Hofbrauhaus em Belo Horizonte: cervejaria alemã na capital mineira

Hofbräuhaus Belo Horizonte - Cervejaria Alema em BH

Quem conhece Belo Horizonte sabe que a nossa cidade é conhecida pela quantidade enormes de barzinhos. Provavelmente temos mais butecos e barzinhos do que habitante por aqui. Diria que tomar cerveja é quase que uma atração turística Belo Horizontina. Mas poucos lugares oferecem uma experiência tão autêntica e bacana como a Hofbrauhaus em Belo Horizonte.

Se você entende um pouquinho de cerveja, com certeza já ouviu falar das cervejas alemãs. A Oktoberfest que acontece todos os anos em Munique é um dos eventos mais famosos do mundo, e não é a toa. A cerveja alemã tem uma história de séculos e uma fama de qualidade.

Sou bem suspeita pra falar da Hofbrauhaus, porque desde que mudei pra BH no ano passado devo ter ido lá pelo menos uma vez por mês. De modo que poderia facilmente trabalhar lá, o que não seria má ideia se rolasse um descontinho na cerveja. Mas voltando a realidade: o que a Hofbrauhaus tem de especial?

São várias coisas que fazem da HB um local imperdível pra quem mora ou visita Belo Horizonte. Vou falar de cada um deles mais especificamente, mas para resumir: boa cerveja, culinária típica, ambiente agradável e principalmente a experiência que o local proporciona. Não entendeu né?! Vem comigo porque vou te mostrar porque visitar a Hofbrauhaus em Belo Horizonte é sucesso.

Tudo sobre a cervejaria Hofbrauhaus em Belo Horizonte

A Hofbrauhaus ou HB para os íntimos é a cerveja mais popular e conhecida de Munique na Alemanha. Nada melhor do que começar com um pouquinho da história da cerveja.

Foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera apenas para consumo da realeza. Apenas muito tempo depois de sua fundação, em 1828, a cervejaria foi aberta para o público, deixando de ser um privilégio da corte. O abençoado que tomou essa decisão foi o rei Luis I, cujo casamento originou a famosa Oktoberfest. Além disso, ele também ordenou a redução do preço da cerveja, para que a mesma fosse acessível a todas as pessoas. Não se fazem mais políticos como o Luis né?😁

A título de curiosidade, em 1920 foi foi realizado na Hofbrauhaus o primeiro grande evento político do partido dos trabalhadores alemães. E ninguém menos que Hitler fez um discurso apresentando o que seriam as diretrizes futuras do partido nazista. Durante a segunda guerra mundial a cervejaria foi destruída, sendo reconstruída em 1958.

Como surgiu a Hofbrauhaus em Belo Horizonte

A história da Hofbrauhaus em Belo Horizonte não é tão antiga mas também é super interessante. Para começar saibam que a unidade de BH é a primeira e única da América Latina. São Paulo e Rio, podem se morder de inveja viu?! 

A história da HB em BH começou com a vontade de um dos sócios de trazer para a cidade uma cerveja que realmente despertasse prazer em quem tomasse. 

Bruno Vinhas, um dos sócios do empreendimento, conta que quando foi na Oktoberfest em Munique ficou impressionado com a estrutura e a história da cervejaria. Por volta de 2007 ele teve a ideia de trazer o empreendimento para o Brasil. Mas não foi nada fácil.

No início ele começou a ligar pra lá, mas como não tinha nem o nome dos responsáveis nem os contatos, ele acabava ligando para o  restaurante. Depois de muita insistência conseguiu enfim o contato certo. Primeira dica minha gente, insistência e um pouquinho de cara de pau são a chave do sucesso. 🙂

O negócio começou a tomar forma mesmo quando Bruno estava em um mochilão pela Europa e recebeu um e-mail para marcar uma reunião. Ele conta que comprou uma blusa social, uma pasta de couro a qual encheu de papel, e levou um amigo pra dar aquele apoio moral (quem nunca?!). 

Pensa que acabou?! Não! As negociações continuaram e o contrato só foi assinado amigáveis seis anos depois. Hoje os sócios são proprietários da master franquia da Hofbrauhaus no Brasil, o que significa que tudo que envolva a marca por aqui deverá passar por eles.

 

A abertura da Hofbrauhaus em Belo Horizonte

A abertura da casa foi algo muito esperado pelos belo horizontinos, tanto que em novembro 2015 quando abriram as portas as pessoas aguardaram por horas na fila de espera.

Apesar do sucesso da inauguração a casa teve que fechar logo após a abertura, depois funcionou por aproximadamente duas semanas com a capacidade reduzida e ainda precisou passar por uma reforma. E sabem por que? Porque faltou cerveja! Sabe aquela história que o povo de BH bebe demais?! Então, aparentemente é verdade.

De acordo com Henrique Rocha, um dos sócios da HB, foi feita uma análise de mercado na época, mas a estimativa de consumo por pessoa foi insuficiente para atender a demanda.

Sendo assim eles precisaram encomendar mais tanques de fermentação, aperfeiçoaram o processo de fabricação e assim conseguiram reduzir o tempo de produção da bebida que era de aproximadamente 40 dias para 25 dias. E claro, sem perder a qualidade, já que a cerveja precisa ser a mais fiel possível a matriz.

Todo o processo de produção da Hofbrauhaus em Belo Horizonte segue  a Lei da Pureza Alemã. Além de todo o equipamento importado, o local possui seu próprio sistema de tratamento de água, para garantir que a cerveja fique com as mesmas características da consumida em Munique.

Cardápio da cervejaria Hofbrauhaus BH

O cardápio da Hofbrauhaus em Belo Horizonte agrada a todos, com comidas típicas alemãs e também petiscos que são a cara do Brasil. 

Mas o carro chefe mesmo é a cerveja. A casa trabalha com quatro opções: Lager, Dunkel, Weizen e a sazonal. Todos os meses a Hofbrauhaus produz mil litros de uma cerveja especial, que é a sazonal. Resumindo, cada mês tem uma cervejinha nova no cardápio.

Todas são maravilhosas, servidas na temperatura perfeita para saborear a bebida em um copo apropriado.

Sugestão da blogueira aqui: de entrada o delicioso croquete de costela, e para provar a autêntica salsicha alemã peça o Wurstplatte que é um misto de salsichas com purê de batata, chucrute (delicioso) servido com molho de cerveja Dunkel e mostarda.

É disso que tô falando minha gente. Croquete de costelinha com linguiça típica alemã!?
Balcão da Hofbräuhaus Belo Horizonte

Eventos da Hofbrauhaus em Belo Horizonte

Agora vamos falar mais um pouquinho do porque a HB é tão especial. Além do cardápio e das cervejas maravilhosas a casa nos proporciona uma experiência bem autêntica.

Não é um bar onde simplesmente você chega toma sua cerveja e só. Não senhor! Na HB você brinda ao estilo Oktoberfest, tem a oportunidade de interagir de uma maneira muito bacana com outras pessoas, seja nas mesas compartilhadas, seja nos desafios e brincadeiras que rolam na casa.

Todos os dias por volta das 20 h e 30 min rola o brinde. Nesse momento todos são convidados a subirem em cima das cadeiras, levantarem os seus copos e brindar ao som de uma autêntica música da Bavaria, a Ein Prosit Der Gemütlichkeit.

Também rola um desafio que consiste em segurar o copo de 1L da HB cheio de água com o braço esticado. Quem aguentar mais tempo ganha 1 litro de cerveja. Tem a rodada masculina e feminina. Eu já tentei duas vezes e meu objetivo é ganhar na próxima, já vou começar a treinar aqui em casa ;).

Keg Tapping

O Keg Tapping é o melhor dia para você conhecer a Hofbrauhaus em Belo Horizonte. É a cerimônia de lançamento da cerveja sazonal do mês e ocorre sempre na primeira terça feira do mês.

Como eu mencionei acima, todos os meses a HB produz mil litros de uma cerveja especial, a sazonal, e ela só é servida depois da cerimônia oficial, o Keg Tapping.

Eu já fui em quatro e garanto que vale a pena. O evento é divertido, animado e rola uma interação bastante agradável.

Experiência gastrô

Além do Keg Tapping a Hofbrauhaus em Belo Horizonte tem alguns outros eventos interessantes.

A Experiência Gastrô acontece sempre na segunda quinta feira do mês com um chef convidado. Neste evento as vagas são limitadas, e a promessa é que os clientes experimentarão um cardápio colaborativo, personalizado e criado exclusivamente para a noite. Ainda não conferi, mas espero participar muito em breve.

Visita guiada na cervejaria Hofbrauhaus BH

Para os entendedores e apaixonados pela cerveja, a casa ainda oferece a visita guiada na cervejaria . Durante o tour na Hofbrauhaus o visitante pode conhecer um pouco mais da história da casa, os insumos utilizados e ver de perto a produção. Ainda rola uma degustação das cervejas e petiscos. O valor da visita é R$60,00 e ela ocorre a cada 15 dias. Para participar é só adquirir o seu ingresso aqui.

Aos sábados rola o Sunset, com música ao vivo, ótimo pra ir com os amigos e provar também os deliciosos drinks. E agora também aos finais de semana tem o GrillFest, com uma seleção especial de carnes e um cardápio variado de pratos grelhados. Perfeito para aquele almoço em família.

A nossa experiência com a HB em Belo Horizonte

Já disse que sou bem suspeita para falar da HB. É sem dúvida um dos meus lugares favoritos em Belo Horizonte. O ambiente é lindo, agradável e os funcionários são educados e prestativos. A comida é deliciosa e a cerveja então dispensa comentários. 

Mas existem outros milhões de lugares em BH que oferecem boa comida e bebida. O que me encanta de verdade na HB é a experiência que tenho toda vez que eu vou. 

É o ambiente bem decorado, a cerveja naquele copo típico, a hora divertida do brinde, a interação com as brincadeiras e desafios. A oportunidade de vivenciar tradições alemãs, conhecer mais da cerveja, da história e da cultura da região da Bavária.

Quando estava escrevendo esse artigo entrei no site deles para colocar aqui e vi que uma das propostas do estabelecimento é justamente a Experiência Alemã. Proposta alcançada com sucesso!

Outro ponto positivo são os sócios Bruno Vinhas e Henrique Rocha que esbanjam simpatia com os clientes, sempre dispostos a conversar sobre o lugar e preocupados com nossa satisfação.

E para finalizar convido todos vocês que moram em Belo Horizonte ou que por acaso venham passear por aqui que conheçam a cervejaria. Aproveita e conta pra gente depois o que achou!

E para a Hofbrauhaus em Belo Horizonte, desejamos só sucesso e prosperidade. Afinal, preciso de um lugar feliz pra beber cerveja sempre que der vontade. A meta agora é conhecer a de Munique!

Informações úteis sobre a cervejaria Hofbrauhaus em Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça a quinta das 18 h as 00h; sexta de 12 h as 14h e 30 e das 18 h as 00h; sábado de 12 h as 00 h e domingo de 12 h as 17 h.

Endereço: Av do Contorno 7613, Lourdes.

O estabelecimento aceita reservas, que podem ser feitas diretamente pelo site oficial.

Veja outras dicas de Belo Horizonte e Minas Gerais já publicadas no blog.




Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

Inspire-se! Não pire!
Vem viajar com a gente em tempo real no instagram!
The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *