Guia completo para curtir o Carnaval de Belo Horizonte em 2020

Guia completo sobre o Carnaval de Belo Horizonte

Já foi o tempo em que o Carnaval de Belo Horizonte não era grandes coisas. De uns anos pra cá, BH entrou definitivamente na lista de destinos interessantes para passar o carnaval no Brasil. E sendo eu, uma orgulhosa moradora da capital mineira, não poderia deixar de publicar no blog todas a dicas para o carnaval em Belo Horizonte.

Aqui você vai encontrar um guia completo para curtir o carnaval 2020.  Vou te ajudar a decidir em quais blocos ir, como ir, te indicar as melhores festas fechadas, onde ficar em Belo Horizonte para aproveitar o carnaval e muito mais. Bora lá?!

Pra começar esqueça essa história que o carnaval bom só acontece nas cidades do Nordeste do país, se pensa assim, sinto lhe informar mas você está redondamente enganado. O carnaval de Belo Horizonte hoje já está entre os três maiores do país e é garantia de muita diversão. É uma escolha perfeita para quem busca uma experiência diferente da tradicional rota carnavalesca das cidades nordestinas do país ou do Rio de Janeiro e São Paulo. Além de conhecer um belo e novo horizonte, o folião participará de comemorações divertidíssimas e alegres na capital mineira.

Como surgiu o carnaval de Belo Horizonte

A primeira informação que precisamos saber sobre o carnaval de Belo Horizonte: ele é politizado.

O primeiro carnaval de BH foi em 1897, antes mesmo da inauguração da cidade, e foi uma festa bem popular até os anos 90. A partir daí caiu no ostracismo, as pessoas preferiam viajar para outros lugares do que ficar na cidade.

Acontece que em 2009 Belo Horizonte acompanhou o renascimento do seu carnaval com a criação de pequenos blocos de rua. O prefeito da época, Márcio Lacerda impôs várias restrições a festa, o que gerou muita revolta.  Assim nasceu o bloco Praia da Estação, com críticas bem criativas e animadas às proibições. E aí vários outros blocos foram surgindo a cada ano levantando bandeiras da diversidade a apropriação do espaço público.

O movimento que começou em forma de protesto foi ganhando força a cada ano e hoje Belo Horizonte tem um dos melhores carnavais do Brasil. E o mais interessante do nosso carnaval é o tom político e a diversidade das tribos. Temos blocos com as tradicionais marchinhas de carnaval, mas também existem blocos de rock, pop, axé, sertanejo, LGBT, jazz e muito mais.

E ainda que a festa tenha tomado proporções gigantescas nos dias de hoje a maioria dos blocos faz questão de lembrar que o nosso carnaval é democrático, cheio de diversidade e muito respeito. Saber disso é essencial.

Onde ficar em Belo Horizonte no Carnaval 2020

Opte pela região centro sul e leste, que é onde fica concentrada a maioria dos blocos. Ficando bem localizado é possível ir a é pé de um bloquinho para o outro, o Uber sai mais barato e dá pra curtir com mais conforto.

Algumas ótimas recomendações de hotéis para essa época localizados na região mencionada são: Ibis BH Savassi; o Trip by Wyndham Savassi; Holiday Inn Savassi e o San Diego Convention Lourdes.

Se por ventura decidir ficar em bairros como Pampulha, Nova Lima ou Belvedere dá uma analisada antes de onde saem os blocos que pretende seguir pra ver se realmente a diferença de preço vale a pena.

Temos um post completinho sobre onde ficar em Belo Horizonte. Dá uma olhadinha lá e corre para reservar a sua hospedagem usando os link do blog, por gentileza!!

Como é o Carnaval de Belo Horizonte?

A cada ano, o carnaval na cidade ganha mais força e atrai mais pessoas. De acordo com dados oficiais da prefeitura, Belo Horizonte reuniu 4,3 milhões de pessoas entre 16 de fevereiro e 10 de março de 2019.

Mas mesmo com esse tanto de gente o Carnaval em Belo Horizonte é animado, divertido, colorido e democrático. As ruas da cidade ficam lotadas de foliões, um verdadeiro apocalipse zumbi gliterizado. Eu amo essa alegria e energia que toma conta da cidade durante os dias de folia.

O carnaval em BH é pra todos. Tem de tudo e o que eu mais amo nessa festa é essa diversidade e o respeito que rola na maior parte do tempo. Não é não e não tem lugar para briga boba, é tempo de ser feliz. Tem homossexual, hétero, branco, negro, rico, pobre e todo mundo busca o seu lugar ao sol, ou melhor, no bloco.

Lembrando que o Carnaval em Belo Horizonte é dia dia. Aqui os bloquinhos saem pela manhã e vão até fim de tarde. Se procura Carnaval em BH a noite, vai ter que ir em uma das várias festas fechadas que rolam no período. A noite a cidade fica estranha e não é recomendável andar em alguns lugares desprevenido. Já escutei relatos de assaltos, assédio e etc. Melhor ficar esperto e evitar dar bobeira de purpurina sozinho no escuro.

Com organização, dá para participar de todas as programações do Carnaval em Belo Horizonte. E se a ressaca permitir, ainda dá tempo para conhecer melhor a cidade, que vamos combinar, é realmente um belo horizonte.

Blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte

Segundo estimativas da Prefeitura, o número de foliões aumenta cerca de 20% de um ano para o outro. E não é por menos esse sucesso de público. O carnaval de BH é realmente muito divertido. São diversos blocos que desfilam durante a folia e vamos falar de alguns abaixo. Vale a pena dar uma conferida no site oficial do carnaval em BH para confirmar horários e ter outras informações e principalmente para ver a lista atualizada dos blocos.

Não dá pra falar de todos os bloquinhos de saem nas ruas de Belo Horizonte durante o carnaval, porque a cada ano surgem novos blocos. Então vou dar uma pincelada nos mais tradicionais e conhecidos de cada dia. Mas não se prenda a isso ok?! É muito legal descobrir os bloquinhos novos. 

Os blocos do carnaval de Belo Horizonte que já são os mais tradicionais e famosinhos são:

  • Sábado: Então, Brilha; Praia da estação; Quando come se Lambuza; Volta Belchior. Bloco du seu pais e as filhas de Gaby e Bloco Faraó.
  • Domingo: Alô Abacaxi, Beiço do Wando; Unidos do Samba Queixinho.
  • Segunda: Baianas Ozadas; Unidos do Barro Preto, Havayanas Usadas; Funk You; Garotas Solteiras,.
  • Terça: Juventude Bronzeada; Monobloco, Magnólia, Baianeros.

Então, Brilha

O bloco mais famoso, brilhoso e lotado do carnaval de Belo Horizonte.

Mesmo começando 7 h da manhã, o Então Brilha fica mais cheio a cada ano. Pegue leve na folia de sexta feira, programe o despertador e dê o start no sábado de Carnaval com esse bloco.

Quando come de lambuza

Eu amo esse bloco. Nos últimos anos ele desfilou na parte da tarde na avenida Afonso Pena.  

A banda é ótima, animada e tem todo o tipo de música: axé, funk, sertanejo, pop, samba, mpb. 

Beiço do Wando

Glitter, animação e muita música breeeega. Daquelas que a gente ama cantar em voz alta: Wando, Fábio Júnior, Sidnei Magal, Raça Negra e tudo quanto é sofrência romântica e mais.

Divertidíssimo 🙂

Alô Abacaxi

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, a energia da Tropicália embala esse bloco. Muita animação na manhã de domingo.

Esse bloco em particular é bem politizado, gritos sobre a política atual são comuns e também alguns breves discursos. Se você não faz o tipo, escolha outro.

Praia da estação

O bloco da praia começa aonde o Então, Brilha termina. Quem não conseguir acordar cedo no sábado, pode começar a folia aqui.

Baianas Ozadas

Um pouquinho da Bahia na nossa Belo Horizonte. Pra quem curte axé das antigas esse é o bloco. Porém fique ciente que ele costuma ser bem cheio.

Garotas Solteiras

Esse é pra quem gosta das divas do pop. Beyoncé, Lady Gaga e tudo quanto é parecido. Eu AMEI!

As festas fechadas no Carnaval de Belo Horizonte

Como eu disse acima o Carnaval de BH é durante o dia. Se a noite você ainda encontrar forças para continuar na folia o ideal é curtir as festas fechadas.

Carnaval do Mirante 2020

O Carnaval do Mirante é uma excelente opção. Para o carnaval BH 2020 algumas das atrações confirmadas são: Wesley Safadão, Baile do Dennis, Ferrugem, Banda Eva e muito mais.

A folia acontece no Mirante Beagá, na Rua Gabriela de Melo s/n – Olhos D’agua. Para adquirir ingressos basta acessar esse link do Sympla.

We Love Carnaval 2020

Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Matheus e Kauan, Claudia Leitte, Alok e Thiaguinho são algumas das atrações já confirmadas.

A festa acontece no bairro Buritis e para adquirar ingressos é só clicar aqui.

CarnaLove BH 2020

Entre os dias 21 a 25 de fevereiro a Serraria Souza Pinto recebe o CarnaLove BH 2020.

Algumas das atrações confirmadas são: Lexa, Zaac, Mc Kekel, L da Vinte, Diego & Victor Hugo, Jeito Moleque e Buchecha. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Dicas para curtir o carnaval em BH

Carnaval é festa e alegria, mas pode virar uma enorme dor de cabeça. Portanto aqui vão algumas dicas para aproveitar ao máximo a folia sem perrengue.

  1. Repito! Carnaval de Belo Horizonte é de dia. Isso envolve tomar muito sol (ou chuva)! Portanto pode caprichar no protetor solar e lembrar de se hidratar com ÁGUA entre um corote e outro.
  2. A melhor maneira de se locomover durante o carnaval é de Uber e outros aplicativos de mobilidade urbana ou até mesmo a pé. Por isso vale a pena escolher a hospedagem de acordo com os blocos que pretende ir..
  3. Use roupas e sapatos confortáveis pelo bem dos seus pés. Sair de salto em carnaval de rua é o cúmulo da falta de senso crítico.
  4. Evite os blocos mais famosos para fugir de multidões. Alguns ainda estão praticáveis, mas outros quase nem dá para escutar a música. E se você faz questão de conhecer algum deles, chegue cedo da concentração. Assim dá pra curtir bem a vibe do bloco antes da multidão ficar impraticável.
  5. Aproveite o momento pra usar a imaginação e tirar de cima do guarda roupa todo tipo de bugiganga pra servir de fantasia de carnaval. Vire Madona, baiana, arco íris, Fred Mercury, uma fruta qualquer ou até o sol que ilumina nossos dias. A graça é se jogar na rua com um traje diferente. Aqui nesse link vocês podem encontrar outras ideias de fantasia de carnaval para servir de inspiração.
  6. Tente conhecer alguns blocos novos. Eles costumam ser ótimos, nem cheios demais, nem muito vazios. São os melhores para curtir em turma.
  7. EVITE CIRCULAR ANDANDO A NOITE. Toda a magia e alegria que toma conta da cidade durante o dia, muda RADICALMENTE a noite. A noite não tem bloco. Se quer foliar escolhar uma das festas fechadas.
  8. Leve um pouco de dinheiro trocado com você, principalmente se for mulher. Na hora que a vontade de ir ao banheiro apertar, um realzinho no bolso pode ajudar muito.
  9. E o mais importante, RESPEITE TODO MUNDO.  O carnaval de BH é para todas as tribos!

A minha experiência com o carnaval de BH

O carnaval de BH foi o meu primeiro carnaval da vida. Inacreditavelmente eu fui gostar da folia no auge dos meus 28 anos. Foram dois anos consecutivos curtindo a folia mineira e digo com propriedade que é demais. Ele não está se tornando conhecido como um dos melhores do Brasil a toa.

Eu fui nos blocos mais tradicionais e conhecidos e fui no carnaval do Mirante. Sem dúvida nenhuma os bloquinhos de rua são muito mais divertidos e autênticos. As festas fechadas, apesar de terem uma outra proposta, também são excelente e no geral bem organizadas.

A maioria das dicas que consegui imaginar estão no tópico acima. Porém gostaria de enfatizar mais uma coisinha: lembrem que não é não e respeito é fundamental. Eu não sou especialista (ainda) em Carnaval pelo Brasil, então não sei como funciona em outras cidades. Mas aqui em BH isso tem sido bastante sério.

Evite ser muito insistente, pegar as pessoas pelo braço e cometer qualquer outro ato de desrespeito. Claro que devemos ter essa conduta todos os dias do ano, mas só quero deixar bem claro que esses atos não são tolerados por aqui.

A galera intervem mesmo. Eu já vi vários casos, já inclusive tentaram me ajudar perguntando se o carinha estava me incomodando. E presenciamos uma pequena discussão de casal em que a galera toda em volta ficou em alerta quando o rapaz alterou o tom de voz.

Então anote ai: ESTAMOS DE OLHO. Divirta-se, mas lembre-se que respeito é fundamental.

O Carnaval de BH em 2020 promete! Mas esse ano vou experimentar a folia em outro destino. Quer saber qual?! Então siga o @viajenaweb pelo Instagram, aproveita e ativa as notificações pra não perder nada. Prometo boas risadas pra alegrar o seu dia!

Outras Dicas de Belo Horizonte já publicadas no blog:

Hofbrauhaus: cervejaria alemã na capital mineira
10 motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar
Turismo no Mercado Central de Belo Horizonte

Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!Organize sua viagem pelo Viaje na Web

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *