Campos do Jordão foi meu primeiro destino de viagem com pet. Planejei uma viagem romântica para comemorar meu aniversário e fazia pouco tempo que a Sushi tinha chegado. Como não tive coragem de deixá-la para trás, o jeito foi adaptar os planos e transformar a viagem romântica que eu tinha imaginado numa viagem pet friendly para Campos do Jordão a dois.
Revirei a internet inteira para descobrir todas as dicas de viagem que se aplicavam e planejar um fim de semana incrível. O roteiro ficou um pouco limitado por causa da pandemia. Muitas atrações estavam fechadas e na época os restaurantes estavam funcionando apenas por delivery. Apesar disso a viagem foi ótima e baseada nessa experiência e no roteiro que organizei para mim mesma, quero compartilhar por aqui as principais dicas de viagem pet friendly em Campos do Jordão.
Saímos de carro, do Rio, numa sexta feira à tarde. A viagem durou cerca de 4 horas e foi bem tranquila. A Sushi tem uma cadeira para viajar presa no banco de trás. Mas eu percebi que se deixar ela sozinha nessa cadeirinha, a bichinha passa mal e vomita. O cinto de segurança da cadeira não é suficiente para dar firmeza e com as curvas, principalmente num trecho da estrada, ela ficava balançando muito dentro da cadeirinha.
Depois que ela vomitou eu fiquei com dó e puxei ela pra frente comigo. Assim ela viajou quietinha e bem tranquila no meu colo, sem passar mal novamente. Na estrada achamos um posto grande, nele tinha um Madero e uma sorveteria com área externa, ótima para ficar com os cachorros ao ar livre e comer ao mesmo tempo.
Uma das coisas mais frustrantes de viajar com cachorro é encontrar bons hotéis. A gente vê um monte de propaganda de lugares maravilhosos, se empolga, aí quando olha as regras do hotel descobre que não aceitam pet. Apesar de muitos hotéis tradicionais em Campos do Jordão não aceitarem pet, existe uma quantidade razoável que aceita. Eu dei uma peneirada boa na internet e achei várias opções legais que aceitam cachorros de pequeno porte. Se você ainda não decidiu onde ficar, dê uma olhada na minha lista com dicas de hospedagem pet friendly em Campos do Jordão.
Fiquei na Pousada La-Bas e nossa hospedagem foi ótima. Outra pousada que fiquei de olho mas não consegui vaga foi a Pousada Café e Poesia. Achei ela bem charmosa e com um ótimo custo benefício.
Quando a gente viaja com cachorro é importante adaptar o roteiro porque não é em todo lugar que os bichinhos podem entrar. Assim, ou você adapta sua programação para fazer passeios pet friendly em Campos do Jordão, ou deixa o bicho no hotel sozinho pra conhecer os lugares onde eles não podem entrar. Não julgo, e não estou aqui para dizer qual é o certo. Qualquer uma das opções é válida, porém meu objetivo aqui é justamente mostrar que tem muitos lugares que dá para conhecer na companhia do seu cachorro.
A notícia boa é que os principais pontos turísticos de Campos do Jordão, em sua maioria ficam ao ar livre, e são muito tranquilos de visitar levando seu filho de quatro patas.
A verdade é que não faltam opções de restaurantes pet friendly em Campos do Jordão. Separei algumas dicas para minha viagem, mas o que percebi ao passear com a Sushi no centrinho turístico de Capivari é que muitos restaurantes possuem mesas externas e não se opõem à permanência dos animais. Achei inclusive que Sushi foi muito bem tratada em todas as lojas, cafés e restaurantes por onde passamos.
Minha experiência com a Sushi em Campos não poderia ter sido mais feliz. A cidade é muito bem preparada para o turismo de uma forma geral, mas achei também que ela é muito amigável para cachorro. Não foi difícil organizar um roteiro pet friendly, em nenhum momento me senti constrangida de entrar com a Sushi nos lugares. Minha maior dificuldade foi mesmo a pandemia que minou vários dos meus planos.
Como muita coisa estava fechada, acabei priorizando o que não dependia de autorização para funcionar e meu roteiro acabou virando um book para o instagram. Todos os lugares que conheci listei nos cantinhos fotogênicos da cidade.