roteiro de um dia em Paris - pontos turísticos mais famosos

Roteiro de um dia em Paris: Conhecendo todos principais pontos turísticos

Tivemos apenas um dia inteiro para apreciar Paris em setembro de 2015.  Eu sei que é pouco mas era o que tinha. A alternativa então foi conhecer tudo, todos os principais pontos turísticos de Paris nesse espaço limitado de tempo. Por isso elaboramos esse roteiro de um dia em Paris, pra provar que, com as dicas certas e planejamento, tem jeito de conhecer as atrações mais famosas em pouco tempo.

 

De acordo com o nosso roteiro pela França, reservamos três diárias em Paris. O dia que chegamos, o dia que vou contar agora e um dia para conhecer a Disney Paris (porque sou a doida da Disney). Foi realmente bastante corrido, mas nosso foco nessa viagem era conhecer a região da Normandia.

Dicas importantes antes de planejar o roteiro de um dia em Paris

Bom antes de entrar no meu roteiro de um dia em Paris vamos tratar de três assuntos super importantes. O primeiro é o seguro viagem. Na França é obrigatório. Portanto não viaje sem o seu. Nós usamos a Seguros Promo, para achar um seguro bom e barato. Funciona como um buscador de seguros, então sempre encontramos o melhor custo benefício.

 

A outra coisa é em relação a internet. Hoje em dia ter internet ilimitada durante as viagens é fundamental. Assim a gente tem fácil acesso ao google maps, dicas em tempo real, Wikipédia, pode postar fotos no instagram pra fazer inveja nos amigos, enfim, seja qual for o seu motivo, é uma mão na roda. Nós usamos o chip da EasySim4U. A gente compra antes de viajar, recebe em casa e já chega no destino conectado.

 

E por último, quando a gente chega no aeroporto de uma cidade nova sempre temos muitas dúvida sobre qual é a melhor maneira de se deslocar até o nosso hotel.  Pensando nisso, escrevemos um post de como ir do Aeroporto Charles de Gaulle a Montmartre em Paris, mas na verdade ensina a chegar em qualquer lugar.

Roteiro de um dia em Paris

Paris é mesmo tudo aquilo que dizem: linda, charmosa e romântica. Dona de um conjunto arquitetônico deslumbrante. Caminhar pelas ruas parisienses por si só já é uma atração, imperdível por sinal.

 

A capital francesa também esbanja história: reis e rainhas, uma revolução que mudou o mundo, resquícios da época medieval.

 

Tudo está ali bem preservado. Enfim, Paris não é uma cidade que você consegue fazer tudo em uma visita. Acredite! Foi bem dolorido planejar esse roteiro de um dia em Paris para ver os principais pontos turísticos . Graças a Deus já voltei outras vezes com um pouquinho mais de tempo e pretendo voltar mais e mais.

 

Eu particularmente não sou fã de grandes cidades, gosto mesmo de viajar pra lugares que tenham um visual mais natural, mas impossível não se apaixonar por Paris.

 

Inclusive antes de visitar Paris pela primeira vez subestimei a dama francesa. Boa aquariana que sou, achei que seria clichê demais, comum demais. A verdade é que, clichê ou não, Paris é Paris, e tem Paris para todos os gostos e bolsos. Veja abaixo todas as atrações que conseguimos conhecer com apenas em um dia em Paris.

 

Pontos turísticos de Paris visitados neste roteiro

  • Museu do Louvre
  • Torre Eiffel
  • Arco do Triunfo
  • Catedral de Notre Dame
  • Jardim de Tuileries
  • Jardins de Luxemburgo
  • Champs-Elysées
  • Moulin Rouge
  • Margens do rio Sena

 

Além desses pontos tem todos aqueles bairros charmosos de Paris que infelizmente não deu para encaixar nesse roteiro. Existem milhões de outras coisas interessantes como o passeio de barco pelo rio Sena, inúmeros museus, igrejas, bares, cafés e uma infinidade de programas. Dependendo do gosto pessoal de cada um é só adaptar o roteiro.  

Roteiro de um dia em Paris: Museu do Louvre

Nosso roteiro de um dia em Paris começou no museu do Louvre.

 

Chegamos cedo para evitar as filas e já tínhamos em mente tudo o que era imperdível de ver. Monalisa, Código de Hamurabi, Vênus de Milos, ala Egípcia são alguns exemplos da nossa lista.

 

Ficamos a manhã inteira no museu e tem post completo do Louvre aqui. Almoçamos por lá mesmo e seguimos para a próxima parada.

 

Para evitar fila é legal comprar os ingressos com antecedência. Dá uma olhada nessas opções: ingresso museu do Louvre em fila e com áudio guiado e tour guiado de 2h com ingresso sem fila. Ah, e se você for visitar mais museus em Paris, considere adquirir o Museum Pass.

 

Margens do rio Sena

 

A próxima parada do nosso roteiro por Paris foi a catedral de Notre Dame. Resolvemos ir caminhando pois o dia estava lindo e o caminho era margeando o rio Sena.

 

Foram aproximadamente 1,8 km de caminhada. Caminhar por Paris com o rio Sena ao lado e vários cafés charmosos pelo caminho é realmente mágico. Encontramos esse artista de rua em uma dás várias pontes de Paris. Ele estava fazendo um som muito bacana, mas o melhor mesmo foi o cachorrinho dele super curtindo a música!

Roteiro de um dia em Paris: Notre Dame

A Catedral de Notre Dame começou a ser construída em 1163 em homenagem a Maria, mãe de Cristo. Vários eventos importantíssimos aconteceram aqui. A coroação de Napoleão Bonaparte e a beatificação de Joana D’arc são bons exemplos.

 

E agora vou ser sincera, apesar de gostar muito de história, a vontade de conhecer esse lugar surgiu mesmo com o clássico da Disney, O Corcunda de Notre Dame.

 

Sim, eu sei que a história original foi escrita por Vitor Hugo em 1833 e tinha como intuito conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar a catedral, nada estilo conto de fadas. Mas vamos combinar que a versão do meu querido Walt Disney é trocentas vezes melhor.

 

Trata-se da história de Quasímodo, um rapaz corcunda, que após ter a mãe assassinada, foi criado dentro da catedral. Responsável por tocar os sinos da igreja, o rapaz nunca podia sair de dentro dela e levava uma vida solitária, na companhia apenas das três gárgulas do alto da torre. Tudo começa a mudar quando o jovem se apaixona pela cigana Esmeralda. E claro que o final eu não vou contar, vocês vão ter que assistir.

 

Pois bem, chegando na igreja encontramos uma fila gigante. Mas nada assustador porque ela realmente andava muito rápido.

 

Para visitar o interior da Notre Dame não custa nada. Agora para conhecer as torres e ver de perto os diabos desenhados por Viollet-le-Duc você terá que desembolsar 8 euros e encarar outra fila. Eu não consegui subir porque não tive tempo. A fila estava demorando aproximadamente 40 minutos.

 

Se tiver tempo e disposição, porque é uma subida de 400 degraus, vá por favor!

 

Dizem que a vista é linda e você conhece o lugar onde morou o corcunda (essa história foi tão contata, que existe uma lenda dizendo que ele realmente existiu). E eu sigo chorando porque realmente queria ver os diabinhos de perto 🙁 , fica para a próxima!

 

Saindo de lá pegamos o metrô para ver de perto o monumento mais famoso de Paris e um dos mais fotografados do mundo: a torre Eiffel.

 

Atualização: A catedral de Notre Dame pegou fogo no dia 15/04/2019. O local está fechado para visita e sem previsão de abertura até a atualização desse artigo. A fachada que aparece na maioria das nossas fotos está preservada.

 

Uma opção de passeio para apreciar a vista da catedral é fazer um cruzeiro pelo rio Sena.

Roteiro de um dia em Paris: Torre Eiffel

Sempre achei a Torre Eiffel linda nas fotos e só. Não achei que iria me impressionar. Mas não consigo descrever o que senti quando a vi de perto pela primeira vez. Eu simplesmente amei aquele lugar. 

A Torre Eiffel é a estrutura mais alta de Paris, possui 324 metros de altura e foi o monumento mais alto do mundo até 1930. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída como o arco de entrada para a Exposição Universal de 1889.

Localizada no Champ de Mars, obviamente fica cheia de turistas o ano inteiro. Mas convenhamos, é uma delícia deitar em um dos vários espaços gramados que tem por lá, tomar um bom vinho, conversar com os amigos, e tudo isso com a torre Eiffel de fundo. Isso que é ostentação!

Uma informação relevante para quem programa fazer um piquenique ou passar algum tempo nos gramados em frente a torre é que tem ambulantes vendendo cerveja e vinhos por lá. Por isso não se preocupe se não der tempo de passar no supermercado antes. Afinal, ficar carregando garrafas pesadas pelo caminho pode ser chato pra caramba. Fica a dica!

#WEBDICA para fotos e passeios na Torre Eiffel.

Os ângulos mais lindos da Torre Eiffel que encontrei foram nas escadas que ficam no Trocadero.

 

Para subir até o topo da torre é necessário comprar um ingresso. Para evitar as filas compre o seu ingresso antecipado aqui. Uma outra opção é fazer uma excursão a Torre Eiffel com subida de elevador. Tem alguns restaurantes lá em cima.

 

Jantar no 58 Tour Eiffel c/ Acesso Rápido ao Elevador

Paris: Jantar na Torre Eiffel e Cruzeiro no Sena

 

Depois de tirar fotos para quase uma vida inteira, hora de partir para o nosso próximo ponto do roteiro de um dia em Paris. E como somos adeptas de andar sem rumo pelas cidades, resolvemos ir a pé! Foram aproximadamente 2,5 km de caminhada e nesse trecho eu literalmente achei que ia ficar sem pé.

 

Dica: use um bom tênis! Nada de querer look muito chique para fazer esse roteiro hein galera?!

Roteiro de um dia em Paris: Arco do Triunfo e Champs-Élysées

Para chegar no Arco do Trinfo, uma parte do caminho, fomos passeando pela famosíssima Champs-Élsysées. É uma avenida larga, charmosa, cheia de cafés, cinemas e todas as lojas luxuosas que você puder imaginar. É muito gostoso andar por umas das avenidas mais famosas do mundo. A gente se sente importante!

 

Encontramos por lá a famosa Ladurée, que supostamente faz os melhores macarons de Paris. Falo supostamente porque tem a fama. Mas eu particularmente não vejo muita graça nesses docinhos. Achei caro e sem graça!

 

Depois de muitas andanças chegamos ao nosso ultimo objetivo do dia.

 

O Arco do Triunfo é um monumento que foi construído em homenagem às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, que ordenou a construção. Inaugurado em 1836, contém gravado o nome de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base encontra-se o Túmulo do Soldado Desconhecido, que foi instalado em 1921 para honrar os mortos não identificados da Primeira Guerra Mundial.

 

Para subir até o alto do monumento custa 9 euros e tem que ter disposição. São mais de centenas de degraus até o topo.

 

Entrada Sem Fila para subir o Terraço do Arco do Triunfo

 

A essa altura do campeonato eu já não estava achando nada tão bonito, estava com fome e meu pé doía de tanto andar. Mas ainda tínhamos colocado na programação ver bendita torre iluminada. Pensei em desistir, mas não. Eu só tinha aquele dia!  Voltamos de metrô, porque era impossível andar e valeu a pena. A Torre Effeil é linda de qualquer jeito, e iluminada é um show a parte.

Vale a pena conhecer os principais pontos turísticos de Paris na correria?

Como já falamos anteriormente, Paris não é uma cidade para ser feita em um ou dois dias. São muitos lugares para conhecer e muita história para relembrar. Nós ficamos muito satisfeitas com o batidão, porque na verdade Paris não estava nos planos.

 

Se você assim como nós, não tiver tempo, saiba que é perfeitamente possível ver o basicão seguindo as nosssas dicas 🙂

 

Espero que o post te ajude nessa missão de conhecer os principais pontos turísticos de Paris em apenas um dia. Ficou alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários que respondemos todos!! Au Revoir!

 

E olha, se quiser um roteiro personalizado, nós do Viaje na Web teremos o maior prazer em fazer pra você. É só enviar um email para [email protected] que lhe enviaremos nossa tabela de serviços.

 

Passeio aos principais pontos turísticos: Torre Eiffel, passeio no Sena, Louvre e Notre-Dame

 

Vai esticar a viagem na França?

 

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!