A princípio, a ideia era escrever um post lindo com dicas de vários lugares bons incluindo minha dica de restaurante japonês no Rio de Janeiro favorita. O plano era explorar todas as dicas de amigos e conhecidos e depois deixar uma lista básica com os melhores restaurantes japoneses que conheci.
Mas eu cometi o erro de conhecer primeiro o Gurumê no shopping Rio Sul e foi tudo por água abaixo. O que aconteceu foi que esse restaurante japonês no Rio de Janeiro, me estragou para todos os outros estabelecimentos de culinária japonesa.
A comida é maravilhosa e viciante. Tanto que depois de comer lá, nenhuma outra comida japonesa teve mais a mesma graça pra mim. Sempre que planejávamos conhecer outro restaurante, meus desejos acabavam por me levar de volta ao Gurumê.
Assim, passou quase um ano que já estou morando no rio, e foi isso! Ele foi o único restaurante japonês que conheci na cidade maravilhosa. E se vamos ser completamente honestos, também não tenho vontade de conhecer outro. Porque até os restaurantes em outras cidades que antes eu estava acostumada a frequentar, acabaram caindo no meu conceito e perderam o encanto.
Se o que você está procurando é uma dica de bom restaurante japonês no Rio de Janeiro, vai por mim. O Gurumê é a dica! Mas para aqueles com espírito mais explorador, vou deixar também a listinha de todos os outros restaurantes que planejei conhecer e acabei não conhecendo.

Minha experiência no restaurante Gurumê na zona sul do Rio
Como cliente assídua posso compartilhar aqui um pouco da minha experiência ao longo desses últimos meses frequentando o Gurumê do Rio Sul quase todo fim de semana.






Sobre o atendimento
Nunca tive nenhum tipo de aborrecimento no Gurumê. Sempre fomos bem atendidos, todos são bem educados e solícitos.
As vezes o prato principal demora um pouco mais que o normal pra chegar, mas o prato de entrada costuma vim bem rápido e acaba compensando. Com isso dá pra esperar sem grandes traumas.
Nos fins de semana, dependendo do horário costuma ter fila de espera para jantar. Mas como estamos dentro de um shopping, a gente aproveita para olhar as lojas e o tempo de espera passa bem rápido.
Antes da pandemia o restaurante costumava servir umas entradinhas bem gostosas para os clientes que ficavam aguardando na porta de entrada. Espero que isso volte quando esse período obscuro passar.
Sobre o cardápio
Confesso! Fiquei tão bitolada nesse restaurante que até o cardápio é difícil variar. Apesar de ter outras opções interessantes no cardápio, quase sempre pedimos os mesmos pratos. Ou seja, uma pipoca de camarão de entrada e um combinado do Chef com 40 peças.
Para dois é suficiente! A pipoca de camarão é perfeita, os camarões empanados são tão crocantes e macios que parecem mesmo uma pipoca. E o combinado do chef não tem nem como explicar, tem que experimentar pra entender. Também amei o harumaki de camarão.
Para beber gosto de uma soda de frutas vermelhas com cereja.
- Cardápio do Gurumê.
Sobre os preços
Os únicos poréns é que no Gurumê não tem rodízio, e os preços não são os mais econômicos. Um jantar para dois com entrada, bebidas, combinado do chef e as vezes uma sobremesa dificilmente fica menos de 200 reais.
Mas tinham também uma opção econômica para menu degustação que incluía entrada, prato principal e sobremesa por cerca de 89 reais por pessoa.
Informações Úteis deste restaurante japonês no Rio de Janeiro
O endereço do Gurumê Rio Sul é dentro do Shopping. Fica na rua Lauro Müller, 116 – 1º andar – Botafogo – LOJA 45A / 46. Existem outras unidades do restaurante que ficam em São Conrado, Ipanema, Tijuca e Barra da Tijuca.
Os horários de funcionamento do restaurante é de domingo a quinta de 12h às 22:30 e sexta e sábado de 12h às 23h.
- Link para reservas online
- Telefone: 21 3030-8234
- Outras unidades
Outras dicas de restaurante japonês no Rio de Janeiro
Se você já conhece o Gurumê mas diferente de mim não ficou viciado, tenho ainda outras dicas de restaurantes japoneses que amigos me indicaram para conhecer aqui no Rio. Não fui ainda em nenhum deles. Mas estão todos salvos na minha listinha de desejos para o dia que eu tiver coragem.
E você?! Já conheceu algum desses restaurantes? Tem outra dica de restaurante japonês no Rio de Janeiro que vale a pena conhecer? Me conta nos comentários o que achou e como foi a sua experiencia porque ela pode ajudar outras pessoas .
OUTROS POSTS PUBLICADOS COM DICAS DO RIO DE JANEIRO
Roteiro na Grécia: 14 dias passando por Zakynthos, Mykonos e Grécia Central

Latest posts by Fernanda Bragatto (see all)
- Museu Paço do Frevo em Recife antigo – Um passeio cultural e colorido - 15 de novembro de 2020
- Onde tirar fotos em Campos do Jordão – 10 dicas de lugares fotogênicos para arrasar no Instagram - 8 de novembro de 2020
- Dica de restaurante japonês no Rio de Janeiro - 11 de outubro de 2020
- Parque Guinle – Tudo que você precisa saber antes de ir - 23 de setembro de 2020
- 10 hotéis e pousadas de luxo em Campos do Jordão - 6 de agosto de 2020