O que é seguro viagem e porque você precisa de um para viajar

Vai viajar e ainda não contratou um seguro viagem?! Fica tranquilo que vou te ajudar nessa missão. Nesse post você vai entender o que é um seguro viagem, como ele funciona, quais os tipos de seguro disponíveis no mercado de turismo e muito mais.

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que tem como objetivo prestar suporte ao viajante e ajudá-lo com eventuais imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem, tais como extravio de bagagem, acidentes, doenças e outras situações de saúde.

É altamente recomendado contratar um seguro antes de viajar. Com ele você viaja com mais tranquilidade e segurança e caso aconteça algum imprevisto evita gastos que não estavam previstos no orçamento.

Lembrando ainda que em alguns países da Europa é obrigatório ter um seguro viagem para entrar no país e em outros destinos no mundo o atendimento médico pode ser caríssimo.

Quais as vantagens de comprar um seguro para viagem?

As vantagens de comprar seguro antes da viagem são inúmeras, mas vou destacar as que acho mais importantes:

  • Atendimento médico sempre que preciso, inclusive direto no quarto de hotel quando não for possível ir até um hospital;
  • Atendimento 24h, em português e via whatsapp;
  • Suporte para casos de cancelamento de vôo e extravio de bagagem;
  • Segurança de ter alguém para contar em caso de acidente ou até mesmo doenças e emergências médicas .

Eu viajo muito, e as vezes sozinha, portanto nunca abro mão de contratar um bom seguro viagem. É algo que hoje em dia não abro mão mais, principalmente viajando com família.

Não dê bola para o azar. Viaje prevenido!

Qual a importância de contratar um seguro antes de viajar?

O primeiro ponto que gostaria de frisar é a economia. Os valores do seguro costumam ser muito baixo se comparados aos benefícios oferecidos na hora que a gente precisa dele.

Como falei antes, em alguns lugares pelo mundo, o atendimento médico é muito caro. Um exemplo clássico é os Estados Unidos. Por lá o custo de uma internação pode chegar a 3.500 dólares por dia. Já um seguro viagem para os EUA pode custar cerca de míseros 15 reais por dia. Gritante a diferença, não acham?!

O segunto ponto que gostaria de frisar é a tranquilidade. Viajar tranquilo e seguro tendo a certeza que temos aonde recorrer em caso de imprevistos é muito bom. Ter um telefone de contato para te ajudar a resolver problemas e te orientar naquelas situações mais loucas que nem nos piores sonhos a gente imagina viver com certeza vai fazer muita diferença na hora da necessidade.

E por fim o seguro viagem contratado pode oferecer ressarcimento e assistências em caso de cancelamento de vôo e extravio de bagagem por exemplo. Uma outra vantagem que não é o primordial mas que pode facilitar bastante a vida.

Como funciona um seguro viagem?

Antes de viajar você faz uma cotação onde achar mais conveniente e contrata com a seguradora que julgar mais vantajosa. Entre as mais famosas estão a GTA, Assist Card, Affinity, Travel Ace .

O valor do seguro vai depender basicamente dos seguintes dados: duração da viagem, local da viagem e idade do viajante. Lembrando que também existem seguros que cobrem alguns esportes e outras atividades. No entanto para isso você vai precisar de um seguro mais específico.

Contratado o seguro, ele começa a ser válido assim que a sua viagem começa, ou seja na data de ida do seu voo. Se acontecer algum dos eventos cobertos pelo seu seguro, é só entrar em contato eles. A partir dai as providências cabíveis serão tomadas e você será orientado pelo atendimento da seguradora sobre os próximos passos e documentação necessária de acordo com o evento.

Quais os tipos de seguro viagem que existem?

Os tipos de seguro viagem podem variar de uma seguradora para outra. Basicamente são três tipos: os planos individuais, de família ou empresariais. Além disso, existem seguros com coberturas específicas como os seguros de viagem nacional, internacional, marítimo usado para viagens de cruzeiro, para esportes radicais e etc.

Seguro de viagem nacional

O seguro viagem nacional é um tipo de seguro que tem como função principal oferecer coberturas e assistências para viagens feitas dentro do Brasil.

Muita gente ignora esse seguro, mas acreditem, imprevistos acontecem no Brasil também. Mesmo que você tenha um plano de saúde nacional, vale lembrar que o seguro também cobre imprevistos como atraso e cancelamento de vôo e extravio de bagagem.

Seguro de viagem internacional

Se o seguro nacional já é importante, quem dirá o internacional. Ter um imprevisto dentro do nosso país já é chato e nos causa transtorno. Agora imagina em outro lugar, a quilômetros de distância de casa, onde as pessoas se comunicam em outro idioma e as coisas funcionam de outra forma? Pois é, acho que você e nem ninguém gostaria de correr esse risco. Sei que eu particularmente não gosto!

Um fato importante para levar em conta é que o seguro viagem é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen. Nesse caso é obrigatório que o viajante possua um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros.

Para entrar nos Estados Unidos não é obrigatório a contratação do seguro. No entanto, é extremamente indicado porque que o serviço de saúde lá custa os olhos da cara. Uma simples consulta pode custar 300 dólares.

Como escolher o melhor seguro para viajar

Diante de tudo que falamos até aqui, espero que tenha ficado claro a importância do seguro. Agora como escolher o melhor seguro viagem internacional para ter um viagem tranquila?

Antes de fazer uma cotação é importante ficar de olho nos seguintes itens:

  1. Preço: claro que o preço é importante, mas nem sempre o mais caro vai ser o melhor para o seu caso. Por isso é importante ficar de olho nos outros pontos que falaremos.
  2. Cobertura: sem dúvida o quesito mais importante na hora de contratar um seguro viagem. Pesquisa e compare bem as opções e opte por aqueles que ofereçam valores mais altos em caso de indenizações. E fique atento as particularidades, se estiver grávida ou irá praticar esportes por exemplo, procure um seguro que ofereça esse tipo de cobertura.
  3. Atendimento: é essencial contratar um seguro que ofereça facilidade de atendimento ao segurado. Opte por uma seguradora que atenda 24h por dia, de preferência em português. Algumas seguradoras oferecem atendimento pelo WhatsApp. Isso facilita muito principalmente se você tiver um chip internacional.
Internet ilimitada no celular durante a viagem
Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

Como comprar seu seguro viagem internacional?

A contratação do seguro viagem internacional pode ser feita totalmente online de forma prática e rápida. Você pode contratar até mesmo no dia da viagem, como já fiz inclusive uma vez porque esqueci de comprar antes. O ideal é comprar e pagar logo depois das passagens para antecipar a despesa. Durante a viagem a gente sempre acaba gastando mais do que deve, por isso acho que vale a pena comprar antes para ficar livre logo dessa conta.

Para comprar o seu, acesse o site da Seguros Promo, empresa que a gente usa sempre e recomendamos por ser parceira comercial do blog. Na página inicial insira o destino da sua viagem, com as datas de ida e volta, assim como seus dados de contato. Por fim veja as cotações, compare e escolha o seguro ideal para você.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário. É tudo muito simples e prático e em poucos minutos você estará com a sua viagem coberta.

Através do comparador Seguros Promo você pode comparar até quatro seguros. Assim você tem a garantia que vai escolher o melhor seguro. E fique tranquilo, a Seguros Promo trabalha apenas com as melhores seguradoras do mercado.

VIAJENAWEB5

Como conseguir um desconto para comprar seu seguro

Além de todas essas dicas para encontrar o melhor seguro viagem e o melhor preço, a gente descolou um desconto pra você com a Seguros Promo. Contratando o seguro na Seguros Promo, utilize o cupom VIAJENAWEB5 e ganha 5%OFF. Se pagar no boleto ganha mais 5% de desconto. Gostou? 10% de desconto nos melhores seguros de viagem disponíveis no mercado. Agora não tem mais desculpa para você não viajar sem o seu hein?! Clique aqui e faça logo a sua cotação com um precinho bem mais em conta.

Outras dicas de planejamento:

Organize sua viagem usando os links do blog Hospedagem

Encontre um hotel com cancelamento gratuito pelo Booking

Aluguel de carro

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Seguro Viagem

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro

Passeios e Ingressos

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Passagens Aéreas

Pesquise suas passagens e as melhores promoções através do Passagens Promo

Chip de internet

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Roteiros Personalizados

Contrate este serviço para organizarmos um roteiros especialmente pra você

Fotos de Viagem

Organize suas fotos de viagem dentro de um foto livro eternizando aqueles momentos inesquecíveis.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  

Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

Curtiu nossas dicas?

Então segue a gente no insta. Por lá vocês podem acompanhar todas as viagens em tempo real além de outras dicas. viajenaweb
The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.
seguro viagem
Comentários (0)
Adicionar Comentário
%%footer%%