O que fazer em Cusco – Fortaleza de Sacsayhuaman

Cusco é uma cidade Peruana localizada no sudoeste do Vale Sagrados dos Incas, situada a 3.400 m acima do nível do mar. Parada obrigatória para todos aqueles que visitam Machu Picchu. Cheia de atrativos, se está procurando o que fazer em cusco, conheça a Fortaleza de Sacsayhuaman.

A Fortaleza de Sacsayhuaman

Pedras gigantes com um encaixe perfeito.

A primeira vista pode parecer complicado pronunciar esse nome, mas é mais ou menos como se diz “sexy woman” em inglês haha.

Sacsayhuaman é um sítio arquelógico localizado em Cusco. Construída entre os séculos  XIV e XV é um exemplo de toda a força militar inca. O conjunto é formado por três grandes muralhas de pedras gigantes e perfeitamente encaixadas, característica da arquitetura dos incas.

Como chegar a Fortaleza de Sacsayhuaman

Para chegar a Sacsayhuaman você pode contratar qualquer city tour em Cusco, pegar um táxi ou até mesmo ir a pé. São 30 minutos de caminhada da Praça das Armas até o sítio arqueológico. A subida é íngreme e por causa da altitude recomendo que opte por uma das outras duas opções.

Independente de como for, o importante é não deixar de ir. É uma visita bem interessante e é uma ótima opção se você procura o que fazer em Cusco.

Fui em abril, final do período chuvoso, e por isso, estava tudo verdinho, lindo demais. Um dos pontos altos da visita foi a presença de várias lhamas e alpacas (ainda não sei diferenciar uma da outra). Acho esses bichos uma fofura mas mantive uma distância segura delas, pois meu pai tinha me dito que elas cospem na gente hahaha. Resolvi não arriscar.

O que fazer em Cusco - Lhamas na Fortaleza de Sacsayhuaman

Dicas úteis e curiosidades

  • Contrate um guia. A história do local é incrível e ficar andando a toa pode ser um pouco frustrante.
  • O ingresso para o sítio arquelógico está incluso no boleto turístico de cusco. Clique aqui para ver os preços.
  • Horário de funcionamento: todos os dias de 07:00h as 18:00h. Para quem está procurando o que fazer em Cusco , adquirir o bilhete turístico é uma boa pedida, pois inclui a entrada de vários pontos de interesse.
  • Algumas das rochas da fortaleza podem pesar 350 toneladas e o encaixe perfeito entre elas dispensava o uso de argamassa. Esse encaixo perfeito é uma das grandes características da arquitetura inca.
  • As muralhas foram construídas em zigue zague como forma de defesa. Assim, se o inimigo tentasse escalar, ficaria exposto em algum ângulo.
  • Dizem que a cidade de Cusco foi construída em forma de Puma, e o local da fortaleza seria a cabeça.
  • Quando os espanhóis venceram os Incas eles tomaram a cidade de Cusco e destruíram boa parte de Sacsayhuaman, usando suas pedras nas construções de igrejas e mansões coloniais.

A história do Peru, sobretudo a de Cusco , é muito interessante. Poder ver de perto todos esses lugares históricos e de relevância para o povo daquela época e conhecer um pouco mais a cultura local é sem dúvida uma experiência única.

Essa foi uma dica sobre o que fazer em Cusco. Eu adorei a visita e você?!

Galeria de fotos da visita a Fortaleza de Sacsayhuaman

PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.

 

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Latest posts by Bruna Bragatto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *