Como alugar carro e dirigir no Exterior

Dirigir pelo interior de outro país é a melhor forma de ver um pouco mais além do óbvio. Talvez seja por isso que eu curta tanto as famosas road trips. Aquela sensação de aventura prestes a começar me empolga. Gosto de me sentir livre e distante a caminho de outro lugar.  Por conta disso sempre me esforço para alugar um carro e dirigir no exterior em minhas viagens.

Isso já aconteceu na Africa do Sul, na Argentina, na Suécia, mais de uma vez nos Estados Unidos.  Então posso dizer que já adquiri algum conhecimento de causa para dar dicas sobre como alugar um carro e dirigir no exterior. Ao longo dos anos e experiências que acumulei o que percebi é o seguinte: cada país tem suas peculiaridades mas no fundo os cuidados que devemos ter ao alugar um carro e dirigir no exterior são basicamente os mesmos.

ALUGANDO CARRO NO EXTERIOR

O melhor país de todos pra dirigir e alugar carro sem dúvida nenhuma é os Estados Unidos. Primeiro pelo preço, segundo pelas opções que são muito melhores em comparação a qualquer outro lugar do mundo. Mesmo assim ninguém vai deixar de dirigir na Europa, só porque lá o preço é um pouco mais salgado, né?! As pessoas se adaptam ao que tem, essa é a verdade.

Em qualquer situação é altamente recomendado alugar o carro aqui do Brasil com antecedência através de sites como o da RentCars. Sempre que cotei diretamente pela loja, como SIXTY ou HERTZ por exemplo, os preços não eram melhores só porque era direto com a locadora.

Alugar com antecedência é o que vai garantir um bom carro com o preço mais em conta. Já aconteceu de eu resolver alugar de última hora e ir diretamente na loja quando já estava viajando. Em alguns casos eu consegui exatamente o que queria por um preço bem salgado, em outras eu me dei mal e fiquei a ver navios.

A dica então é: se já sabe que vai dirigir e já tem noção da data, faz a reserva logo.

Aluguel de carro em Orlando
Aluguel de Carro Internacional em Orlando

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALUGAR CARRO EM OUTRO PAÍS

A primeira coisa que você precisa para alugar carro e dirigir no exterior é obviamente ter uma carteira de motorista aqui no Brasil. Se não pode dirigir por aqui também não poderá fazer isso em outro país.  Com sua carteira de motorista em mãos você poderá fazer o pedido da Permissão Internacional para dirigir (PID) e usa-la nos países que fazem parte do acordo de Viena. 

Resumidamente, para solicitar este documento você deverá verificar junto ao Detran do seu estado. Cada estado tem seu procedimento próprio para requerer a PID, e uma taxa. A minha eu pedi pelo estado de Minas (onde moro), chegou em menos de duas semanas e eu paguei na época em torno de R$130,00.

Os documentos são bem óbvios:

  • Carteira de motorista brasileira
  • PID (alguns países não pedem pra mostrá-la na hora de retirar o veículo)
  • Passaporte (nos países do Mercosul ele é dispensável mas neste caso é preciso apresentar ter uma identidade válida emitida a menos de 10 anos)
  • Cartão de crédito

DICA IMPORTANTE: Se for cruzar uma fronteira entre países, pesquise antes se é necessário alguma documentação extra com a locadora de veículos. Em abril de 2016 eu cruzei a fronteira entre o Chile e Argentina de ônibus. Mas antes de decidir ir de ônibus eu estudei a hipótese de se fazer isso de carro. O que descobri foi que precisava informar a locadora porque eles deveriam fornecer uma documentação específica pra sair do país com o carro, e também te cobrariam uma taxa extra.

Como Alugar carro em outro país - Las Vegas
Carro alugado em Las Vegas

DICAS PARA ESCOLHER O VEÍCULO E DIRIGIR NO EXTERIOR

  • Analise o tamanho do carro e principalmente do porta malas com a quantidade de pessoas que ocupará o veículo durante a viagem. Será tentadora a vontade de alugar carros pequenos e baratos. Mas não vai funcionar se tiver mais de dois passageiros e talvez nem dois dependendo do tamanho e quantidade de malas.
  • Se tiver condições escolha o cambio automático. Facilita bastante a vida quando estamos num carro e estrada que nunca dirigimos antes.
  • Leia com atenção as avaliações de outros clientes sobre o veículo e a locadora.
  • Procure priorizar as empresas mais conhecidas.
  • Tenha em mente que quando você escolhe um carro na verdade leia-se categoria. Isso significa que se o carro escolhido não estiver disponível na hora a locadora pode te fornecer outro, desde que faça parte da mesma categoria. Por isso não se apegue demais a foto do carro. Saiba exatamente o que cada categoria tem a oferecer.
  • Carros conversíveis ou mais específicos precisam ser reservados com alguma antecedência. Tentamos conseguir um conversível de última hora lá na Grécia e não conseguimos. A atendente nos explicou que a locadora só disponibilizava o carro para o pátio se reservado com antecedência. Ela até tentou nos arrumar um mas não conseguiu. Em Las Vegas tentamos de última hora alugar um Camaro, mas aconteceu algo parecido.
como-alugar-carro-e-dirigir-em-outro-pais
Dirigindo na Grécia

DICAS PARA ECONOMIZAR AO ALUGAR CARRO NO EXTERIOR

  • Mesmo se pretende alugar diretamente no site da locadora, não deixe de fazer a cotação em diferentes dias no site da RentCars. A grande vantagem disso é que o site já faz a pesquisa de preço em todas as locadoras da cidade. De cara já sabemos qual empresa oferece o melhor preço naquela data.
  • Não se iluda pensando que será mais vantajoso o custo de alugar direto na locadora. Como já falei antes isso não existe. Sempre usei um intermediário porque era sempre o melhor preço.
  • Sempre que possível alugue com antecedência. É melhor alugar um carro básico e depois fazer upgrade do que deixar tudo pra resolver lá na hora.

             Sobre a retirada e devolução do Carro:

  • Como dirigir no Exterior - Aluguel de carrosDá uma olhada geral no estado do veículo antes de pegar a chave. Confira se não tem nenhum defeito visível antes para não correr o risco de te culparem por algum dano que não foi você que causou.
  • Antes de devolver o veículo dê uma geral no carro. Tire todo o papel e qualquer outra coisa que possa ser interpretado como sujeira. Pra quem não sabe existe multa pra isso. A locadora pode cobrar uma taxa de limpeza caso o veículo seja devolvido muito sujo.

              Sobre alternativas para economizar no aluguel do carro ao dirigir no exterior:

  • Se a grana estiver muito curta considere a aventura de não alugar um GPS. Hoje em dia qualquer smartphone tem um Google Maps embutido que é 0800. Basta baixar a rota quando estiver conectado no Wifi e ter muito, mas muito cuidado para não fechar ela antes.
  • Na hora de escolher o condutor principal (pessoa que assinará o contrato de aluguel) se possível, dê preferência para os condutores com idade acima de 25. Motoristas mais novos pagam uma taxa a mais.
  • Pesquise antes qual o custo de deixar o carro em uma cidade diferente de onde ele foi retirado. A maioria das empresas cobram uma taxa a mais nestes casos mas nenhuma delas diz claramente quanto é esse valor na hora da cotação. Na Grécia tive um imprevisto e precisei deixar o carro em outra cidade, diferente do programado e me cobraram a bagatela de 150 Euros por isso. Fiquei de queixo caído e bolso falido!!
  • Se o objetivo principal ao alugar um carro no exterior for o deslocamento dentro da cidade estude a hipótese de alugar um carro com quilometragem limitada. Compare os preços pois dependendo da situação pode ser que valha a pena.

DICAS PARA ABASTECIMENTO DE CARRO NO EXTERIOR

  • Fique atento ao tipo certo de combustível para o carro alugado. No contrato que a locadora fornece tem um item com o nome do combustível.  Isso é muito importante porque colocando o tipo  errado o carro vai dar PT (perda total). Parece uma dica idiota, mas por vezes o nome do combustível pode induzir ao erro.
  • Normalmente o sistema de abastecimento de carro em outros países é o self service. Ou seja, você se vira nos trinta. Na bomba informamos a quantidade de combustível e efetuamos o pagamento com o cartão ou dinheiro. Até hoje eu não fui corajosa o suficiente pra abastecer sozinha.  Sempre pedi ajuda a uma alma bondosa que abastecia ao lado ou fui atrás de alguém dentro da loja de conveniência.

SEGUROS E TAXAS PARA ALUGUEL DE CARRO

Por acaso você sabia que alguns cartões de crédito oferecem esse seguro aos seus clientes se a reserva tiver sido feita com o cartão?! Até hoje nunca tive coragem de alugar um carro sem pagar aquelas taxas de seguro que a locadora oferece. Mas eu sei que alguns cartões de crédito oferecem essa cobertura gratuitamente.

Como eu sou meio cagona, sempre optei pelo seguro da locadora no intuito de evitar dor de cabeça. Mas saibam que existe essa possibilidade de usar o serviço gratuito do cartão de crédito.

O que devemos sempre observar ao contratar um seguro é qual o valor da franquia se existir, e as coberturas contra terceiros, roubo e etc. Coisas que você também observaria aqui se estivesse contratando um seguro para o seu carro. No blog como alugar carro, eles tem um post bem completo sobre todas as despesas que temos com o aluguel de um carro no exterior.

VALE A PENA ALUGAR CARRO E DIRIGIR NO EXTERIOR?

Sim é cansativo, mas todo aquele cansaço compensa a liberdade e sensação de conhecer um lugar no seu ritmo e no seu íntimo.  Ninguém conhece um país por completo sem se aventurar por suas estradas. É a melhor maneira de conhecer mais afundo a cultura, as diferenças e principalmente as paisagens.

Prepare uma trilha sonora emocionante. Incorpore a Liv Tyler e  Alicia Silverstone como naquele vídeo clip do Aerosmith. Por fim tire logo a bufunfa da carteira, alugue logo um conversível e caia nas estradas da vida!!  #meusonho

 

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

2 thoughts on “Como alugar carro e dirigir no Exterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *