Dicas imperdíveis sobre o que fazer em Nikko no Japão

O que fazer em Nikko no Japao -

A maioria das pessoas que viajam de Tóquio para Nikko faz o esquema do bate e volta pra conhecer o templo Toshogu e a Kegon Falls. Acontece que nessa pacata cidade japonesa tem outras coisas interessantes para ver. Pensando nisso, vou listar agora algumas dicas sobre o que fazer em Nikko com lugares bonitos para conhecer no Japão.

Para quem compra o passe de trem no Japão da JR é possível ir e voltar no mesmo dia a partir de Tokyo. Mas acho que fica cansativo, por isso recomendo dormir pelo menos uma noite na cidade para conhecer as principais atrações turísticas de Nikko.

Infelizmente, por falta de vergonha na cara mesmo, acabei não indo em todas elas. Mesmo ficando três noites na cidade e ter tido três dias inteiros pra explorar a região de Nikko. Mas sabe como é né, nem sempre as coisas acontecem da forma como planejamos.

Na hora de montar meu roteiro no Japão eu era a rainha da empolgação. Sai pesquisando sobre o que fazer em Nikko e fui incluindo tudo que achei pelo caminho na programação. Na hora H o tempo fechou, e até saí algumas vezes com a capa de chuva, mas acabei pegando um resfriado. A preguiça dominou geral, e por fim fiz apenas alguns programas que não envolviam muito deslocamento.

Mas apesar de não ter feito tudo, vou deixar aqui a lista do que fazer em Nikko que inicialmente planejei pra mim mesma. Talvez você tenha mais disposição! 

O que fazer em Nikko: conhecer templos e santuários 

Essa é a dica mais óbvia já que o Toshogu, templo mais bonito que conheci no Japão, fica em Nikko. Mas saiba que além do Toshogu existem outros templos para conhecer na cidade. É verdade que eles dificilmente vão te encantar como o Thoshogu Shrine. Se você faz o tipo maluco dos templos, visite os outros primeiro e deixe o mais bonito por último, assim talvez não quebre o encanto deles.

Lista de templos para conhecer em Nikko

Encontre os melhores hotéis em Nikko, no Japão

O que fazer em Nikko - Templos para conhecer

O que fazer em Nikko: relaxar num osen

Nikko é um bom lugar para viver a experiência do onsen. Ali naquela região tem uma pequena cidade de águas termais ao lado do lago Yunoko. O Nikko Yumoto Onsen, fica dentro do Parque Nacional de Nikko.  Outros onsens bem populares na região como Kinugawa-Onsen e Kawaji-Onsen ficam ao longo do rio Kinugawa. 

São lugares ricos, se seu orçamento permitir passe pelo menos uma noite numa hospedagem do tipo ryokan. Nessa acomodação tradicional, você vivencia diretamente a cultura japonesa, com direito a dormir no tatame, usar quimono e degustar o jantar e o café da manhã japonês no próprio quarto.

Se está imaginando o que é um onsen, te entendo perfeitamente companheiro. Estou me vendo em você agora. Viajar pro Japão tem disso, sabe? Um monte de nomes e coisas que a gente nem sabe pronunciar direito e demora a entender o significado.

O que são os onsens, então?!

Pois bem, os onsens são espaços para tomar banho, banheiras aquecidas, algumas de águas termais, outras de águas esquentadas pela tecnologia mesmo. Resumindo, os Onsen são tradicionais casas de banho quente no Japão. É um lugar que os japoneses vão pra relaxar. Esses espaços costumam ser harmonizados com a natureza, com jardins japoneses, musicas relaxantes e toda aquela decoração típica que a gente já conhece e ama. 

O detalhe é que ninguém entra num onsen pra tomar banho de biquíni ou sunga tá?! Então vá com o espírito preparado pra ficar peladão e ver peladões também como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Na Suécia fiz algo parecido na sauna de Malmo.  Apesar do choque foi uma experiencia profunda daquelas capazes de mudar nossa visão das coisas.

Acabei frequentando apenas um mini onsen particular no hotel que fiquei hospedada. Procurando um onsen pra incluir no roteiro do Japão, descobri que os japoneses tem preconceito com tatuagens. Eu tinha acabado de fazer a minha primeira (e até hoje, única tatuagem). Por conta disso nem tentei entrar num onsen público e entrei bem tímida nesse do hotel. Todos avisam que não é permitido a entrada de pessoas tatuadas. Cada maluco com sua maluquice, né?! Mas quem somos nós pra julgar, por aqui temos também outros tipos de preconceitos e vida que segue. Não vale guardar ressentimentos por isso!

COMPRE SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO.  Use o cupom VIAJENAWEB5 e ganhe 10% OFF pagando no boleto.

Kegon Falls - Parque Nacional de Nikko

O que fazer em Nikko: observar a Kegon Falls

A cachoeira Kegon falls tem quase 100 metros de altura e é considerada apenas uma das três mais belas cachoeiras do Japão. Não conheci as duas primeiras, nem todas as outras para atestar isso mas a achei bem bonita. Na verdade o parque inteiro onde fica a cachoeira é um lugar muito bonito. Daqueles lugares bem natureza, com muito verde e barulho de água sabe?!

Porém a Kegon falls não é o tipo de cachoeira a que estamos acostumados aqui no Brasil. Ninguém pode entrar lá para dar um “tibum” na água, tirar foto aos pés da cacheira e estender uma canga na pedra pra tomar sol. Infelizmente, ou felizmente, depende do ponto de vista a cachoeira é só pra observação.

Tanto que existe uma plataforma de observação, duas na verdade. Uma livre que é facilmente acessível a pé, e uma segunda que é paga e fica mais próxima a base das quedas. A plataforma paga é acessada através de um elevador de 100 metros de profundidade e promete vistas mais impressionantes. Eu porém, estava no modo mão de vaca e preferi apreciar a cachoeira apenas da plataforma gratuita mesmo porque o dia estava chuvoso e nublado.

Dizem que tem ainda um terceiro point de observação que fica um pouco mais longe da cachoeira. Do Observatório Akechidaira dá pra ver a Kegon Falls e o Lago Chuzenjié, mas pra chegar nele tem que pegar um teleférico no Planalto Akechidaira.

Como chegar na Kegon Falls, ingressos e horários

Pra chegar na cachoeira, se estiver hospedado no centro de Nikko é só pegar um ônibus na praça do centro, perto da estação onde chega o trem da JR. Desça na estação Chuzenjiko Onsen.

O trajeto de ônibus até Chuzenjiko Onsen leva cerca de 50 minutos, custa em torno de 1200 ienes e é coberto pelo passe de dois dias na cidade. Ou seja, vale muito a pena comprar o passe pra conhecer outros pontos da cidade. Com ele podemos fazer viagens de ônibus ilimitadas entre Nikko e Chuzenjiko Onsen por ¥ 2.000. Esse passe é vendido no terminal rodoviário Tobu Nikko.

Preços e horários da Kegon Falls

A entrada para a plataforma de observação paga custa 550 ienes por pessoa. No local tem restaurante e lojinhas de souvenir.

Março, Abril e Novembro 

8:00 h ás 17:00 h 

Maio a Setembro          

7:30 h ás 18:00 h 

Outubro

7:30 h ás 17:00 h

Dezembro a Março        

9:00 h ás 16:30 h 

O que fazer em Nikko: conhecer o Lago Chuzenji

Ao lado da Cacheira Kegon Falls fica também o Lago Chuzenji. Na verdade a cachoeira é formada pelas águas do lago. O bom, que assim dá pra conhecer facilmente os dois lugares. Dá pra ia a pé da cachoeiro para o lago e vice versa. Comprando o passe de ônibus na estação de Nikko dá pra conhecer as duas atrações descendo no mesmo ponto.

Podemos caminhar ao redor do lago, tem um calçadão pra isso. São 25 quilômetros no total, rende uma caminhada boa.

Dicas do que fazer no Lago Chuzenji

  • Explorar as trilhas que existem nas redondezas. Lembre de pegar um mapa na rodoviária onde comprar as passagens para achar as trilhas.
  • Fazer passeios de barco pelo lago. No mesmo mapa você encontra os pontos de partida dos cruzeiros.
  • Andar de pedalinhos ou de caiaque no lago. Eles ficam no mesmo ponto da Kegon Falls.
  • Conhecer o Templo Chuzenji que fica aos pés do lago. Neste caso, você precisará descer num ponto de ônibus diferente. 
  • Relaxar nas águas quentes de Chuzenjiko Onsen.

O que fazer em Nikko: cruzar a Ponte Shinkyo 

Essa charmosa ponte vermelha é famosa no Japão por ser considerada uma das três pontes mais bonitas do país. Construída em 1636, a ponte também é um patrimônio mundial.

A Ponte Shinkyo fica no centro de Nikko, e passa por cima do Rio Daiya. Para chegar nela basta pegar o mesmo ônibus indicado no início do post porém no sentido contrário e descer na parada de ônibus Shinkyo. A melhor forma é deixar pra vê-la depois de conhecer o templo Toshogu. Como ela fica mais ou menos no meio do caminho entre o centro de Nikko e o templo, o que fiz foi ir de ônibus até o templo e voltar para o meu hotel a pé.

No caminho de volta passei pela ponte e encontrei o restaurante Hippari Daki , um dos lugares que mais gostei de comer em Nikko. Outra coisa que você precisa saber antes é que passar ali não é de graça. Colocar seus pés na ponte sagrada custa a bagatela de trezentos ienes. Na falta de dinheiro se contente em observá-la de longe! 

Encontre os melhores hotéis em Nikko, no Japão

Shirnko Bridge - Ponte Vermelha no Japão
Shinkyo Bridge – Ponte Vermelha em Nikko

O que fazer em Nikko: Tobu World Square

Esse é um dos lugares nas redondezas de Nikko que queria muito ter ido, mas na hora H faltou coragem de encarar a jornada. O Tobu World Square é um parque com miniaturas de 102 monumentos arquitetônicos famosos do mundo. Lá tem réplica da Torre Eiffel, das pirâmides do Egito e diversos outros monumentos famosos.

Imagina só ver todos os principais pontos turísticos do mundo no mesmo lugar? Pois bem, você consegue isso visitando o Tobu World Square em Kinugawa Onsen. O parque fica bem perto da cidade de Nikko, dá pra chegar de trem a partir de Tóquio. No site oficial do parque tem as orientações de como chegar no Tobu World Square a partir de vários pontos. As entradas custam 2.800 ienes por adulto.

Para ir diretamente de Nikko, peque um ônibus para Kinugawa Onsen. Se comprar o passe de todas a áreas de Nikko, a cada 20 ou 30 minutos sai um ônibus entre a Estação Kinugawa Onsen e a Tobu World Square. 

Caminho para Toshogu - Nikko - Japao

Outra coisa que fez toda a diferença na minha viagem ao Japão e na escolha do que fazer em Nikko foi o chip de celular da Easysim4U. No Japão ele funcionou perfeitamente. Ter internet no celular foi o que me salvou de ficar perdida em diversos momentos, além de me ajudar a achar o caminho certo para chegar em vários lugares, encontrar restaurantes e manter o contato com a família durante a viagem.

Espero que essas dicas sobre o que fazer em Nikko te ajudem a montar o seu roteiro no Japão. Se ficou alguma dúvida sobre o post, deixe nos comentários. Sua dúvida pode ajudar outro viajante.

Ideias para salvar no Pinterest sobre o que fazem em Nikko:

Outras dicas do Japão publicadas no blog:


Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.

Inspire-se! Não pire!
Vem viajar com a gente em tempo real no instagram!
The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *