Curiosidades sobre o Japão – 10 coisas que você não sabia sobre os japoneses

Curiosidades sobre o Japão - 10 coisas que você não sabia sobre os japoneses

Viajar é incrível e viajar para o Japão foi uma experiência difícil de descrever. Tem um mix de encanto e estranhamento na mesma proporção. Por isso fica complicado usar palavras para definir meus sentimentos sobre o contato que tive com a cultura do sol nascente. Resolvi então, ao invés de tentar explicar coisas que são inexplicáveis, escrever esse post com algumas curiosidades sobre o Japão.

Nada muito geográfico ou histórico. Apenas algumas coisas esquisitas ou interessantes que observei durante minha viagem ao Japão e que não podia deixar passar em branco. Mas tenha em mente que esses rótulos são pontos de vista. Cada um com os seus!

Imagino que os japoneses quando chegam aqui no Brasil também devem fazer uma listinha dessa natureza.

10 curiosidades sobre o Japão e os hábitos japoneses

1) Os japoneses comem Snac de peixe

Imagina um cheetos, só que de peixe. Mais especificamente o da embalagem amarela, sabor queijo. Agora, lembra do cheiro desse negócio?! Imagina esse mesmo cheiro só que amplificado ao quadrado pelo odor do peixe. Captou?!

Bem, isso resume o sabor e também o cheiro. Não curti! Mas é interessante perceber que todos os mercadinhos de todas as cidades que conhecemos tinham esses snacks dos mais variados tipos. Juro que comprei um saco de salgadinho japonês sabor peixe empolgada com a novidade. Tinha uma variedade muito grande para escolher das mais variadas formas e cores, tudo de peixe, alga e por aí vai.

Mas todos que experimentei fediam horrores e tinham um gosto bem diferenciado, pra não dizer outra coisa. Só que pensando agora com a mente mais lúcida, por que um salgadinho sabor artificial de peixe seria gostoso mesmo?!

Pra galera que curte uma experiência diferenciada, anota aí a dica: comer snack de peixe no Japão.

2) Curiosidades sobre o Japão: Não é fácil encontrar chicletes no Japão

Talvez essa percepção seja algo pessoal e se deva ao fato de que não falo japonês. Como obviamente não sei pedir chiclete em japonês no supermercado é uma conclusão lógica imaginar que teríamos problemas em identifica-los nas prateleiras.

Mas é o tipo de coisa, não sei também como se escreve ou fala água em japonês. Nem por isso tive problema para achar uma água para comprar. Quando procurei pelos chicletes apliquei a mesma lógica, a visual.  Só fui descobrir que a mesma lógica não se aplicava já quando estava mastigando o produto que comprei. Na boca o trem dissolvia antes que eu conseguisse fazer uma bola do chiclete.

Só então eu percebia que na verdade o que eu tinha comprado era uma bala. Por várias vezes eu tentei, por várias vezes eu comprei errado. Voltei para o Brasil sem ter conseguido experimentar um chiclete japonês.

De repente se eu entendesse aqueles símbolos “muchos locos” teria sido mais simples comprar o bendito chiclete. Pra você que procura agora dicas e curiosidades sobre o Japão, já fique esperto. Descubra antes como se fala chiclete em japonês porque pelo visto não é algo tão simples como parece.

Compre seus passeios antes da viagem na GET YOUR GUIDE.

3) Curiosidades sobre o Japão: Os japoneses não gostam de tatuagens

[one-half-first]Foi um choque descobrir isso, principalmente porque eu tinha acabado de fazer minha primeira e única tatuagem. Talvez se eu soubesse desse ranço que eles tem com as tatuagens antes, teria adiado a decisão de fazer a minha. Mas eu não sabia!

Só descobri quando pesquisando “o que fazer no Japão” encontrei esse negócio tipico chamado Onsen.

Os onsen nada mais são que fontes termais onde os japoneses se banham pelados. Existem diversos lugares no Japão dedicados a isso, funcionam como uma espécie de spa.

Como eu amo fazer coisas diferentes nas minhas viagens, apesar dos protestos do meu marido inclui no roteiro conhecer uma onsen no Japão. Mas imagina só a decepção ao ler nas recomendações que era proibida a entrada de pessoas com tatuagens.

Isso mesmo meu amigo. Você leu corretamente!

Se você não tem tatuagem, põe ai na sua lista de coisas para fazer no Japão: tomar banho numa onsen.

Nós, pessoas tatuadas de bom coração somos proibidos de entrar nesses espaços, principalmente os públicos. Dizem que os onsen particulares são um pouco menos rígidos e pedem apenas que você esconda a sua tattoo. [/one-half-first]

 

Agora imagina quem tem tattoo no corpo inteiro?! Faz o que?! Senta e chora meu amigo porque provavelmente você será pessoa non grata nesses lugares.

Durante a viagem, conversei com uma brasileira que morava lá desde criança e ela me explicou que os japoneses são muito tradicionais e metódicos. Que associam tatuagens a pessoas da máfia, criminosos e prostitutas e que por isso ter tatuagens pelo corpo não é bem visto pela sociedade japonesa.

Ela inclusive, tinha que usar roupas para tampar a tatuagem no trabalho. E o trabalho dela nem era de atendimento ao público, era algo específico dentro de uma fábrica numa cidade do interior próxima de Quioto.

VIAJE PARA O JAPÃO COM INTERNET NO CELULAR

Vai viajar para o exterior e quer manter o mesmo número no whatsapp? Você pode já chegar no destino com o celular funcionando. Além de conseguir manter contato com a família no Brasil com chamadas de voz e de vídeo, você pode utilizar o google para responder as maiores dúvidas durante a viagem.

EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países e te ajuda a permanecer conectado mesmo do outro lado do mundo. Durante minha viagem usei esse mesmo chip no Japão para postar as fotos e stories no instagram e foi o que me salvou em diversas situações. COMPRE SEU CHIP AQUI

Comprando o chip pelos links do blog, você ainda contribui para o nosso crescimento.

4) No Japão existe uma moda de usar roupas iguais

Já pensou se a moda pega?! Imagina você saindo de casa com sua roupa igual a da sua irmã ou do seu namorado tipo dupla de gêmeos? Talvez esse costume seja algo especial para parques de diversão, para que as pessoas não se percam umas das outras. Afinal, nos parques da Disney em Tóquio e da Universal em Osaka tinha uma quantidade irritante de gente.

E coincidência ou não, os registros fotográficos que tenho para provar essa teoria foram tirados no parque da Universal em Osaka. Pra ficar claro, não tenho nada contra essa moda. Quem sou eu pra julgar os japoneses? Afinal, já falei aqui mais de uma vez que morro de vontade de ir na Disney fantasiada de princesa né?!

5) No Japão as pessoas andam com máscaras no rosto e isso é algo muito comum

Tão comum que eu cansei de ver gente com máscara andando na rua, no metrô e em todos os lugares. Os japoneses, não sei se por timidez ou por higiene, incorporaram o uso de máscara cirúrgica na sua rotina. O que não ficou claro pra mim é porque essa moda pegou tanto no Japão.

A mesma brasileira que me contou sobre as tatuagens, me disse que usava máscara em determinada época do ano por causa de um pó de flores para evitar reações alérgicas. Mas existem milhões de motivos pelos quais os japoneses usam essas mascaras cirúrgicas no dia a dia como se fosse óculos de sol.

Nenhum deles me convenceu. Mas se eles se sentem felizes andando na rua desse jeito, isso é o que importa.

Curiosidades sobre o Japão - Pessoas usando Máscara
Curiosidades sobre o Japão – Pessoas usando Máscara no metrô

6) Os tumultos no Japão são os mais organizados do mundo

O maior cruzamento do mundo fica em Tóquio numa esquina em Shibuya. Mas além desse cruzamento a hora de rush nos metrôs é um balé de movimentos sincronizados envolvendo multidões de japoneses que todos os dias saem do trabalho de volta para casa.

O cruzamento em Shibuya por exemplo é um evento a parte, durante meu tempo em Tóquio no fim do dia nós ficávamos observando a multidão de gente atravessando os cruzamentos. Em alguns momentos, eu até me infiltrava no meio do tumulto e seguia o ritmo japonês.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto
Vai viajar e ainda não contratou seguro viagem?!.Compare preços e faça sua cotação de seguro com desconto aqui!! Utilize o cupom VIAJENAWEB5 para ganhar 5%OFF e ainda pode pagar em até 12x no cartão.

7) No Japão existe Sorvete de chá

Curiosidades sobre o Japão - Sorvete de chá
Curiosidades sobre o Japão – Posando com meu sorvete de Chá

Eis que no primeiro castelo que visitamos em Quioto me deparo com esse sorvete verde. Depois de alguns minutos tentando manter uma comunicação em inglês com a vendedora consegui descobrir que o sabor era de chá.

Como era o primeiro dia da minha missão turística no Japão, essas coisas diferentes ainda estavam me empolgando. Comprei o sorvete animadíssima com a ideia de experimentar um sorvete de chá no Japão.

Mas no fim das contas o que mais gostei da experiência foi do suporte que eles me deram para colocar a casquinha. E claro, gostei da foto que ficou linda! Eu e meu sorvete verde arrasamos na foto, mas pra ser sincera não lembro se tomei o sorvete todo. O gosto era bem amargo.

Se eu não gosto de chá no dia a dia, porque gostaria de um sorvete de chá?! Meu marido, ao contrário de mim, amou o sorvete! Gosto é gosto, cada um com o seu né?!

8) No japão existem chocolates kit kat de sabores duvidosos

O site mega curioso certa vez escreveu um post sobre os  vários sabores peculiares desse chocolate que são vendidos apenas no Japão. Agora porque alguma mente teve a brilhante ideia de produzir um kit kat sabor vinagre de maçã, rosas ou batata é algo que eu nunca vou entender.

Depois do snack de peixes e do sorvete de chá fiquei um pouco traumatizada. Não tive coragem de provar nenhuma dessas iguarias japonesas. Mas se por acaso você teve, conta aí pra gente como foi comer um kit kat de vinagre de maça! É gostoso?!

9) As privadas no Japão são muito tecnológicas

Usar a privada no Japão foi definitivamente uma das experiências mais marcantes da viagem que fiz em 2017. Imagina um vaso sanitário que esquenta o assento antes de você sentar. Depois toca música para te distrair durante a hora H e no fim das contas ainda mira um jatinho exatamente nos seus buracos mais íntimos pra deixar tudo limpinho novamente.

Me senti uma burra na primeira vez que precisei usar o banheiro, era tanto botão que demorei um bom tempo a descobrir qual deles era a descarga. Mas depois que peguei a manha do negócio, ir ao a banheiro se tornou uma diversão a parte durante a viagem.

Todos os vasos sanitários em que sentei no país eram tecnológicos.Uns mais, outros menos, mas todos faziam muito mais pela sua bunda do que as privadas em outros lugares do mundo.

10) Eles preferem pagar em dinheiro

Existem muitos lugares que não aceitam cartão no Japão. Fiquei até um pouco surpresa com essa curiosidade sobre o Japão considerando que a primeira coisa que me vem a mente quando penso no país é a sua vocação tecnológica. Pagar as contas em dinheiro não é nada tecnológico,  acho até algo ultrapassado.

Mas pelo que entendi, essa preferência tem haver com a cultura japonesa. O hábito de pagar em dinheiro é algo tão comum que todos os estabelecimentos tem um recipiente próprio para entregar as moedas de troco aos clientes. São muitas moedas, e lá eles fazem questão de dar inclusive todos os centavos. Não existe essa coisa de arredondar para devolver o troco.

Quanto custa viajar para o Japão - Moeda JaponesaCuriosidades sobre o Japão

Um dia no supermercado, dei o dinheiro ao caixa para pagar algo que comprei. Era algo tipo 10,79 ienes. Paguei dez em nota e os setenta e nove em moedas, mas arredondei a conta dei oitenta centavos ao caixa. Peguei minhas compras e sai andando tranquilamente, não esperei pelo troco. Quem espera por um centavo de troco?!

Vocês acreditam que o caixa do supermercado saiu correndo atras de mim para devolver 0,01 centavos?! História verídica gente! Coitado do caixa! Como eu não entendia japonês, não percebi que ele estava me chamando. Quando ele me alcançou eu já estava praticamente fora do supermercado.

Essas foram as dez curiosidades sobre o Japão observadas pelo Viaje na Web. Meu objetivo aqui é só compartilhar com vocês algumas percepções brasileiras sobre as coisas no Japão. Espero ter conseguindo satisfazer sua curiosidade.

No mais, lembre-se que essas foram percepções próprias com relação a curiosidades sobre o Japão. Não existe essa coisa de certo e errado. Tenho certeza que existem boas almas nesse mundo que podem ter se apaixonado pelos snacks de peixe. Não foi o meu caso!

Leia mais curiosidades sobre o Japão e outras dicas para planejar sua viagem



Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Inspire-se, não pire, e vem viajar com a gente em tempo real no instagram!

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

4 thoughts on “Curiosidades sobre o Japão – 10 coisas que você não sabia sobre os japoneses

    1. Antes de viajar algumas coisas eu também descobri quando estava montando o roteiro, agora o fato de eles preferirem dinheiro a cartão foi uma surpresa. E os snacks de peixe também foi um choque, me pegou desprevenida, nada poderia ter me preparado pro gosto daquilo! ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *