Roteiro pela Grécia Central – Atenas, Delfos e Meteora na mesma viagem

Delfos na Grécia

Resolvi escrever esse Roteiro pela Grécia Central como forma de encorajar as pessoas a desbravarem um pouquinho mais a Grécia. Praticamente todo mundo que visita o país vai em busca das famosas ilhas gregas. Isso acontece porque as pessoas não imaginam o tanto que a Grécia é um país maravilhoso. Não só de Santorini e Mykonos é feita a Grécia.

Devo alertar que, ao descobrir todas as maravilhas desse país, montar um roteiro de viagem pela Grécia será uma tarefa árdua (veja o que nós fizemos aqui). Desnecessário falar que com apenas uma viagem será impossível dar conta de conhecer tudo que o país tem a oferecer.

Provavelmente a Grécia é o país que mais publiquei posts até agora, por isso nesse momento vou focar apenas em duas cidades da Grécia Central que são lindas e super interessantes: Delfos e Meteora. Claro que existem diversas outras cidades por lá, mas essas duas são excelentes para combinar em um roteiro com Atenas.

Eu particularmente pretendo voltar inúmeras vezes para a Grécia. Preciso conhecer mais ilhas, quero conhecer as praias da parte continental e subir o monte Olimpo (sim, eu quero muito fazer isso!). Mas agora vou te mostrar as maravilhas que encontrei no meu roteiro pela Grécia Central.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto
Vai viajar e ainda não contratou seguro viagem?!.Compare preços e faça sua cotação de seguro com desconto aqui!! Utilize o cupom VIAJENAWEB5 para ganhar 5%OFF e ainda pode pagar em até 12x no cartão.

roteiro pela Grécia Central
O sítio arqueológico de Delfos.

Roteiro pela Grécia Central saindo de Atenas

Com dois dias é possível conhecer Delfos e Meteora saindo de Atenas. No entanto acho muito cansativo, principalmente porque Meteora está a 350 km de distância.

Para esse roteiro pela Grécia eu recomendo alugar um carro. Nós fizemos uma road trip na Grécia em nossa viagem  e foi maravilhoso. As estradas são ótimas e com o Google Maps ou um gps você não terá problemas.

Alugar um GPS pode sair caro, por isso eu sempre uso mesmo o gps do celular. Mas para isso você precisa de ter internet. Nessa viagem (e em quase todas que eu fiz) eu usei o chip da Easy Sim 4U. É um chip de internet internacional ilimitada, que funciona em mais de 210 países. O melhor é que a gente compra aqui no Brasil mesmo, chega em casa pelo correio e você já chega no destino conectado. Saiba mais aqui.

Sobre o aluguel de carro, é super recomendado reservar com antecedência. Assim você garante a disponibilidade e também bons preços. Nós usamos o site da Rentcars, porque o pagamento é feito em reais, sem a cobrança de IOF e divide em até 12x sem juros.

Para quem não é muito fã de road trip e prefere contratar uma empresa, fique tranquilo. Existem vários tours saindo de Atenas que fazem passeios bate e volta e/ou de alguns dias saindo de Atenas para a Grécia Central. Confira algumas opções de passeios abaixo:

roteiro pela Grécia central
Mirante em Meteora.

Dia 01 – Roteiro de um dia em Atenas

Praticamente todo roteiro pela Grécia começa em Atenas, isso porque a maioria das pessoas desembarca na cidade para o início da viagem.

Atenas é um cidade incrível que merece ser vista com calma. Eu fiquei 4 dias na cidade e não consegui fazer tudo o que gostaria. Para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer acesse esse post aqui.

Se você tiver apenas um dia, sugiro que faça a programação a seguir. Reserve metade desse dia para as atividades da Acrópole.  Recomendo que comece no museu da Acrópole. Aberto em 2009, as exposições do museu tem como foco as descobertas feitas na própria Acrópole. É interessantíssimo, não deixe de ir. Para consultar os ingressos clique aqui.

Depois é hora de conhecer a famosa Acrópole de Atenas. A acrópole é o principal ponto turístico de Atenas. E não é por menos. O lugar reúne alguns dos monumentos mais famoso da Grécia como o Partenon, Erecteion, templo de Hermes, templo de Atena, teatro de Dionísio, Odeon de Herodes e muitos outros.

Algumas dicas importantes para visitar a Acrópole de Atenas: beba bastante água, use filtro solar, chapéu ou boné, vá com calçados confortáveis e roupas leves.

É interessante também comprar o ingresso com antecedência, principalmente nos períodos de alta temporada. Para consultar valores clique aqui.

Almoce na região de Plaka logo abaixo da Acrópole. A região tem vários restaurantes e lojinhas, ideal para comprar lembrancinhas. Nós ficamos tão empolgadas com os preços e as variedades dos produtos que tivemos que comprar uma mala cada pra caber tudo na volta. Pra quem tem interesse em compras na Grécia, escrevemos um post só sobre esse assunto. Clique aqui para acessá-lo.

Depois é hora de conhecer o Templo de Zeus Olímpico. Com o mesmo ingresso da Acrópole é possivel ter acesso a esse monumento. O Templo de Zeus é o maior e mais antigo monumento da Grécia e é impressionante. Portante não o deixe de fora durante a sua estadia na cidade.

Para o fim do dia recomendo fortemente o passeio até o Cabo Sunião para o pôr do sol. Mas para quem tiver apenas um dia na cidade pode ficar muito cansativo.

Para o jantar escolha um dos charmosos restaurantes com terraço e vista para a Acrópole iluminada. Existem opções para todos gostos e bolsos, até mesmo um jantar nas alturas. Confira algumas opções de jantar em Atenas:

Se for ficar mais uns dias na cidade, existem vários outros programas e passeios interessantes para fazer saindo de Atenas. Confira algumas sugestões no post de Atenas.

Eu indicaria pelo menos 3 dias na cidade para conhecer tudo com calma, poder fazer algum passeio bate e volta, conhecer as praias ou até mesmo pra ficar andando despretenciosamente por Plaka.

DIA 2 – De Atenas a Meteora

No meu roteiro de viagem pela Grécia eu fiquei 4 dias em Atenas, fui em Mykonos e na volta peguei um carro no aeroporto e segui viagem rumo a Meteora. Quem vai fazer apenas (ou primeiro) o roteiro pela Grécia Central, use esse dia para acordar mais tarde um pouquinho. Se você tem poucos dias em Atenas provavelmente os dias serão bem intensos.

Faça check out no hotel e então é hora de pegar o carro e seguir viagem para Meteora. É muito importante reservar o carro com antecedência para conseguir bons preços. Na Rentcars você faz a sua reserva antecipadamente, paga em reais sem a cobrança de IOF e dividie em ate 12x sem juros. Fique atento apenas ao local de retidada do veículo, pode ser no aeroporto mas também pode ser no centro da cidade.

Para quem não  quer alugar o carro, não tem problema. É possivel chegar a Meteora de trem ou de ônibus.

Meteora é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do cristianismo ocidental. Mas o ponto alto desse lugar, é a formação geológica da região e a localização dos mosteiros, que foram construídos no topo das rochas.

O lugar é interessantíssimo, tanto pela geografia quanto pela história. Conhecer os mosteiros, entender como foram construídos e como vivem os monges é uma experiência única. E além do mais, existem vários passeios legais para se fazer por lá, como trilhas e assistir ao pôr do sol. Inclusive esse passeio para assistir ao pôr do sol é perfeito para fazer no dia da chegada.

Para hospedagem escolha o vilarejo de Kalambaka ou Kastraki. Nós ficamos no hotel Tsikeli, bem pertinho do centro de Kastraki. O hotel é bem confortável e excelente ponto de partida para conhecer os mosteiros.

Procurando hospedagem em Meteora?! Veja aqui as melhores opções.

Dia 03 – Visita aos mosteiros e saída para Delfos

Comece o dia visitando os famosos mosteiros suspensos de Meteora. São 6 que ainda estão ativos e abrem para visitação. É importante ficar de olho nos dias de funcionamento, pois eles revesam entre si e todos os dias tem um que está fechado. Tem tudo explicadinho aqui nesse post que fala só de Meteora.

É possivel conhecer os mosteiros por conta própria, mas como eu pegaria estrada no final do dia para Delfos, achei melhor contratar um tour. O tour para visitar os mosteiros de Meteora custou 25 euros, entramos em 3 deles, tivemos vista para todos e ainda tinha uma parada para a famosa foto panorâmica. Valeu super a pena.

Para visitar os mosteiros é necessário estar com roupa adequada, mas não se preocupe porque na entrada de cada um deles são distribuídas saias longas e lenços para tampar os ombros e decotes.

Escolha um dos vários restaurantes charmosinhos dos vilarejos e programe o gps rumo ao Delfos.

De Meteora a Delfos são aproximadamente 235 km, mais ou menos 3h e meia de viagem. A estrada vai mudando aos poucos, conforme a planície de Tessália vai ficando para trás, curvas e montanhas vão surgindo pelo caminho até a chegada em Delfos.

Já sabe onde ficar em Delfos?! Confira aqui as melhores opções de hospedagem.

Dia 04 – Visita ao sítio arqueológico de Delfos e retorno a Atenas

Localizada aos pés do monte Parnasso, Delfos foi uma das principais cidades da Grécia antiga. Famosa pelo Oráculo de Delfos, a cidade era constantemente visitada por figuras importantíssimas da história, como Alexandre o Grande.

Não bastasse o seu sítio arqueológico, a cidade de Delfos na Grécia é um charme. Cheia de lojinhas, restaurantes e pousadinhas charmosas, andar pelas ruas da cidade é um programa bem gostoso. Comprei um azeite divino por lá.

Use o dia para conhecer o sítio arqueológico de Delfos e o museu.

O sítio arqueológico de Delfos é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e foi um dos mais incríveis que visitei na Grécia. Ele é dividido em dois santuários, o de Apolo e o de Atena. Cuidado para não esquecer desse último, já que o templo de Atena fica um pouco adiante. Leia o post completo de Delfos aqui.

Use calçados, roupas confortáveis e filtro solar e leve água. No verão pode fazer muito calor.

Pra quem tem tempo, recomendo dormir em Delfos mais uma noite, aproveitar os restaurantes e viajar para Atenas no outro dia de manhã. De Delfos a Atenas são 181 km, pouco mais de 2 h de viagem.

Considerações sobre o roteiro na Grécia Central

Montar um roteiro de viagem é algo muito pessoal. A minha intenção com esse artigo é ajudar você a personalizar o seu, passando informações relevantes. É possível ir primeiro a Delfos, depois Meteora se preferir.

Eu gostaria de ter ficado mais tempo em Delfos e Meteora para ter feito os passeios com mais calma, e porque achei as cidades uma graça (principalmente Delfos). Mas infelizmente eu não tinha tempo. As vezes você terá mais tempo e prefere uma viagem mais calma. Isso tudo é adaptável ao gosto e conveniência de cada um.

Apenas uma coisa é certa: você vai se apaixonar por esse roteiro pela Grécia Central. E por favor, quando realizar a sua viagem volta aqui e me conta como foi!

Ficou alguma dúvida sobre o roteiro pela Grécia Central? Coloque nos comentários que eu respondo todos.


Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Inspire-se, não pire, e vem viajar com a gente em tempo real no instagram!

 

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *