Decidir o que levar na mala para o Atacama é um pouco complicado para quem viaja para o deserto. Isso porque o clima no deserto é caracterizado pela grande amplitude térmica e pela baixa umidade do ar. Resumindo, faz frio e faz calor no mesmo dia. Portanto na hora de fazer a mala para o Atacama é importante prestar atenção em alguns detalhes.
A primeira dica é analisar o roteiro da sua viagem: quantos dias serão? Quais passeios irá fazer? Vai viajar antes ou depois de ir para o deserto?! Sabendo tudo isso fica mais fácil ter foco na hora de escolher o que levar na mala para o Atacama.
Organizando a viagem para o Atacama
Antes de arrumar e partir em uma viagem internacional contrate um seguro viagem. É uma garantia que você terá se algo der errado e por um custo muito acessível. A Seguros Promo tem preços excelentes, e pagando com boleto ou pix você ainda garante 5% de desconto.
A segunda coisa que olho antes de viajar é um jeito de garantir minha internet ilimitada no exterior. Não dá para depender só de wifi de hotel, e eu não tenho paciência (e muitas vezes nem tempo) de sair procurando lojas de telefonia no destino. Sempre compro o chip da Easysim ou da Viaje Conectado que funciona em mais de 140 países e eu já chego no destino conectada.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA O ATACAMA Clique aqui para SABER
Agora que você já sabe quanto custa viajar para o Atacama vamos para as malas.
como arrumar a mala para o Atacama
Escolhendo as roupas para usar no deserto
Como disse antes, usar roupas em camadas é a maneira mais prática para se vestir no Atacama. Como muitos passeios começam pela manhã e em altitudes mais elevadas, primeiro sentimos frio. Você deve levar uma segunda pele, daquelas mais justinhas e que seja respirável. Eu levei duas.
Por cima da segunda pele, vem a camada do aquecimento, a blusa fleece. Elas são bem quentinhas e próprias para frio. Por último vem um casaco quentinho e que seja corta vento. Dessa maneira você pode ir tirando as roupas aos poucos conforme for sentindo calor.
Para as pernas leve uma calça confortável para caminhada, uma meia térmica e também shorts. Aquelas calças que vem com zíper e viram bermuda também são excelentes.
Até agora nossa mala tem: segunda pele, fleece, casaco corta vento, calça (eu amo legging) e meia térmica. Leve também luvas, gorro, shorts e blusa sem manga para os passeios em períodos mais quentes.
Para os passeios como os Geysers e Lagunas Altiplânicas é preciso sair do hotel todo empacotado com tudo que tem direito pois o frio é intenso. Nos passeios que saem a tarde, vá com roupas mais frescas mas SEMPRE leve o casaco corta vento com você. No pôr do sol as temperaturas abaixam muito e também o vento costuma ficar bem intenso. Lembre-se sempre que a amplitude térmica do deserto é bem alta.
E por último mas não menos importante, não esqueça de levar roupa de banho. Podemos nadar em algumas lagunas no Atacama e também nas Termas de Puritama.
Qual calçado levar para o atacama?
Leve calçados próprios para trekking. Eles são confortáveis, geralmente impermeáveis e são próprios para esse tipo de viagem. Levei a minha botinha de trilha da Quéchua e usei ela o tempo todo.
Se você não tem, não precisa comprar. Pode ser um tênis. Mas tenha em mente que ele vai voltar destruído e muito sujo. Os passeios envolvem caminhadas com muita areia e pedras, até mesmo uma voltinha na rua Caracoles já tem o poder de empoeirar todo o seu sapato.
Outros itens indispensáveis na mala para o Atacama
- Protetor solar. Não adianta pestanejar, tem que usar! Você vai se expor ao sol durante várias horas e muita vezes nem vai sentir que está queimando. Não dê bobeira, use filtro solar.
- Boné ou chapéu. Para não queimar o couro cabeludo nas horas de calor (acreditem em mim, isso dói) e o gorro para os passeio de frio.
- Protetor labial ou bepantol. A parte do meu corpo que mais sentiu o clima seco do deserto foram os lábios. Comprei o hidratante labial Epidrat mas confesso que a única coisa que aliviou as rachaduras foi a pomada bepantol.
- Maxidrate, rinosoro 3% ou qualquer outro umidificador nasal. Tinha menos de quatro meses que tinha feito uma rinoplastia e por já usar esses produtos eu levei. Mesmo usando o nariz ficou bem judiado por dentro no deserto. Se eu fosse você, não deixaria de levar.
- Hidratante corporal. Assim como os lábios e o nariz, a nossa pele fica muito seca no deserto. Portanto não se esqueça de hidratar bem o corpo.
- Colírio. Principalmente para quem já sofre com ressecamento nos olhos ou para quem usa lente de contato ele faz muita diferença.
O deserto do Atacama é um destino incrível onde você vai encontrar uma das paisagens mais bonitas que já viu na vida. É muito importante que você fique atento na hora de fazer a sua mala para o Atacama para não ter perrengue por causa de roupa inapropriada e assim conseguir aproveitar o máximo a viagem.
Esquecer algum item importante pode custar caro. Lembre que San Pedro do Atacama é um vilarejo e tudo lá é mais caro do que estamos habituados. Meu pai esqueceu o chapéu, menos mal porque foi bem tranquilo de comprar. Mas imagina não levar um casaco corta vento por exemplo?!
No vídeo abaixo eu explico como fiz minha mala, e mostrei minha segunda pele, o casaco, a fleece e a bota que comprei para a viagem. Espero ter ajudado vocês com a mala para o Atacama. E se ainda tiver alguma dúvida, é so deixar nos comentários.
No Comments