10 motivos para conhecer Belo Horizonte e se apaixonar

Motivos para conhecer Belo Horizonte - Minas Gerais

É bem verdade que fazem apenas alguns meses que mudei de mala e cuia para BH. Por isso todos esses motivos para conhecer Belo Horizonte e toda essa paixão que pretendo descrever agora podem ser ainda fruto da fase de encantamento.

Sabe aquele misto de empolgação e  descoberta que só um lugar novo é capaz de dar?! Pois é.. só espero que esse encanto não se quebre tão cedo.  🙏🙄

10 motivos para conhecer Belo Horizonte e amar a capital mineira

Apesar do pouco tempo que estou aqui, já morei em diversas outras cidades brasileiras e viajei bastante mundo afora. Por isso posso dizer sem ter medo de errar que Belo Horizonte é uma cidade diferenciada.

Diferenciada porque as pessoas tem mentalidade de capital (se é que isso existe), mas a cidade tem clima de interior. Não sei explicar a sensação, pode ser os morros, a quantidade de conhecidos que já cruzou o meu caminho até agora ou o clima fresco. Talvez até a localização privilegiada do apartamento onde moro. Mas o fato é que aqui vejo muitas possibilidades, e enxergar possibilidades faz toda diferença pra quem vive mudando de sonhos..

Não vou te iludir e dizer que em BH não tem violência, não tem sujeira nem tem gente mal educada. Como qualquer cidade grande aqui tem tudo isso e mais um pouco. Porém não é algo tão forte que defina a cidade como acontece com o Rio e outras cidades brasileiras. Não me sinto limitada por causa da violência.

Até agora os pontos positivos superam os negativos e estou curtindo tanto morar em “Beagá” que quero compartilhar no blog meus motivos para conhecer Belo Horizonte. Dez coisas que pra mim fazem total sentido e que fizeram eu me apaixonar por BH. Depois de passar alguns dias aqui talvez você concorde comigo!

Se você gostou da ideia de viajar para Belo Horizonte, dá uma olhada antes nas dicas do blog sobre ONDE FICAR EM BELO HORIZONTE. Se utilizar o booking para reservar suas diárias, não deixe de usar os links do blog. Dessa forma você contribui pra sustentabilidade financeira dele e nos motiva a continuar escrevendo.

Belo Horizonte é a capital onde as pessoas mais bebem cerveja e famosa pelos seus bares

Coisa boa é beber cerveja gelada e conversar fiado com os amigos sentado num boteco qualquer. Se essa frase combina muito com você tenha certeza que BH é o seu lugar. Em 2007 o The New York Times publicou uma matéria sobre Belo Horizonte ilustrando exatamente esse ponto. Que Belo Horizonte é conhecida mundialmente como a cidade dos botecos.

Um levantamento feito pela Prefeitura em 2017 contabilizou cerca de 9.500 bares na capital. Se isso for verdade, significa que existem 28 bares a cada quilômetro quadrado (Km²). É pouco pra você ou está bom?!

Tantos bares espalhados pela cidade nos fazem chegar a conclusão óbvia de que os mineiros da capital gostam muito de beber cerveja. É por isso que tenho orgulho de ser mineira! Porque sabemos apreciar as coisas boas da vida. Não é a toa que tantas cervejarias famosas se instalaram em Belo Horizonte.  A Hofbräuhaus, a Baker e a Walls são só alguns exemplos.

Belo Horizonte tem morros que fazem a cidade ser infinitamente mais charmosa

Isso não é segredo, BH é cheia de morros! Dirigir aqui logo nos primeiros dias foi emoção pra mais de metro. Principalmente pra quem não está acostumado a parar no sinal em cima de morro.

Mas passado o susto cheguei a conclusão que eu gosto dos morros de Belo Horizonte. Gosto porque eles deixam a cidade mais charmosa, transformam nossa noção de espaço e nos agraciam com vistas maravilhosas. Em cima dos morros de Belo Horizonte é onde você vai encontrar as vistas mais bonitas da cidade.

Por isso não se assunte quando alguém te falar que BH é cheia de morros. Na pior das hipóteses você vai queimar fácil, andando pela cidade, todas as calorias adquiridas no boteco na noite passada.

O pôr do sol em Belo Horizonte é lindo

Se você acompanha nossas viagens pelas redes sociais do @viajenaweb sabe que amo assistir pôr do sol. Sempre procuro um lugar bacana para contemplar esse momento em todos os lugares que vou. E umas das coisas que amei em BH é que qualquer lugar é bom pra ver o sol sumir no horizonte.

Isso porque os morros e os prédios espalhados pela cidade dão um contraste legal com a iluminação da tarde. Fico boquiaberta com os tons de laranja colorindo o céu e refletindo nos edifícios e morros. As vezes observo da janela do meu quarto. As vezes quando estou andando na rua paro igual uma idiota para observar ao redor porque sempre é um espetáculo.

Mas pra quem quiser transformar o pôr do sol num evento, a cidade está repleta de mirantes e lugares legais para assistir o sol se pondo. Os mais conhecidos são: o mirante de Mangabeirasmirante do Belvedere e o mirante da Copasa. Qualquer hora dessas prometo fazer uma cobertura mais detalhada de todos esses mirantes e outros lugares legais para ver o sol se pôr em Belo Horizonte. Siga o @viajenaweb no instagram e ative as notificações que você vai poder ver tudo ao vivo quando acontecer.

Mirante do Belvedere - Pôr do Sol em Belo Horizonte
Pôr do Sol em Belo Horizonte no mirante do Belvedere

Belo Horizonte tem pontos turísticos super fotogênicos

Passear entre as palmeiras na Praça da Liberdade, andar de bicicleta na Lagoa da Pampulha ou fazer compras no Mercado Central de BH são só algumas das inúmeras atividades tipicamente turísticas em Belo Horizonte. Apesar da cidade não estar entre os destinos turísticos brasileiros mais procurados, passear em BH rende fotos tão lindas que com certeza vão fazer você se apaixonar por Minas Gerais .

Rio de Janeiro e São Paulo que me perdoem mas BH tem seus encantos!

O clima de Belo Horizonte é uma delícia

Já morei no inferno e posso falar sem sombra de dúvida que o clima em Belo Horizonte é perfeito. Fresco a noite, agradável durante o dia. Não senti frio extremo no inverno e espero não morrer de calor no verão como morria em Governador Valadares. Inferno para os íntimos, não porque é ruim mas porque é quente no ponto de fritar ovo no asfalto.

Em Belo Horizonte os dias são agradáveis e as noites frescas. Você não sua de calor nem treme de frio, acho que essa é a melhor definição até agora. Mas ainda não vivi na cidade um ano inteiro para falar como é o clima em Belo Horizonte em todas as estações. Daqui uns tempos volto pra contar!

Existem várias cidades nos arredores de BH que valem a pena conhecer

Além das milhões de coisas que tem pra fazer em Belo Horizonte, a cidade é super bem localizada do ponto de vista turístico. Existem inúmeras cidadezinhas próximas com atrações para todos os gostos que estão ao alcance de um bate e volta. Já ouviu falar?!

Você bate lá de manhã e volta no fim do dia, ou se mora em BH pode conhecer no fim de semana. As mais famosas são as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes. Mas Brumadinho, Lapinha da Serra, Lavras Novas e Serra do Cipó são outros exemplos.

Pra se ter um ideia até cavernas temos aqui por perto. Se não acredita em mim, dê uma pesquisada na Gruta de Maquiné em Cordisburgo.

Ouro Preto e Tiradentes - Cidades históricas perto de Belo Horizonte
Ouro Preto e Tiradentes – Cidades históricas perto de Belo Horizonte

Belo Horizonte é um ótimo lugar para fazer compras

Pra quê 25 de Março em São Paulo se aqui tem o bairro Barro Preto, a Savassi, milhões de shoppings, Outlet e  no domingo ainda tem a feirinha de artesanato da Afonso Pena?! Pouca gente lembra de Belo Horizonte como lugar bom para fazer compras.

Meu cartão de crédito bem sabe disso. Na feirinha, comprei a muitos anos atrás uma bolsinha de ombro feita em retalhes de couro que na época custou 10 reais. Já se passaram pelo menos uns sete anos, que eu tenho certeza, porque deve ter bem mais que isso. E a bolsa vive comigo até hoje firme e forte.

O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos mais limpos e organizados do mundo

Falando de compras em Belo Horizonte, outro lugar que nos faz perder a cabeça é o mercado. Se você nunca visitou o Mercado Central de  Belo Horizonte não sabe o que está perdendo. Domingo passado levei meu marido e ele ficou surpreso. Esse é um dos meus motivos preferidos para conhecer Belo Horizonte.

Comemos jujuba, compramos buchas naturais, queijos, essências e incensos, escutamos música sertaneja de raiz e passamos pelo menos algumas horas rodando pelas lojinhas do mercado. Foi uma manhã tão agradável que pretendo transformá-la numa tradição de domingo.

O mercado central de BH além de ser um ambiente super limpo e organizado tem praticamente de tudo lá dentro. Tem lugar pra beber, para comer, para comprar artesanato e diversas outras coisas para esmiuçar com tempo. Então é só entrar e ser feliz, mas antes de ir dá uma lida no post que escrevi com todas as dicas para quem deseja conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte você vai cruzar com vários carros bonitos

Esse pode ser um motivo estranho pra qualquer outra pessoa que esteja acostumado a cidade. E só quem gosta e entende de carro talvez entenda o que quero dizer. Eu particularmente, sou dessas que entende bulhufas! Mas meu marido adora carros e sempre que está em Belo Horizonte fica deslumbrado. Ele segue diversos canais de youtube e perfis nas redes sociais que falam sobre o universo automobilístico.

Segundo ele BH é top nesse quesito porque tem muitas lojas com carros esportivos, muitos eventos pra quem entende de carro e você consegue observar carros milinários na rua. Quando saímos a noite ele sempre procura uma mesa com vista pra rua e fica observando os carros passar. E quando surge um barulho diferente ele já fica todo ouriçado esperando um carrão acelerar pra escutar o motor. Eu só observo e sigo sem entender nada!

Em BH existem milhares de novos restaurantes para descobrir

Depois dos trinta minha balada predileta é conhecer novos restaurantes. Até gosto de pubs, boates e outras baladas mas vamos ser honestos: eu não tenho mais o mesmo pique. Se saio pra um rolé sexta preciso do resto do fim de semana para recuperar. E toda vez é uma luta pra convencer meu marido a ir comigo ou não implicar quando vou sozinha.

Mas com restaurantes não tenho esse problema e aqui em BH tem uma infinidade deles para descobrir. Um assunto que por sinal pretendo explorar com mais detalhes em outro momento. Se isto muito lhe interessa, me segue no insta que sempre postamos nos stories dicas dos restaurantes que conhecemos no perfil do blog @viajenaweb

Mês passado, para comemorar meu aniversário fui jantar no AA Wine Experience e foi tudo de bom. O restaurante tinha um lustre maravilhoso de taças  e adega com sommelier para te ajudar a escolher um vinho.  Riqueza total!

Espero que meus motivos para conhecer Belo Horizonte tenham sido suficientes para lhe convencer a fazer uma visita. E se por acaso você já conhece ou mora por aqui, concorda comigo que essa terra é bão demais da conta?!

Outra publicações de Belo Horizonte e Minas Gerais


PLANEJE SUA VIAGEM COM A GENTE AQUI NO BLOG:

  • 🕵️Encontre o seu passeio em qualquer lugar do mundo sem sair de casa com a GET YOUR GUIDE
  • 🚘Alugue seu carro com a RentCars – Reserve seu carro aqui do Brasil com cobrança em reais, sem IOF, e ainda podendo dividir em até 12x sem juros no cartão ou ter 5% de desconto no boleto bancário
  • 📝Adquira um roteiro personalizado pelo Viaje na WEB – Se não tem tempo para pesquisar as melhores atrações de um destino e montar a sua programação de forma independente, faça um roteiro personalizado com a gente. Entre em contato através deste formulário.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Viaje na Web a continuar escrevendo dicas e compartilhando experiências.


Se você também ama viajar, e adora ver foto de lugares bonitos acompanhe nossas aventuras pelo mundo através do instagram. Siga @viajenaweb e venha fazer parte da nossa comunidade de viajantes compulsivos que não sabem viver sem pensar no próximo destino. Aproveite para anotar dicas para a posteridade!

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *