Dicas para passar o Réveillon na praia de Copacabana

Há tempos eu frequento o Rio de Janeiro. Mesmo tendo uma das minhas melhores amigas morando no Rio há mais de 5 anos, eu nunca tinha passado o Réveillon na praia de Copacabana. A verdade é que nunca rolou o interesse de encarar aquela multidão de corpos vestidos de branco só pra ver a queima de fogos mais famosa do Brasil na virada do ano.

Os cariocas que me desculpem! Nem o espetáculo de fogos mais lindo do planeta seria capaz de me motivar a arriscar minha vida, meu bolso e meu bom humor me aventurando naquele mar de gente sem garantias de segurança. Multidão não é minha praia!

Foi só por conta de uma reviravolta da vida que em 2017 eu passei o Réveillon na praia de Copacabana. Em julho de 2016, meu marido se mudou para a cidade maravilhosa por conta do trabalho. Desde então tenho vivido na ponte aérea e malha rodoviária GV X Rio.

Nesse contexto, aconteceu de eu estar na cidade justamente na época da virada, o que contribuiu para que eu planejasse finalmente um reveillon no Rio de Janeiro. Mas foi um mero acaso do destino.

Não sei se fosse para planejar a virada do ano perfeita, se eu escolheria a praia de Copacabana. E partindo da filosofia quem está na chuva é pra se molhar, resolvi vivenciar a experiência toda. Foi assim que decidi assistir a queima de fogos ao vivo e a cores na praia mais famosa do Rio.

Réveillon na praia de Copacabana - reveillon rio de janeiro

Ao invés de ver tudo do conforto e segurança do meu lar, como milhões de brasileiros fazem todos os anos, peguei o metrô e me aventurei na praia.

Não vou mentir. Eu estava descrente e foi com esse espírito que saí de casa! Fui com três pés atrás e carregada de comentários sarcásticos para disfarçar o meu medo. Medo de chegar lá e ser assaltada, medo de começar o primeiro dia do ano com o pé esquerdo. Criei pré conceitos e formulei na minha cabeça ideias sobre como seria passar o Réveillon na praia de Copacabana sem nunca ter ido.

Todas essas ideias envolviam tiroteio, roubo, arrastão, gente brigando, bêbados e pessoas sem noção. Na minha imaginação estavam todas juntas e coladas umas nas outras. No fantástico mundo da Fernanda essas almas se acotovelavam e se matavam disputando um quadrado na areia para ver a queima de fogos do Réveillon na praia de Copacabana.

Em minha defesa: a imagem que o resto do mundo tem do Rio não é tão bonita quanto o Pão de Açúcar. Por trás de todas aquelas paisagens lindíssimas que rodeiam a cidade, existe um mundo de problemas que assustam os turistas e até mesmo os cariocas. Problemas que me assustam, principalmente agora.

Enfim, pré-conceitos à parte a maior descoberta foi perceber que passar o Réveillon na praia de Copacabana pode sim ser um programa legal e livre de perrengues. Talvez tenha sido uma questão de sorte. Talvez não tão livre de perrengues assim, porque pra chegar lá inevitavelmente precisa usar o metrô.

Veja por você mesmo como é passar a virada do ano e o reveillon no Rio de Janeiro em Copacabana e o que te espera no metrô:

Dicas práticas para passar o Réveillon na praia de Copacabana

Almas perdidas no mundo cibernético que estejam precisando de dicas sobre o reveillon no Rio de Janeiro em Copacabana, esse post foi feito pra vocês. As dicas são baseadas na minha experiência em 2017 e espero do fundo do coração que sejam úteis.

A melhor forma de chegar na praia para assistir o Reveillon no Rio de janeiro

  • A melhor forma de chegar na praia é de metro. Quando estava no Rio, vi no jornal que os acessos a Copacabana estariam fechados durante a virada do ano. Foi por isso que me surpreendi com carros passando nas ruas durante o vídeo.
  • As passagens de metrô são específicas para esse dia e precisam ser compradas com antecedência. Além de comprar uma passagem específica para o Réveillon, o intervalo de tempo já é pré-definido. Ou seja, se você comprar para o intervalo de 21 h as 22 h (comprei esse), não pode ir às 19 h. Fique de olho no site do Metrô Rio para acompanhar as notícias sobre o funcionamento do metrô no dia do ano novo.

O melhor lugar na praia para assistir aos fogos em Copacabana

  • Existem quatro estações de metrô em Copacabana. Cardeal Arco Verde, Cantagalo, Siqueira Campos e por último General Osório, na divisa com Ipanema. Os shows gratuitos que normalmente a Globo transmite acontecem na altura da estação Cardeal Arco Verde.
  • Se a intenção for fugir do tumulto, quanto mais longe da estação Cardeal Arco Verde melhor e mais seguro. Eu desci perto da General Osório e achei super tranquilo. Não vi nada que me amedrontasse e o clima ali na redondeza estava bem familiar. Não tinha tanta muvuca e deu pra assistir a queima de fogos ao vivo sem ninguém me esbarrando. Meu marido ouviu relatos de que não foi assim perto da Cardeal Arco Verde. Não sei se tive sorte, ou se foi só uma questão de escolher o lugar certo na praia de Copacabana para passar o Réveillon .
  • Pode ser interessante procurar uma festa na cobertura de um hotel ou apartamento que ofereça uma vista privilegiada para a queima de fogos na praia. Aviso porém que essa opção é só para os mais ricos. Ou, para quem esteja disposto a desembolsar uma grana preta. Na ocasião, eu não estava.

Galeria de fotos do réveillon no Rio de Janeiro durante queima de fogos em Copacabana

Resumo da ópera passar o Réveillon na praia de Copacabana foi uma experiência boa e barata. O único problema foi que da praia não existe contagem regressiva. Essa foi a única decepção da noite, ou talvez tenha sido o ponto alto.

Vocês podem ver no vídeo que ninguém sabia a hora certa de estourar o champanhe. Cada pessoa estava num timing diferente porque os relógios marcavam horas distintas. No fim das contas foi divertido tentar adivinhar a hora certa da virada do ano na praia de Copacabana. Foi divertido fazer mais de uma contagem regressiva e esperar a hora exata em que um ano encerrava o seu curso eu um novo começava.

Passeios para fazer no Rio de Janeiro

Obviamente se você pretende passar o Réveillon no Rio de Janeiro é bem provável que queira aproveitar também os dias antes da virada. Porque depois pode ser que a ressaca seja grande e a melhor programação do dia seja dormir até cansar.

Existem milhões de coisas para se fazer na cidade incluindo aqueles programas óbvios e super turísticos como visitar o Cristo Redentor, subir o Pão de Açúcar ou andar pelos caminhos do Jardim Botânico. Mas vá preparado para enfrentar grandes multidões. Acho que até lugares não não famosos como o Parque Lage estarão bem disputados no período do ano novo.

Se você ainda assim quiser se aventurar fazendo passeios no Rio de Janeiro dê uma olhadinha no site da Denômades. O city tour que eles vendem passam pelo lugares mais clássicos e você pode comprar tudo online com antecedência. Acho que assim a gente economiza tempo no destino e pode relaxar mais na viagem, fora o risco de não conseguir vaga se deixar pra comprar na hora. Em lugares famosos como o Rio de Janeiro no Réveillon isso é super possível de acontecer.

Outro passeio que sou louca pra fazer e que estou namorando a anos é a trilha da Pedra do Telégrafo. Sabe aquelas fotos enganadoras que a pessoa fica pendurada numa pedra fingindo que está quase caindo ou que está sendo segurada por um amigo forte pra caralho, #soquenão?! Pois então, aa ilusão de ótica da foto é por causa de um simples ângulo da Pedra do Telégrafo.

Dicas de hotéis onde ficar em Copacabana

Sou uma mulher de sorte e graças ao cafofo do meu marido não precisei desembolsar dinheiro para ficar no Rio. Mas pra você meu amigo, que não tem tanta sorte vou deixar aqui uma listinha amiga. Amiga porque são as opções mais razoáveis que encontrei no booking com disponibilidade no período.

Digo razoáveis porque as diárias no Rio não são baratas. Principalmente na Zona Sul e em épocas como carnaval e ano novo a coisa piora. Então se a essa altura do campeonato ainda existe alguém desesperado procurando dicas de hotéis e onde ficar em Copacabana para assistir a famosa queima de fogos no Réveillon na praia de Copacabana, vem cá. Dá uma olhada antes nas opções que deixei.

Se alguma coisa te servir, peço apenas que use os links do blog para contribuir pro nosso sustento. As dicas estão em ordem decrescente da mais cara para a mais barata. Sendo a mais cara na faixa de 9.000 reais por oito diárias e a mais barata 2.000 reais no mesmo período. Obviamente os mais bem localizados são os mais caros.


PLANEJE SUA VIAGEM AQUI NO BLOG:

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você! Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências. Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos.


Quer ver mais fotos de lugares incríveis e ter dicas fresquinhas antes de serem publicadas no blog?! Acompanhe as viagens em tempo real pelo Stories através do instagram. Siga @viajenaweb e venha fazer parte da nossa comunidade de viajantes compulsivos que não sabem viver sem pensar no próximo destino. Lá não vai faltar idéias para suas próximas viagens! #mesegue

Você também pode curtir esses outros posts:

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

2 thoughts on “Dicas para passar o Réveillon na praia de Copacabana

  1. Gostei do seu relato. Estou indo pela primeira vez pro Rio e justamente para passar o Réveillon. Tenho esse mesmo sentimento de medo que vc falou e suas dicas me deram algumas ideias de como fugir da muvuca. Obg!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *