Toda viagem nos presenteia com belas paisagens e algumas surpresas. Conhecer as Cataratas de Kravice foi uma descoberta agradável que fizemos a caminho de Mostar, na Bósnia e Herzegovina.
Primeiramente gostaria de dizer que a Bósnia e Herzegovina não é um destino para apenas um bate e volta. É um país muito interessante, com uma história triste de guerra recente e diversas coisas legais para se fazer. Reserve uns dias para conhecê-lo com calma.
Mas se na pior das hipóteses você não tiver tempo e quiser ter um gostinho do país, existem vários passeios saindo de outras cidades como Dubrovnik ou Split na Croácia, por exemplo.
Cataratas de Kravice na Bósnia e Herzegovina
Um das grandes belezas naturais da Bósnia e Herzegovina, as cataratas de Kravice ou Kravica estão localizadas a 40 km de Mostar. A queda d’água fica no rio Trebižat, tendo 25 m de altura, um lago de águas limpinhas e rodeado por uma área verde.
RESERVE A MELHOR OPÇÃO DE HOTEL NA BÓSNIA E HERZEGOVINA COM O MELHOR PREÇO AQUI
O Parque Nacional de Kravica funciona até as 22 h nos meses de verão e os preços de entrada variam entre 6 KM e 10 KM.
Além das cataratas de Kravice, o parque possui um bar e uma área para piquenique. Existe ainda a possibilidade de alugar bicicletas, ou fazer um passeio de caiaque pelo rio. No site oficial do parque você encontra todas as informações de atividades, horários e preços.
Como chegar, quando ir e o que fazer
A maneira de chegar nas Cataratas de Kravice vai depender de onde você estiver. Não existe transporte público que passe por lá, mas há ônibus e vans que fazem o passeio saindo de Mostar. Se estiver na Croácia, existem passeios que param lá saindo de Dubrovnik ou Split.
Mas o meu conselho é: alugue um carro. Os passeios bate e volta ficam muito por tempo lá e não dá pra aproveitar o lugar. De carro, você faz o seu horário e tem mais autonomia. E o parque tem estacionamento.
A melhor época pra ir é nos meses de verão, porque ao contrário dos famosos Lagos Plitvice, em Kravice você pode aproveitar e se refrescar na água, em vez de só contemplar. No entanto, em julho e agosto espere encontrar uma multidão.
Eu fui em setembro, e apesar do dia lindo de sol que estava fazendo, achei a temperatura da água muito gelada para os meus padrões. E também ficamos por pouco tempo, não achei que valia o esforço.
Já mencionei acima que além da cachoeira em si, o parque oferece várias atividades bacanas para aproveitar o dia. Dá uma conferida no site oficial e se programe.
Dica
Reserve um dia para aproveitar as cataratas de Kravice com calma. Chegue cedo, faça um piquenique, se refresque nas águas verdinhas (e geladas!) da cachoeira, ande de bicicleta. Aproveite o dia para descansar e aproveitar essa belezura da natureza.
As cataratas de Kravica sem dúvida foram um achado na minha viagem. Infelizmente não tive todo o tempo que gostaria porque foi um bate e volta maluco que me envolvi numa viagem pela Croácia.
Por sinal nunca recomendo esses passeios, sempre acabo fazendo na ânsia de conhecer mais lugares e fico chateada por não ter tido todo o tempo que gostaria. Mas no fim das contas valeu a pena descobrir esse cantinho tão gostoso na Bósnia e Herzegovina 🙂
No Comments