Aumento do imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo vai encarecer viagens internacionais?!

Desde o início de janeiro tenho lido diversas notícias na internet sobre o aumento do imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo. A primeira coisa que veio a minha cabeça, foi ” Ixi, agora fudeu”! A situação já não estava muito boa antes por conta da alta do dólar agora então pensei “o trem via desandar de vez”.

Só que a coisa não é bem assim, hoje eu li no blog Viaje na Viagem um esclarecimento sobre esse aumento do imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo e a conclusão que eu cheguei é que a resposta certa para essa pergunta é “depende”.

Novo imposto de 25 porcento sobre viagens: talvez não seja isso que você entendeu

Na prática depende de como você compra sua viagem, pra mim não vai fazer muito diferença porque eu não faço remessas ao exterior para pagar minhas despesas de turismo, normalmente eu uso o meu cartão de crédito internacional ou pago a vista lá na hora e nestes casos esse imposto não é cobrado. Graças!!

Quem está se dando muito mal nessa história são as agências de turismo e os consumidores de pacotes de viagens. Por isso tem circulado na rede diversas notícias tendenciosas que me levaram a crer que todas as viagens ao exterior iam ficar pelo menos 25% mais caras.

Remessas ao exterior para fins de turismo

O setor de turismo está furioso e com razão né?! Eu também estaria se descobrisse que de um dia para o outro eu teria que pagar mais imposto.

Poxa vida, será que o tanto que a gente paga já não é suficiente?! Será que se cortassem as despesas com gastos de viagens dos deputados, senadores, governadores e o diabo a quatro as contas da união já não iam bater? O governo mete os pés pelas mãos com toda essa política ineficiente e corrupta e depois quem paga a conta somos nós, sempre, seja pagando mais caro por uma viagem, fazendo uma compra no supermercado ou abastecendo o carro (é isso mesmo, parece que a gasolina vai aumentar de novo).

A cada dia as coisas vão ficando mais caras, meu salário não sobe na mesma proporção e por isso eu me revolto com esse aumento do imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo, mesmo que na prática não interfira nos meus custos de viagem como eu acabei descobrindo hoje.

Tudo bem que na verdade esse imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo não foi criado agora, na realidade ele já existia antes. A confusão começou porque até dezembro do ano passado vigorava uma isenção que agora em janeiro acabou.

Pra voltar com a isenção ou diminuir a alíquota o governo precisa modificar a lei vigente. A pergunta que eu faço é: quando é que eles vão fazer isso?! Dizem que estão estudando uma forma de diminuir mas eu acho que tudo nesse país vira pizza no final e ninguém resolve bosta nenhuma se não tiver um interesse pessoal envolvido na história.

Mas a verdade é que eu não entendo nada de imposto, confesso que tudo que eu sei sobre isso é que detesto pagá-los com toda a força do meu ser e tenho certeza que todo brasileiro com exceção dos políticos se sentem da mesma forma.

Mas e aí, o que você está achando sobre o aumento do imposto sobre remessas ao exterior para fins de turismo? Aposto que também não está feliz com isso!



Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *