Delfos na Grécia - dicas para conhecer o museu e as ruínas

Delfos na Grécia: Tudo que você precisa saber antes de ir

Nesse post você vai encontrar todas as dicas de Delfos na Grécia. Vamos te contar como chegar, quantos dicas ficar, o que fazer em Delfos e onde se hospedar na cidade para conhecer esse lugar místico, que já foi considerado na antiguidade o centro do universo.

  

Anote aí essa dica de passeio bate e volta para fazer a partir de Atenas!  Pois nessa cidadezinha charmosa fica um dos sítios arqueológicos mais conhecidos do mundo. E do alto do monte Parnasso, além das ruínas antigas de Delfos, tem uma vista linda, para deixar qualquer um de boca aberta.

 

Gostou?! Então cola o olho na tela que vou contar tudo que você precisa saber sobre Delfos na Grécia para planejar sua viagem.

Veja abaixo nossa dica de roteiro completo para fazer Delfos e região

Delfos na Grécia - dicas para conhecer o museu e as ruínas

Delfos na Grécia: história, como chegar, onde ficar, sitios arqueológicos e outras dicas

A Grécia foi um país cheio de boas surpresas. Belas paisagens, gente bacana, um tom de azul que nunca imaginei ser possível. Mas além disso tudo, o que mais me impressionou foram os lugares de história milenar. E é sobre um desses lugares com histórias espetaculares que vou falar hoje: Delfos na Grécia.

 

Desde que começamos a planejar nosso roteiro na Grécia, Delfos já era uma certeza. E digo sem dúvida nenhuma que organizar esse roteiro, foi um dos mais difíceis até hoje. Isso porque são tantos lugares na Grécia importantes para a história do mundo, tantas praias maravilhosas, cidades de interior e lugares peculiares que precisei de muito foco para conseguir fechar o nosso roteiro.

 

Delfos na Grécia é uma charmosa cidade grega muito conhecida pelo seu sítio arqueológico. Falando assim pode não parecer tão empolgante, até porque sítio arqueológico é o que mais tem no país. Mas as ruínas de Delfos e sua pequena cidade são diferenciadas. Não sei dizer se pela história ou se foi o ventinho refrescante da montanha. O que sei é que percorrer o mesmo caminho que grandes nomes como Alexandre, o Grande me deu uma sensação de sabedoria e felicidade. Foi um dos lugares históricos mais incríveis que visitei na Grécia, empatando com a ilha de Delos, que foi outra grata surpresa.

Um pouco sobre a história de Delfos na Grécia

Reza a lenda que Zeus, com o intuito de definir o centro da Terra, enviou duas águias de extremos opostos do mundo, uma voando em direção a outra. E Delfos foi o local de encontro delas, ficando conhecido como o “umbigo do mundo”.

 

Se fica no centro do mundo ou não, o fato é que a cidade de Delfos foi o principal centro religioso da antiguidade. Tudo isso por conta do famoso Oráculo de Delfos.

 

A história de Delfos começa na pré história e nos mitos gregos. Dizem que no início o local pertencia a Gaia e era guardado por uma serpente, conhecida como Píton. Tempos depois Apolo matou a serpente e assumiu a posse do lugar. O corpo dela caiu na fendas do solo. Os gases emitidos de sua decomposição chegavam a superfície e geravam o efeito profético nas sacerdotisas conhecidas como pitonesas ou pítias.

 

E assim ocorriam as famosas previsões, que levaram grandes nomes do mundo antigo a fazer uma visitinha a Delfos na Grécia.

Alexandre, o grande, Édipo, Leônidas e Sócrates são apenas alguns nomes dos que procuraram o oráculo. Isso dá uma noção do quão importante foi esse lugar. Mas não era só gente importante que ia não. Generais buscavam conselhos sobre as guerras, colonizadores procuravam orientação, cidadãos comuns queriam saber sobre problemas de saúde ou situação financeira.

 

O Oráculo de Delfos teve grande influência na política da Grécia Antiga. Por causa dele guerras aconteceram ou deixaram de acontecer, construindo a história da maneira que conhecemos hoje.

Como funcionavam as previsões do oráculo?

O oráculo de Delfos na Grécia foi o mais importante da antiguidade. Pessoas vinham de diversas partes do mundo em busca de respostas para diversos questionamentos da vida. Mas não era só chegar lá e perguntar não, tinha todo um ritual envolvido.

 

Primeiro o visitante chegava na cidade e tinha que se registrar e pagar uma taxa (porque previsão diretamente dos Deuses não saem de graça). Quando se aproximava a hora da sua consulta ele se purificava numa fonte de água e iniciava o caminho sagrado (aquele mesmo que fizemos).

 

Antes de entrar no Tempo de Apolo, eles sacrificavam uma ovelha, cabra, etc, e os animais eram analisados pelos sacerdotes em busca de algum sinal profético. Então, um de cada vez entrava no Templo com o seu questionamento (que era por escrito) e o apresentava à sacerdotisa.

 

Antes de cada sessão a sacerdotisa descia até uma câmara subterrânea, onde inalava os vapores sagrados e ai eram feitas as profecias.

 

Curiosidade: Lembra que de acordo com a lenda, o corpo em decomposição da serpente Píton emitia gases? Um estudo feito comprovou que o subsolo do local realmente poderia produzir gases com etileno, capaz de produzir alucinações. E sabe como eles descobriram? Pelo comportamento esquisito de algumas ovelhas que passeavam por lá. Hahaha.

Como chegar em Delfos na Grécia

Delfos está na parte central da Grécia, localizada a aproximadamente 183 km de Atenas. Eu fiz o trajeto de carro saindo de Meteora, pois fizemos uma road trip na GréciaNa minha opinião ir de carro é a melhor forma de chegar em Delfos. A estrada é boa e você pode parar aonde quiser, tirar foto, etc.

 

Também é possível ir para Delfos de ônibus saindo de Atenas. As passagens custam cerca de 15 euros, a viagem dura umas 3 horas e os ônibus saem do Terminal B  que fica na Liossion Street, 260. Os horários começam a partir das 7:30 e vão até as 20:00 horas. No site da empresa de ônibus Ktel Fokidas dá para conferir os horários e comprar a passagem online.

 

Mas para os não adeptos da road trip e que também não gostam de gastar fosfato a procura do caminho, existem diversos tours com saídas diárias desde Atenas.

 

Abaixo o link de alguns que podem ser adquiridos com antecedência pelo Get Your Guide. Uso eles para planejar meus passeios sempre que tenho preguiça de ir por conta própria ou quando ir sozinha é inviável.

 

 

Onde ficar em Delfos na Grécia - Dicas de hospedagem

Nós ficamos hospedadas no Fedriades Delphi Hotel e uma diária nos custou R$178,00. Eu adorei o hotel, os quartos são espaçosos, bom chuveiro, café da manhã gostoso e o melhor: a localização. Dá pra ir andando até o sítio arquelógico por uma ruazinha charmosa, cheia de lojinhas e restaurantes.   Por falar em restaurantes, eu gostei muito do Epikouros. O dono é muito simpático e a varanda tem uma vista magnífica! O que você deve levar em consideração ao escolher onde ficar em Delfos é a localização. Existem vários hotéis charmosos e confortáveis, e quanto mais perto do sítio arqueológico melhor. Outras boas opções são o Nidimos Hotel e o Pan Hotel.   Outros dois muito bem localizados e muito charmosos são o Kastalia Boutique Hotel e o Parnassos Delphi Hotel.   Um pouquinho mais afastados do centro, mais ainda bem localizados estão o Kouros Hotel, a 500 m do sítio arqueológico e o Acropole Hotel.   Para quem procura um pouquinho mais de conforto, e tem uns dias a mais e prefere ficar nas montanhas uma boa pedida é ficar em Arachova, que fica a uns 11 km de Delfos. No inverno é possível aproveitar as estações de ski. Duas boas opções são o Ellinon The Arachova e o Domotel Anemolia Mountain Resort.   Para conferir as melhores opções de hospedagem em Delfos clique aqui.

Conhecendo o sítio arqueológico de Delfos na Grécia

Situado aos pés do monte Parnasso o sítio arqueológico de Delfos é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. De início já vai uma super dica: o sítio arqueológico de Delfos é dividido em dois santuários, o de Apolo e o de Atena. Não se esqueça, ou vai correr o risco de deixar o segundo de lado. Já te conto o porquê.

 

Comece a sua visita pelo mais conservado e bonito, o santuário de Apolo. A entrada fica logo atrás do museu de Delfos. A primeira construção será a Ágora Romana, passando pelo antigo recinto sagrado de Delfos. Mais na frente estará o Tesouro dos Atenienses, que foi reconstruído para que os visitantes pudessem entender como eram os edifícios dessa época. Naquele tempo era muito comum o oráculo receber presentes das pessoas ou até mesmo de uma cidade específica, e tudo que ele ganhava era guardado nesse edifício e nos arredores.

O Tempo de Apolo

Mais  a frente estará o famoso templo de Apolo.  Na verdade as ruínas do quarto templo construído. O primeiro data do século VII a.c, e o que está lá hoje é do ano 300 a.c. Era nesse lugar que aconteciam as previsões (vou explicar melhor abaixo).

 

Continuando a sua árdua caminhada está o Anfiteatro. Construído por volta de 400 a.c, ele é um dos mais conservados e tinha capacidade para cinco mil pessoas e dizem que era muito frequentado. Delfos, além de ser a cidade do oráculo, era também a cidade dos jogos píticos, uma espécie de jogos olímpicos. Era um evento muito importante que acontecia a cada quatro anos. E o antiteatro era muito usado para concursos de poesia, cantos e também para as cerimônias de abertura e encerramento.

 

Provavelmente nesse altura você já vai estar cansado da subida, mas insista só mais um pouquinho e vai chegar até o estádio. Aqui aconteciam a maioria das provas do Jogos Píticos como atletismo, corrida de cavalos, lançamento de flechas. Pausa para contemplação da paisagem e se anime para fazer todo o percurso de volta, mas na descida todo santo ajuda.

O Templo de Atena

Fiquei maravilhada com todos os lugares que conheci mas ainda não tinha visto um dos símbolos da cidade, inclusive que era meu ímã de geladeira. Nesse altura do passeio eu já estava cansada e um pouco apreensiva com o horário porque seguiríamos de carro para Zakynthos.

 

Nós olhávamos para o mapa, víamos o tal monumento lá e nada de ver a inhaca do trem. Teve um momento que até pensei que ele poderia já ter sido destruído ou ser uma lenda, estilo o Farol de Alexandria. Até que resolvemos perguntar na portaria e nos indicaram a direção.

 

Pois bem. Volte para a entrada e siga pela pista até encontrar uma plaquinha do Templo de Atena. Fica do outro lado da rua, e dá uma caminhadinha boa. Você vai passar pela fonte de água sagrada, que por sinal até aproveitei para dar uma refrescada, vai que né!?

A primeira construção que você vai avistar é o ginásio, local onde os jovens recebiam os ensinamentos básicos e também militares. Mais um pouquinho a frente e lá estava ele, o símbolo do meu ímã de geladeira, o Templo de Atena.

 

Pelo que eu entendi até hoje não se sabe ao certo pra que serviam essas pedras aí, mas beleza. Objetivo cumprido, todos os pontos checked!

Dicas úteis para visitar Delfos na Grécia

  • Use um calçado confortável.  É um sítio arqueológico, então obviamente o chão é terra, fora as subidas e descidas ao longo do caminho.
  • A entrada custa 12 euros e inclui a visita ao sítio e ao museu.
  • Chegue cedo, por volta das 09:00h para evitar a multidão que vem com os tours.
  • Separe um tempinho para visitar o museu de Delfos. É muito legal.
  • Vá até o final do trajeto.  Em dias de muito calor você pode se sentir tentado a não ir até o final, mas vá. Vale o esforço.
  • Leve água, passe protetor solar e se possível use um chapéu/boné.
  • Separe um tempo para fazer comprinhas em no centro. Tem várias lojas com uma variedade enorme de souvenirs, esculturas, artigos para casa e azeites, muitos tipos de azeite.
Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!