Huaca Pucllana - pontos turísticos de lima o que fazer

Huaca Pucllana: SURPREENDENTES ruínas em Lima no meio da cidade

Nesse post vamos te apresentar e dar dicas da Huaca Pucllana, um dos pontos turísticos mais incríveis de Lima. A cidade é cheia de atrações mas, na minha opinião, esse lugar é um dos passeios mais interessantes na cidade. Se estiver procurando o que fazer em Lima, não deixe de visitar as ruínas de Huaca Pucllana.

 

A Huaca Pucllana é um sítio arqueológico localizado no meio do bairro turístico de Miraflores e impressiona pela grandiosidade.  As ruínas eram um importante centro cerimonial e administrativo de povos pré- hispânicos e durante a visita fica claro essa importância. Muito da construção original se perdeu em meio ao crescimento da cidade, uma vez que o sítio está localizado bem no centro de um dos bairros mais nobres de Lima. No entanto, há 30 anos o governo tem se preocupado em preservar e recuperar o local.  Atualmente o sítio arqueológico passa por uma intensa restauração que levará décadas até o seu término.

 

Um fato que notei e achei muito interessante foi o respeito dos moradores com o local. A Huaca Pucllana é cercada por muros relativamente baixos, e eu não vi nenhuma pichação ou ato de vandalismo, nadinha. Parece que os peruanos respeitam e tem bastante orgulho de sua história.

Huaca Pucllana - pontos turísticos de lima o que fazer

Huaca Pucllana: Dicas e informações úteis sobre as ruína em Lima

Aberto ao público de quarta a segunda de 09h as 15:30 (atualização fev/2021), a entrada custa 12 soles. Existe também a visita noturna de quarta a domingo, que custa 15 soles, no entanto, nesse tour não é possível subir na Grande Pirâmide. 

 

Em decorrência da pandemia da COVID-2019, acho importante consultar o site oficial deles antes de planejar uma visita e também para conferir se o horário de funcionamento continua o mesmo. Todas as visitas são guiadas, podendo ser em inglês ou espanhol, e duram em torno de uma hora.

 

Para mais informações ou para descobrir mais sobre essa atração turística de Lima, visite o site oficial.

 

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando sem precisar correr atras de um chip local. A Easysim4u e a Viaje Conectado oferecem planos sob medida para mais de 200 países com conexão de internet 4G. Clique nos links para saber mais.

Um pouco da história da Huaca Pucllana

Quando estava montando meu roteiro para Lima descobri esse lugar logo na primeira pesquisa e fiquei fascinada. Isso porque esse sítio arqueológico foi encontrado bem no meio de uma das áreas mais nobres da cidade.  Achei fantástico a mistura da civilização moderna vivendo bem no meio de onde viviam povos antigos.

 

Hoje, a Huaca Pucllana ocupa apenas um quarteirão, mas os pesquisadores acreditam que essa área era no mínimo seis vezes maior e que deveria ocupar vários quarteirões em todas as direções. O processo de restauração destas ruínas começou apenas em 1981 e, segundo o guia que nos acompanhou pela visita, serão necessário pelo menos mais 30 anos de intenso trabalho para terminar toda a restauração da área e descobrir mais dos seus segredos.

 

Dizem também que a área mais importante ainda está soterrada. Em 2013 foram encontradas duas múmias no local; em 2010 encontraram a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada de quatro crianças, e em 2008 a múmia de uma menina de 13 anos. E em 2015 foram encontradas quatro tumbas com restos humanos pré-históricos de mais de mil anos de idade. Chocante encontrar tudo isso bem no meio da cidade né?!

 

Todas essas descobertas vem ajudando os arqueólogos a entender um pouco mais da civilização dos povos que ali viveram.

Eu recomendo demais esse passeio. Acho incrível o fato de terem descoberto esse sítio arqueológico no meio de Miraflores. E mais incrível ainda podermos visitar e conhecer um pouco mais da cultura dos povos pré-hispânicos.

Huaca Pucllana lima peru

Como é a visita as ruínas de Huaca Pucllana

A visita é muito legal, andando pelas ruínas podemos entender e visualizar como os Limas viviam e a importância do local. Outro ponto interessante é o contato com animais e plantas que habitam a região desde aquele tempo, eles mostram que os aspectos das culturas antigas que habitaram a Huaca Pucllana estão presentes até os dias de hoje.

 

Mas o ponto alto do tour é a subida na Grande Pirâmide. Com seus 23 metros de altura, não é em nada parecida com o conceito de pirâmide que conhecemos, mas tem o seu charme. Nessa pirâmide era onde aconteciam as cerimônias religiosas e os cultos aos deuses.

Restaurante em Huaca Pucllana

Outra dica boa para que pretende fazer a visita é combinar o passeio com um almoço ou jantar, porque lá tem o Restaurante Huaca Pucllana.  É um lugar sofisticado e os preços são mais altos que o padrão. Mas é uma ótima pedida para quem quiser ter o privilégio de ter uma refeição com vista para as ruínas, principalmente durante a noite. Não fiquei para almoço e nem para o jantar, mas fiquei com muita vontade. Inclusive eu sou maluca para voltar nesse lugar para um jantar romântico. Deve ser incrível a vista das ruínas iluminadas.

 

Existe também um espaço mais descolado, ideal para relaxar e tomar um drink. Depois de uma hora desbravando as ruínas sob o sol forte. Sentei ali e pedi uma cerveja peruana, minha querida Cusqueña e aproveitei para ter um momento relax.

Ruínas em Lima: Galeria de Fotos da visita a Huaca Pucllana

Outras opções do que fazer em Lima

Bom, provavelmente se você está lendo este post é porque está procurando o que fazer em Lima. E eu vou te ajudar nessa missão porque nós temos um post bem completo com Dicas de Lima. E vou deixar ainda aqui em baixo algumas sugestões de passeios, city tour e até dicas de bate e volta saindo de Lima para você escolher o que mais se enquadra na sua viagem e montar o seu roteiro na capital do Peru.

E aí, gostou da nossa dica para conhecer a Huaca Pucllana?! Não deixe de visitar as ruínas em Lima.  Vale muito a pena! Qualquer dúvida ou contribuição pode deixar nos comentários que a gente responde todos e ama conversar com vocês.

Até a próxima!

Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!

Que tal fazer uma viagem incrível para Huaraz?

Se você ficou com muita vontade de conhecer esse destino mas não tem ainda uma companhia para viajar ou não sabe como organizar uma viagem sozinho, seu problema está resolvido. Saiba mais clicando aqui !

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!