dicas - O que fazer em Etretat

O que fazer em Etretat: Cinco programas gratuitos para TURISTAR Na cidade

Em nossa passagem pela Normandia separamos um dia inteiro para passear por essa cidade linda na França. Mas pra quem tiver mais tempo acho que compensa ficar pelo menos uns dois dias. E se você procura o que fazer em Etretat, vem cá!

 

Chega mais que vou te dar umas idéias boas. E o melhor de tudo que são ideias 0800, muitas vezes essas são as melhores!! Confere só nossa listinha amiga de cinco coisas gratuitas sobre o que fazer em Etretat.

1. O que fazer em Etretat: Hiking sobre as falésias

Essa é a dica mais óbvia! Afinal quem viaja para Etretat quer ver de perto toda exuberância das falésias retratadas por tantos artistas famosos. Não pode ter sido loucura tantos quadros pintados por Monet retratando esta paisagem. Quando chegar lá você vai entender que ele tinha razão em querer registrar tudo em forma de arte.

 

Por isso põe sua botinha de trilha na mala. Vai na fé que caminhar pelas falésias além de não ser difícil tem tudo pra ser em exercício maravilhoso. Confere no post abaixo tudo que você precisa saber pra fazer essa caminhada.

 

As trilhas das falésias de Étretat

Hiking na França para amadores

2. O que fazer em Etretat: Andar pela pequena caverna que fica em de baixo das falésias

Ok, talvez não seja exatamente uma caverna. Mas se é uma rocha e tem uns buracos no meio, pra mim já conta como caverna. Quando a maré baixa é possível andar por baixo das falésias e tirar várias fotos incríveis. Mas vale ressaltar  que é preciso ter  cautela. Se informe antes sobre os horários das marés se não quiser correr o risco de ficar preso entre as falésias quando a água subir. Veja mais detalhes sobre a tábua das marés na página oficial de Étretat. Na dúvida peça orientação no escritório de turismo local.

3. O que fazer em Etretat: Andar pelas ruas perfeitamente bem cuidadas e apreciar a arquitetura fofa

O interior da França é incrível pra quem curte essas paradas. As ruas são limpas, os jardins bem cuidados, as casinhas parecem ter saído de um conto de fadas. A maioria das casas tem florzinhas na janela, é muita meiguice envolvida!! E olha que nem fomos nos lugares mais impressionantes do ponto de vista da arquitetura urbana.

4. O que fazer em Etretat: Rezar um pai nosso aos pés da capela de Notre-Dame de la Garde

Situada no topo da Falaise d’Amont  a Notre-Dame de la Garde reina majestosamente sobre a cidade de Etretat. Recomendo que sente no banco que tem ali na frente da igreja e tire um momento para agradecer. 

 

Independente de qual seja sua religião ou a minha, estar num lugar tão incrível nos deixa emotivos e filosóficos. A natureza é incrível e eu acredito que só um poder maior é capaz de produzir coisas tão perfeitas.  Acho que por isso vale a pena parar um minuto e agradecer a sorte de estar ali. Sinta-se um privilegiado pois não é todo mundo que pode viajar para a França e viver essa experiência.

 

Um pouco da História da Capela de Notre-Dame de la Garde

 

Talvez você não saiba disso ainda mas este edifício tem uma história interessante. A igreja que vemos hoje é na verdade a segunda construção.

 

Sua presença no topo da falésia não foi mera coincidência. Dedicada a marinha a igreja foi construída em 1856 após uma missão pregada por um padre. Dizem que alguém encontrou um pequeno papel na vizinhança do penhasco que teria sido escrito pela própria Virgem Maria. 

 

Neste pequeno papel, a Virgem mostrou uma capela no alto do penhasco da Falaise d’Amont. Apesar das suspeitas de que tudo não passasse de uma possível piada deixada pelo mesmo padre para a aldeia, o prédio ainda assim foi construído pelos habitantes de Etretat. Arduamente os pescadores e marinheiros que viviam ali, carregaram nas costas e nos próprios braços os materiais para a construção da igreja. Não deve ter sido fácil!!

 

Em 6 de agosto de 1856, a capela foi abençoada mas foi destruída em agosto de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial pelo exército alemão. Os alemães eram muito malvados, que coisa feia né?!  A capela que conhecemos hoje foi construída e inaugurada em 22 de agosto de 1950. Antes de ser comprada pelo Conservatoire du Littoral a igreja era propriedade privada.

E agora, quando você subir no topo do penhasco já saberá um pouco mais sobre a história dessa igrejinha fofa!

5. Brincar com as pedrinhas da praia e tentar faze-las quicar na água

Quando pisar o pé na Praia de Galet tenho certeza que você vai achar algo esquisito. Sabe aquela ideia de estender canga na areia e pegar um bronze?! Pois é, você pode até tomar sol se o tempo permitir, mas não vai ser na areia. Esqueça  a areia!

 

Lá você só vai encontrar pedras! Pedras?! É isso mesmo, eu não estou brincando! Na Praia de Galet você encontrará milhões de pedrinhas brancas ao invés de areia. Apesar de ser inusitado, estender a canga nas pedrinhas pode ser mais confortável do que você imagina. E se o tempo estiver frio como estava do dia que visitei Etretat, minha sugestão é que brinque com as pedrinhas.

 

É sempre possível encontrar o que fazer em Etretat usando um pouco de criatividade, mesmo no frio.

 

Eu tentei, tentei e tentei de novo. Mas não consegui fazer minhas pedrinhas quicar na água. Espero que seja mais eficiente que eu nessa brincadeira! Não se deixe distrair pelo voo das gaivotas nem pela beleza da praia. Seja mais esperto!!

 

Modéstia parte eu sou um gênio para elaborar roteiros. A cidade Étretat foi um achado e nosso passeio por lá foi tão perfeito com direito a hiking por trilhas, caverna, piquenique e tudo mais que tínhamos direito. Nem mesmo um tempo nublado e esquisito com mistura de sol e chuva foi capaz de estragar as coisas.

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!