As ilhas gregas estão no roteiro de praticamente todo mundo que viaja para a Grécia. E não é pra menos. A Grécia tem uma quantidade gigante de ilhas e elas são um espetáculo a parte. No entanto, existem alguns detalhes que, se não forem observados podem gerar muitos inconvenientes . Por isso, hoje vou dar algumas dicas valiosas sobre as ilhas gregas pra que sua viagem não se transforme numa tremenda dor de cabeça.
A melhor maneira de chegar até as ilhas gregas é de avião. É rápido, prático e pode sair barato se você atentar para alguns detalhes básicos, como antecedência, mala e check in.
A Ryanair costuma ter muitas promoções, eu por exemplo paguei a bagatela de 37 euros ida e volta de Atenas para Mykonos. Por isso tente comprar a sua passagem com antecedência.
Mas tenha cuidado. Por ser uma companhia low cost, fique atento aos seguintes detalhes:
Resumindo, você consegue ótimos preços, mas fique atento a malandragem 🙂
Essa é uma dica valiosa sobre as ilhas gregas! Se a sua viagem por lá for rápida pode compensar guardar suas malas no guarda volume do aeroporto de Atenas e viajar apenas com a bagagem de mão.
Em uma das viagens fiquei 3 dias em Mykonos, então compensou demais guardar as malas no aeroporto. Guardei 2 volumes e gastei 37 euros, ao passo que se fosse despachar ia me custar no mínimo uns 120 euros.
Não caia na bobeira de comprar seus presentinhos nas ilhas gregas. Tudo que você vai encontrar lá, também tem em Atenas e por um precinho muito mais camarada.
Guarde um espaço na mala para levar azeites de qualidade e vários outros produtos derivados da oliveira. Também vai encontrar muito artesanato, prata e bebidas.
>> Compras na Grécia : produtos que valem a pena trazer de lá
té na menor das ilhas gregas você vai precisar de um meio de locomoção. E a melhor maneira de se locomover nas ilhas gregas é alugando um carro, moto ou quadriciclo.
Em Mykonos nós alugamos uma moto por 18 euros a diária. Confesso que se fosse voltar no tempo teria alugado algo mais caro e menos barulhento. Mas foi ótimo, rodamos a ilha toda a um custo bem baixo (6 euros de gasolina para todos os dias).
Se você estiver a pé em Mykonos menos pior, agora em Zakynthos nem cogite essa opção. A ilha é muito grande, sendo que conhecer os lugares é quase uma viagem por estradas sinuosas, desertas e longas.
Faça sua cotação pela RentCars. A gente sempre reserva por lá, paga sem a cobrança de IOF e pode dividir no cartão de crédito. E claro, reservando com antedecência você consegue melhores preços.
Uma coisa que você precisa ter em mente: a Grécia tem 6.000 ilhas, sendo umas 227 habitadas. E já adianto que a logística para se locomover entre as ilhas gregas não é nada amigável. Se for entre as cíclades já é um pouco complicado, se você também for conhecer o arquipélago das Jônicas fique sabendo que elas ficam do outro lado do país, mais perto da Itália.
A maioria não tem voos direto entre si, tendo que fazer conexão em Atenas.
Os horários dos ferrys não são muito bons, e dependendo da ilha que você for o trajeto pode demorar mais de 6 horas. Dá um desânimo! Mas não desanima não, planejando com calma e antecedência tudo dá certo.
A dica é escolher quais as ilhas irá visitar e pesquisar as maneiras de se locomover entre elas. Veja no mapa, pesquise as passagens de avião, ferry e horários.
Outra dica valiosa pra quem vai visitar as ilhas gregas: fique atento para a greve de marinheiros. Nunca passou isso pela minha cabeça e fomos pegas de surpresa quando estávamos em Zakynthos.
Os ferrys de todo o país paralisaram por 3 dias, imagina o desespero e a dor de cabeça. E ninguém do hotel me avisou, nem a bendita moça que trabalhava no ferry quando comprei os tickets de ida e volta. Diz que passou na televisão, mas eu não entendo grego 🙁
Resumo, foi traumático. Levamos um baita prejuízo com o carro que deveria ser entregue em Atenas, pegamos um barco ilegal para sair da ilha, fora o medo de não conseguir chegar a tempo no aeroporto. Só não foi pior porque Deus colocou as pessoas certas no nosso caminho e porque tínhamos planejado sair da ilha um dia antes do voo. Sufoco!!
Você já sabe mas não custa lembrar: não dá pra viajar sem seguro viagem.
Seguro é aquela coisa, a gente faz pensando em não usar. Mas como a gente nunca sabe o que pode acontecer, contrate. O valor é muito pequeno quando comparado com os benefícios. Passar mal ou sofrer um acidente na sua cidade já é uma droga, agora imagine em outro país, com outros costumes e procedimentos, e pior, em outro idioma?! Vai por mim, nunca viaje sem o seu.
A gente sempre usa a SegurosPromo. Funciona como um buscador de seguros e você vai encontrar o melhor custo benefício para a sua viagem. Utilizando o cupom VIAJENAWEB5 você ainda ganha 5%off. Faça a sua cotação aqui .
Bom, essas foram as minhas dicas valiosas sobre as ilhas gregas. De início pode parecer muito complicado montar seu próprio roteiro pelas ilhas da Grécia, mas tendo paciência e pesquisando direitinho vai dar tudo certo. Dá uma olhadinha no vídeo abaixo que eu explico tudo melhor e acredite, vale muito a pena.
Quer viajar e não sabe por onde começar?! Eu te ajudo! A Viaje na Web trabalha com Roteiros Personalizados, feitos na medida pra você. Fale com a gente no [email protected]!!