Machu Pichu - Motivos para conhecer o Peru

10 motivos para conhecer o Peru

Se você é daqueles que está se perguntando o que é que o Peru tem, continua lendo pois nesse post vamos te dar dez motivos para conhecer o Peru. Na verdade eu poderia listar muitos outros motivos de tanto que sou apaixonada por esse país, mas vamos ficar só nos dez porque só eles já são suficientes para convencer alguém a viajar para lá.

  

Como um dos principais países da América do Sul em termos de turismo, o Peru recebe milhões de turistas anualmente.  Possui uma diversidade muito grande de paisagens e atrações turísticas. Não é a toa que ele registrou crescimento anual de quase 10% no número de turistas nos últimos anos.

Machu Pichu - Motivos para conhecer o Peru

Dez motivos para conhecer o Peru

Uma coisa é garantida, visitar o Peru é uma escolha acertadíssima. Seja visitando as ruínas de Machu Picchu, as paisagens surreais do Parque Nacional de Huascarán ou contemplando as famosas linhas de Nazca. O Peru não decepciona. Além da variedade de lugares interessantes o Peru tem uma culinária famosíssima e deliciosa. Caso você ainda tenha alguma dúvida se vale a pena viajar para o país , confira nossa lista de motivos para conhecer o Peru e se convença.

1) A história Peruana é riquíssima

O primeiro motivo que leva tantos visitantes ao Peru é a história do povo Inca. A região de Cusco é conhecida como o berço do povo Inca e conta com construções centenárias. Ruínas, caminhos secretos, cidades escondidas, culturas milenares. Cada passeio pelo país é um mergulho na história e uma descoberta interessante sobre a genialidade dos povos antigos.

 

Talvez você ainda não saiba mas a cultura andina é uma das mais ricas do mundo. No passado, os peruanos cultuavam vários deuses e com isso criavam templos com uma arquitetura elaborada para adorá-los. Era comum também rituais de sacrifícios envolvendo os próprios moradores. O Império Inca foi um dos maiores da história da América e visitando o Peru você poderá presenciar toda essa história ao vivo e em cores, visitando sítios arqueológicos, templos, construções antigas, museus ou simplesmente andando pelas ruas centenárias. 

Dicas de sítios arqueológicos maravilhosos para conhecer no Peru:

Huaca Pucllana - pontos turísticos de lima o que fazer
Ruínas de Huaca Pucllana em Lima

2) Machu Picchu: uma das 7 maravilhas do mundo está localizada no Peru

Ver de perto o Machu Picchu é um dos motivos para conhecer o Peru que mais levam as pessoas a viajar para o país. Não é por menos, a cidade perdida dos incas sem dúvida habita os sonhos de muita gente. 

 

Localizada a 2400 m de altitude no vale do rio Urubamba, Machu Picchu é o principal símbolo do grandioso Império Inca. Redescoberta em 1911 pelo americano Hiram Bingham, a cidade é o ponto turístico mais famoso do Peru e recebe milhares de visitantes todos os dias. Tem jeito de falar do Peru e não lembrar de Machu Picchu? Não tem! A principal atração do país é também uma das mais visitadas do mundo. 

 

O sítio arqueológico é tão incrível que recebeu o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno e também de Patrimônio Mundial da Unesco. Chegar até lá e ver tudo que foi construído no topo de montanhas, numa localização impressionante e com uma arquitetura única que até hoje marca a identidade do Peru é um privilégio. Andar pelas ruínas, caminhos inacabados, templos de adoração, casas centenárias, tudo isso fará você refletir bastante sobre a época do Império Inca.

 

Muita gente faz um bate e volta para Machu Picchu saindo de Cusco, mas se tiver mais tempo vale a pena pernoitar no vilarejo de Águas Calientes. E se você for um amante de trilhas, também é possível chegar lá a pé percorrendo uma famosa trilha Inca até Machu Picchu. Deve ser uma experiencia única, e por isso faz parte da minha lista de desejos.

3) A gastronomia rica e reconhecida mundialmente é outro dos bons motivos para conhecer o Peru

A gastronomia peruana vive um momento de reconhecimento mundial sendo um dos grandes atrativos turísticos do país. Rica em ingredientes e preservando suas raízes, a cozinha peruana tem ganhado destaque nas listas dos restaurantes mais famosos do mundo. Desde que o ceviche ganhou espaço na culinária mundial, a culinária do Peru só vem se expandindo.

 

A variedade de ingredientes é um dos grandes trunfos do país. No Peru são encontrados 30 dos 32 microclimas existentes no mundo, o que proporciona uma variedade de alimentos enorme. Para se ter uma noção, só no país existem mais de 3500 tipos de batata, 450 tipos de milho e por aí vai.

 

Na lista dos 10 melhores restaurantes do mundo da World´s Best Restaurants de 2018, premiação considerado o Oscar da culinária, dois restaurantes eram Peruanos: o Central e o Maido.

4) O Peru tem excelentes destinos para os amantes do turismo de aventura

O Parque Nacional de Huascarán é um parque localizado na Cordillera Blanca, uma das cordilheiras dos Andes, e desde 1985 é considerado um Patrimônio Mundial. Aqui se encontram os picos nevados tropicais mais altos do mundo, como o Huascarán, com 6.768 metros acima do nível do mar, o mais alto do Peru. A área é um paraíso para os apaixonados pela natureza e por esportes como trekking, montanhismo e turismo de aventura. Mais um dos excelentes motivos para conhecer o Peru.

 

Localizado no departamento de Áncash, o Parque Nacional Huascarán cobre uma extensão de 340.000 hectares, além de apresentar a cadeia de montanhas tropicais mais altas do mundo. Além disso, é uma das áreas de maior diversidade biológica e cultural do Peru. A cidade de Huaraz é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer suas belezas como Laguna 69, Glacier Pastoruri, Lagunas Llanganuco, Parón e diversas outras. 

 

Lembrando que é necessário contratar um guia credenciado para  a maioria das atrações. Outros lugares que estão cada vez mais populares para os amantes de aventura são a trilhas para a Lagoa Humantay e para a Montanha do Arco Íris, Raibown Mountains e o Trekking de Colca Canyon em Arequipa.

 

Outra trilha bem famosa no Peru é Trilha de Santa Cruz, que consiste em 52 quilômetros de caminhada, onde podem ser vistos 31 nevados , sendo 17 acima dos 5000 mil metros e 16 acima dos

Que tal fazer uma viagem incrível para Huaraz?

Se você ficou com muita vontade de conhecer esse destino mas não tem ainda uma companhia para viajar ou não sabe como organizar uma viagem sozinho, seu problema está resolvido. Saiba mais clicando aqui !

5) Conhecer Cusco: a antiga capital do império Inca e o Vale Sagrado

Cusco foi a capital do grande império Inca. A cidade está localizada na região dos Andes, a 3.400m de altura, e recebe turistas do mundo todo. É parada obrigatória para quem vai para Machu Picchu. Mas além disso, Cusco tem muito mais a oferecer além do Machu Pichu. 

 

A cidade tem uma arquitetura super interessante e diversas atrações turísticas. Tem museus, templos antigos, fortalezas e igrejas.

Não bastasse todas as atrações dentro da cidade, é possível fazer vários passeios bate e volta saindo de Cusco para conhecer as atrações do Vale Sagrado.

 

Dentre as atrações são imperdíveis Moray, as ruínas de Pisac e sua feira de artesanato e as salineras de Maras. Para quem procura por algo diferente, e possível fazer trilhas, passeios de buggy ou bicicleta e até rafting.

 

Veja todas as opções de passeio saindo de Cusco aqui.

dicas de Cusco peru

6) Conhecer Arequipa

Arequipa é um dos mais belos exemplos da colonização espanhola no Peru. Conhecida como “cidade branca”, por causa de suas construções em silla, uma pedra branca vulcânica, é um dos belos motivos para conhecer o Peru.

 

Localizada aos pés de três grandes vulcões, Arequipa é o endereço de grande parte da elite peruana. Possui uma das mais belas Plaza das armas do Peru e também é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Seus pontos turísticos famosos incluem além da Plaza das armas, sua belíssima catedral e o Mosteiro de Santa Catalina. Outra atração famosa de Arequipa é a Juanita, uma das múmias mais preservadas do Peru.

Dicas sobre o que fazer em Arequipa:

7) Sobrevoar as Linhas de Nazca

As linhas de Nazca são um conjunto de geoglifos antigos localizadas no deserto de Nazca.  São cerca de 500 imagens de animais, plantas, desenhos geométricos e seres humanos que se estendem por uma chapada de 500 km quadrados no meio do deserto. Sem dúvida um dos ótimos motivos para conhecer o Peru.

 

As linhas foram redescoberta por volta de 1930, quando aviões começaram a sobrevoar a área. Desde então iniciou-se um estudo na região, mas as linhas de nazca continuam sendo um dos enigmas mais antigos do mundo, intrigando historiadores de todos os lugares. 

 

Para conferir as misteriosas linhas de Nazca você pode fazer um passeio bate e volta saindo de Lima, o que não recomendo por ser extremamente cansativo. O ideal é ir até Nazca de ônibus, ou fazer um bate e volta saindo de Ica.

8) Fazer compras de produtos típicos

Não saberia dizer se o Peru é um bom país para compras, naquele sentido “americanizado brasileiro” de ser. Mas posso garantir que para comprar produtos típicos o país é uma maravilha.

 

O artesanato peruano me deixou enlouquecida, suas cores são  tentadoras. Encontrei infinitos e maravilhosos itens de decoração, todos muito típicos da cultura peruana. Desde souvenirs até artigos para a casa, é possível encontrar de tudo um pouco por lá.

 

Lembro de ter vistos cachecóis, tapetes e mantas maravilhosas fabricados com lã de alpaca. Para quem é fã de bebida não pode deixar de trazer uma autêntica garrafa de Pisco Peruano. O problema vai ser escolher uma garrafa só, dentre tantas opções.

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

9) As Lhamas também são bons motivos para conhecer o Peru

Sim, Lhamas são um dos lindos e também fofos motivos para conhecer o Peru. Os simpáticos animais são um dos símbolos do país, e se você não viu um, volte e faça a viagem direito. Só tome cuidado porque ouvi dizer que elas podem cuspir em você. Certamente essa não seria uma boa lembrança de viagem.

10) Viajar para o Peru é barato!

Um motivo que interfere diretamente no seu bolso. A viagem para o Peru costuma ser barata, por isso, os turistas que não pretendem gastar muito tem a opção de conhecer cidades interessantes sem gastarem um rim.

 

 

A moeda peruana é o Nuevo Sol, e sua cotação fica aproximadamente de 1 para 1 com o real. Por isso, para nós brasileiros é um destino relativamente econômico pois os passeios não são extremamente caros, a comida e os produtos vendidos no comércio ou no Centro Histórico também não. 

Conhecer o Peru é certeza de um viagem incrível. Paisagens deslumbrantes, ruínas incas, culinária deliciosa são apenas alguns dos atrativos. Quer ajuda e companhia para viajar para lá? Então faça uma expedição para Lima e Huaraz com a gente!

 

Veja abaixo todos os nossos posts sobre o Peru e planeje a sua viagem para o destino. Ainda ficou alguma dúvida? Sabe de outros motivos para conhecer o Peru? Conta para gente nos comentários!

Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!