Dicas de lugares onde passar o carnaval no Brasil

Carnaval no Brasil - Lista de lugares para curtir a folia

Especialmente para você que nesse momento procura um lugar onde passar o carnaval no Brasil, fizemos esta listinha amiga pra ajudar. Nossa lista contém dicas dos lugares mais famosos para curtir o carnaval brasileiro. Mas entenda que além dos lugares citados aqui, existe ainda uma infinidade de outras cidades brasileiras que também possuem uma programação própria para a folia e que podem ser uma alternativa interessante pra quem quer fugir da rota dos grandes carnavais.

O carnaval no Brasil é um das épocas mais esperadas do ano, tanto pelos brasileiros, como para os gringos que viajam até o país. Durante o feriado, muitas cidades organizam uma programação especial para a folia. As ruas ficam lotadas de pessoas alegres e fantasiadas curtindo os blocos e bailes de carnaval, cantando, dançando e fazendo novas amizades. 

Nosso carnaval é bem famoso no mundo inteiro, muita gente quando ouve falar sobre o Brasil já logo lembra dele. Porém existem algumas cidades e lugares brasileiros onde a festividade ganhou uma fama internacional e todo ano novos foliões disputam seu lugar preferido para curtir as experiências mais marcantes de carnaval.

Por isso, a ideia principal aqui é listar os melhores lugares para curtir o carnaval no Brasil, incluindo os blocos e bailes mais animados e as cidades que possuem a programação de carnaval mais disputada para aproveitar a folia.

Carnaval em Belo Horizonte

Como boa mineira que sou, a minha primeira dica de carnaval no Brasil claro que seria Belo Horizonte. Pra ser muito sincera eu nunca fui muito adepta a folia de carnaval. Não gostava da muvuca e até os meus 28 anos, pasmem, nunca tinha curtido de fato o carnaval no Brasil.

Mas eis que após um término tenso e o convite de uma prima amiga eu resolvi conhecer o tão falado carnaval de Belo Horizonte. E minha gente, o trem é bom demais da conta!!! E tem uma história pra lá de interessante.

O carnaval de BH renasceu como forma de protesto contra políticas da prefeitura que proibiam o uso de espaços públicos sem autorização prévia.  E os primeiros bloquinhos nasceram daí, da reunião de grupos que uniram a música e a festa para defender determinadas pautas políticas.

Meu primeiro carnaval em Belo Horizonte foi inesquecível e já estou na contagem para o desse ano. Para os que ainda estão indecisos a minha dica é: VENHAM LOGO! O carnaval de BH é de todos, é uma festa de rua linda, barata, cultural e muito animada.

Foram mais de 500 blocos cadastrados para o ano de 2019. Alguns dos mais famosos blocos de rua de BH são: Alô Abacaxi, Então Brilha, Chama o síndico, Baianas Ozadas, Juventude Bronzeada, Quando come se Lambuza, Havayanas Usadas e Garotas Solteiras.

Veja aqui nosso post completo sobre hospedagem em Belo Horizonte.

Veja aqui nosso Guia completo para curtir o Carnaval de Belo Horizonte em 2020.

Carnaval no Rio de Janeiro

Uma das cidades com o maior apelo turístico do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. A capital carioca tem as melhores opções de blocos de carnaval do país, conseguindo agradar todos os gostos.

O Rio de Janeiro está entre os melhores destinos de carnaval do mundo. São centenas de bloquinhos que desfilam pelas ruas cariocas, desde blocos de funk e de cantores famosos até as marchinhas clássicas. No período de carnaval tem ainda o pré e pós-carnaval, ou seja, se não conseguir aproveitar a folia na data certa dá pra curtir do mesmo jeito. Só é necessário estar bem preparado com os horários, pois desde cedinho já tem alguns blocos importantes saindo na rua.

Outro destaque muito legal que a cidade possui é o transporte para chegar até as principais festas de carnaval. Pode-se locomover tanto de ônibus, como de metrô, com os principais bailes e blocos tendo seus pontos de partida próximo de estação e pontos estratégicos.

Obviamente, como você já deve saber, além dos blocos, o carnaval do Rio de Janeiro também tem como destaque os desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Caso goste bastante das escolas de samba e lindos desfiles, também é uma opção para diversão na cidade. E claro, os camarotes da Sapucaí são os mais badalados da temporada.

Possivelmente, o maior problema do carnaval no Rio de Janeiro são as lotações nos principais blocos. Caso você não goste muito de multidões, pode ser um pouco desconfortável. Além disso, essa lotação aumenta a violência, precisando ficar atento com assaltos.

Outra dica importante é escolher a hospedagem com base na sua programação de Carnaval. Na minha humilde opinião o ideal é ficar hospedado na Zona Sul ou no Centro do Rio de Janeiro. Ficar hospedado na Barra só compensa se sua programação for toda por lá mesmo. Mas independente da sua escolha não deixe de conferir antes se o hotel ou hostel tem estação de metrô perto.

Encontre a melhor opção de hospedagem no Rio de Janeiro aqui.

Carnaval em Salvador

Considerada uma das capitais do carnaval no Brasil, Salvador, não poderia ficar de fora dessa lista com os melhores destinos para curtir a festividade no país. Salvador e Rio de Janeiro disputam a muito tempo o posto de destino preferido dos estrangeiros que visitam o Brasil em busca da folia.

Conhecido popularmente no Brasil inteiro como “Carnaval da Bahia”, essa gigantesca festa é o sonho de consumo de muita gente apaixonada pelo carnaval. Os principais nomes da música baiana, principalmente do axé, participam todos os anos do carnaval em Salvador, animando o público com seus famosos trios elétricos. O carnaval baiano é tão popular, que vira e mexe atrai, até mesmo cantores internacionais do momento.

Uma coisa é certa, o carnaval de Salvador é caro. Os blocos mais famosos custam em torno de 590. Não acho que a pipoca seja uma opção viável. E para quem prefere curtir a folia com mais conforto e tem orçamento disponível, considere ir no Camarote Salvador.

A locomoção dentro de Salvador durante o carnaval é bem simples. A prefeitura fortalece a frota de ônibus e disponibiliza alguns transportes exclusivos para chegar até as festas de forma tranquila.

O Carnaval da Bahia sempre recebe milhões de pessoas todos os anos. Por isso é necessário cuidado e um pouquinho de planejamento para não viajar até a cidade e passar perrengue.

Encontre a melhor opção de hospedagem no Salvador aqui.

Carnaval em São Paulo

Há algum tempo atrás, São Paulo, durante o carnaval, só chamava atenção pelos desfiles das escolas de samba que ocorriam no Sambódromo do Anhembi. Contudo, os famosos blocos de ruas também começaram a cair na graça do paulistano.

O carnaval de São Paulo, além de ter uma diversão garantida, possui uma organização excelente para todos curtirem. Por conta da popularidade que as festas de rua ganharam, tanto a prefeitura e os organizadores independentes, e até a própria população se mobilizam sempre para que as festividades transcorram da melhor forma possível. Assim, São Paulo segue dentro da lista dos melhores carnavais do país a cada ano que passa.

Como nas outras capitais, São Paulo também apresenta os mais diversos tipos de blocos, indo desde as marchinhas populares, até blocos temáticos, como o de pagode ou, até mesmo, pode acreditar, de música emo.

Além dos bloquinhos e bailes que encantam e divertem o carnaval de rua paulistano, São Paulo também possui as apresentações de tradicionais escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. Para quem gosta, é uma experiência única.

Encontre a melhor opção de hospedagem em São Paulo aqui.

Ouro Preto e outras cidades históricas de Minas Gerais

A cidade histórica mineira também é um dos lugares mais procurados na época do carnaval, apresentando um carnaval de rua que dá inveja pra muita região gigante do Brasil. Como Ouro Preto existem outras cidades históricas em Minas Gerais que também são ótimas pra curtir a folia como Diamantina e Tiradentes.

Em Ouro Preto, os foliões lotam os pontos turísticos históricos, com milhares de pessoas dançando e acompanhando os carros alegóricos que tocam músicas populares do momento, além das celebres marchinhas de carnaval.

O grande sucesso da cidade mineira vai por conta da alta quantidade de universitários que partem para lá. A festa, é em grande parte, organizada por repúblicas estudantis.

Uma dica importante para quem deseja entrar no clima de Ouro Preto durante o carnaval é procurar uma republica para ficar hospedado ou então pelo menos participar das festas que acontecem nas repúblicas, além dos desfiles que acontecem nas ruas de Ouro Preto. Diamantina funciona no mesmo esquema, porém a folia se concentra na praça principal da cidade onde a Bartucada todos os anos comanda a festa.

Encontre a melhor opção de hospedagem em Ouro Preto aqui.

Carnaval em Recife e Olinda

Recife é uma cidade que ganhou meu coração. Turística, linda e extremamente cultural ela encanta milhares de visitantes todos os anos.

Dizem que Recife tem o melhor carnaval do mundo, fato que ainda pretendo descobrir em breve. Se é o melhor não sei, mas que a cidade tem o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, isso tem!!

A cultura pernambucana é muito rica, cheia de cores, sotaques e ritmos, o que faz do Carnaval de Recife uma festa muito autêntica.

Assim como Recife, Olinda tem um carnaval democrático e muito colorido. Famoso pelos Bonecos de Olinda que homenageiam diversas personalidades e pulam nos blocos junto com os foliões.

Que tal curtir um carnaval com muito frevo e macaratu?!

Encontre a melhor opção de hospedagem em Recife e Olinda com cancelamento grátis.

Outros lugares interessantes para passar o Carnaval no Brasil em 2020

Além dessas seis cidades que se destacam como os melhores destinos para curtir o carnaval no Brasil, existem outros lugares bem interessantes que valem muito a pena experimentar qualquer ano desses para se divertir durante o feriado. As mais recomendadas são:

  • Porto Seguro (BA)
  • Florianópolis (SC)
  • Santa Rita do Sapucaí (MG)
  • Arraial D’Ajuda (BA)
  • Paraty (RJ)
  • Caldas Novas (GO)
  • Fortaleza (CE)
  • Maceió (AL)
  • Peçanha (MG)
  • Guriri (ES)
  • Itaúnas (ES)

Dicas de fazendas e hotéis para descansar durante o carnaval no Brasil

Se você já cansou da folia e quer distância de toda aquela gente junta fantasiada, suada, dançando, cantando e se esbarrando em plena luz do dia tente ir pra uma fazenda ou um hotel bem descolado no meio do mato.

Talvez procurar um lugar calmo pra fugir da agito pode ser a melhor opção. Pensando nisso vou deixar aqui algumas dicas de hotéis fazendas e resorts na praia pra onde você poderia ir para ficar quietinho no seu canto durante o feriado.

E vocês?! Já decidiram onde passar o Carnaval no Brasil este ano?! Conta pra gente onde foi seu carnaval preferido nos comentários e ajude outras pessoas a escolher um destino. Aproveita e segue a gente no Instagram pra conferir onde estaremos no Carnaval este ano.


Você curte nossas dicas? Então já segue o @viajenaweb no Instagram pra acompanhar  todas as viagens em tempo real!Organize sua viagem pelo Viaje na Web

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *