Road trip na Grécia – Dirigindo de Atenas a Zakynthos

Viajar de carro é uma das maneiras mais práticas e interessantes de conhecer novos destinos. Foi por isso que de todas as opções disponíveis, preferimos fazer uma longa road trip na Grécia, dirigindo de Atenas a Zakynthos.

Prática porque não acho que exista outra forma que combine conforto e liberdade ao mesmo tempo que bom custo-benefício. Apesar de cansativo, encarar uma viagem de carro é um dos jeitos mais legais de viajar! Existe um certo charme em se aventurar pelas estradas de um país diferente.

Pensando nisso, nos enfiamos em outra blogagem coletiva do grupo de blogueiros Pequenos Grandes Viajantes. O assunto de hoje é viagem de carro pelo mundo e por aqui vou contar como foi viajar de carro pela Grécia dirigindo de Atenas a Zakynthos.

Road trip na Grécia: dicas para dirigir de Atenas a Zakynthos

Você vai saber como é dirigir na Grécia, como são as estradas gregas, como chegar de carro a Zakynthos saindo de Atenas e ainda poderá pegar dicas de diversas outras road trips pelo mundo a partir da experiência de outros blogueiros. Bora viajar na WEB?!

Road trip na Grécia: como são as estradas gregas

Muito melhores que as brasileiras, essa é a verdade!

Em razão da crise anunciada amplamente nos jornais em 2016 eu tinha uma visão de que as coisas na Grécia pareciam não ir muito bem.  Imaginei que encontraria um país desorganizado, jogado as traças e cheio de problemas estruturais. Por conta disso, minhas expectativas com relação as estradas gregas e a dirigir na Grécia não estavam muito elevadas.

Pode ser por isso que voltei com uma imagem tão positiva sobre a Grécia. Provavelmente eles tem sim uma série de problemas. Não deve ser a toa que estavam em crise. Mas pra quem visita o país a turismo esses problemas não são assim tão óbvios, muito pelo contrário! Quem vem de fora não percebe nada a não ser as belezas estonteantes das praias e a boa estrutura dos sítios arqueológicos.

Rodei ao todo mais de 1.000 quilômetros nas estradas gregas e portanto tenho boas dicas para quem também pretende dirigir na Grécia.

Encontre os melhores hotéis em Atenas

estrada para o Canal de Corinto

7 coisas que percebi sobre as estradas fazendo road trip na Grécia

  • Não vi nenhum buraco significativo nas estradas.
  • Todo posto onde parei no meio da estrada era bem estruturado e apesar do inglês dos gregos não ser o melhor do mundo, consegui me comunicar sem grandes traumas.
  • Existem pedágios mas os valores são justos e eles não são abundantes como acontece em países como a França e Estados Unidos.
  • Achei muito gostoso dirigir na Grécia, particularmente gostei muito de dirigir nas estradas pequenas da região vinícola de Nemea, e no caminho para a cidade de Nafplio.
  • As estradas mais movimentas e maiores por onde passei estavam próximas ao Canal de Corinto.
  • A região de Meteora e Delfos oferece estradas muitos boas com a vantagem de terem uma bela vista das montanhas. Apesar das curvas, a viagem foi bem tranquila.
  • Zakynthos foi de longe o pior lugar para dirigir na Grécia. Foi tão ruim minha experiência que um dia prometo escrever outro post inteiro para contar os apertos que passei naquelas estradas finas, cheias de curva e precipícios. Resumindo, foi adrenalina demais pro meu gosto!

Dicas para dirigir na Grécia durante uma viagem de carro

Primeiramente leia nosso post com Dicas para dirigir no Exterior. Lá você vai encontrar as informações básicas para alugar um carro com segurança e planejar sua road trip em outro país. Dirigir na Grécia não é diferente de dirigir em qualquer outro lugar do mundo.

Segundo, não se assuste com as buzinas nas estradas. Os gregos tem uma mania muito esquisita de exigir que você jogue o carro para o acostamento se sua velocidade estiver menor que a dele.  Mania que por sinal, achei super irritante. Imagina estar de boa, super tranquila, curtindo a paz de espirito de dirigir em estradas pitorescas de uma país diferente e de repente vem um sujeito buzinando atrás no seu ouvido?!

Demorei uma vida pra entender que a buzina era para que eu desse passagem pra eles. Achei muito abuso, mas.. Cada um sabe do seu! Pelo visto, isso parece ser uma lei ou costume local por lá, não consegui desvendar o mistério.

Dicas para economizar no aluguel de carro na Grécia

Faça o roteiro de forma que a devolução do carro seja na mesma cidade de retirada do veículo. Caso contrário, prepare o bolso. A tarifa para entregar o carro em local diferente é praticamente o preço de outra locação. Sério mesmo! Evite se estiver com o orçamento contado.

Dê preferência ao nosso parceiro da RENT CARS, porque assim estará também ajudando o blog além de contratar um serviço necessário. Com a vantagem de pagar em reais, parcelar em até 12 vezes e ainda ficar livre do IOF. Se você deixar para alugar na hora, sempre sai mais caro e tem menos opções de veículos. Sempre usamos a RENT CARS para fazer nossas viagens de carro e não tem erro.

Tenha em mente que carros automáticos na Europa são mais caros mesmo. Na Grécia, como meu orçamento estava limitado, optei pelo cambio manual e deu tudo certo. Mas na França por exemplo, não tive essa sorte! Pra quem é um motorista confiante, do tipo que dirige qualquer carro, vai fundo com o cambio manual mesmo.

Outra dica muito importante para economizar no aluguel do carro é comprar um chip de internet ao invés de alugar um GPS. É muito mais prático pois além de funcionar como GPS, serve pra postar foto, pesquisar coisas no google e manter contato com a família. Você pode comprar aqui mesmo no Brasil antes de viajar e já chegar lá com o celular funcionando. Depois que descobri as maravilhas de viajar com internet no celular, nunca mais viajei sem. 

O mar azul deu as caras várias vezes

Dirigindo de Atenas a Zakynthos: tudo sobre o caminho

Do ladinho deixei pra vocês a foto com o trajeto que estava nos planos. Existem várias opções de caminhos.

Eu optei pelo mais longo, deixando para passar pelo Canal de Corinto só na volta. Como queríamos ir a Delfos e Meteora, não fazia sentido voltar até Atenas. Mas fique ligado porque o GPS do google maps parece não ter o mesmo pensamento.

A estrada de Delfos até Zakynthos é super tranquila e passamos por uma ponte bem bacana, além de altas estradas pitorescas, cheias de plantações de oliveiras e um mar bem azul margeando a estrada.

Não espere algo tão cênico como Big Sur e a Highway 1 na California. A beleza das estradas na Grécia são mais modestas e brutas. Mas ainda assim são paisagens que valem muito o esforço de dirigir tantos quilômetros. E o clima na estrada fui muito agradável! Eu e Bruna nos divertimos muito cantando Lana Del Ray e Aerosmith.

Encontre os melhores hotéis em Zakynthos

Caminho de Delfos até a cidade de Pátras

Galeria de fotos viagem de carro na Grécia – Estrada de Atenas a Zakynthos

Enfim, o trajeto inicial era Aeroporto de Atenas – Meteora – Delfos – Kylini – Zakynthos na ida. E a volta Zakynthos -Kyllini – Loutráki – Aeroporto de Atenas.

Por obra do destino e um imprevisto que rendeu lágrimas, uma travessia de barco ilegal e muita ansiedade , acabamos voltando de ônibus da cidade de Pátras até Atenas. Tem só um ano que prometo contar essa história aqui no blog e até hoje nada! Mas prometo que qualquer horas dessas eu conto mesmo.

Road trip na Grécia: Informação importante para chegar em Zakynthos

Não tem jeito de chegar em Zakynthos sem usar os ferrys que saem da cidade de Kyllini. Por isso, contabilize nos gastos os tickets dos ferrys e consulte antes os horários pra não ficar tanto tempo boiando no porto. Bruna já escreveu um post inteirinho com dicas de Como chegar a Zakynthos saindo de Atenas.  

Pra quem não pretende conhecer Meteora e Delfos de carro, o melhor é traçar uma rota para chegar a Zakynthos passando por Nafplio. No blog também já tem altas dicas sobre esse lugar, que pra mim foi uma das cidades mais bonitas que conhecemos durante nossa viagem de carro na Grécia.


Outras viagens de carro pelo mundo

Veja abaixo mais viagens de carro recomendadas por outros blogueiros:

Organize sua viagem usando os links do blog Hospedagem

Encontre um hotel com cancelamento gratuito pelo Booking

Aluguel de carro

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Seguro Viagem

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro

Passeios e Ingressos

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Passagens Aéreas

Pesquise suas passagens e as melhores promoções através do Passagens Promo

Chip de internet

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Roteiros Personalizados

Contrate este serviço para organizarmos um roteiros especialmente pra você

Fotos de Viagem

Organize suas fotos de viagem dentro de um foto livro eternizando aqueles momentos inesquecíveis.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  

Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

Curtiu nossas dicas?

Então segue a gente no insta. Por lá vocês podem acompanhar todas as viagens em tempo real além de outras dicas. viajenaweb
The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.
AtenasRoad TripZakynthos
Comentários (20)
Adicionar Comentário
  • Jair Prandi

    Que paisagens, meninas! Ótimas dicas, ainda não havia lido posts sobre as estradas gregas. Parabéns!

    • Fernanda Bragatto

      Obrigada Jair. Desde que fomos a Grécia, não me canso de escrever sobre lá, acho que é o destino que tem mais conteúdo no blog.

  • Gisele Prosdocimi

    A Grécia é um desejo meu desde criança e tenho a certeza de que um dia conseguirei visitar este país lindo.
    Muito bacana sua experiência nas estradas gregas, achei super positivas suas observações e acho que realmente vale a pena. Adorei o post!

    • Fernanda Bragatto

      Obrigada Gisele, a Grécia é mesmo um encanto de lugar. Acho que é o sonho de muita gente.. rs!

  • ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO

    Se não tiver perrengue, não é uma road trip né? Mas essa mania dos gregos buzinarem deve ser chata demais mesmo. E a estrada terrível, agora fiquei curiosa pelo post

    • Fernanda Bragatto

      Verdade Adriana, sempre tem um perrenguezinho pra contar os casos depois. Essa história da buzina pra mim até hoje é um mistério. Vou chamar o post de como sobreviver as estradas de Zakynthos.. hahahah!?

  • Ana Zacchello

    Que loucura essa viagem, hein! Eu fiz esse trajeto de avião, mas de carro pareceu ser bem interessante e super emocionante! Adorei o post!

    • Fernanda Bragatto

      Ixi, põe emoção nisso! Foi o maior perrengue da vida. Mas a culpa não foi da estrada, rs. Que bom que gostou. Obrigada pelo comentário.

  • Aline DP

    Muito interessante o post pois nunca vi nada sobre roadtrip na Grecia. Sempre via todo mundo viajando de avião ou Catamarã.
    Adorei ler essa outra visão.

    • Fernanda Bragatto

      Pois é Aline, é que como na Grécia o mais famoso são as ilhas é natural que os barcos e aviões sejam a forma mais comum de deslocamento interno. Mas achei que a road trip foi uma decisão super acertada. Super curtimos dirigir por lá.

  • Fernanda Bragatto

    É porque a Grécia é mais famosa pelas suas ilhas né?! Faz mais sentido usar barcos e avião para deslocamento interno. Mas viajar de carro lá foi bem legal, acho que não teríamos aproveitado tanto de outra forma.

  • Olivia Correa

    Oi! Fiquei com uma duvida sobre a balsa. Vou fazer essa travessia com o carro de Kyllini para Zakynthos e tentei reservar a balsa mas foi pedido a placa do carro a qual não tenho por que será alugado. Voce teve esse problema também??
    Obrigada

    • Fernanda Bragatto

      Oi Olivia,
      Nós compramos nosso ticket da balsa na hora, por isso não tivemos esse problema. Mas se por acaso você está tentando comprar no site (Levante Ferryes) que indicamos no post ” Como chegar em Zakynthos saindo de Atenas”, tem um i ao lado do campo com orientação no caso de carro alugado, se você passar o mouse por cima consegue ler a orientação em inglês.
      Mas para facilitar sua vida, lá está escrito que no caso de carro alugado é só preencher no campo da placa do carro RENT123.

      Espero ter ajudado. ?

  • Tiago

    Oi, meninas! Muito legal os relatos sobre a Grécia, ja li vários. Senti falta dos gastos diários nesse aqui, como tem nos outros! Por exemplo, quanto foi gasto com gasolina, pedágio, carro, etc.. Vocês por acaso tem esses dados? Estou planejando essa road trip de Atenas para Zakynthos e não acho em lugar nenhum os gastos. Obrigado desde ja!

  • Gustavo Alberto

    Fernanda
    Parabéns pelos relatos. Gostei bastante e vou fazer este trajeto em Maio/2020.
    Tenho algumas dúvidas:
    1. Vcs tiveram algum problema com a locadora pelo fato de usar os ferries? Vcs avisaram a locadora na hora de pegar o carro? Pagaram algum adicional? Qual locadora escolheram?
    2. Li no relato que vc teve um perrengue. Foi algo relativo aos ferries?
    Obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns

    • Fernanda Bragatto

      Oi Gustavo, fico feliz que o relato tenha te ajudado. Nós alugamos pela rentcars que é parceira do blog, vc encontra o link no fim dos posts. Não lembro qual foi a locadora, acho que foi a sixty, mas não tenho certeza. Na época a gente escolheu a que tinha o preço com o melhor custo beneficio e foi isso. Não informamos nada antes de alugar e não nos perguntaram nada. Só chegamos, mostramos os dados da reserva pela internet e nos deram a chaves, nem chegaram a oferecer aquele seguro mais alto. Eu aluguei o carro em Atenas, era para termos devolvido lá de acordo com os planos. Mas o problema com o ferry foi uma greve que pegou bem o dia que íamos voltar. Resultado: ficamos presas com o carro em Zakynthos e foi um perrengue danado que envolveu muitas lágrimas, um barco ilegal, um canadense gente boa e uma carona milagrosa que salvou o dia e nossa viagem de volta pro Brasil. Pagamos uma fortuna de multa mas foi possível devolver o carro no guichê da locadora que ficava no aeroporto e foi esse o resumo do perrengue. Tbm passei alguns aperto dirigindo nas estradas da ilha mas nada que gerasse acidentes graves ou danos no veículo. kkk Qualquer hora dessas que eu tiver inspirada escrevo a história toda dos perrengues dessa viagem para publicar no blog, faz anos que prometo isso mas tenho fé que um dia eu cumpro.

%%footer%%