fontainebleau - Castelo perto de Paris

Dicas para visitar o Castelo de Fontainebleau perto de Paris

Nesse post você vai encontrar todas as dicas sobre o Castelo de Fontainebleau na França. Saiba como chegar saindo de Paris, quanto custa,  como é a visita e muito mais.

 

Se você quer conhecer um castelo em Paris, mas tem preguiça de enfrentar filas assustadoras e a grande quantidade de turistas que visitam o Palácio de Versalhes, anote ai essa dica, porque ela resolve seu problema. Faça um passeio de um dia até o Castelo de Fontainebleau ou Chatêau de Fontainebleau!

 

Esse lindo castelo fica perto de Paris, é super fotogênico e ainda tem o bônus de ser bem menos conhecido que Versalhes. Isso garante, pelo menos por enquanto, uma visita mais agradável.

 

Aqui nesse post reunimos as melhores dicas para conhecer o Castelo de Fontainebleau . Além de todas a informações básicas de como chegar ao palácio saindo de Paris, quanto custa o ingresso, onde comprar, ainda vamos conversar um pouquinho sobre  a história desse palácio. Porque acredite, ser pouco conhecido pelos turistas, não muda o fato de que ele foi tão importante para a história quanto Versalhes.

fontainebleau - Castelo perto de Paris

Localização: Onde fica o Castelo de Fontainebleau

O Castelo de Fontainebleau está localizado na cidade de Fontainebleau, no departamento de Sena e Marne no norte da França a aproximadamente 67km de Paris. Ou seja, é perto de Paris mas não na cidade. Eu fui até o castelo de carro, pois encaixei a visita com a nossa viagem de Paris para o sul da França. O trajeto durou só uma hora pegando a estrada A6. Não tem erro, é só colocar no GPS e seguir.

 

Eu sempre alugo carro pelo site da RentCars com antecedência. Assim a gente consegue os melhores preços, não corre o risco de ficar sem o veículo que queremos e pelo site a gente paga em reais e pode parcelar. Brasileiro adora um parcelamento né?!

onde fica o Castelo de Fontainebleau

Como chegar ao Castelo de Fontainebleau de trem saindo de Paris

Para chegar ao castelo de Fontainebleau de trem saindo de Paris, bastar ir até a estação Gare de Lyon, grandes lignes, e pegar o trem em direção à Montargis, Montereau ou Laroche Migennes.  Desça na estação Fontainebleau Avon. Lá pegue o ônibus linha 1 direção Les Lilas e desça na estação Château. Dai é só seguir as grades do parque do castelo e chegará na primeira entrada. Parece complicado mas seguindo as instruções é bem fácil chegar. 

 

Para voltar, pegue o mesmo ônibus em frente a pracinha da cidade.  O preço do deslocamento fica em 17,70 euros. Mais 4 euros ida e volta do ônibus.  O tempo total do trajeto é em torno de 1 h e 30 min.

WEB DICA

Use o tíquete Mobilis: (zona 5) 17,80 €. Com ele você poderá andar o dia inteiro com o mesmo tíquete. Inclui ida e volta de trem e ônibus. Vale mais a pena comprar este Mobilis de um dia do que comprar as passagens separadas.

Como chegar ao Castelo de Fontainebleau

Opções de tour para conhecer o Castelo de Fontainebleau

Um boa opção para quem não está de carro e também não quer se aventurar pegando o trem é contratar um passeio. O ponto positivo de contratar um tour é não ter a preocupação de se perder no caminho, além disso duas das opções abaixo incluem visita a um segundo castelo. 

Todas as opções relacionadas acima saem de Paris. São passeios de 1 dia, daqueles passeios bate e volta de Paris, todos são bem parecidos. Porém na primeira opção o meio de transporte é feito em ônibus, o que torna esta a opção mais econômica. Para quem prefere fazer o passeio com chance de ter menos pessoas, de repente vale a pena pagar mais caro e ficar com a segunda opção. Porque nela o transporte é feito por micro-ônibus, ou seja, a lotação máxima é bem menor. Para quem está viajando em grupo de até 7 pessoas, talvez a terceira opção seja mais interessante.

 

Se a sua viagem for entre abril e novembro, de repente dá para encaixar ainda um passeio de balão em Fontainebleau no fim do dia. Já pensou ver de cima toda aquela maravilha?! 

Como é a visita ao Castelo de Fontaineblau

A nossa visita foi maravilhosa apesar de termos esbarrado em um ônibus de turistas chineses que entraram junto com a gente no castelo na abertura das portas. Conseguimos explorar os cômodos com calma. Deu para tirar muitas fotos e curtir o jardim numa paz que jamais teríamos encontrado em Versalhes.

 

E se você não conhece a história do Castelo de Fontaineblau mas gostaria de conhecer recomendo fortemente adquirir um áudio tour na bilheteria para explorar todos os cômodos no seu próprio ritmo e caminhar ouvindo as explicações do áudio a medida que vai entrando nos aposentos. Para quem curte história como eu, vale muito a pena!

 

Foi isso que fiz enquanto a Fernanda andava igual barata tonta deslumbrada com o castelo, fotografando tudo mas sem saber o que significava a historia da mobília, dos cômodos e nem mesmo os acontecimentos históricos que se passaram ali. Eu, ao contrario, andei pelo castelo atenta com meu áudio tour, ouvindo um aula de historia enquanto pisava com meus próprios pés no mesmo chão que um dia Napoleão Bonaparte pisou.

Como é a visita ao Castelo de Fontaineblau

Um pouco da história do Chateau de Fontainebleau

O Castelo de Fontainebleau ou Chatêau de Fontainebleau foi palco de muitos acontecimentos importantes da história da França e também é um dos maiores palácios reais franceses. Se você não tem paciência para áudio tour, guia de turismo e etc, a melhor coisa a se fazer é ler meu resumo sobre a história do Castelo de Fontaineblau. Afinal de contas, é um pecado conhecer esse lugar, sem saber pelo menos a sua história básica.


Quem nos acompanha sabe que eu sou fascinada pela história da França e do mundo de uma forma geral. Então visitar esses lugares, para mim, é sempre uma experiência única, daquelas que todo mundo deveria fazer.

Conhecido como o Palácio dos Reis, quase todos os soberanos franceses passaram por Fontainebleau. De Francisco I a Luís VX, de Henrique IV a Napoleão III. Os Bourbons, os Orléans, os Bonaparte. Toda dinastia que passou por ali deixou a sua marca. Mas eu conheci esse castelo por causa de Napoleão, era a residência favorita do imperador. Foi ele inclusive, que restaurou o castelo após a Revolução Francesa.

Acontecimentos mais marcantes que aconteceram no Castelo

Vários acontecimentos marcantes se desenrolaram em Fontainebleau: a morte prematura do único filho de Louis XV e também a assinatura de diversos tratados importantes que marcaram territórios da Europa. Mas o acontecimento mais marcante sem dúvida foi a assinatura do Tratado de Fontainebleau. Foi ali onde Napoleão abdicou ao trono e partiu para o exílio na ilha de Elba, em 11 de abril de 1814.

 

Não preciso nem dizer o quanto achei incrível descer a mesma escadaria onde o Imperador se despediu de seus soldados antes de partir para o exílio; conhecer a sala onde foi assinada a abdicação; a sala do trono e no geral ver de perto todo o acervo magnífico do castelo. É uma viagem no tempo, uma aula de história da melhor qualidade. Sem dúvida uma experiência imperdível.

história do Castelo de Fontaineblau na Franca

Horários de funcionamento do Castelo de Fontainebleau

Durante a alta temporada, que vai de abril a setembro, ele abre todos os dias de 9.30 até 18 horas. Já na baixa temporada que começa em outubro e vai até março, o castelo fica aberto todos os dias de 9.30 até 17 h.

 

Horários de abertura dos pátios e jardins

De novembro a fevereiro: aberto todos os dias de 9h até 17h. 

Em março, abril e outubro: aberto todos os dias de 9 até 18 horas.

De maio até setembro: aberto todos os dias de 9 até 19 horas.

Jardins do Castelo de Fontainebleau

Dias em que não abre: 1° de janeiro, 1° de maio, 14 de julho, 11 de novembro (pela manhã) e 25 de dezembro. Os dias de funcionamento podem ser alterados então lembre de acompanhar no site oficial.

Quanto custa e onde comprar a entrada do Castelo de Fontainebleau

Para não correr o risco de perder tempo na fila o ideal é comprar a entrada do castelo antecipadamente pela internet. No site da Get Your Guide, parceiro comercial do blog, o preço é o mesmo que no site oficial. A grande vantagem é poder comprar no site em português.

 

Se pretende visitar outros museus em Paris e arredores, vale a pena conferir os passes como o Paris Museum Pass ou o Paris City Pass. A entrada do Palácio de Fontainebleau está incluída em ambos, e dependendo do seu roteiro em Paris, pode compensar comprar um deles.


No dia da nossa visita, a entrada custava 12 euros. É possível acompanhar o preço atualizado através do site oficial do castelo.
Algumas categorias têm acesso gratuito ou tarifa reduzida mediante apresentação de comprovação conforme abaixo:

 

Gratuito

  • Menores de 18 anos e jovens entre 18 e 26 anos, residentes de longa duração em país da União Europeia.
  • Pessoas com deficiência, mutilados de guerra (e seu acompanhante).
  • Para todos, no 1º domingo de cada mês, com exceção de julho e agosto.

Desconto

  • Famílias numerosas.
  • Jovens de 18 a 25 anos, não residentes, de países da União Europeia.
ingresso do Palácio de Fontainebleau

Diferenca entre o Castelo de Fontainebleau e Palácio de Versailles: Qual visitar?

A primeira pergunta que me fazem quando falo sobre o Castelo de Fontainebleau é se vale a pena visitá-lo e se ele é mais bonito que o Palácio de Versalhes.

 

Primeiro tenha em mente que são dois passeios totalmente diferentes. Versalhes é mais glamuroso, mais midiático e consequentemente mais lotado. Já o Castelo de Fontainebleau, apesar de toda sua beleza e história grandiosa ainda é um dos castelos menos conhecidos da França. Mas por que um castelo que foi construído meio século antes do Louvre e cinco séculos antes de Versalhes recebe menos turistas?!

 

Dizem que é devido a ausência de uma ligação direta entre Paris e o castelo de Fontainebleau, como no caso de Paris/Versalhes e falta de verbas para a restauração e também para campanhas de marketing. Mas isso está para mudar. Então aproveite para conhecer esse monumento antes que ele se torne tão popular quanto os outros castelos franceses.

 

Depois dessas considerações, qual é melhor visitar caso só tenha tempo para conhecer um dos dois castelos? Depende. Se você prefere um passeio mais tranquilo, sem multidão, fique com Fontainebleau. Aqui no Viaje na Web a escolha foi polêmica: se tivéssemos que escolher apenas um por conta de não ter tempo, eu (Bruna) iria em Versalhes e a Fernanda escolheria Fontainebleau.

 

Mas como a França não é um destino para visitar apenas uma vez, dá para conhecer esses dois castelos perto de Paris em viagens diferentes. E para quem ainda não leu, eu tenho um post inteiro com todas as dicas sobre o Palácio de Versalhes aqui. Que tal ler antes de decidir?!

Bruna Bragatto

Bruna Bragatto

Descobri nesses 31 anos de vida que viajar é a expressão máxima de ser livre. Conhecer outros povos, culturas, histórias e gastronomia é uma das coisas que mais me dá a sensação de estar viva. Um belo dia quis compartilhar isso com vocês. Sou aquariana, mineira, autêntica e apaixonada pelo meu cão. Quero mostrar para vocês o poder transformador de uma viagem. Vem comigo?!
gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!