Etretat – Dicas sobre uma cidade linda na França

Sempre quis fazer um roteiro de viagem diferente pela França. Foi por isso que comecei a pesquisar no Google imagens de lugares que apareciam no mapa. O objetivo era encontrar algo interessante e pouco conhecido pelos brasileiros. Nessas buscas, um belo dia me deparei com imagens das falésias de Etretat. Só então descobri a dica sobre essa cidade linda na França.

Rolou amor a primeira vista!! Bateu aquela vontade louca de fazer turismo por lá e daquele momento em diante não teve mais conversa. Ninguém seria capaz de me convencer a desistir da ideia de incluir Etretat em nosso roteiro de carro pelas estradas francesas.

Étretat , cidade linda na França

Étretat é sem dúvida um lugar diferenciado  localizado na região da Normandia. Não é a toa que alguns pintores famosos como Eugéne Boudin, Gustav Courbet e Claude Monet se encantaram por essa cidade linda na França. De tão apaixonados usaram suas paisagens como inspiração. Depois pintaram quadros tão famosos que hoje em dia valem uma fortuna.

Se me mostrassem uma foto das falésias de Etretat eu provavelmente confundiria com aqueles famosos penhascos que ficam na Irlanda. Se me deixarem fazer outra confissão também serei obrigada a contar que nem sabia que os quadros de Monet retratavam paisagens reais. Pra mim era tudo imaginação do artista!! 🙂

Mesmo com paisagens tão famosas eu nunca tinha ouvido falar sobre essa cidade linda na França. Talvez seja esse parte do motivo que me deixou tão deslumbrada.

Toda essa beleza natural que vi pelas fotos me levou a fazer uma propaganda danada para meus companheiros de viagem. E também o fato de que a cidade no passado atraíu gente tão culta (Monet com certeza era culto). Foi assim que convenci o resto do grupo que seríamos obrigados a conhecer as falésias de Étretat.

Agora vamos as dicas práticas e informações úteis sobre essa cidade linda na França:

SOBRE A CIDADE DE ETRETAT

Cidade de Etretat na FrançaPra quem nunca ouviu falar Etretat fica na ponta de cima do país. Toda charmosa a cidade é super bem cuidada e povoada de casinhas com flores na janela. Essa mistura de casinhas charmosas com o colorido das flores faz parecer que tudo saiu de uma história de conto de fadas.

Pra melhorar no centro tem uma praia linda com pedrinhas brancas ao invés de areia. Ali, avistamos ainda dois paredões de pedras brancas em cada ponta.

Centro de Etretat - FrançaA tarde eles adquirem um tom dourado colorido pelo sol fazendo parecer que existe algum poder mágico pairando sobre o local. Esses paredões são conhecidos pelo nome famoso “Falésias de Etretat”. Contanto assim nem dá pra imaginar como lá é bonito, mas acho que pela foto é possível ter uma vaga ideia.

Como a cidade é bem pequena tudo fica pertinho, portanto é bem fácil se deslocar por lá. Mas pra quem não tem tempo suficiente de explorar com mais calma a Normandia, saiba que conhecer Etretat pode ser uma boa opção. De Paris saem passeios de um dia no estilo bate e volta.

Paisagens dessa cidade linda na França:

As falésias de Etretat na França - Normandia
Cara de feliz vendo as falésias de cima.
As falésias de Etretat na França - Normandia
Curtindo momento descanso.
As falésias de Etretat na França - Normandia
Aquele momento que você não sabe se é uma foto ou uma pintura.
As falésias de Etretat na França - Normandia
Curtindo um sol de leve com tempo de chuva nessa cidade linda na França.
Etretat - Cidade mais linda na França
Pedrinhas brancas misturadas com lodo e algas forma essa paisagem linda na praia de Etretat.
Falésias de Etretat - cidade linda na França
Cidade linda na França: V de Viagem.

COMO CHEGAR EM ÉTRETAT

Etretat fica a uns 200 km de Paris e uns 27 km de Le Havre. Esta última mantém relação econômica direta com o setor petrolífero e gira basicamente em função de um porto construído por lá. Posso estar enganada mas imagino que a escultura de broca de perfuração que encontrei logo na entrada tem tudo haver com isso.

Pra chegar lá eu escolhi alugar um carro. A ideia era fazer uma road trip pelas estradas francesas e conhecer outros pontos do interior. O normal é gastar entre duas e três horas de carro. Nós porém, gastamos cerca de DEZ!! Saiba o que aconteceu aqui.

A primeira parada foi Avranches, onde passamos a primeira noite. De lá seguimos até Le Lavre para mais duas noites de hospedagem. Depois saímos de Le Havre e em menos de meia hora já estávamos procurando um lugar para estacionar o carro em Etretat. Super rápido!

A melhor forma de chegar em Etretat é de carro!!

Mas se o carro não for a melhor opção no seu caso,  saiba que é possível chegar de trem ou de ônibus. Existem ainda passeios de um dia saindo de Paris oferecidos por agências de turismo, os conhecidos “bate e volta”.

Pra quem desejar ir de trem ou de ônibus aqui no site de turismo de Etretat tem os links das empresas de ônibus e informações sobre as linhas de trem que fazem o trajeto até lá.

Se a intenção for fazer o mesmo e alugar um carro, por favor use o link abaixo da nossa parceira RENT CARS. Por lá você já descobre qual locadora oferece o melhor preço e o site é todo em português. Fechando com eles pelo link do BANNER aqui em baixo você ainda contribui para o crescimento do blog sem ter nenhum ônus. Olha só que legal?!

Dicas para alugar carro barato

ONDE FICAR EM ETRETAT, cidade linda na França – Dicas de hotéis e localização

Eu fiquei em Le Havre no hotel Mercure Le Havre Centre Bassin Du CommerceO motivo principal foi o interesse em me hospedar num hotel da categoria Mercury.

Le HavrePra mim o diferencial foi poder pagar as diárias com pontos que eu havia juntado no programa de fidelidade da Rede de hotéis da ACCOR.

Me empolguei com a localização do hotel. De frente para minha janela tinha um canal e uma ponte construída por algum arquiteto famoso. A Bruna ficou em outro hotel da Rede ACCOR, o Ibis Le Havre Centre porque o preço era mais econômico e a localização parecida. Nos dois casos a hospedagem que escolhemos valeu super a pena!

De todos os lugares que nos hospedamos na França, as hospedagens de Le Havre foram as únicas dignas o suficiente para merecer recomendação. A cama era uma delícia, o quarto espaçoso, tinha aquelas máquinas de fazer café em capsula e pra melhorar a recepcionista do Mercure era brasileira.

Como eu já estava de saco cheio dos franceses depois de Paris e da viagem até a Normandia, achar uma atendente que falava português foi a glória!

Se está pensando em seguir as dicas do blog de onde ficar em Etretat ou se essas informações foram úteis de alguma forma, por favor salve isso nos seus favoritos e use os links do post pra reservar pelo Booking.  Fazendo isso, você também contribui para o crescimento do blog e nos motiva a continuar escrevendo. Fora que fazendo esse favor, o seu custo não aumenta em nada.

Outras opções de hotéis em Le Havre

Outras opções de hotéis em Etretat

ONDE COMER EM ETRETAT

Lugar onde comer é o que não falta no centro da cidade e na orla da praia. Não exploramos muito os restaurantes por lá porque o foco maior do dia era andar pelas falésias e talvez fazer um piquenique no fim da tarde. Mas como nem sempre os planos dão certo, arrumamos um confusão danada com horários e não rolou piquenique coisa nenhuma.

Onde comer em EtretatAcabamos escolhendo um restaurante sem muito critério, no susto mesmo, porque era o que estava mais fácil. O garçom pra variar não fazia muita questão de explicar nada. Em nossa viagem a França isso acabou sendo uma tendência em todos os restaurantes que escolhemos.

Eu e Bruna nos enrolamos pra fazer o pedido.  Resultado foi que pedimos uma almondega gigante achando que viria um filé. Sorte mais uma vez teve a Carol, que pediu uma pizza e recebeu um trem feito com massa folheada. Coisa de louco, nunca tinha comido uma pizza boa igual essa!!

Enfim, não tenho muita dica pra dar sobre onde comer em Etretat. Acho que vale a pena rodar ali no centro ou na orla mesmo e escolher qualquer restaurante usando o critério da aparência e preços do menu. Porque a impressão que tive é que o atendimento será mais ou menos a mesma coisa.

ESTACIONAMENTO – Onde deixar o carro em Etretat

No centro da cidade existe estacionamento pago disponível bem próximo a praia. No entanto, pode ser difícil achar uma vaga pra estacionar o carro nestes estacionamentos dependendo da época. No dia que chegamos estava tendo uma corrida por lá, algum evento esportivo, por isso a cidade estava cheia.

Demos voltas e voltas na cidade a procura de um lugar para estacionar que fosse 0800. Por fim achamos mais fácil deixar o carro na entrada da cidade do que descobrir como funcionava a máquina do estacionamento. Como não tinha nenhuma placa que indicasse que era proibido estacionar na entrada e a cidade era bem pequena achei que essa foi a melhor solução pra gente.

Dicas sobre o que ver e o que fazer em Etretat 

Entre os brasileiros, Etretat pode não ser um destino tão conhecido, mas na França e na Europa é uma cidade turística bem procurada. Por isso, se estiver planejando uma viagem no verão, ou para um fim de semana qualquer se programe com alguma antecedência.

As opções de entretenimento são razoáveis considerando o tamanho da cidade.  São trilhas pra fazer Hiking, praia para curtir o sol, calçadão na orla da praia para caminhar. Restaurantes infinitos para escolher, lojinhas por todos os lados e uma arquitetura fofa digna de vários registros.

Segue abaixo link para download de um guia turístico de Etretat em inglês que encontramos antes. O guia é gratuitamente oferecido pelo centro de turismo de Etretat e possui muita informação útil. Inclusive nele você vai encontrar mapas da cidade e relação de restaurantes e hotéis que as vezes podem não estar disponíveis pelo booking.

Confira ainda nosso post com cinco ideias sobre o que fazer em Etretat:

Resumo da ópera eu amei esse lugar. Amei as falésias! Amei o verde e todas as paisagens deslumbrantes que encontrei por lá. #Partiu cidade linda na França ?!! Confere só o vídeo que gravamos lá!! Aproveita e se inscreva no nosso canal do Youtube AQUI.



Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!Organize sua viagem pelo Viaje na Web

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

One thought on “Etretat – Dicas sobre uma cidade linda na França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *