Tem dúvidas se vale a pena ir a Disneyland Paris?! Vou te contar uma história antes de responder isso, pode?
Era uma vez uma jovem que conhecia todos os contos de fadas e as histórias de Walt Disney. Certo dia ela visitou o Walt Disney World em Orlando e ficou apaixonada. Retornou cinco meses depois e desde então trouxe para o clube dos fãs de carteirinha a irmã, os amigos… E eis que essa pessoa sou eu :).
Desde criança sou alucinada com as histórias da Disney e desde que conheci o complexo em Orlando meu lema virou: se eu viajar para algum lugar do mundo que tenha uma Disney perto, eu TENHO QUE IR. E foi assim em Paris. Quando começamos a montar o roteiro, mesmo tendo pouquíssimo tempo na cidade luz, fiz questão de reservar um dia para voltar a ser criança.
Porém cabe ressaltar que a Disneyland Paris é um lugar um tanto polêmico. Quando começamos a pesquisar sobre lá encontramos muitas críticas ao local, muitas delas comparando-a com a de Orlando. Diferenças a parte, ainda assim indico visita. Na minha humilde opinião vale a pena ir a Disneyland Paris sim.
Como chegar a Disney saindo de Paris
Nem cogite alugar um carro se você fizer uma viagem apenas para Paris. Metrô é sempre a melhor opção: é barato, rápido, tem em todo lugar e é muito bem estruturado. Existe uma estação de trem em frente ao complexo Disney super prático pra ir e voltar.
Para chegar até lá você precisa pegar a Linha RER A com destino a Marne-la-Vallée. Essa linha passa somente em algumas estações de Paris. São elas: Charles de Gaulle-Étoille, Auber, Châtellet-Les Halles, Gare de Lion e Nation. Nas demais o trem passa direto. Se você não estiver próximo a nenhuma dessas estações, vai precisar fazer baldeações até chegar em uma delas.
O ticket custa 10 euros, e pode ser comprado tanto nos guichês quanto nos caixas de autoatendimento. Se você não conseguir nas máquinas (nós demoramos a pegar o jeito) nem precisa gastar muito seu inglês, fale apenas “Disneyland” e eles vão te dar o ticket certo.
Chegando em uma das estações citadas acima é só seguir as placas RER A em vermelho.
É muito simples. O único cuidado que você tem que ter é na hora de pegar o trem. Existem uns painéis com o nome dos destinos e vários trens passando. Só entre no trem se o nome MARNE-LA-VALLÉE estiver acesso. Por descuido, quase que pegamos o errado!
Programe o retorno para antes das onze da noite, hora que sai o ultimo trem com retorno a Paris.
Como comprar ingresso para a Disneyland Paris
Você pode comprar na bilheteria da entrada, no site oficial da Disney de Paris ou com antecedência pelo GET YOUR GUIDE. Altamente recomendo que compre com antecedência. Existem tipos de ingresso que só são vendidos online. O que nós compramos é um exemplo.
Optamos pelo ingresso que dá direito aos dois parques por um dia (1 day 2 parks – MINI ticket), para ser utilizado na baixa temporada. Foi muito simples fazer compra e não tivemos nenhum tipo de problema, foi só ler as instruções que chegaram e deu tudo certo.
No site tem opção de vários ingressos com uma tabela indicando os dias em que cada um podem ser utilizados, achei mais simples comprar pelo GET YOUR GUIDE que no próprio site. Depois de fazer o pagamento pelo cartão de crédito (tem que estar liberado para uso no exterior) eles já te enviam o ingresso via e-mail.
Atenção: É necessário imprimir o ingresso. Na portaria eles não aceitam mostrar pela tela do celular! Fiquem atentos!
Qual a diferença da Disneyland Paris e os parques da Disney de Orlando?
A Disneyland Paris tem dois parques: o que Walt Disney Studios e o Disneyland. O primeiro seria o equivalente ao Hollywood Studios e o segundo ao Magic Kingdon em Orlando.
Dá pra comparar para decidir se vale a pena ir a Disneyland Paris? De jeito nenhum. Pra mim não existe comparação. O complexo criado em Orlando é infinitamente maior, melhor e mais bem estruturado. As pessoas que trabalham lá são altamente treinadas e você se sente a pessoa mais querida do mundo.
Se fizermos uma comparação apenas com o Magic Kingdon e o Disneyland acho que não seria tããão absurda a diferença. Entre esses dois pra mim o que pesou foi a estrutura das filas e o cuidado com o lugar. Senti falta do longo percurso antes de entrar na atração e por isso fiquei um pouco entediada nas filas. Fora isso eu gostei muito desse parque. Achei muito bonito e as atrações foram tão boas quanto.
Qual a diferença entres os castelos da Disney da Europa e dos Estados Unidos?
Lembro que li e escutei muita gente reclamando e falando da diferença entre os dois castelos. Eu ficava imaginando que um devia ser mais feio ou então menor. Até o dia que cheguei lá e morri de rir. Como especialista sou obrigada a falar. LÓGICO que eles são diferentes: o do Magic Kingdon é o da Cinderela e o do Disnleyand é o da Bela Adormecida.
Então gente, não compara, não são os mesmo castelos, ok?!
Agora se formos comparar o Walt Disney Studios com o Hollywood Studios, ai sim, a vontade é de chorar. O de Paris, apesar de ter atrações ótimas, como The Twilight Zone e a montanha russa do Aerosmith, é bem caidinho. No geral ele é muito pequeno e com poucas opções de restaurante. Não tem nada daqueles jardins maravilhosos, nem todo o glamour que o seu irmão de Orlando tem.
Mas na verdade a principal e mais relevante diferença entre o complexo francês e o da Flórida é o atendimento. Esqueça aquela felicidade sem igual que os funcionários demonstram quando você entra nos parques de Orlando. E também a caracterização e encenação dentro atrações; as brincadeiras; a animação.
Senti falta principalmente daquele tchauzinho animado de despedida pedindo que você volte sempre que realmente te faz sentir a pessoa mais querida do mundo. Não tem isso na França. Não que tenhamos sido mal tratados ou mal atendidos dentro da Disney francesa, não é isso. Mas quem já foi em Orlando vai entender bem o que eu estou falando.
Vale a pena conhecer a Disneyland Paris?
Como já ficou evidente, sou suspeita pra falar. Mas se querem saber minha opinião, vale a pena ir a Disneyland Paris sim e reservar pelo menos um dia pra isso. Engana-se quem acha que a Disney é coisa de criança. Só tem esse pensamento quem ainda não foi.
Nós adultos nos divertimos muuuito mais que os pequenos, e pra mim o mais legal é o sentimento de nostalgia. E a Disney é o lugar onde você pode ser o que quiser, um lugar que emana felicidade. É o lugar onde as pessoas andam com fantasias, com orelhas do Mickey ou com apetrechos de seus personagens favoritos. É um lugar aberto para a fantasia.
É extremamente comum ver adultos saltitando felizes cantando Let it Go como se estivessem num musical de Frozen. E mais comum ainda é sair de lá com alguma musiquinha na cabeça. Então se convença logo que vale a pena ir a Disneyland Paris mesmo. Seja feliz, pegue logo o trem e embarque para o mundo da fantasia!
No Comments