Nessa época do ano as campanhas de Natal exploram sem dó nem piedade a figura do Papai Noel. A mensagem principal é compre, compre, compre e compre mais ainda! Não vou mentir e bancar a Madre Tereza de Calcutá. Eu adoro comprar!!
Mas ver aquele velhinho fofo sendo explorado de todas as formas por vezes me deixa desanimada. Me lembro do meu avô e seus cabelos brancos, da minha avó sempre tão amorosa. Hoje eles já não estão mais aqui e minha mente volta aos tempos de infância.
Em todos os natais eu ganhava muitos presentes e minha avó e minha mãe sempre guardavam o melhor pedaço do peito do peru pra mim. Elas faziam minha comida separado porque eu não comia pedacinhos de tomate, nem salada, nem legumes, nem uva passas e o meu suco tinha que ser coado. Eu fui uma criança enjoada de sorte! Tive uma infância feliz, nada me faltou.
Mas quantas crianças no mundo, no Brasil ou na minha própria cidade não tiveram essa mesma sorte?! Meu coração dói só de pensar. O que eu a e maioria das pessoas fazem então?! Não pensam muito sobre isso porque senão a consciência pesa. Pesa porque é injusto que tenhamos tanta sorte e outros tenham as tanta dificuldade para ter o que comer na ceia de natal.
Todos os anos os correios lança essa campanha de Natal que eu acho fantástica. Você pode até não ter participado, mas com certeza já deve ter ouvido falar sobre as cartinhas de natal dos correios.
Várias crianças escrevem uma cartinha pro Papai Noel contando o que queriam ganhar de natal. Os correios pegam essas cartinhas e organizam um banco onde qualquer pessoa pode ir lá escolher uma e atender o pedido de natal. Depois é só entregar nos correios que eles entregam os presentes para o endereço cadastrado.
Sempre quis participar dessa ação mas por descuido mesmo sempre ia deixando pra lá e perdia o prazo. Este ano pela primeira vez eu adotei uma e resolvi compartilhar aqui sobre a experiência.
Eu estava passando em frente aos correios, bateu uma luz e fui parar lá dentro atrás de uma cartinha. A primeira que eu li foi um baque. Meus olhos se encheram de lágrimas quando li:
“Querido Papai Noel, escrevo esta carta porque neste natal gostaria de ganhar materiais escolares bem bonitos porque sou um bom aluno e gosto de estudar”.

Poxa vida, ver uma criança pedindo material escolar me deixou de coração partido. Imaginei encontrar pedidos de carrinhos, bonecas, brinquedos,bicicleta, sei lá. Material escolar não era bem o que eu imaginava. A realidade cruel que outras pessoas vivem sem o básico bateu e me obrigou a refletir sobre isso.
Há muitos anos na época do Natal minha consciência pesa pelas milhares de coisas que eu podia fazer pra ajudar o próximo e nunca fiz. Seja uma esmola que eu deixei te dar, um interfone que eu não atendi com medo de ser alguém pedindo alguma coisa que eu não tinha ou oferecendo um serviço que eu não precisava.

Não vou dizer que adotar uma cartinha dos correios vai ser a solução da vida de alguém. Mas se vai levar um sorriso e esperança de dias melhores, se vai liberar energia positiva, se vai levar um sorriso já vale a pena.
Minha consciência ainda pesa mas me sinto bem melhor ao pensar que, por uma atitude minha, uma criança em algum lugar vai ter o seu presentinho de natal. Quero participar todo ano agora!!
Talvez ajudar o próximo não seja algo altruísta afinal, porque no fundo o que buscamos é nos sentir bem com nós mesmos. E a sensação de ajudar outra pessoa nada mais é do que alimentar nossa alma com boas energias.
Campanha de Natal dos Correios – Seja um Papai Noel
Neste Natal, não seja um mal agradecido. Seja um Papai Noel dos correios!
No blog dos correios tem as informações detalhadas sobre a campanha. O prazo para entregar os presentes segundo me disseram é até 15 de dezembro.
As cartinhas ficam numa caixa de fácil acesso dentro das agências. Sempre tem alguém por perto para dar informação
Ser Papai Noel pra alguém é muito mais do que comprar presentes. É levar sorrisos através dos presentes e desejar coisas boas. Ajudar o próximo nem sempre significa fazer coisas grandiosas. Com pequenos gestos somos capazes de fazer a diferença na vida de outra pessoa. Se você já pensou em ajudar alguém mais nunca foi em frente com essa ideia, comece neste natal.
Organize sua viagem usando os links do blog Hospedagem
Encontre um hotel com cancelamento gratuito pelo Booking
Aluguel de carroAlugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário
Seguro ViagemUsando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro
Passeios e IngressosEvite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo
Passagens AéreasPesquise suas passagens e as melhores promoções através do Passagens Promo
Chip de internetNão fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções
Roteiros PersonalizadosContrate este serviço para organizarmos um roteiros especialmente pra você
Fotos de ViagemOrganize suas fotos de viagem dentro de um foto livro eternizando aqueles momentos inesquecíveis.
Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!
Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.
Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.
Curtiu nossas dicas?
Então segue a gente no insta. Por lá vocês podem acompanhar todas as viagens em tempo real além de outras dicas. viajenawebRoteiro na Grécia: 14 dias passando por Zakynthos, Mykonos e Grécia Central

Latest posts by Fernanda Bragatto (see all)
- Museu Paço do Frevo em Recife antigo – Um passeio cultural e colorido - 15 de novembro de 2020
- Onde tirar fotos em Campos do Jordão – 10 dicas de lugares fotogênicos para arrasar no Instagram - 8 de novembro de 2020
- Dica de restaurante japonês no Rio de Janeiro - 11 de outubro de 2020
- Parque Guinle – Tudo que você precisa saber antes de ir - 23 de setembro de 2020
- 10 hotéis e pousadas de luxo em Campos do Jordão - 6 de agosto de 2020