como chegar ao Deserto do Atacama - Santiago - Chile

Como chegar ao Deserto do Atacama saindo de Santiago

O Deserto do Atacama é um destino que fascina o visitante e ocupa uma vasta região ao norte do Chile. Muita gente pensa que é complicado organizar uma viagem pra lá. Nesse post vamos mostrar como chegar ao Deserto do Atacama  saindo de Santiago.

 

Calama é a cidade mais bem estruturada perto de San Pedro do Atacama e fica a 100 km de distância. Para os corajosos que desejam encarar uma road trip, saibam que são 1.600 km de distância desde Santiago.

 

A cidade usada como base para explorar as belezas do deserto é San Pedro do Atacama. É um local bem pequeno, com estrutura limitada, portanto não possui aeroporto.

 

E agora vamos abordar todas as maneiras de Como chegar ao deserto do Atacama saindo de Santiago e de outros lugares mais comuns.

Como chegar ao Deserto do Atacama saindo de Santiago de avião

Não existem voos diretos do Brasil até o Deserto do Atacama, é necessário fazer uma conexão em Santiago. De São Paulo até a capital do Chile são aproximadamente 4 h de voo.

 

Dá para aproveitar e fazer uma paradinha para conhecer a bela cidade de Santiago na ida ou na volta. Caso contrário, no aeroporto de Santiago é só pegar a mala, passar pela imigração e pegar a sua conexão até Calama, em um vôo de 2h de duração.

 

Como ir do aeroporto de Santiago ao centro da cidade

 

Como comprar a sua passagem para o Atacama

 

Existem duas maneiras de comprar a sua passagem para o Deserto do Atacama e montar o seu roteiro: 

 

  1. Comprar as passagens Brasil – Calama – Brasil dentro de um mesmo bilhete fazendo a conexão em Santiago;
  2. Comprar a passagem Brasil – Santiago ida e volta e comprar os vôos internos até Calama.

 

Muito cuidado para não causar um problema ai. Se você não tem a intenção de parar em Santiago já compre todos os trechos inclusos desde o Brasil e evite perrengues com conexões e malas.

 

E caso algo dê errado e algum vôo atrase, a companhia aérea fica responsável por providenciar tudo para você.

 

Se for comprar os trechos separados, fique atento para não planejar vôos muito próximos e lembre de consultar as regras da bagagem da cia aérea.

 

Já reservou sua hospedagem no Atacama?! Consulte aqui os melhores preços com cancelamento grátis.

 

Dicas para comprar passagem barata para o Atacama

 

Se você emitiu apenas as passagens com os trechos Brasil – Santiago – Brasil e precisa comprar os trechos internos até o Atacama se liga nessa dica.

 

Quando for pesquisar em sites como Latam ou Sky, procure pelo google a versão chilena, bloqueie a página para não saber a sua localização e veja a diferença de preço.

 

Em setembro de 2017 olhei no site da LATAM e o trecho Santiago – Calama estava saindo R$ 945 ida e volta. Mudei para o site na versão chilena e comprei por algo em torno de R$ 240 reais sem a bagagem. Achei surreal a diferença. Não sei dizer como, nem porque. Só sei que foi assim! Portanto não compre antes de tentar essa manobra.

 

Já contratou o seu seguro viagem? Não viaje sem. Faça aqui a sua cotação e ganhe até 10% off no boleto com o cupom VIAJENAWEB5.

 

Do aeroporto de Calama até San Pedro do Atacama

 

O aeroporto que serve como porta de entrada para o Deserto do Atacama é o El Loa. Ele fica na cidade de Calama que está a 100 km de San Pedro do Atacama.

 

O percurso até San Pedro leva em média 1 h e 30 min e pode ser feito via transfer, táxi ou ônibus.

 

O ônibus é a opção mais barato, porém mais cansativa. Ele sai do centro da cidade e não do aeroporto, então é necessário fazer mais um deslocamento.

 

A melhor opção sem dúvida é contratar um transfer (consulte valores aqui). Ele te espera logo no desembarque, pega suas malas e pronto. Uma outra empresa de confiança que faz o serviço é a Transfer Pampa.

Como chegar ao Deserto do Atacama de ônibus

Vou colocar essa opção aqui para cumprir o meu devre de informar o leitor. Porque não indico ir ao Atacama de ônibus e vou dizer porque. Primeiro porque são quase 24 h dentro de um ônibus, e segundo porque nem é tão mais barato. É aquele caso típico de economia porca.

E ainda tem outro porém, a maioria dos ônibus vai até Calama, e lá ainda é necessário trocar de ônibus e seguir viagem até San Pedro do Atacama.

 

A não ser que você esteja saindo de ônibus de outro destino que não seja Santiago. Aí a história pode ser diferente. Mas para quem deseja arriscar a aventura, consulte os preços aqui.

De carro no Chile: de Santiago ao Deserto do Atacama

Para os amantes de uma boa road trip é possível chegar ao Deserto do Atacama de carro. Portanto eu só indicaria para pessoas que já tem bastante experiência em estradas, inclusive off-road.

 

No deserto não há sinal de celular, então muita atenção com as estradas e sinalizações.  Deve-se seguir a rodovia Ruta 5, com acesso a San Pedro do Atacama pela Ruta 2.

 

Tenha em mente que são pouco mais de 1600 km de distância entre Santiago e San Pedro do Atacama. Tem que ter muita disposição e tempo. É uma ótima opção para quem vai aproveitar a viagem e conhecer outros lugares pelo Chile.

 

É recomendável alugar o carro com antecedência para conseguir os melhores preços. Você pode pegar o carro no aeroporto ou em outro endereço em Santiago. Sempre uso a RentCars, pois o pagamento é feito em reais no cartão de crédito, sem a cobrança de IOF e pode parcelar em até 12x sem juros. É ótimo para quem planeja com antecedêcia, aí já chega na viagem com tudo pago. Faça a sua cotação aqui.

 

Os melhores passeios para fazer no Atacama

 

A melhor maneira de chegar ao Atacama

Sem dúvida nenhuma, a melhor maneira de chegar ao Atacama é de avião. Mais rápido, mais prático, menos perrengue. Já deixe o seu transfer agendado em Calama e pronto. O seu trajeto já estará todo planejado.

 

Aproveite para passar uns dias em Santiago na ida ou na volta, para aproveitar as vinícolas e os bons restaurantes da capital chilena.

gostou? Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!