Onde ficar em Ouro Preto: dicas para escolher a melhor localização

Esse post é para você que pretende se perder nas ruelas charmosas de uma das cidades históricas mais bonitas do Brasil e aproveitar ao máximo sua estadia escolhendo uma hospedagem com boa localização. Se ligue então nessas #WEBdicas sobre onde ficar em Ouro Preto, Minas Gerais e salve tudo para a posteridade.

Sou apaixonada por Ouro Preto. Na minha opinião é a cidade história mais bonita de Minas e simplesmente não me canso de passear por lá. A cidade tem muitas atrações turísticas, uma gastronomia rica e pode ser visitada várias vezes sem medo. Um verdadeiro paraíso para quem gosta de tirar muitas fotos. Ali, cada cantinho merece um flash.

Outro motivo para voltar várias vezes a Ouro Preto é experimentar diferentes tipos de hospedagem. De casarões antigos a hospedagens mais simples em repúblicas, a cidade oferece várias opções. Seja para uma viagem em casal, família ou grupo de amigos, Ouro Preto tem a experiência certa para te oferecer.

Por isso, neste post quero te ajudar a escolher onde ficar em Ouro Preto de acordo com o propósito da sua viagem. Além falar sobre a melhor localização, vou deixar algumas dicas de hotéis e pousadas em Ouro Preto para facilitar a sua vida.

CONHEÇA A MINA DA PASSAGEM ENTRE OURO PRETO E MARIANA

Onde ficar em Ouro Preto: tudo que você precisa saber antes para escolher um bom hotel

Antes de mais nada, Ouro Preto não é uma cidade propriamente barata em termos de hospedagem. A cidade é extremamente turística e costuma ficar cheia aos finais de semana e em feriados prolongados. Mas não se desespere. Existem sim maneiras de economizar com hospedagem na cidade. Então primeiro vou dar algumas dicas básicas para você encontrar o melhor lugar para ficar em Ouro Preto.

Dicas importantes para escolher um hotel onde ficar em Ouro Preto

  • Reserve seu hotel em Ouro Preto com antecedência. A primeira dica que dou para quem pretende conhecer Ouro Preto é essa: reserve a hospedagem com antecedência. Por ser um cidade muito turística, é comum ter lotação máxima nos hotéis e pousadas mais concorridos. Para garantir a sua vaga no hotel de preferência e também para conseguir os melhores preços reserve logo. Faça uma reserva com cancelamento grátis pelo Booking para garantir, e caso necessite altere as datas depois ou escolha outro hotel.
  • Analise a localização do seu hotel. Localização é um dos itens mais importantes que devem ser levados em consideração ao escolher onde ficar. Analise seu roteiro, o que você pretende fazer e o propósito da sua viagem. A melhor localização para se hospedar em Ouro Preto fica na região da Praça Tiradentes. Ela é o coração do Centro Histórico e o melhor ponto de referência para saber se você estará em um bom ponto da cidade.
  • Leve em consideração as ladeiras. Principalmente, se estiver a pé, lembre que a cidade é repleta de morros e ladeiras. Acho difícil você conseguir conhecer a cidade sem encarar uma baita subida. Mas ter que subir e descer ladeira para chegar no hotel toda hora pode ser chato e cansativo. Especialmente depois de um longo dia de turismo pela cidade. Tem gente que importa, tem gente que não. Só você vai saber avaliar se isso é um fator relevante pra sua viagem.
  • Verifique se o hotel oferece estacionamento gratuito. Se estiver de carro, essa dica é importante porque Ouro Preto não é uma cidade cheia de vagas para estacionar. Há cobrança pelas vagas rotativas e estacionar no Centro Histórico não é lá coisa muito fácil. Pode valer a pena pagar mais caro por um hotel com estacionamento.
  • Pesquise as avaliações e comentários de hóspedes. Pesquisar nunca é demais, portanto não esqueça de conferir a avaliação do hotel no Booking e em sites como TripAdvisor. Muitos hotéis em Ouro Preto carecem de reformas e renovação. Então, para evitar chateações quando estiver lá, fique atento as avaliações dos hóspedes anteriores.
Vista de um dos quartos da Pousada do Mondego

Dicas de hotéis e pousadas em Ouro Preto

Para todos que vão a Ouro Preto eu acho super válido se hospedar em hotéis que tem uma pegada mais histórica, como casarões de época. A experiência será infinitamente mais interessante.

O hotel mais charmoso de Ouro Preto é a Pousada do Mondego. Esse hotel faz parte da associação hoteleira Roteiros de Charme e está situado em um prédio colonial do século XVII, a apenas 30 metros da Praça Tiradentes. Seus quartos são espaçosos e decorados com móveis imperiais e obras de arte originais de artistas brasileiros renomados, como Aleijadinho. Alguns quartos tem uma varanda super charmosa e uma vista incrível para a Igreja de São Francisco de Assis.

Outros hotéis em Ouro Preto que seguem linha mais requintados e com clima de época são:

  • Hotel Solar do Rosário: em estilo colonial, tem duas piscinas na cobertura, sendo uma aquecida. Tem vista panorâmica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e das montanhas de Ouro Preto. A propriedade conta ainda com o elegante restaurante Senhora do Rosário.
  • Pousada do Douro: também super charmosa, com quartos bem decorados e fica localizada bem próxima da Praça Tiradentes.
  • Grande Hotel de Ouro Preto: ótima opção para quem curte arquitetura, pois ele foi projetado por Oscar Niemeyer e também tem uma ótima localização.

Outros hotéis em Ouro Preto mais afastados para curtir sossego:

Para quem busca um hotel mais tranquilo, afastado e com visual bacana também existem ótimas opções como a Vila Relicário que fica no topo de uma colina. Ela tem uma piscina externa com um visual lindo, tem decoração no estilo barroco e está rodeada de natureza.

O Hotel Recanto da Serra também é uma boa opção. Possui quartos espaçosos, uma grande área externa e aceita pets. Inclusive me hospedei lá no feriado de finados em 2020.

Área externa do Recanto da Serra

Outra opção é a Pousada Chão de Minas Ouro Preto. Ela fica a 18 km da cidade, mas é ideal para quem quer descansar e busca sossego. A pousada  funciona em um lindo casarão com arquitetura inspirada nas antigas sedes de fazendas dos séculos XVIII e XIX.

Dicas de hospedagem em Ouro Preto com melhor custo benefício:

Vai viajar para Ouro Preto, mas não quer investir muito na hospedagem? Fique tranquilo porque também existem boas opções. A Pousada dos Ofícios tem ótima localização além de quartos reformados e confortáveis. O café da manhã é farto, com buffet de especialidade regionais.

Outras opções bem recomendadas e econômicas são: o Hotel Solar de Maria e a VOA Pousada Mezanino. Para os mochileiros ou para aqueles que gostam de hostels, confira aqui uma lista com os melhores hostels de Ouro Preto.

Essas foram as nossas dicas de onde ficar em Ouro Preto.  Espero que eu possa ter lhe ajudado, mas e você?! Já teve alguma experiencia de hospedagem boa em Ouro Preto? Conte como foi sua experiencia ou deixa sua dica pra gente nos comentários.

Outras opções de hospedagem em Ouro Preto

O Viaje na Web trabalha com expedições regulares para a cidade de Ouro Preto. Formamos grupos pequenos para experimentar o melhor da cidade, a gastronomia típica e conhecer os principais pontos turísticos. Tudo isso acompanhado do melhor guia da cidade. Caso tenha interesse envie um email para contato@viajenaweb.com e vem viajar com a gente.

Outras dicas de Ouro Preto e Minas Gerais

Encontre um hotel em qualquer lugar do mundo com cancelamento gratuito pelo Booking

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro. Não viaje sem!

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Pesquise suas passagens aéreas e as melhores promoções através da Passagens Promo, um buscador de passagens online

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Contrate este serviço e deixe que nós organizamos seu roteiro com dicas e programação exclusiva para sua viagem

Para enriquecer sua experiencia contrate um guia local ou profissional que mora no destino para te mostrar os lugares mais incríveis e dar as melhores dicas.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem, você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.
cidades históricasHospedagemMinas GeraisOnde FicarOuro Preto
Comentários (0)
Adicionar Comentário
%%footer%%