O que levar na mala para o Atacama

mala para o Atacama

Decidir o que levar na mala para o Atacama é complicado para quase todos que viajam para o deserto. Isso porque o clima no deserto é caracterizado pela grande amplitude térmica e pela baixa umidade do ar. Resumindo, faz frio e faz calor no mesmo dia. Portanto na hora de fazer a mala para o Atacama é importante prestar atenção em alguns detalhes.

A primeira dica é analisar a sua viagem: quantos dias serão? Quais passeios irá fazer? Vai viajar antes ou depois de ir para o deserto?! Sabendo tudo isso fica mais fácil ter foco na hora de escolher o que levar na mala para o Atacama.

Reserve sua hospedagem pelo Booking
Encontre aqui as melhores opções de hospedagem pelo Booking. Reserve com antecedência e garanta os melhores preços. Opções com cancelamento grátis.

Organizando a viagem para o Atacama

Antes de arrumar e partir em uma viagem internacional contrate um seguro viagem. É uma garantia que você terá se algo der errado e por um custo muito acessível. A Seguros Promo tem preços excelentes, e com o cupom VIAJENAWEB5 você ainda garante 5% de desconto.

A segunda coisa que eu sempre faço antes de viajar é garantir minha internet ilimitada no exterior. Não dá pra depender só de wifi de hotel, e eu não tenho paciência (e muitas vezes nem tempo) de sair procurando lojas de telefonia no destino. Sempre compro o chip da Easysim, que funciona em mais de 140 países e eu já chego no destino conectada.

Já sabe quanto custa viajar para o Atacama?! Acesse esse post e confira!

Agora vamos para as malas.

Fazendo a mala para o Atacama

Fazer a mala para o Atacama pode parecer complicado pelo seguinte motivo: faz frio e calor no mesmo dia. E isso quase me enloqueceu quando decidi ir para o deserto. Eu odeio passar frio, mas também não queria carregar muito peso na mochila.

Por conta do blog, sempre levo muita coisa nos passeios. Câmera, lente, go pro, celular e outros pequenos equipamentos. Só de pensar na ideia de carregar mais peso me dava até dor de cabeça.

Portanto a dica mais importante na hora de arrumar a mala para o Atacama foi a de me vestir em camadas. Isso fez toda a diferença tanto na hora de organizar a mala, quanto na preparação para os passeios.

o que levar na mala para o Atacama.
Cuidado pra não levar muita coisa desnecessária e pesar a mochila.

Escolhendo as roupas para usar no deserto

Como disse acima, usar roupas em camadas é a opção mais prática para se vestir no Atacama. Como muitos passeios começam pela manhã e em altitudes mais elevadas, primeiro sentimos frio. Você deve levar uma segunda pele, daquelas mais justinhas e que seja respirável. Eu levei duas 🙂

Por cima da segunda pele, vem a camada do aquecimento, a blusa fleece. Elas são bem quentinhas e próprias para frio. Por último vem um casaco quentinho e que seja corta vento. Dessa maneira você pode ir tirando as roupas aos poucos conforme for sentindo calor.

Para as pernas leve uma calça confortável para caminhada, uma meia térmica e também shorts. Aquelas calças que vem com zíper e viram bermuda também são excelentes.

Até agora nossa mala tem: segunda pele, fleece, casaco corta vento, calça (eu amo legging) e meia térmica. Leve também luvas, gorro, shorts e blusa sem manga para os passeios em períodos mais quentes.

Para os passeios como os Geysers e Lagunas Altiplânicas é preciso sair do hotel todo empacotado com tudo que tem direito pois o frio é intenso. Nos passeios que saem a tarde, vá com roupas mais frescas mas SEMPRE leve o casaco corta vento com você. No pôr do sol as temperaturas abaixam muito e também o vento costuma ficar bem intenso. Lembre-se sempre que a amplitude térmica do deserto é bem alta.

E por último mas não menos importante, não esqueça de levar roupa de banho. Podemos nadar em algumas lagunas no Atacama e também nas Termas de Puritama.

mergulho nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Um mergulho nas Lagunas Escondidas de Baltinache.

Qual calçado levar para o atacama?

Leve calçados próprios para trekking. Eles são confortáveis, geralmente impermeáveis e são próprios para esse tipo de viagem. Levei a minha botinha de trilha da Quéchua e usei ela o tempo todo.

Se você não tem, não precisa comprar. Pode ser um tênis. Mas tenha em mente que ele vai voltar destruído e muito sujo. Os passeios envolvem caminhadas com muita areia e pedras, até mesmo uma voltinha na rua Caracoles já tem o poder de empoeirar todo o seu sapato.

Dica de onde comprar: Eu comprei TODAS as minhas roupas e também a bota de trilha na Decathlon. A loja tem um excelente custo benefício e muita opção. Dá pra comprar muita coisa de qualidade sem gastar uma fortuna.

o que levar para o Atacama
Não esqueça de levar um calçado apropriado na sua mala para o Atacama.

Outros itens indispensáveis na mala para o Atamaca

  • Protetor solar: não adianta pestanejar. Tem que usar! Você vai se expor ao sol durante várias horas e muita vezes nem vai sentir que está queimando. Não dê bobeira, use filtro solar.
  • Boné/chapéu para as horas de calor e não queimar o couro cabeludo (acreditem em mim, isso dói) e gorros para os passeio de frio.
  • Protetor labial ou bepantol: a parte do meu corpo que mais sentiu o clima seco do deserto foram os lábios. Comprei o hidratante labial Epidrat e confesso que a única coisa que aliviou as rachaduras foi a pomada bepantol.
  • Maxidrate, rinosoro 3% ou qualquer outro umidificador nasal. Tinha menos de quatro meses que tinha feito uma rinoplastia e por já usar esses produtos eu levei. Mesmo usando o nariz ficou bem judiado por dentro no deserto. Se eu fosse você, não deixaria de levar.
  • Hidratante corporal: Assim como os lábios e o nariz, a nossa pele fica muito seca no deserto. Portanto não se esqueça de hidratar bem o corpo.
  • Colírio, principalmente para quem já sofre com ressecamento nos olhos ou pra quem usa lente de contato. Faz muita diferença.
  • Luvas: Nos passeios onde estiver muito frio, como os geysers, as luvas são essenciais.

O deserto do Atacama é um destino incrível onde você vai encontrar uma das paisagens mais bonitas que já viu na vida. É muito importante que você fique atento na hora de fazer a sua mala para o Atacama para aproveitar o máximo a viagem.

Esquecer algum item importante pode custar caro. Lembre que San Pedro do Atacama é um vilarejo e tudo lá é mais caro do que estamos habituados. Meu pai esqueceu o chapéu, menos mal porque foi bem tranquilo de comprar. Mas imagina não levar um casaco corta vento por exemplo?!

vista das Lagunas Altiplânicas
Lagunas Altiplânicas: um dos passeios que senti mais frio.

Espero ter ajudado vocês com a mala para o Atacama. E se ainda tiver alguma dúvida, é so deixar nos comentários.

Boa viagem 🙂


PLANEJE SUA VIAGEM AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Quer ver mais fotos de lugares incríveis e ter dicas fresquinhas antes de serem publicadas no blog?! Acompanhe as viagens em tempo real pelo Stories através do instagram. Siga @viajenaweb e venha fazer parte da nossa comunidade de viajantes compulsivos que não sabem viver sem pensar no próximo destino. Lá não vai faltar idéias para suas próximas viagens! #mesegue

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza alguém apaixonada por viagens. Desde criança sonhava em ser aventureira e foi com essa vontade de desbravar o mundo que nasceu o Viaje na Web. Escreve para compartilhar experiências e inspirar mais pessoas a se jogar nesse mundão. Acredita que tudo é possível quando acreditamos na força dos nossos sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *