Ilha de Alcatraz – A prisão que virou um famoso ponto turístico em San Francisco

Ilha de Alcatraz - A prisão que virou um famoso ponto turístico

Quem nunca ouviu falar em Alcatraz, The Rock? Sabe aquela prisão de segurança máxima dos Estados Unidos super famosa que também é uma ilha? Pois é! Pois fiquem sabendo agora que ela é aberta a visitação. E de tão legal, esse passeio acabou virando um dos pontos turísticos mais interessantes de San Francisco.

E sendo assim não pudemos deixar de conhece-la. Esse lugar que inspirou tantos filmes, livros, e até mesmo algumas lendas não poderia ter ficado de fora do nosso roteiro.

Pausa para a dica mais importante para quem pretende conhecer a ilha de Alcatraz. Se não quer correr o risco de ver a ilha só de longe, reserve com antecedência!

Ilha de Alcatraz em San FranciscoNós não reservamos e quase ficamos a ver navios, literalmente! Deixamos para comprar nosso ingresso pela internet na ultima hora porque ficaríamos por 15 dias.  Imaginamos que teríamos tempo de sobra para encaixar o passeio sem problemas. Mas quase deu zebra!

A sorte foi que mesmo assim nos preocupamos em comprar a entrada logo nos primeiros dias que chegamos. Só pra você ter uma ideia. Se fossemos comprar para uma semana depois ou se quiséssemos ir naquela primeira semana que chegamos não teríamos conseguido porque os ingressos estavam esgotados.

Então meu caro, se você tem só alguns dias na cidade, COMPRE ANTES e ponto. Evite surpresas! Em Cusco, no Peru, algo parecido aconteceu com a gente e não foi bonito. Frustrou metade dos planos e não tivemos escapatória a não ser adaptar e se conformar.

SOBRE O INGRESSO PARA A ILHA DE ALCATRAZ

O ingresso para visitar a ilha de Alcatraz pode ser comprado pelo site oficial.  Eles oferecem o day tour por $45,25 e o night tour por $52,25 (não fiz esse, mas deve ser assustador).

Os day tours são super organizados e saem aproximadamente a cada meia hora do píer 33. Neste mesmo pier tem um quiosque que vende o ticket.

A segunda dica importante é chegue com antecedência e leve um casaco porque lá venta pra caramba.

COMO É A VISITA A ANTIGA PRISÃO DE ALCATRAZ

O passeio começa no pier 33, onde pegamos um barco que nos levará em direção a ilha de Alcatraz.

Chegando lá assistimos uma apresentação com orientações básicas sobre como funciona o tour e com as regras da ilha. Você é livre para caminhar sozinho, tirar fotos, e quando se cansar é só aguardar o barco de volta. Ele também sai a cada meia hora.

O lugar é muito bacana, cheio de flores e com uma vista fantástica da cidade. Andamos ao redor da ilha com um vento bem gelado batendo na cara. Nos deparamos com cenários interessantes e a todo momento vemos aqueles pássaros com bico amarelo vagando pelos jardins.

Se não me engano, albatroz é o nome da espécie. Eles estão por toda ilha e enfeitam a paisagem.

Pássaro Albatróz em Alcatraz
Encontramos muitos destes pássaros pela Ilha de Alcatraz

Passeio em Alcatráz

Ao contrário do que eu pensava Alcatraz não era apenas uma prisão. As pessoas que trabalhavam ali, tinham casa lá também. A ilha abrigava famílias inteiras além de prisioneiros de fama internacional, como Al Capone, Birdman, Frank Morris.

Ser prisioneiro lá devia ser bem difícil porque ao contrário das prisões que costumamos ter noticia, lá tinha uma peculiaridade: o local. Uma ilha no meio da baía de San Francisco. Imagina só, ver toda aquela cidade da janela?! Sentir a liberdade a poucos km de distancia, naquela vista maravilhosa e estar preso? Uiii… devia ser bom não.

  • Sobre passeio guiado por áudio, o Cellhouse Audio Tour.

Cellhouse Audio Tour - Passeio guiado por áudio em AlcatrazLogo na entrada das celas, recebemos um pequeno gravador com fone de ouvido. Com ele em mãos e ouvidos fazemos o tour pelas celas onde funcionava a prisão de Alcatraz mesmo.

Fiquei empolgadíssima quando descobri que tinham o áudio em português. Passado o choque, pegamos aquele fone de ouvido gigante e fomos andar pelos corredores da antiga prisão de Alcatraz.

O áudio vai nos guiando pelos locais mais famosos e contando as histórias que aconteceram ali, chamando a atenção para os detalhes mais importantes. Dá pra entrar numa solitária, por exemplo, ver onde os presos mais famosos ficaram, onde aconteceram as tentativas frustadas de fugas, onde morreram guardas, onde tiveram brigas.

Enfim, aposto que você não sabia por exemplo que nunca houveram fugas bem sucedidas de prisioneiros em Alcatraz. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de San Francisco.

O áudio guiado conta as tentativas de fugas mais famosas. Uma delas, inclusive, inspirou até um filme chamado “Escape from Alcatraz ” com Clint Eastwood. Um filme antigo, mas muito bom por sinal!

Bem pessoal, é isso, reserve no mínimo umas três horas ou mais pra fazer o passeio a Ilha de Alcatraz com calma. O lugar é muito legal e vale muito a pena uma visita. Só a vista da cidade de San Fransico que temos de lá já vale o passeio.

Vista da cidade de San Francisco da ilha de Alcatraz
Vista da cidade de San Francisco da ilha de Alcatraz

No final ainda tem uma lojinha de souvenir como toda atração turística americana pra você se distrair. E aí?!  Vai ter coragem de fazer o Night Tour na prisão de Alcatraz?!

Outras opções de coisas para se fazer em San Francisco:

Galeria de Fotos do nosso tour em Alcatraz



Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

5 thoughts on “Ilha de Alcatraz – A prisão que virou um famoso ponto turístico em San Francisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *