Decidir o que levar na mala para o Atacama é complicado para quase todos que viajam para o deserto. Isso porque o clima no deserto é caracterizado pela grande amplitude térmica e pela baixa umidade do ar. Resumindo, faz frio e faz calor no mesmo dia. Portanto na hora de fazer a mala para o Atacama é importante prestar atenção em alguns detalhes.
A primeira dica é analisar a sua viagem: quantos dias serão? Quais passeios irá fazer? Vai viajar antes ou depois de ir para o deserto?! Sabendo tudo isso fica mais fácil ter foco na hora de escolher o que levar na mala para o Atacama.
E a sua hospedagem já reservou?Reserve com antecedência pelo BOOKING usando os links do blog. Aproveite as várias opções com cancelamento grátis e garanta os melhores preços. Reservando por aqui você nos ajuda sem pagar nada a mais por isso. Sempre usamos o BOOKING.COM para encontrar bons hotéis e por isso recomendamos.
Organizando a viagem para o Atacama
Antes de arrumar e partir em uma viagem internacional contrate um seguro viagem. É uma garantia que você terá se algo der errado e por um custo muito acessível. A Seguros Promo tem preços excelentes, e com o cupom VIAJENAWEB5 você ainda garante 5% de desconto.
A segunda coisa que eu sempre faço antes de viajar é garantir minha internet ilimitada no exterior. Não dá pra depender só de wifi de hotel, e eu não tenho paciência (e muitas vezes nem tempo) de sair procurando lojas de telefonia no destino. Sempre compro o chip da Easysim, que funciona em mais de 140 países e eu já chego no destino conectada.
Já sabe quanto custa viajar para o Atacama?! Acesse esse post e confira!
Agora vamos para as malas.
Fazendo a mala para o Atacama
Fazer a mala para o Atacama pode parecer complicado pelo seguinte motivo: faz frio e calor no mesmo dia. E isso quase me enloqueceu quando decidi ir para o deserto. Eu odeio passar frio, mas também não queria carregar muito peso na mochila.
Por conta do blog, sempre levo muita coisa nos passeios. Câmera, lente, go pro, celular e outros pequenos equipamentos. Só de pensar na ideia de carregar mais peso me dava até dor de cabeça.
Portanto a dica mais importante na hora de arrumar a mala para o Atacama foi a de me vestir em camadas. Isso fez toda a diferença tanto na hora de organizar a mala, quanto na preparação para os passeios.

Escolhendo as roupas para usar no deserto
Como disse acima, usar roupas em camadas é a opção mais prática para se vestir no Atacama. Como muitos passeios começam pela manhã e em altitudes mais elevadas, primeiro sentimos frio. Você deve levar uma segunda pele, daquelas mais justinhas e que seja respirável. Eu levei duas 🙂
Por cima da segunda pele, vem a camada do aquecimento, a blusa fleece. Elas são bem quentinhas e próprias para frio. Por último vem um casaco quentinho e que seja corta vento. Dessa maneira você pode ir tirando as roupas aos poucos conforme for sentindo calor.
Para as pernas leve uma calça confortável para caminhada, uma meia térmica e também shorts. Aquelas calças que vem com zíper e viram bermuda também são excelentes.
Até agora nossa mala tem: segunda pele, fleece, casaco corta vento, calça (eu amo legging) e meia térmica. Leve também luvas, gorro, shorts e blusa sem manga para os passeios em períodos mais quentes.
Para os passeios como os Geysers e Lagunas Altiplânicas é preciso sair do hotel todo empacotado com tudo que tem direito pois o frio é intenso. Nos passeios que saem a tarde, vá com roupas mais frescas mas SEMPRE leve o casaco corta vento com você. No pôr do sol as temperaturas abaixam muito e também o vento costuma ficar bem intenso. Lembre-se sempre que a amplitude térmica do deserto é bem alta.
E por último mas não menos importante, não esqueça de levar roupa de banho. Podemos nadar em algumas lagunas no Atacama e também nas Termas de Puritama.

Qual calçado levar para o atacama?
Leve calçados próprios para trekking. Eles são confortáveis, geralmente impermeáveis e são próprios para esse tipo de viagem. Levei a minha botinha de trilha da Quéchua e usei ela o tempo todo.
Se você não tem, não precisa comprar. Pode ser um tênis. Mas tenha em mente que ele vai voltar destruído e muito sujo. Os passeios envolvem caminhadas com muita areia e pedras, até mesmo uma voltinha na rua Caracoles já tem o poder de empoeirar todo o seu sapato.
Dica de onde comprar: Eu comprei TODAS as minhas roupas e também a bota de trilha na Decathlon. A loja tem um excelente custo benefício e muita opção. Dá pra comprar muita coisa de qualidade sem gastar uma fortuna.

Outros itens indispensáveis na mala para o Atamaca
- Protetor solar: não adianta pestanejar. Tem que usar! Você vai se expor ao sol durante várias horas e muita vezes nem vai sentir que está queimando. Não dê bobeira, use filtro solar.
- Boné/chapéu para as horas de calor e não queimar o couro cabeludo (acreditem em mim, isso dói) e gorros para os passeio de frio.
- Protetor labial ou bepantol: a parte do meu corpo que mais sentiu o clima seco do deserto foram os lábios. Comprei o hidratante labial Epidrat e confesso que a única coisa que aliviou as rachaduras foi a pomada bepantol.
- Maxidrate, rinosoro 3% ou qualquer outro umidificador nasal. Tinha menos de quatro meses que tinha feito uma rinoplastia e por já usar esses produtos eu levei. Mesmo usando o nariz ficou bem judiado por dentro no deserto. Se eu fosse você, não deixaria de levar.
- Hidratante corporal: Assim como os lábios e o nariz, a nossa pele fica muito seca no deserto. Portanto não se esqueça de hidratar bem o corpo.
- Colírio, principalmente para quem já sofre com ressecamento nos olhos ou pra quem usa lente de contato. Faz muita diferença.
- Luvas: Nos passeios onde estiver muito frio, como os geysers, as luvas são essenciais.
O deserto do Atacama é um destino incrível onde você vai encontrar uma das paisagens mais bonitas que já viu na vida. É muito importante que você fique atento na hora de fazer a sua mala para o Atacama para aproveitar o máximo a viagem.
Esquecer algum item importante pode custar caro. Lembre que San Pedro do Atacama é um vilarejo e tudo lá é mais caro do que estamos habituados. Meu pai esqueceu o chapéu, menos mal porque foi bem tranquilo de comprar. Mas imagina não levar um casaco corta vento por exemplo?!

Espero ter ajudado vocês com a mala para o Atacama. E se ainda tiver alguma dúvida, é so deixar nos comentários.
Boa viagem 🙂
Organize sua viagem usando os links do blog HospedagemEncontre um hotel com cancelamento gratuito pelo Booking
Aluguel de carroAlugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário
Seguro ViagemUsando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro
Passeios e IngressosEvite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo
Passagens AéreasPesquise suas passagens e as melhores promoções através do Passagens Promo
Chip de internetNão fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções
Roteiros PersonalizadosContrate este serviço para organizarmos um roteiros especialmente pra você
Fotos de ViagemOrganize suas fotos de viagem dentro de um foto livro eternizando aqueles momentos inesquecíveis.
Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!
Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.
Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.
Curtiu nossas dicas?
Então segue a gente no insta. Por lá vocês podem acompanhar todas as viagens em tempo real além de outras dicas. viajenawebRoteiro na Grécia: 14 dias passando por Zakynthos, Mykonos e Grécia Central

Latest posts by Bruna Bragatto (see all)
- Dicas para conhecer a Mina da Passagem entre Ouro Preto e Mariana - 23 de fevereiro de 2021
- 5 restaurantes em Lima que valem a pena conhecer - 16 de fevereiro de 2021
- Dicas para visitar o Castelo de Fontainebleau perto de Paris - 28 de outubro de 2020
- O que é seguro viagem e porque você precisa de um para viajar - 12 de fevereiro de 2020
- Tour na Torre Montparnasse: observatório com a melhor vista de Paris - 30 de janeiro de 2020