Dicas da Croácia - Guia de viagem

Dicas da Croácia: Guia completo para planejar a sua viagem

Esse post faz parte da nossa série de artigos de Dicas da Croácia.

 

A Croácia se tornou um dos melhores destinos do verão europeu. E não é por menos. Cidades históricas e um litoral privilegiado fazem do país um excelente destino de férias. Nos últimos anos, o sucesso da série Game of Thrones da HBO colocou cidades como Dubrovnik e Split sob os holofotes mundiais.

 

E para você tem vontade de conhecer esse lindo país, fizemos esse post com dicas da Croácia para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem pela Croácia.

 

A melhor maneira de viajar pela Croácia é alugando um carro e ir de Zagreb para Dubrovnik ou o inverso. Se possível comece por Zagreb, tem tudo explicadinho nesse post aqui: roteiro de viagem pela Croácia.

 

Independente de onde começar a sua viagem, a Croácia vai te surpreender. Apesar de ser pequeno, o país é bem preparado para o turismo e possui paisagens de tirar o fôlego. Você vai ver de tudo um pouco: praias paradisíacas, cidades medievais, lagos em tons de turqueza e verde e incontáveis ilhas. Sem contar a gastronomia, que é um espetáculo a parte.

 

E o mais impressionante é pensar que a Croácia tem um passado conturbado, com um histórico de guerra recente, e já está praticamente recuperado. O cenário que o turista vai encontrar em nada lembra os momentos tensos que o país viveu na década de 90.

 

Estive lá no ano passado e fiquei apaixonada. Só não dei sorte com o clima, como vou explicar mais adiante. Aqui no Viaje na Web você vai encontrar todas as dicas da Croácia para que sua viagem seja perfeita.

Dicas da Croácia - Quando viajar para a Croácia

O período ideal para conhecer a Croácia é o verão, entre junho e agosto. Isso porque o país possui milhares de ilhas e nada melhor do que um tempo ensolarado para curtir as lindas praias do mar Adriático.

 

Entre os meses de julho e agosto esteja preparado para encarar a multidão de turistas, especialmente em cidades como Dubrovnik. O país vem se consagrando com um dos melhores destinos do verão europeu e a cada ano recebe mais turistas.

 

No entanto, se pretende aproveitar as praias, as famosas baladas e ver as cidades mais vibrantes, é justamente nesse época que deve viajar.

 

Eu fui na segunda semana de setembro do ano passado e o clima já não estava para praia. Em Hvar chegou a fazer 19 graus, muito vento e muitos passeios foram cancelados. Em Zadar choveu quase todos os dias, assim como em Plitvice. O único lugar que realmente fez calor foi Dubrovnik.

 

Antes de viajar: seguro viagem e internet ilimitada

 

Antes de colocar os seus pezinhos na Croácia existem alguns itens que devem ser levados em consideração durante a fase de planejamento da viagem. A mais importante delas é o seguro viagem.

 

Muita gente ainda não dá o devido valor ao seguro, mas acredite, ele será o seu melhor amigo em caso de necessidade. Portanto não viaje sem ele. Lembrando que para entrar em Europa ele é obrigatório.

 

Nós sempre usamos a Seguro Promo, que funciona como um buscador de seguros. Lá você vai encontrar sempre o melhor preço, melhor custo benefício e ainda tem cupom de 5% off usando VIAJENAWEB5.

 

Outra coisa que eu considero importante é ter internet ilimitada no celular. Já passei tanto perregue mundo afora que hoje viajar sem internet não é uma opção para mim. Aqui usamos o chip da EASYSIM4U, você pede pelo site, chega pelo correio em casa e você já desembarca no destino conectada.

Qual moeda levar para Croácia

A moeda oficial da Croácia é a Kuna. Um euro equivale a aproximadamente 7,7 kunas. Você deve levar euros, que é facilmente trocado nas casas de câmbio espalhadas pela cidades croatas.

 

Vale a pena pesquisar nas casas de câmbio para conseguir a melhor cotação. Encontramos diferenças consideráveis entre elas. Mas de um modo geral, é muito fácil trocar euro por lá.

 

Em relação ao cartão de crédito, eles foram amplamente aceitos na maioria dos lugares. Tivemos apenas um contratempo em um bar em Split, onde não era possível passar parte da conta no cartão. Estávamos em quatro pessoas e uma queria pagar no cartão (eu), não quiseram aceitar e rolou um pequeno estress. Mas foi o único problema que tivemos com cartão de crédito na Croácia inteira.

 

Mas se você for visitar as ilhas mais pitorescas e cidades menores tenha sempre dinheiro vivo e facilite a sua vida.

Dicas da Croácia: Como alugar um carro na Croácia

Alugar um carro na Croácia é uma das melhores maneiras de se locomover no país e uma das melhores dicas da Croácia. As estradas no geral são muito boas, sem contar a liberdade que o carro nos dá para montar nosso próprio roteiro.

 

É necessário ficar atento apenas com a questão de estacionamento dentro das cidades muradas. Na maioria das cidades velhas não é possível transitar de carro, mas geralmente é fácil encontrar estacionamentos pagos bem próximos dos pontos turísticos. E pra quem tiver um pouco mais de paciência (se estiver na altissima temporada) também é possível estacionar na rua.

 

Nós deixamos o carro sempre na rua, em locais gratuitos e não tivemos nenhum problema.

 

No site da RentCars você pode consultar os melhores preços de aluguel de veículos, pagar em reais e em até 12x sem juros.

 

Dicas da Croácia: Como se locomover na Croácia

 

A melhor opção é viajar de carro pela Croácia. Se não for possível, fique tranquilo pois é perfeitamente possível combinar ônibus e ferry.

 

Para pesquisar as linhas de ônibus e os preços entre no site da Bus Croatia. O trecho de Zagreb a Dubrovnik custa em torno de 219 kn, e de Dubrovnik para Split 110 kn.

 

Outro transporte muito utilizado no país devido a quantidade de ilhas são os ferrys. Para informações de horários e valores acesse o site da Jadrolinija.

Onde se hospedar na Croácia

A principal dica de hospedagem na Croácia é ficar dentro das cidades muradas. Em quase todas as cidades croatas os principais pontos turísticos estão dentro das Old Town. Portanto, ficando dentro delas você estará muito bem localizado.

 

Em geral, a Croácia não possui tanta oferta de hotéis e pousadas como em países como Itália e França por exemplo. É muito comum os turistas alugarem apartamentos ou quartos em pequenos estabelecimentos onde moram os proprietários. Fizemos isso em quase todas as hospedagens durante a nossa viagem.

Quando custa viajar para a Croácia

Tenha em mente que a Croácia não é um país barato. Dubrovnik foi uma das cidades mais caras que visitei. Água, refeições, souvenirs, tudo é mais caro lá do que em outras cidades croatas.

 

Para economizar compre o básico nos supermercados como água e snacks. Saiba que os restaurantes dentro das cidades muradas é mais caro (principalmente em Dubrovnik) o que comer fora e na hora de fazer câmbio faça sempre orçamento em pelo menos dois lugares diferentes.

 

Mas não precisa perder os cabelos porque é possível viajar pelo país sem deixar um rim.

As praias da Croácia

A Croácia é banhada pelo mar Adriático e tem um azul de tirar o fôlego. No entanto o conceito de praia para os croatas é muito diferente do nosso brasileiro. Lá as praias não são extensas faixas de areia e sim pedrinhas. Pode ser inclusive uma calçada de concreto que dá para o mar.

 

Anote ai para fixar,praia para os croatas: qualquer espaço que termine no mar. Pode ser calçada, terra, areia, cimento, floresta. É tudo praia! 🙂

 

É recomendado levar calçado apropriado porque as pedrinhas incomodam. Se não tiver nenhum, eles são amplamente vendidos em quase todas as praias. E se também não quiser comprar, está tudo bem. Eu fui com as minhas havaianas e sobrevivi.

O que fazer na Croácia

A Croácia é um pais rico em história e belas paisagens. São várias as cidades croatas que merecem ser visitadas e também passeios que são imperdíveis.

 

Não deixe de visitar Dubrovnik, conhecida como a “pérola do Adriático”, é a cidade croata mais bonita e bem conservada. Por lá você pode fazer uma excursão guiada a pé pela cidade velha, conhecer as Ilhas Elafiti e pra quem gosta existe até walk tour de Game of Thrones .

Os lagos Plitvice também são parada obrigatória. Não desanime se o tempo estiver nublado, vá do mesmo jeito!

 

Inclua um ou duas ilhas no roteiro e sua viagem já será incrível. Mas quem tiver tempo e puder viajar com calma, nesse post mostro direitinho como foi o meu roteiro de viagem pela Croácia passando por Dubrovnik, um bate e volta na Bósnia e Herzegovina, Hvar, Brac, Split, Zadar, Lagos Plitvice e Zagreb.

 

Conheça a Croácia

 

Agora que você já viu as nossas dicas da Croácia já pode começar a planejar a sua viagem. Aproveite para consultar todos os nossos posts da Croácia e possíveis bate e volta saindo de lá 🙂

 

Quer viajar para a Croácia e não sabe bem como planejar?! A gente te ajuda!O Viaje na Web é especialista em Roteiros Personalizados. Envie um email para [email protected] que vamos lhe enviar nosso portfólio.

 

Espero que tenham gostado do nosso post. Aproveita e deixa um comentário pra gente.

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!