Dicas de viagem para Lima no Peru

Dicas de Lima no Peru: Quando ir, o que fazer e onde ficar

A capital do Peru é uma cidade de contrastes, com muita cultura, agitação e excelentes pontos turísticos. E para te ajudar a organizar sua viagem para esse lugar incrível separamos aqui todas as dicas de Lima com informações básicas sobre a cidade como onde ficar, quando ir, qual moeda levar e o que fazer em Lima.

 

Lima é uma cidade que divide opiniões, alguns amam, outros acham caótica demais. Eu achei a cidade incrível e diferente de tudo que já tinha visto. Dona de um centro histórico colorido e com um povo alegre e hospitaleiro, Lima me conquistou logo de cara. Posso citar inúmeros motivos para conhecer Lima: sua vista linda do Oceano Pacífico, a arquitetura colonial da cidade, sua gastronomia impecável, o pôr do sol, inclusive um dos mais lindos que já vi. Além desses a cidade tem vários sítios arqueológicos, museus repletos de tesouros, jardins floridos e uma herança histórica riquíssima. São tantas coisas para ver e fazer na cidade que, difícil mesmo é conseguir fazer tudo em uma única viagem.

 

Muitas pessoas usam Lima apenas como escala para chegar até Cusco e Machu Picchu, mas vou te mostrar com esse post que a cidade merece uns dias da sua viagem. Confira abaixo as nossas Dicas de Lima no Peru.

Dicas de viagem para Lima no Peru

Dicas de Lima: como chegar, onde ficar, quando ir, o que fazer

Toda viagem ao Peru saindo do Brasil começa por Lima. Como já falei antes, não use a cidade apenas como escala e porta de entrada do país. É quase um pecado passar por lá sem explorar pelo menos um pouquinho de Lima. Para começo de conversa, a cidade tem tudo que uma capital pode oferecer, com o bônus de ter uma geografia interessante, culinária de primeira e uma riqueza cultural que a gente daqui nem imagina. E para melhorar, ainda é super acessível para nós brasileiros que sofremos muito com a alta do dólar.  

 

Por todos esse motivos separe pelo menos dois dias inteiros para se aventurar pela capital do Peru.

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

Como chegar em Lima no Peru

Existem boas opções de voos para Lima saindo do Brasil, e o melhor de tudo é que são apenas cinco horas de viagem. Eu fui pela LATAM, trocando o trecho por amigáveis 24.000 milhas ida e volta, mas lembro que na época os voos estavam em promoção em torno de R$ 900.O Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) fica em Callao, que é um bairro mais afastado de Lima. 

 

A melhor opção para chegar no hotel de destino é o táxi, barato, em torno de $20 até Miraflores. Pegamos o Táxi Green, que é tabelado e tem um balcão no aeroporto mesmo. Existem também os que ficam na parte de fora e cobram mais barato, mas achamos que o preço estava justo, então nem procuramos outros.

 

A maioria dos hotéis costuma oferecer também o serviço de transfer a seus hóspedes, por um custo adicional. Uma opção super confortável para quem chega no aeroporto e não quer se preocupar com procurar um táxi. Se o seu hotel não oferecer o serviço, pode contratar o transfer com o nosso parceiro Get Your Guide. Dá para resolver tudo online mesmo, pagando pelo cartão de crédito, uma maravilha! Já chega com alguém te aguardando, preocupação zero!

Lima é uma cidade super preparada para o turismo, tem uma quantidade enorme de hotéis. É só escolher a opção que se encaixa no seu bolso e ser feliz.

 

Miraflores é opção certeira para viagens a lazer. É o mais turístico de Lima, muito bonito, limpo e muitas das atrações da cidade ficam por lá mesmo. Sem dúvida é o melhor lugar para se hospedar em Lima. Dentro do bairro, temos inclusive boa parte dos hotéis em Lima. Por lá, o Miraflores Park, a Belmond Hotel tem uma vista linda da costa Limenha e quartos super espaçosos. O JW Marriott e o Hilton Miraflores também oferecem lindas vistas para o Oceano Pacífico e possuem quartos super confortáveis.

 

Outras excelentes opções de hotéis em Miraflores são: Casa Andina, Tierra Viva, Inkari Hotel e o AC Hotel.

 

Já o Ibis Larco Miraflores é perfeito para quem busca custo benefício. Ibis é Ibis em qualquer lugar do mundo, então não tem erro. Nada luxuoso, mas com quartos confortáveis e um ótimo chuveiro. Mas o melhor mesmo é a localização do hotel. Ele fica a poucos passos do famoso shopping Larcomar, perto de Cassinos, Parque Kennedy, Parque do Amor e para finalizar tem um serviço de táxi com preço justo.

 

Um outro bairro que gostamos foi o Barranco, que é a zona mais boêmia da cidade e muito colorido. Gostamos tanto que escrevi um post inteiro para ele: BARRANCO – O BAIRRO MAIS COLORIDO DE LIMA

 

San Isidro é o coração financeiro de Lima e concentra excelentes hotéis, inclusive o hotel mais icônico de Lima, o fabuloso Country Club Lima Hotel. Inaugurado na década de 20, hoje é um dos símbolos da cidade. Ele está para Lima assim como o Copacabana Palace está para o Rio de Janeiro, sabe?!

Outros bons hotéis da região são: The Westin Lima Hotel, Swissotel Lima e o Sonesta Hotel El Olivar.

Para ajudar você a escolher o melhor lugar para ficar em Lima, fizemos um post específico sobre o assunto, onde detalhamos os melhores bairros e regiões.

ONDE FICAR EM LIMA

Quando ir a Lima e qual moeda levar

Lima pode ser visitada o ano inteiro. Apesar de ser uma cidade litorânea e úmida, quase nunca chove em Lima. 

 

Mesmo estando próxima da linha do Equador e sendo uma cidade à beira mar, Lima não sofre com o calor extremo que faz em outras cidades da América do Sul. Vi que a explicação é uma corrente marítima, que além de causar esses efeitos no clima, é responsável pela diversidade de peixes na costa peruana.

 

Lima tem duas estações bem definidas: verão e inverno. De dezembro a março faz sol e no restante do ano é comum encontrar dias mais cinzentos. Todas as vezes que estive em Lima foi em abril e peguei muitos dias lindos. Me considero sortuda .

 

Caso queira conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu nas mesma viagem o ideal é viajar nos meses de inverno. Os meses mais secos são: maio, junho, julho e agosto. 

Lima

QUAL MOEDA LEVAR PARA O PERU?

A moeda do Peru é o Nuevo Sol, popularmente conhecida como soles. Aqui começam as dúvidas sobre qual moeda levar e onde é melhor fazer o câmbio em Lima.

 

Existiu um tempo onde o real era mais valorizado que o soles? Existiu, e essa foi uma época muito feliz para o turista brasileiro. Infelizmente hoje a realidade é outra. Na minha última viagem para Lima o dólar já estava nas alturas, então eis a minha opinião. Leve dólar apenas para pagar coisas pequenas como táxi no aeroporto e o passeio de Machu Picchu. No mais, leve reais e troque lá mesmo por soles. 

 

Porque se levar tudo em dólar, chegando em Lima, vai precisar trocar novamente por soles para gastar com despesas de alimentação e assim você perde nas duas cotações. Até dá para pagar em dólar as despesas com restaurante, compras, e etc, mas a cotação nunca será favorável. 

 

Antes de viajar vale a pena conferir na internet cotações das casas de câmbio peruanas. Sobre onde fazer cambio no Peru, é bem tranquilo encontrar lugares para trocar o dinheiro. Em Lima tem várias casas de câmbio e os cambistas estão em todas as esquinas com o coletinho da prefeitura. Já em Cusco, vi tantos lugares que é capaz de ter mais estabelecimentos para fazer câmbio do que pessoas na rua. 

Nas minhas viagens para o Chile e para o Peru achei mais vantajoso levar reais e trocar lá. Mas sempre levo uma quantia pequena em dólar para as primeiras despesas como táxi ou para pagar algumas atrações que seja mais vantajoso pagar em dólar. Na época da viagem é imprescindível pesquisar as cotações. Mas NUNCA troque no Brasil.

Dicas de cambio no Peru - Qual moeda levar

O que fazer em Lima no Peru

Lima possui pontos turísticos incríveis, excelentes museus,  parques floridos e bem cuidados e uma vida noturna intensa. Separamos uma listinha bem completa com tudo o que fazer em Lima para te ajudar a montar um roteiro em Lima de um, dois ou vários dias.

Principais pontos turísticos de Lima e programas na cidade

 1) Centro histórico de Lima

Para começar saiba que esse é o maior centro histórico da América do Sul, então reserve com carinho um tempo para passear por ele. Acho que vale separar pelo menos um dia para se perder pelas suas ruas. Além de ser o maior é também considerado o mais bonito. Suas construções bem coloridas dão um charme todo especial ao centro de Lima.

 

Para aproveitar melhor o passeio, você pode contratar city tour com guia. É sempre válido fazer esses passeios com um bom guia, a experiência fica muito mais rica.

Cinco motivos para amar Lima

2) Parque do amor

Perfeito para passear no fim de tarde. As pessoas levam bem a sério o nome porque nunca vi tanto casal namorando em uma praça. Dá para passar uma tarde agradável ali sentado na grama, apreciando a vista do mar e lendo um bom livro. Se minha memória não falha tinha até wifi na praça. Se o dia estiver claro é ótimo para assistir ao pôr do sol e também é um lugar bom para fazer piquenique.

Pontos turísticos de Lima - Parque do Amor

3) Pôr do sol em Lima

Coloquei como uma atração porque é uma atração. É um espetáculo a parte e as pessoas realmente param para apreciá-lo. Mas como Lima é uma cidade um tanto cinzenta é preciso ter um pouco de sorte para conseguir observar o sol se pôr.

4) Shopping Larcomar

É um shopping cravado nos rochedos em Miraflores. A vista é maravilhosa, tem muitas lojas bacanas e restaurantes muito agradáveis. Sem dúvidas o shopping mais bonito que já visitei. Não deixe de sentar em algum restaurante com mesa externa e aprecie a vista do pacífico tomando um bom drink. 
Shopping Larcomar

5) Huaca Pucllana e outros sítios arqueológicos em Lima

Lima tem um sítio arqueológico bem no meio da cidade localizado em Miraflores. Vale muito uma visita, tanto que escrevemos um post inteirinho com todas as dicas para conhecer Huaca Puccllana.

 

Além da Huaca Pucllana existem diversos sítios arqueológicos super interessante que podem ser visitados partindo de Lima. O mais famoso é Pachacámac a 40 km da capital. Outras opções são a cidade sagrada de Caral, e para quem puder esticar mais um pouquinho vale a pena conhecer as famosas Linhas de Nazca.

6) Circuito Mágico das Águas

Para quem viaja para o Peru com crianças essa é uma das melhores dicas de Lima. Trata-se de um parque urbano, cheio de fontes de água. Durante o dia a molecada faz a festa, pois em algumas delas é possível interagir e se molhar, então não esqueça de levar roupa apropriada e toalha para os pequenos. 

 

À noite, um jogo de luzes multicoloridas fazem das fontes um espetáculo único. Um verdadeiro show com direito a música sincronizada com as fontes iluminadas e acontece nos horários de 19h15, 20h15 e 21h30. O ingresso custa 4 soles, bem baratinho.  A minha dica é chegue cedo, principalmente aos finais de semana, porque a noite costuma lotar. Você pode reservar seu ingresso com antecedência com traslado incluído.

7) Museus

Lima tem excelentes museus, sendo o Museu Larco parada obrigatória porque ela guarda um acerco importantíssimo sobre a história do país. O Museo Oro del Peru contém uma rica coleção de antigas peças incas, armas trazidas durante a invasão e muitas peças de ouro e prata das principais culturas andinas.

 

Outros museus para conhecer em Lima: Museu de arqueologia e história do Peru, Museu Pedro de Osama, Museu de Arte de Lima e Museu de arte contemporânea.

8) Mercados em Lima

Os mercados de Lima são ideais para comprar artesanatos e também conhecer de perto produtos regionais e provar comidas inusitadas. Para artesanatos e produtos típicos peruanos visite o Mercado Inka. Já o Mercado de Surquillo é ideal para quem quer fugir da rota tradicional e sentir como é ser um morador de Lima.
Mercado de Surquillo - Mercados em Lima

9) Comer e aproveitar a gastronomia peruana

Outro grande atrativo é o fato da cidade ser conhecida como a capital gastronômica da América Latina e cada vez mais gente viaja para lá para conhecer seus estrelados restaurantes. Três deles estão inclusive, entre os melhores do mundo: Central , Astrid y Gaston e o Maido. A melhor dentre todas as dicas de Lima. Mas para conseguir saborear as delícias desses restaurantes é necessário fazer reserva com muita antecedência. Quando digo muita, é muita mesmo, coisa de pelo menos três meses antes da viagem.

Onde comer em Lima: dicas de restaurantes no Peru

Mas não se preocupe, é muito, mas MUITO difícil comer mal lá, independentemente de ser um restaurante estrelado ou não. Particularmente, curti muito os restaurantes: Rosa Náutica pelo estilo diferenciado e a localização; o Trattoria di Mambrino onde comi um nhoque dos deuses e por último mas não menos importante tem o Mangos, que foi o restaurante com a vista mais top que encontramos em Lima. O Mangos ainda tinha o bônus de ter um ambiente super descontraído. Pela Get Your Guide é possível comprar com antecedência o Buffet para almoço no restaurante.

 

Confira ainda outras dicas de cinco restaurantes em Lima que valem a pena conhecer.

10) Experimentar uma INKA COLA

É o refrigerante peruano. As pessoas bebem isso mais do que a gente bebe cola-cola. A cor é para lá de esquisita e o gosto não e grandes coisas, me lembrou muito a pitchula, lembram? Vale a provadinha!

11) Passeios e excursões nos arredores de Lima

E para terminar com chave de ouro as nossas dicas de Lima, vou deixar dicas de passeios diferentes do tradicional e também pelos arredores da cidade. Lugares perto Lima que dá para ir e voltar no mesmo dia, opções muito boa para quem tem uns dias a mais para explorar a capital.

 

Para os aventureiros uma boa pedida é um passeio de parapente pelas praias ao sul de LimaSe você quer mergulhar fundo na culinária peruana pode fazer uma aula de culinária com tour pelo mercado

 

E para os amantes de arte de rua, esse tour instagramável pelo Barranco e Callao é sucesso na certa.

Para quem gosta de natureza e de interagir com animais, uma boa opção é nadar com leões marinhos nas Ilhas Palomino.

Algumas empresas oferecem tours de um dia inteiro passando pelas Ilhas Ballestas, onde você pode observar leões marinhos e pinguins. Junto com as ilhas é possível conhecer o deserto de Huacachina em um passeio de buggy passando por um oásis.

 

Outras excursões que incluem Huacacchina:

Você já ouviu falar de Huaraz e o Parque nacional de Huascarán?

É um destino maravilhoso cheio de paisagens cênicas, inclusive a famosa Laguna 69. O Viaje na Web esteve lá para fazer as trilha e temos todas as informações além das dicas de Lima. É só clicar nesse link para ter acesso a todos os nossos posts sobre esse destino incrível no Peru. 

Melhor ainda, se você amou o destino e ficou louco para conhecer mas está sem companhia, abrimos uma expedição pensando em você!

Dicas de Lima: Quantos dias ficar na cidade?

Resumindo, a capital Peruana vale muito uma visita, separe no mínimo dois dias da sua viagem para explorá-la e conhecer pelo menos o básico. Você vai se surpreender positivamente com a cidade. Para conhecer Lima mais afundo e também os arredores, uns quatro ou cinco dias podem ser suficientes.

 

Essas foram as WEB dicas de Lima! Agora me fala se você não ficou com vontade de conhecer essa cidade?! Espero que esse guia com dicas de onde ficar, como chegar e o que fazer em Lima sejam úteis para organizar um roteiro incrível no Peru.

Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!