Embalse el Yeso – Dica de passeio em Santiago

Embalse el Yeso quando ir

O tour para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é um passeio imperdível para todos que vão a Santiago. Em minha primeira vez na cidade, por conta de um mini desastre climático ( leia o dia que nada deu certo em Santiago), infelizmente não pude conhecer esse famoso ponto turístico do Chile. Na época fiquei bem chateada porque era o passeio em Santiago que mais tinha vontade de fazer.

Esse ano voltei a Santiago em uma rápida parada antes de ir para o Atacama e  finalmente consegui. Estava super receosa de visitar o Embalse el Yeso no inverno. Dessa vez, graças a Viaja Brasil Tours tudo ocorreu da melhor maneira possível. E a minha primeira dica sobre esse tour é justamente o cuidado ao escolher a empresa. Logo abaixo vou explicar com maiores detalhes porque é muito importante escolher uma empresa de confiança.

Se você ainda não ouviu falar desse lugar pode estar se perguntando, mas afinal o que é o Embalse el Yeso?! E é isso que vou contar pra vocês agora! Então se liga nessa super dica de Santiago.

Embalse el Yeso em Santiago
Embalse el Yeso: um visual que impressiona.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto
Vai viajar e ainda não contratou seguro viagem?!.Compare preços e faça sua cotação de seguro com desconto aqui!! Utilize o cupom VIAJENAWEB5 para ganhar 5%OFF e ainda pode pagar em até 12x no cartão.

Embalse El Yeso e Cajón del Maipo: o melhor tour de Santiago

Cajón del Maipo é uma região próxima a Santiago banhada pelo rio Maipo, cercada pelas montanhas da cordilheira dos Andes.

É uma região cheia de atrativos turísticos. É possível fazer trekking, montanhismo, rafting, conhecer algumas termas, dentre outros. Como não tinha muito tempo e não queria nada muito cansativo optei por visitar apenas o Embalse el Yeso.

O Embalse el Yeso é um reservatório de água formado pelo represamento do rio Yeso e é a principal fonte de abastecimento de água potável de Santiago. Falando assim pode não parecer grande coisa, mas o cenário é incrivelmente lindo.

Já sabe onde ficar em Santiago?! Veja aqui dicas com as melhores opções de hospedagem na capital chilena.

Qual agência contratar para ir a Cajón del Maipo e Embalse el Yeso?!

É muito importante escolher com cautela a agência para fazer o tour para o Embalse el Yeso. Isso porque o caminho é irregular e é necessário que o motorista conheça o local e use um carro adequado.

Nós fizemos com a Viaja Brasil Tours e só temos elogios. Desde o Brasil o atendimento foi impecável. Nós fechamos todos os detalhes antes da viagem ainda no Brasil. A Carol sempre foi muito solícita e ao chegarmos em Santiago fomos adicionados em um grupo de whatsapp onde nos passaram o horário de saída do tour na noite anterior.

Eles foram pontuais, o guia era excelente e o coquetel que nos ofereceram ao final do passeio estava uma delícia. O fato de serem uma empresa dirigida por brasileiros facilita muito a comunicação e também o pagamento. No site deles tem todos os passeios oferecidos pela agência e também é possível entrar em contato pelo insta @viaja_brasil_tour ou Whatsapp (mandem um abraço para Carol por mim 🙂 ).

Quando visitar o Embalse el Yeso

Outro fator muito importante para levar em consideração é escolher bem a estação para visitar o Embalse. Tanto no verão quanto no inverno o local fica lindo, porém as paisagens serão bem distintas.

O Embalse el Yeso no inverno é maravilhoso. Os picos ficam nevados e se você tiver a sorte de não ventar muito no dia, as águas se transformam em um enorme espelho que reflete a imagem das montanhas. No entanto existem alguns poréns. Primeiro é que se nevar bastante na cordilheira existe um risco muito grande do seu passeio ser cancelado por motivo de segurança. A região é bem sinuosa, com solo pedregoso e se as condições não estiverem favoráveis não é possivel realizar o passeio.

Outro ponto negativo é que o caminho de acesso ao Embalse é de terra, e quando fica todo coberto de neve é proibida a entrada de veículos . E ai nesse caso é necessário ir andando até a represa, uma distância aproximada de 1,5 km. Parece pouco, mas fazer essa caminhada em uma pista escorregadia não é moleza. Mas se fosse a minha única oportunidade eu iria, obviamente com um calçado de neve apropriado. Mas se você é do tipo que evita perrengues ao máximo, leve isso em consideração.

O Embalse el Yeso no verão já é bem tranquilo de visitar no que diz respeito ao acesso. Porém você não vai encontrar os picos nevados, mas dizem ser maravilhoso também. Eu fui no finalzinho no inverno (setembro/2018) e amei tudo o que vi. Só lamento um pouquinho pelo vento, pois não consegui ver aquele lindo espelho formado pela água.

Outra dica importante: independente da estação evite os finais de semana e feriados! Os chilenos também visitam o lugar (isso é até meio óbvio de dizer, mas nós turistas costumamos esquecer) e um ambiente muvucado atrapalha bastante a contemplação do lugar.

Como é o passeio até o Embalse el Yeso

O tour para o Embase el Yeso sai bem cedinho de Santiago. Nos buscaram no hotel por volta de 06:00h da manhã e saímos rumo ao povoado de Cajón del Maipo. No caminho paramos num local onde tem uma lanchonete que serve café, chocolate quente e empanadas. Por falar em empanadas não deixe de comer uma quentinha assada em forno de barro.

Depois de aproximadamente 1h e 30 min de viagem passamos pela cidade de San Jose de Maipo, uma cidade que nasceu da exploração das primeiras minas de prata da região. Pouco tempo depois passamos em frente ao Túnel Tinoco que serviu de caminho para os trens entre 1914 até 1980.

Nós preferimos parar nele na volta, mas acabou que tava todo mundo bem sonolento que acabamos não parando também. O Tinoco é um túnel cravado nas montanhas com uma extensão de aproximadamente meio quilômetro. Além da história e da importância que teve, um grande atrativo hoje são as lendas que o cercam. Dizem que um jovem cometeu suicídio ali após uma forte depressão desencadeada por uma decepção amorosa. Verdade ou não, é fato que na entrada do túnel existe um santuário para o rapaz, que passou a ser o milagreiro das montanhas.

A paisagem vai ficando cada vez mais bela e sinuosa e então finalmente chegamos ao nosso tão esperado destino: a represa Embalse el Yeso.

A vista é realmente impressionante e maravilhosa. O início estava meio bagunçado com vans chegando e muitas pessoas tirando fotos, porém é só caminhar em volta da represa que o movimento vai caindo drasticamente.

Tivemos aproximadamente 1h e 30 min pra caminharmos por lá, o que eu achei que seria muito, mas acabou passando rápido demais. Eu particularmente amo contemplar belas paisagens. Fico observando, cantando e muitas vezes refletindo como o mundo é maravilhoso e ainda conhecemos tão pouco dele.

No horário combinado, nossa van nos aguardava no estacionamento para um delicioso coquetel com petiscos e bebidas. Estava tudo maravilhoso, principalmente o vinho.

Fiquei muito realizada com o passeio e indico que todos que vão a Santiago que conheçam o Embalse el Yeso. A paisagem com certeza não irá te decepcionar.

Na volta paramos em um mirante para mais algumas fotos e também naquela mesma lanchonete/loja para alguns passageiros devolverem as roupas e calçados alugados.

Chegamos em Santiago por volta das 15h e 30min. Pra quem fizer esse passeio ainda dá tempo de visitar o Sky Costanera e assistir a um belíssimo pôr do sol.

Embalse el Yeso
Um cantinho bem tranquilo ao redor do Embalse el Yeso.
VIAJE PARA OUTRO PAÍS COM INTERNET ILIMITADA NO CELULAR

Compre seu chip no Brasil e já viaje com internet ilimitada. Clique aqui para saber mais.

Quando custa o tour para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

O preço para visitar uma atração turística é algo realmente importante para nós viajantes. Portanto para passeios desse tipo sugiro levar em consideração também a qualidade dos serviços prestados.

Na Viaja Brasil o tour para o Embalse custa 25.000 pesos (valor de setembro/2018), mas eles também oferecem opções mais completas para quem deseja ir até as Termas Colinas ou del Plomo, e ainda tem uma opção com trekking. Essa opção do trekking inclusive já está na minha lista para a próxima ida a Santiago.

Dicas para visitar Cajón del Maipo/ Embalse el Yeso

  • Leve agasalhos. Mesmo durante o verão venta bastante na região então é importante estar preparado. No inverno não subestime o frio. Lembre-se que a represa está a mais de 2500 m de altitude.
  • Leve água. É um passeio de um dia inteiro e é muito importante ir tomando água para evitar os efeitos da altitude.
  • Use filtro solar e óculos escuros independentemente da estação.
  • Há banheiros químicos na represa, mas são pagos. Leve dinheiro.
  • Use calçados fechados e confortáveis pois o terreno é pedregoso. No inverno use calçados apropriados para neve.
Embalse el Yeso
Só na contemplação 🙂

Bom, se o meu texto não te convenceu que o tour para o Embalse el Yeso é um dos passeios mais lindos de Santiago provavelmente as fotos convenceram. Se você tem alguma dúvida ainda ou precisa de alguma sugestão é só deixar nos comentários que eu respondo todos. Até a próxima viajantes 🙂

Veja abaixo outras dicas de passeios em Santiago publicadas no blog?


PLANEJE SUA VIAGEM AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Quer ver mais fotos de lugares incríveis e ter dicas fresquinhas antes de serem publicadas no blog?! Acompanhe as viagens em tempo real pelo Stories através do instagram. Siga @viajenaweb e venha fazer parte da nossa comunidade de viajantes compulsivos que não sabem viver sem pensar no próximo destino. Lá não vai faltar idéias para suas próximas viagens! #mesegue

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *