Mostar na Bósnia

Mostar na Bósnia e Herzegovina: a cidade da Stari Most

Hoje vou dar uma super dica pra vocês que procuram um passeio bate e volta saindo de Dubrovnik. Quando visitei a cidade separei três dias pra ficar por lá, e no último resolvi conhecer algo fora da cidade. Entre as opções estavam algumas ilhas próximas e países vizinhos. Não foi fácil escolher, mas como só tinha um dia escolhi visitar Mostar na Bósnia e Herzegovina.

 

Usei a seguinte estratégia para a escolha: durante a minha viagem eu já iria conhecer algumas ilhas, então já teria um pouco do cenário de praia. Dentre os passeios em países vizinhos fiquei tentada em conhecer Montenegro, mas achei que seria semelhante ao cenário de Dubrovnik.

 

E foi ai que eu vi uma foto de uma cidadezinha de pedra, com uma ponte sobre um rio verde e me convenci que precisava conhecer aquele lugar. E foi assim que escolhi Mostar na Bósnia e Herzegovina. E que escolha acertada que eu fiz.

 

Documentos obrigatórios, seguro viagem e internet.

Para viajar até a Bónia e Herzegovina não é necessário visto para os brasileiros, mas é obrigatório ter um passaporte válido.

 

Você sabia que para entrar na Europa é obrigatório ter um seguro viagem?! Pois é. Mas além disso, viajar com um seguro garante tranquilidade e a certeza que se acontecer algum imprevisto você estará coberto.

 

Nós usamos a Seguros Promo, que funciona como um buscador de seguros. Você pode filtrar sua pesquisa por valor, cobertura ou melhor custo benefício. E o melhor, leitor do blog tem até 10% com o cupom VIAJENAWEB5.

 

E por fim, nos dias de hoje não dá pra viajar sem internet no celular. Eu sempre compro meu chip aqui no Brasil, recebo na minha casa e já chego conectada no destino. Faça sua cotação na Easysim4U ou na Viaje Conectado.

Mostar na Bósnia e Herzegovina- um passeio bate e volta saindo de Dubrovnik

Mostar é uma cidade localizada na Bósnia e Herzegovina. E ai vai minha primeira dica, não chame o país apenas por Bósnia. O nome do país faz referencia as regiões geográficas, Bósnia ao Norte, Herzegovina ao sul, e é na Herzegovina onde fica Mostar.

 

Eu fiz um passeio bate e volta saindo de Dubrovnik. Saímos da cidade bem cedinho e tivemos duas paradas antes de Mostar. Uma no parque Kravice, e outra na cidade de Pocitelj. É um passeio de um dia inteiro, logo bastante cansativo. E ai meu caro, vai a minha segunda dica: vá com tempo!

 

Os lugares são apaixonantes, a histórica riquíssima e foi um crime ter que ver tudo correndo. Mas como não dá pra abraçar o mundo em uma só viagem, valeu a pena. Mas com certeza ainda voltarei a Bósnia e Herzegovina.

 

RESERVE O SEU HOTEL EM MOSTAR COM O MELHOR PREÇO AQUI

A cidade de Mostar e a ponte Stari Most

Mostar na Bósnia e Herzegovina é uma das cidades mais bonitas do país. Antes de visitá-la nunca tinha ouvido falar, mas já a conhecia por fotos sem saber. Já tinha visto a Stari Most ou Old Bridge em algumas fotos, mas não fazia ideia aonde ficava.

 

A Stari Most é a ponte símbolo da cidade, que fica sobre o rio Neretva. Foi construída pelos otomanos no século XVI e foi tragicamente destruída pelos bombardeios da guerra da Bósnia em 1993. Foi reconstruída em 2004, tornando-se patrimônio Mundial da Unesco.

 

A ponte é para os habitantes de Mostar um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, que têm tido uma relação conturbada ao longo dos anos. E para nós turistas é uma paisagem digna de fundo de tela do Windows.

O passeio - Valores, duração, locais que visitamos

O passeio para Mostar na Bósnia e Herzegovina que fizemos saiu de Dubrovnik. Mas o país merece pelo menos três dias do seu roteiro, mas entendo que cada um sabe o que faz com os seus dias de férias. Se não tiver tempo como eu, vá na correria mesmo.

 

Nosso passeio tinha duas paradas: as cataratas de Kravice (tenho um post sobre elas aqui) e Pocitelj.

 

Conhecida como “cidade de pedra”, Pocitelj possui um dos conjuntos arquitetônicos mais atraentes do país. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Foi construída por volta de 1383, e impressiona com suas construções que misturam estilo medieval e otomano.

 

Nosso passeio custou cerca de 60 euros e foi um bate e volta saindo de Dubrovnik bem cedinho. Dura o dia inteiro e retornamos só ao final do dia.  O cronograma é bem corrido e as paradas são rápidas. Voltei com a sensação que faltou tempo para ver tudo. Mas como Mostar na Bósnia e Herzegovina não estava no roteiro inicial da minha viagem, valeu a pena.

O que fazer em Mostar

Sem dúvida nenhuma o melhor programa para se fazer em Mostar é andar pela cidade e admirar a sua beleza, as inúmeras lojinhas que vendem souvenir da época da guerra, e sentar-se próximo ao rio para um momento contemplação da Stari Most. Se bobear ainda verá alguém pulando da ponte.

 

E por falar em pular da ponte, existe uma tradição de saltos de lá. Dizem que no início o saltos eram para impressionar as meninas, mas os anos foram passando e hoje existe até campeonato de salto, local e internacional.

 

Se você for corajoso o suficiente, existe a possibilidade de fazer um mini curso com os locais para saltar. Mas não aconselho essa loucura, são 25 m de altura e é sim perigoso. Existem outros lugares para pular no rio de alturas mais convidativas.

 

A cidade tem algumas mesquitas interessantes. Eu não tive tempo de entrar em nenhuma, mas acredito que a Koski Mosque vale a visita. Ela tem um mirante de onde é possível contemplar toda a cidade.

 

A cidade é muito charmosa e a cada parada temos uma aula de história.  É impossível não se emocionar e refletir sobre a vida visitando Mostar na Bósnia e Herzegovina.

A guerra da Bósnia

Eu tinha algum conhecimento sobre a guerra, que foi o confronto mais violento da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Em pouco mais de três anos, entre 1992 e 1995, a guerra da Bósnia deixou mais de 200 mil mortos e 1,8 milhões de refugiados.

 

Não vou elencar aqui a história da guerra pois isso é assunto para um post inteiro. Não é fácil explicar em poucas palavras a confusão que foi o motivo dessa guerra. Mas quem tiver curiosidade vou deixar o link do post da Luiza do 360 Meridianos, que foi o artigo mais sensato que li sobre o assunto.

 

Andando pela cidade e conversando com os habitantes é que temos uma noção, mesmo que mínima do que foi a guerra. Ainda dá pra ver casas destruídas por bombardeios, as marcas de bala nas paredes, as praças no meio da cidade que viraram cemitérios pois não tinha mais espaço para enterrar os mortos.

 

Muitos dos donos das lojinhas de artesanato são veteranos de guerra e às vezes trazem no corpo as lembranças das minas. A placa próxima a ponte traz um aviso claro, “Don’t forget 93″ela pede.

 

Eu nunca irei esquecer da sensação que tive ao visitar essa cidade, e espero que um dia quem sabe, o mundo também não se esqueça e aprenda que nada justifica os horrores causados pela guerra.

 

Dicas importantes sobre Mostar

Lembra que eu disse que a ponte Stari Most foi reconstruída em 2004 certo? Não sei se é a idade relativamente jovem da ponte, ou o tipo de pedra que ele é feita, mas o que posso dizer é que escorrega, e muito.

 

Então tome muito cuidado ao andar por ela, principalmente pessoas de idade. Eu estava usando um all star, mas parecia um patins do tanto que deslizava.

 

Os souvenirs mais comuns da cidade são aqueles relacionados a guerra. Chaveiros de bala, miniaturas de todo o tipo de armamento bélico, até algumas relíquias você vai encontrar. Só tome o cuidado de colocar suas lembrancinhas na mala despachada. Um colega desavisado levou a lembrancinha dele em forma bala de revolver na mochila e foi parado pela segurança no aeroporto de Dubai. Até explicar que o objeto foi comprado como uma lembrança da guerra da Bósnia deu uma certa dor de cabeça.

 

Outra coisa que acho importante ao visitar Mostar na Bósnia e Herzegovina é contratar um guia. O lugar como já disse tem uma história interessantíssima e escutar isso de alguém com conhecimento de causa faz toda a diferença.

 

E a dica mais importante sobre Mostar é: não deixe de conhecer essa cidade.

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!