Dicas de Mendoza na Argentina – Um dia de rafting em Potrerillos

Antes de dar dicas sobre turismo de aventuras em Mendoza na Argentina, preciso começar esse post dizendo que não sou uma aventureira experiente. Preciso te contar que essa foi a única vez na vida que eu fiz um passeio de rafting dentro de um rio. Isso é pra você já saber logo de cara o que te espera, e não ler esse texto enganado, achando que pegará dicas de alguém que saca tudo sobre rafting e os demais esportes de aventuras.

Apesar de entender bulhufas sobre turismo de aventuras e esportes radicais sou daquelas que se empolga a qualquer sinal de desafio. Experiências diferentes me atraem num grau que só meu marido e talvez minha família sejam capazes de explicar como que uma pessoa, que mal consegue andar alguns quilômetros sem reclamar e pedir momento de descanso, possa gostar de atividades dessa natureza.

Pra vocês entenderem o nível das loucuras!!

Pensando melhor, talvez nem eles consigam explicar. Mas o fato é que quanto mais doida for a aventura, mais alto é o meu nível de empolgação. Mesmo que meu corpo não seja preparado pra isso. Chego a dar pulinhos de alegria quando descubro passeios como esses do rafting em Potrerillos. Nessa viagem que fiz a Mendoza na Argentina não foi diferente de quando descobri o bungee jump gratuito na época das Olimpíadas.

Foi com esse espírito que contratei o passeio para um dia de rafting. Se você é como eu e curte essas paradas, se liga nas dicas que vou deixar aqui.

Essas dicas são para almas inexperientes e que assim como eu não entendem nada sobre a prática de rafting. Pessoas que digitam no google “coisas diferentes para fazer em Mendoza na Argentina” ao invés de pesquisar “onde fazer rafting na América do Sul”. Ou seja, pra quem essa aventura com rafting em Potrerillos é um acaso de destino e não o motivo da viagem.

Potrerillos - Mendoza - Argentina

DICAS DE RAFTING PARA MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM

  • Sobre como fazer rafting:

    Contrate um profissional que entenda o que é fazer rafting. Você não vai aprender isso vendo vídeos no Youtube, capiche?! Tendo isso em vista, busque referências na internet das empresas que oferecem os passeios e analise se são bem avaliadas pelos clientes.

  • Sobre avaliações das empresas de aventura:

    Fique esperto com os testemunhos deixados nos sites comerciais dessas empresas. Analise também a coerência das avaliações do TripAdvisor. Rafting em PotrerillosEu desconfio de qualquer avaliação genérica demais e morro de medo de ser enganada pelas avaliações que as empresas pagam pra serem publicadas. Normalmente são experiências lindas, onde tudo foi perfeito e a pessoa mudou de vida por causa do serviço ou produto adquirido. Se possível, procure ler relatos de pessoas que você sabe que são reais e que contam experiências de verdade.

  • Sobre segurança:

    Rafting na ArgentinaNão pesquise demais sobre procedimentos de segurança, acidentes com rafting ou nada que aprofunde demais o assunto. Se você parar pra ler sobre isso existe uma grande chance de amarelar. Confie que se você perdeu um bom tempo pesquisando referências da empresa contratada, isso há de servir para alguma coisa. Chegando na hora eles irão fornecer as informações que você precisa saber para fazer o rafting tranquilo e com segurança.

  • Sobre a melhor época para fazer rafting:

    Rafting em Mendoza pela Argentina Rafting
    Casal de gaúchos companheiros de rafting e o instrutor da Argentina Rafting no meio.

    Eu evitaria os períodos de enchentes. Nessa época os rios ficam muito cheios e com isso a correnteza é mais forte. Correnteza mais forte significa mais adrenalina, e pelas leis da física menos tempo no rio se o trajeto for igual.

    Penso que talvez rios muito cheios sejam para aventureiros mais experientes, mas isso é ponto de vista. Além disso, dependendo do tamanho das cheias existe o risco de não conseguir fazer o passeio por causa das recomendações de segurança.

  • Sobre as roupas adequadas para a prática de rafting:

    Turismo de Aventura em Mendoza na ArgentinaNão se preocupe em ter roupas especiais. Normalmente as empresas fornecem. Se no preço que você pagou pelo passeio, não estiver incluído o fornecimento, com certeza a empresa vai te dar a opção de alugar as roupas adequadas para a prática de rafting. Mas independente disso, vá com roupas leves e que sequem rápido no dia.

  • Leve sua própria toalha!!

    Com isso é possível economizar no aluguel delas. Mesmo que a empresa te forneça uma sem custo, ainda existe ade chance cobrarem alguma coisa pela toalha. Pior, não fornecer uma nem pagando.

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE RAFTING EM MENDOZA NA ARGENTINA

  • Qual a empresa mais indicada para fazer o passeio de Rafting em Mendoza?

Argentina Rafting - Turismo de AventuraA empresa que escolhi para fazer meu passeio de rafting em Mendoza foi a Argentina Rafting. No site da empresa GET YOR GUIDE você consegue comprar o passeio com antecedência pelos links do blog e ainda nos ajuda no processo.

Não sei dizer se ela é a mais indicada, mas quando pesquisei era a empresa com melhores referências. Além disso achei que o serviço prestado foi bacana, o atendimento foi bom e correu tudo certo durante o passeios. Minha experiência foi memorável!

Clique aqui para comprar online o passeio de rafting em Mendoza na Argentina Rafting.

Em maio de 2016 eu paguei o total de 720 pesos por pessoa (seriam mais ou menos uns R$ 150,00 reais). Desse total, 220,00 pesos foram pelo transfer do hotel até o local de onde sai o passeio. Se estiver de carro então, dá pra economizar o transfer.

  • Onde fica Potrerillos e quanto tempo leva o passeio de rafting no rio Mendoza?

Canoagem em Potrerillos - Turismo MendozaPotrerillos fica a cerca de 60 km do centro de Mendoza e a 15 km das estradas do vinho. Por lá se encontra alojamento, gastronomia, reservas naturais, lojas de esqui e etc.

É o centro estratégico para quem pretende praticar esportes de aventura ou conhecer o circuito da montanha. Por isso, é também o ponto de partida para os passeios de rafting e demais esportes explorados no turismo de aventura em Mendoza.

Por lá encontramos atividades como trekking, rapel, mountain bike, cavalgadas, canoagem, escalada, copa e hydrospeeding, Tem ainda uma barragem aberta para esportes aquáticos (como Wind surf, vela, caiaque), frequentada pelos amantes da pesca.

Com relação ao tempo, se for contabilizar a hora que sai do hotel gasta a manhã inteira mais uma parte da tarde. O tempo no rio é curto, menos de uma hora

  • Como é o passeio de rafting em Potrerilhos pela Argentina Rafting?

Restaurante em Potrerillo - Argentina RaftingO ônibus para o passeio de rafting sai de Potrerillos. A Argentina Rafting tem uma estrutura própria montada por lá. Por sinal, é uma estrutura ótima com um restaurante bom, de preço amigo e que tem uma vista linda.

Muitos viajantes inclusive, fazem um pit stop lá mesmo se não forem fazer rafting. O preço da comida também é amigo, não lembro exatamente quanto custou mas era um combo de entrada, prato principal e sobremesa. Eu gostei de tudo!!

Combo servido no restaurante da Argentina Rafting

Menu - Restaurante em Potrerillo - Argentina Rafting

O passeio é muito gostoso mas não é demorado. O que demora mais é toda a logística para chegar até Potrerillos e depois pra chegar até o rio. Chegando em Potrerillos esperamos pelo ônibus que levará os aspirantes a aventureiros até o ponto do Rio Mendoza de onde começa o Rafting. Não lembro exatamente de quanto tempo foi essa espera.

Um pouco antes do ônibus chegar, nos fornecem as roupas especiais. Isso inclui um macacão térmico (daqueles de surfistas), uma jaqueta, luvas, um sapato especial, capacete e um colete salva vidas. No lugar tem banheiros e armários para deixarmos as mochilas. Os banheiros tem inclusive estrutura para tomar banho depois.

Quando entramos no ônibus os instrutores dão uma mini aula sobre o esporte e ensinam aquilo que precisamos saber pra ter um passeio seguro e divertido. De dentro do ônibus a adrenalina já começa a esquentar e os instrutores fazem um bom trabalho incentivando isso.

A água do Rio Mendoza é gelada mas no calor do momento é bem vinda. Levei vários sustos quando ondas geladas invadiram o bote. Foi quando percebi que as luvas e os sapatos serviam também pra proteger do frio. O passeio em si como eu disse antes é bem rápido, mas muito divertido. Dá pra perceber isso claramente na minha cara de felicidade nas fotos.

Onde fazer rafting na América do Sul - Rio MendozaRafting em Mendoza na Argentina

Rafting no rio MendozaRafting em Mendoza na Argentina

  • É perigoso fazer rafting em Mendoza na Argentina?

Vou bater a real agora! Como todo esporte de aventuras o rafting também oferece um risco. Por isso é tão importante escolher uma empresa séria, que inspire confiança e seja adepta de procedimentos de segurança. Sou daquelas que não gosta muito de perder tempo refletindo sobre riscos porque pra morrer basta estar vivo. Não sei se isso é certo ou errado, mas penso que não devemos deixar de viver a vida temendo a morte.

Praticar esportes de aventuras é questão de ser prudente. Como tudo na vida o que vale é o bom senso, o meio termo. Acidentes acontecem mas não são a regra. Por isso não faz sentido você pautar a decisão de não fazer por conta das exceções. Mas isso é ponto de vista, cada um com o seu!

Dito isso, na hora que eu estava dentro do ônibus e o instrutor começou a explicar os procedimentos de segurança eu horrorizei. Fiquei com tanto medo que aquela empolgação toda de antes evaporou e me deixou em pânico.

Foi por pouco que não perdi a coragem de fazer o rafting em Mendoza na Argentina!

Turismo de Aventuras em Mendoza

Na ocasião o instrutor explicava que no caso do bote virar ou de alguém cair, o correto seria a pessoa continuar na posição deitada. Que deveríamos manter a calma e tentar dar o remo para quem estivesse no bote nos puxar. Ele enfatizava que não deveríamos ficar em pé dentro do rio sob hipótese alguma. Isso porque o rio era cheio de pedra, e ao ficar em pé existia o risco de chocar se numa nas pedras do fundo por conta da correnteza.

Depois de escutar tudo isso eu entrei em pânico! Como sou desengonçada imaginei que meu remo ia cair longe de mim, que eu ia cair na água, que ia dar zebra e imaginei um filme de horror na minha cabeça. Foi por pouco que não amarelei. Mas fico contente que tenha conseguido segurar a onda porque no fim das contas valeu muito a pena.

  • Precisa ter experiência prévia para fazer um passeio de Rafting em Mendoza na Argentina?

Não precisa, se você leu tudo até aqui já está careca de saber isso. Turismo de aventura começa com um ingrediente chamado coragem, não experiência.

Coragem de abraçar o novo, de vencer os medos, de se abrir para a natureza. Descer um rio cheio de correnteza dentro de um bote amarelo e sentir toda a adrenalina no sangue é para os fortes. Os fracos podem ficar no restaurante da Argentina Rafting e apreciar a vista da barragem em Potrerillos. Também não é um programa ruim para quem busca o que fazer em Mendoza na Argentina!

Leia mais sobre outras experiências excêntricas:

Liberdade é pular pelado no mar gelado



Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

One thought on “Dicas de Mendoza na Argentina – Um dia de rafting em Potrerillos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *