Está no ar o nosso guia com dicas sobre Paris. Afinal, toda viagem pela França que se preze deve começar por Paris. Até porque a maioria dos voos que saem do Brasil para a França fazem escala lá, mesmo que o destino final seja outra cidade francesa.
Ou mesmo que você já tenha a sua tão sonhada foto com a torre Eiffel ou já tenha feito um passeio de barco pelo rio Sena. Paris vale outra visita! Não é a toa que habita os sonhos de viagem de praticamente todo viajante.
A cidade realmente encanta os olhos e o coração, pode ser visitada o ano inteiro e se encaixa em qualquer tipo de roteiro. Casais em lua de mel, família curtindo férias, grupos de amigos viajando pela Europa, pessoas apaixonadas por gastronomia ou história. Enfim, Paris é uma cidade fácil de encaixar na viagem, seja lá qual for o seu roteiro.
Paris tem tantos atrativos que ver tudo em uma mesma viagem é praticamente uma missão impossível. Você poderia ficar 10 dias na cidade que teria programas para todos os dias e ainda sim faltaria tempo. Portanto aceitar esse fato é o primeiro passo para planejar uma viagem em Paris.
Nossa intenção com esse post é ajudar os viajantes que vão conhecer Paris pela primeira vez. Quais pontos turísticos são imperdíveis? Qual a melhor maneira de se locomover por Paris? Essas são algumas das perguntas que responderemos nesse post. Então se liga ai e vem com a gente 🙂
Dicas sobre Paris para a primeira viagem: como chegar, onde ficar, quando ir
IMPORTANTE: Não viaje para Paris sem o seguro viagem, ele é obrigatório na maioria dos países da Europa. Sem contar que é uma segurança a mais para a sua viagem. Passar mal na nossa cidade já é ruim. Agora imagina em outro país, em outro idioma e sem ninguém conhecido para ajudar?! Então corre pra fazer o seu. Aproveite o nosso cupom abaixo que você pode ter até 10% de desconto ;).
Como chegar em Paris
Paris possui dois aeroportos o Charles de Gaulle (CDG), que na verdade fica em Roissy, e Orly (ORY). A maioria dos voos que saem do Brasil chegam a França pelo Charles de Gaulle. Além de ser o maior deles, é também um dos principais aeroportos da Europa.
Pra quem quiser aprofundar sobre o aeroporto, segue o link do Viaje na Viagem, blog que usamos para decidir qual meio de transporte usar na primeira viagem a Paris. Abaixo algumas dicas importantes que aprendemos na prática:
Como chegar em Paris usando o serviço de Shuttle
Custa 28 euros e o serviço precisa ser contratado com antecedência pelo site da SuperShuttle. Pra nós não era uma opção válida, primeiro porque eles só levam os passageiros até a região central de Paris. Onde ficaríamos não fazia parte dessa região e segundo porque em Paris não se pode contratar esse serviço lá na hora.
Além de achar o preço salgado encontrei muitas reclamações a respeito. Se você quer reservar uma minivan compartilhada com antecedência e mais barata (algo em torno de 18 euros) clique aqui.
Como chegar em Paris usando o Metrô
Custa 10 euros e o bilhete dá direito a combinar com as linhas de metrô de Paris na mesma passagem. Parece fácil, na teoria é só pegar a linha RER B, descobrir qual estação tem que descer pra fazer a baldeação e pegar a linha correta de metrô até seu destino final.
É sem dúvida a opção mais barata mas na prática não foi tão fácil assim e isso nos gerou um perrengue danado em nossa primeira viagem. Mas é errando que se aprende certo?! E a primeira vista andar de metrô em Paris pode parecer complicado, mas depois que você entende a dinâmica do negócio fica moleza.
Abaixo um post completinho sobre como pegar o metrô no aeroporto de Paris até o bairro de Montmartre.
Como chegar em Paris de Táxi
Custa entre 55 e 60 euros. Não é a opção mais barata mas pra mim é a mais recomendável se você estiver em mais de duas pessoas e com muitas malas. Tanto que na volta pagamos o preço do táxi feliz da vida porque já estávamos cientes (por causa do perrengue que passamos na chegada) que esse era um daqueles casos em que o custo compensa o benefício.
Para quem preza pelo conforto de ter um transfer privado te aguardando no aeroporto seguem algumas opções: Transfer do aeroporto CDG ou Orly a Paris e Aeroporto CDG transfer particular.
Como se locomover em Paris
Simples, de metrô. Cada bilhete custa 1,70 euros. Pegue um mapa das linhas em um dos guichês de informação nas estações maiores e se sinta um desbravador destemido. No começo nos sentimos um pouco perdidos, mas depois que entendemos a lógica por trás do negócio fica bem fácil se localizar e traçar o seu caminho.
Ande a pé sempre que possível. Paris é uma cidade linda, e caminhar por ela é uma atração a parte. Mas como alguns pontos turísticos não ficam tão pertos uns dos outros, use sempre o metrô.
Outra coisa muito legal é que dá pra combinar o metrô com os trens para ir até as cidades mais distantes onde ficam lugares como a Disney Paris e o Palácio de Versalles por exemplo.
IMPORTANTE: Uma dica muito útil é viajar com internet no celular. Nós sempre compramos o da Easysim 4U e ele chega em casa, ou seja já chegamos no destino super conectadas.
Com internet no celular a viagem fica muito mais fácil. Dá pra usar o GPS (nem precisa de mapa) e descobrir qual linha do metrô pegar, dá pra ter informações em tempo real dos lugares que vai visitar. E claro, dar aquela postada básica nas redes sociais para fazer inveja nos amigos rss!! Segue abaixo o link, já aproveita e clica para conhecer.
Onde ficar em Paris - Dicas de hotéis e localização
Não existe um lugar específico que de todos seja o mais ideal para um turista se hospedar. Sou daquelas que pensa que localização é importante, não gosto de ficar muito longe daquele centrinho que tem as melhores lojas, os melhores restaurantes e onde ficam a maioria dos principais pontos turísticos, mas cheguei a conclusão que em Paris não tem apenas um centrinho deste.
Na cidade existem vários bairros interessantes, então a dica é ler sobre eles e descobrir qual se encaixa melhor no seu roteiro. O melhor lugar para ficar em Paris depende da sua programação. Se quer ficar perto da Torre Eiffel deve se hospedar na região de Champ de Mars ou nos bairros próximos, se pretende fazer programas noturnos com frequência o ideal é ficar em Bastille ou Montmartre.
Nós optamos por ficar em Montmatre porque descobrimos que lá tinha várias coisas interessantes como o Moulin Rouge e a Sacre Coeur que é uma igreja lindíssima. Além disso lemos diversos relatos dizendo que o bairro tinha um estilo bem parisiense, o que é bem verdade.
Dicas de hospedagem em Paris
Para os mochileiros de plantão e as pessoas que querem economizar com hospedagem, a boa notícia é que Paris tem hostels excelentes e muito bem localizados. Eu fiquei no St. Christopher’ Inn que é muito bom. Pertinho da Gare du Nord e tem vários restaurantes e mercadinhos por perto. No mesmo estilo e pertinho da Gare de l’Est tem o Generator.
Pra quem gosta de já saber o que vai encontrar quando chegar, os hotéis da rede Ibis são uma ótima opção de custo benefício. A rede tem vários hotéis em Paris: Ibis Montemartre, Ibis Tour Eiffel, Holiday Inn Gare de l’Est, Mercure Paris Centre Tour Eiffel, Novotel Les Halles, Novotel Paris Centre Tour Eiffel e Novotel Gare Montparnasse. Outra ótima opção é o Motel One Paris.
Agora pra quem esta disposto a pagar por um pouco de luxo em Paris, voilá, existem infinitas opções. O Shangri-la Hotel Paris ocupa a antiga residência do príncipe Roland Bonaparte e os seus quartos oferecem vistas surreais da Torre Eiffel. Outros cinco estrelas super luxuosos são: Hotel du Colectionneur Arc de Triomphe, Hotel W Paris, Hotel Raphael e Le Roch Hotel & Spa.
Quando ir a Paris: qual a melhor época para viajar?!
Sei que a melhor época é sempre aquela que podemos ir, mesmo assim eu evitaria o alto inverno (dez a fev). Acho um saco andar toda empacotada e com vento gelado na cara, e principalmente o mês de agosto.
Dizem por aí que em agosto os parisienses deixam a cidade para curtir as férias, que até alguns comércios menores fecham. Os turistas de todas as partes do mundo tomam a cidade causando filas quilométricas em todos os principais pontos turísticos. Lá já tem fila fora de temporada imagina só nessa época?!
Tirando isso Paris é uma daquelas cidade que são belas em todas as épocas do ano. Sempre vai ter alguma coisa diferente acontecendo por ali, seja um festival, um musical, um show, semana da moda. Enfim, alguma coisa vai estar acontecendo em algum lugar da cidade.
O segredo é pesquisar antes para descobrir o quê. Quando fomos ao Louvre topamos com uma exposição que tinha roupas e objetos de Game Of Thrones, pior, era grátis!! Nossa empolgação ao avistar o cartaz da exposição foi exatamente igual a decepção que sentimos ao ver o tamanho da fila. Se tivesse seguido meu próprio conselho, talvez daria pra ter encaixado na nossa programação.
O que fazer em Paris: os principais pontos turísticos
O que não poderia faltar no nosso pequeno guia com dicas sobre Paris é uma relação do que tem pra fazer na cidade.
Existem milhões de coisas pra fazer em Paris sem contar os programas que tem nas cidades próximas. Vou listar aqui o básico do básico, aquilo que todo mundo coloca no roteiro na primeira viagem a Paris. Mas tenho certeza que se voltasse todos os anos, todas as vez eu encontraria programas diferentes e até os programas iguais seriam diferentes da segunda vez.
Dicas sobre Paris – Torre Eiffel – Tão famosa que dispensa comentários, pode ser visitada tanto de noite quanto de dia, podemos subir no alto dela ou fazer um piquenique nos gramados que a rodeiam ou simplesmente tirar milhões de fotos. Achei que ela era super valorizada mas honestamente sua beleza é tudo aquilo que promete.
Na minha segunda viagem a Paris, reservei um dia inteiro pra ficar por lá. Levei uma canga, um livro e guloseimas e fiquei uma manhã inteira deitada na grama apreciando um lindo dia de verão. Super recomendo!
Pra quem quiser subir na torre aconselho a comprar o ingresso com antecedência. Abaixo duas opções:
Ingresso sem fila para a Torre Eiffel.
Dicas sobre Paris – Champs-Élysées – Nada mais é do que uma grande avenida cheia de lojas de grifes, cafés e carros de luxo estacionados. E bem lá no final dela fica o Arco do Triunfo. Eu tava dura e cansada na hora que passei por lá então não achei nada demais. Mas acho que se estivéssemos com uns euros sobrando iria ficar deslumbrada com as lojas e todas as possibilidades estampadas nas vitrines.
Dicas sobre Paris – Arco do Triunfo – Um dos muitos monumentos de Paris, foi encomendado por Napoleão para celebrar as vitórias de seu império. É possível ir subir nele e ter uma vista bem bacana da cidade. Para comprar o ingresso sem fila, clique aqui.
Dicas sobre Paris – Igrejas – Paris possui muitas igrejas maravilhosas. As mais famosas delas são a Notre Dame, Sacre Cour, e Saint Chapelle. Essas três além de serem lindas possuem grande apelo histórico. Mas tenho certeza que se você estiver a pé pode se deparar por acaso com uma igreja bonita que se bobear tem histórias tão interessantes quanto as outras.
Dicas sobre Paris – Museus – Em Paris tem para todos os gostos, se a sua tara for conhecer museus pode procurar que irá encontrar vários. O mais famoso deles é o Louvre, mas museus como Orsay, Centre Pompidou e Orangerie, também tem obras famosas, existe um inclusive só com obras de Picasso. Se tiver pouco tempo escolha o Louvre, ele costuma agradar todo mundo. Temos um post com todas a dicas pra quem pretende fazer uma visita.
Desbravando o Museu do Louvre em Paris
Também vale a pena comprar os ingressos com antecedência para evitar filas e até contratar um tour para não perder tempo lá dentro.
Jardins – Os franceses adoram jardins, que na verdade são parques com muita grama pra tirar cochilo. Procure os Jardins de Luxemburgo, os Jardins das Toulheiras e tem também os Jardins de Monet, esse último fica em Giverny a 1 hora e meia de Paris.
Palácio de Versailles – Lá também tem jardim, mas não fica exatamente dentro de Paris. Só acho que é um pecado estar tão próxima do lugar onde um dia funcionou a corte francesa e não fazer um esforço pra ir até lá. Bem, eu fiz o meu, você pode ler mais sobre nossa experiência por lá.
Para comprar seu ingresso sem fila clique aqui.
Moulin Rouge – Quem já viu aquele filme com a Nicole Kindman vai com certeza querer conferir esse lugar. É um cabaré de luxo super famoso e caro, por isso prepare o bolso. A última vez que olhei a cadeira custava em entre de 90 e 200 e poucos euros. Uma dica é reservar um jantar com champanhe para assistir um espetáculo por lá.
Uma outra dica muito bacana para os amantes do cinema é tomar um café em Montmartre no Café da Amélie Poulaind em Paris.
Praças – Basta andar a pé para se deparar com uma. Existem várias espalhadas pela cidade, algumas muito bonitas e com histórias bem interessantes. Achei inclusive com uma seleção super bacana em outro blog confere aqui “
As pontes e o Rio Sena – Ao todo são 37 pontes em Paris. As mais bonitas e mais famosas delas são: Ponte Alexandre III, Ponte da Concórdia, Ponte das Artes (aquela que tinha os cadeados), Ponte Neuf e a Ponte de l’Archevêché. O pessoal do Conexão Paris fez um post só sobre elas bem legal, confere aqui “As pontes de Paris”.
Não deixe de fazer um cruzeiro pelo rio Sena a noite e conferir porque Paris é chamada de cidade luz.
Dicas sobre Paris – Parques de Diversão – Pra quem está com criança , ou pra quem é uma criança disfarçada de adulto como eu, vale super a pena reservar um dia pra isso. Em Paris tem dois parques da Disney e também um outro parque chamado Astérix. Pelo menos um, vai?! Se comprar os ingressos com antecedência é possível conseguir um bom desconto.
Dicas para se comunicar em Paris e na França
Ah, já ia esquecendo. Leve um dicionário e aprenda a dizer frases básicas em francês. Os franceses realmente tem uma resistência chata em falar inglês. Tem exceções claro, mas no geral eles não querem ou não sabem. Abordar alguém com pelo menos os cumprimentos em francês para então partir para outra língua, mostra seu empenho em falar a língua local e isso gera simpatia.
Dicas de passeios bate e volta para fazer a partir de Paris
Considerando que a França é um país pequeno, tem jeito de ir e voltar no mesmo dia a várias cidades próximas de Paris. Para lugares como Mont Saint-Michel e Versalles por exemplo, existe inclusive tours específicos que buscam e levam o turista no mesmo dia.
Outras cidades interessantes como Rouen (cidade onde morreu Joana D’Arc) e Reims (região onde é produzido champanhe) podem ser visitadas utilizando a eficiente malha ferroviária francesa. Ou seja, pegando um trem a partir de Paris. Olhando o mapa é fácil descobrir outras possibilidades.
Não bastasse Paris ter várias atrações, existem dezenas de passeios super legais saindo da cidade. Abaixo uma lista com os mais famosos e procurados.
- Excursão para Versalhes saindo de Paris com ingresso sem fila.
- Excursão de um dia para o Mont Saint Michel.
- Excursão de Paris para os castelos de Fontainebleau e Vaux-le-vicomte.
- Excursão para Giverny e Versalhes.
- Excursão para os castelos do Vale do Loire.
- Excursão de um dia para as praias do desembarque.
- Um dia em Champagne com degustações.
- Um dia em Provence.
No Comments