de Marques da Casa Concha, localizada na pré cordilheira, próxima a cidade de Santiago.

O objetivo era explorar a produção de uvas na região já que as condições climáticas eram mais que propícias. Assim então ele contratou renomados enólogos. Importou mudas de uvas da França e … BAM! Nascia a maior e mais importante vinícola chilena.

Os vinhos produzidos ali encantaram os críticos internacionais e logo eles se tornaram um sucesso.

Mas foi só o nosso conhecido Casillero del Diablo que projetou o vinho chileno para o mundo. Criado em 1891, a lenda que o cerca fez com que os vinhos chilenos fossem conhecidos mundialmente.

A lenda do Casillero del Diablo

casillero del diabloComo eu já adiantei antes, esse vinho foi o grande responsável por trazer os vinhos chilenos para os holofotes mundiais. Tudo por conta da lenda do Casillero del Diablo.

A tal lenda começou a mais de 100 anos. Especificadamente em 1891, quando o fundador da marca resolveu guardar para si os melhores vinho das safras que eram produzidos nas suas vinícolas.

Para preservar melhor a qualidade dos mesmos, eles foram guardados numa adega subterrânea que em espanhol se chama “casillero”. Com o passar do tempo Don Melchor percebeu que os vinhos estavam desaparecendo misteriosamente e não demorou muito pra perceber que estava sendo roubado.

Muito esperto, espalhou pela redondeza um boato de que o próprio diabo vivia dentro da adega em que os vinhos ficavam armazenados. Deu certo. O medo do demoníaco morador da adega fez com que os ladrões sumissem e nenhuma garrafa foi mais roubada.

E assim nasceu o lendário Casillero del Diablo.concha y toro15

O vinho com esse nome que foi responsável por projetar a Concha y Toro internacionalmente só foi lançado mesmo em 1963. Todos os anos vende em torno de 2,6 milhões de caixas pelo mundo.

Como não poderia deixar de ser, o ponto alto da visita é justamente quando eles contam toda essa história.

Pra mim, é isso que vale o passeio a vinícola Concha y Toro . Já passou por lá também? Conte pra gente como foi sua visita! E se você está lendo essas dicas para planejar sua viagem, não se esqueça de usar os links do blog para fazer suas reversas, dessa forma você contribui para nossa felicidade e nos motiva a continuar escrevendo dicas de viagem.

PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *