O que fazer em Campos do Jordão e arredores

O que fazer em Campos do Jordao e arredores

Campos do Jordão é uma daquelas cidadezinhas que apesar de pequena tem uma infinidade de coisas legais pra fazer. Além dos vários pontos famosos que ficam dentro do centrinho turístico de Capivari, tem ainda os arredores com vinícolas, trilhas e cidades vizinhas interessantes. O objetivo desse post é justamente esse, dar muitas dicas sobre o que fazer em Campos do Jordão.

Aqui vou deixar uma lista completa com todas as coisas legais que encontrei para fazer em Campos do Jordão e arredores. Tudo que você precisa para planejar um roteiro de férias completo, ou um fim de semana romântico bem especial.

Lista de coisas para fazer em Campos do Jordão e pontos turísticos

Minha viagem pra Campos do Jordão foi curtinha, além disso vários lugares estavam fechados quando fui e acabei não conseguindo fazer nem metade das coisas que descobri. Foi um pouco frustrante não poder conhecer as atrações turísticas mais famosas da cidade. O lado bom disso é que tenho muitos motivos pra voltar e a maioria deles fazem parte desta lista.

1. Visitar os principais pontos turísticos de Campos do Jordão

Ducha de Prata

Lá você encontra quedas d’agua formada por várias duchas artificiais com águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes e uma feirinha com artesanato e lojinhas mais em conta. É possível ir de carro ou de Trenzinho da Montanha que saem de Capivari, próximo ao teleférico.

Parque Capivari

Localizado bem no centrinho turístico de Campos, de lá saem os Teleféricos para o Morro do Elefante. Além dos teleféricos, mais duas atrações interessantes ficam ali: os passeios de pedalinhos e os pedalinhos de caravela.

Museu Felícia Leirner

O museu reúne um conjunto de 85 obras de bronze da artista nascida na Polônia. As obras produzidas com cimento branco e granito ficam distribuídas ao ar livre, no jardim que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno da cidade. Uma boa dica pra conhecer o museu é programar a visita no horário do por do sol. Pra decidir se vale a pena ir leia o post do Viaje na Viagem sobre esse museu em Campos.

Palácio Boa Vista

Inaugurado em 1964, o Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo. Ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de fazer exposições de artistas brasileiros e outros eventos culturais.

Além dos eventos eles oferecem visitas guiadas gratuitas. A visita dura cerca de 30 minutos, contempla obras de modernistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti e Brecheret, além de mobiliário barroco e imagens sacras. Quando não há hóspedes, o tour segue até a ala residencial do palácio. As visitas pode ser feitas de quarta a domingo, das 10h às 12h. Os visitantes são atendidos por ordem de chegada na fila, em  grupos de até 25 integrantes.

Para saber como é a visita ao Palácio Boa Vista leia o post do blog Documento de Viagem.

Um dica ótima é combinar a visita gratuita com um café no Café Palácio, que fica bem em frente e tem uma vista linda para o vale. Era o que eu tinha planejado fazer no meu roteiro, mas por conta da pandemia nem as visitas guiadas nem o Café estavam funcionando na data da minha viagem.

Estação Emilio Ribas e estrada de ferro de Campos do Jordão.

Da estação saem os passeios de Maria Fumaça e os famosos bondinhos vermelhos e amarelo que fazem passeio nos trilhos. Eles cortam a cidade e podem ir até a estação da Abernéssia, Portal ou São Cristóvão. O percurso da Maria Fumaça é um pouco menor que o do bondinho, ela vai apenas até Abernéssia e a passagem é um pouco mais cara mas acho que ambos valem a pena.

Casa da Xilogravura

Museu privado sem fins lucrativos, mantido pela Editora Mantiqueira com o objetivo de divulgar e preservar a história da xilogravura no Brasil. Conserva cerca de 2000 obras, de mais de 300 artistas brasileiros e estrangeiros. Também é o único museu do seu gênero no país.

Ele fica dentro de uma casa antiga, construída em 1928, no bairro de Jaguaribe, núcleo histórico de Campos do Jordão. A Casa da Xilogravura mantém biblioteca e arquivo especializados em artes gráficas e promove exposições temporárias e eventos culturais. Apesar de não ser uma das atrações mais populares, pra quem fica vários dias na cidade pode ser interessante dar uma bisbilhotada no museu principalmente pela lojinha.

Portal da cidade de Campos do Jordão

O Portal de Campos do Jordão recebe os visitantes na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Inspirada na arquitetura dos alpes suíços, ele é um dos pontos mais fotografados da cidade. Embora eu não ter feito isso, acho que vale uma paradinha para fotos clichês. Principalmente porque chegando em Campos do Jordao de carro, não tem jeito de entrar na cidade sem passar por ele.

Apesar ter visto alguns relatos no trip advisor de ser mal cuidado, à primeira visto tudo estava bem arrumadinho. Os jardins todos floridos, iluminação linda e em datas comemorativas como o natal por exemplo ele fica todo decorado.

Ali também funciona um centro de atendimento aos turistas bem simples.

A dica mais importante para visitar é evitar horários como início da manhã e fim da tarde. São horários que costuma ter mais movimento de turistas entrando e saindo da cidade e por conta disso a tendencia é ficar tumultuado perdendo todo o encanto.

2. Conhecer um dos mirantes em Campos do Jordão

Como Campos do Jordão é uma cidade localizada na região da Serra da Mantiqueira, mirante com vista bonita é outra coisa que não falta. Vale a pena incluir pelo menos um no seu roteiro.

  • Morro do Elefante. Um mirante com 1.800 m de altitude que virou parada obrigatória dos turistas porque tem uma vista bem bonita para a Serra da Mantiqueira e boa parte da cidade. Lá tem ainda uma galeria com lojas e o @parquedoselefantes onde fica o letreiro colorido de Campos do Jordão. A entrada no parque também é gratuita e funciona todos os dias das 10h às 17h. Existe um passeio de teleférico que leva as pessoas de Capivari até lá mas pode ir de carro se preferir economizar. Acho que o legal é subir pelo teleférico porque é um dos pontos turísticos mais famosos de Campos do Jordão. Todos que visitam a cidade, querem andar no teleférico, inclusive eu! Pena que não consegui.
  • Vista Chinesa. A Vista Chinesa fica na serra, no sentido da descida. Esse mirante tem acesso fácil pela rodovia e oferece uma vista de tirar o fôlego do Vale do Lageado. Em dias com tempo bom, vale a pena ver o pôr do sol dali. No mirante tem algumas barraquinhas de alimentos, lembranças e doces.  
  • Mirante Home Green Home⁣⁣⁣. O Home Green Home é na verdade um hotel, mas no caminho que dá acesso ao Pico do Itapeva tem um mirante com vista pra ele que acabou ficando famosinho no instagram porque de longe parece um castelo. Como o próprio nome diz, o mirante oferece uma linda vista panorâmica do hotel cercado pela natureza de Campos do Jordão.

3. Fazer compras em Campos do Jordão

Campos do Jordao não é um destino de compras, mas tem um centro lindo cheio de galerias e mini shoppings com lojas bonitas e decoração de charme que costumam fazer a alegria dos turistas e principalmente das mulheres. Apesar de esse não ser o foco, lá tem algumas coisas interessantes que valem a pena comprar na cidade.

Passeando pelo centro achei várias lojas especializadas em meias e tricôs. Comprei inclusive uma meia linda pra usar em casa na Invernesse em Capivari. Duas boas dicas de lojas para comprar tricô em Campos do Jordão são a Hortelã Tricô e a Mega Mix. Achei ainda loja que vende roupa de couro com fabricação própria pelo perfil no instagram, @luizmanoelcouros.

Entre em todas as galerias que encontrar no seu caminho, as galerias Suíça e Villa Capivari são bons exemplos. Não deixe ainda de conferir o Patio Paris e o Boulevard Geneve.

4. Conhecer um dos parques de Campos do Jordão

Parque das Cerejeiras

Fica dentro da casa de repouso Sakura-Home onde as pessoas são do grupo de risco e tem esse nome porque lá é cheio de cerejeiras. As flores do parque começam a florir a partir de meados de julho e ficam até agosto. Nos dois últimos finais de semana de julho e dois primeiros de agosto acontece a festa da Cerejeira, atração mais famosa do parque. O evento conta com apresentações de dança e música além de pratos típicos da culinária japonesa e tem varias barracas com artesanato e malharia, mas a atração principal são as árvores cerejeiras que ficam lindas floridas e rendem belíssimas fotos .

Bosque do Silencio

A apenas 15 minutos do Capivari, a paz e o sossego reinam nesse lugar onde as hortênsias embelezam a paisagem com pitadas de azul em torno dos lagos e de um riacho de água cristalina. O bosque também é a morada de esquilos, papagaios e pica paus. Além da beleza natural o parque tem uma infraestrutura bacana com estacionamento, sanitários e um café, além de atividades interessantes como arborismo, mini golf, paintball, trilhas e aluguel de bicicleta.

Parque Amantikir

O Amantikir é um parque que conta com vários jardins e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados de Campos. Foi um dos lugares que mais chorei lágrimas de sangue por estar fechado. Se tiver a oportunidade, não deixe de ir!

Tem um Labirinto de Grama e uma casa na árvore, não preciso dizer mais nada né?!Mas fiquem atentos que eles não aceitam cartões na entrada, somente dinheiro, cheque ou transferência⁣ bancária.

Parque Estadual de Campos do Jordão

Conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941, sendo o parque estadual mais antigo de São Paulo. Possui uma área que ocupa cerca de um terço da área da cidade e tem várias atrações propícias para quem ama curtir a natureza.

O parque conta ainda com dois restaurantes que parecer ser maravilhosos: o @donachicarestaurante e o @pf_pratodafloresta.

5. Fazer o tour com degustação na cervejaria Baden Baden

Pra galera que curte uma cervejinha saibam que a fábrica da Cerveja Baden Baden fica em Campos do Jordão. O tour pela fábrica, em tempos normais, acontece diariamente, das 10h às 17h, e tem duração aproximada de 50 minutos, com degustação e brinde incluso.

Durante a visita a gente aprende sobre a história e trajetória da Baden no Brasil passando pelas etapas do processo cervejeiro em nossos 5 sentidos. Ao longo do percurso é possível ver todos os elementos fundamentais no processo de produção da cerveja participando de uma degustação guiada e aprendendo sobre harmonização com a cerveja. No fim do tour, como de praxe, tem uma lojinha boa para comprar cervejas e acessórios exclusivos da marca.

6. Tomar um café ou chocolate quente em Campos do Jordão

Uma das coisas mais óbvias para fazer em Campos do Jordão é tomar chocolate quente. Por conta do clima de montanha a bebida combina muito com a cidade e lá tem ótimas opções de lugares fofos cheios de bolo, tortas, e cafés diferentes pra gente se acabar.

Um lugar maravilhoso que descobri e fiz questão de experimentar mesmo estando fechado para consumo do lado de dentro foi a Sans Souci. A decoração deles é simplesmente maravilhosa, bem romântica, com direito a cadeados do amor e uma fachada toda florida. Além da decoração eles tem um cardápio bem apetitoso cheio de tortas bonitas, de encher os olhos.

Outras dicas de lugares interessantes para beber chocolate quente ou tomar café em Campos do Jordao.

7. Fazer um passeio de Quadriciclo em Campos do Jordão

8. Fazer book fotográfico em Campos do Jordão

Campos do Jordão é o cenário perfeito pra fazer um book fotográfico. Sabe aquelas fotos românticas na linha de trem, ou com as folhas de inverno? Pra ter a uma foto perfeita basta contratar um fotógrafo em Campos como Ensaios em Campos ou Sandra Mara Fotografia.

Para você que prefere se aventurar por conta própria na fotografia , veja minha lista de onde tirar fotos em Campos do Jordão para se inspirar.

O que fazer nos arredores de Campos do Jordao

  • Visitar a cidade vizinha de Santo Antônio do Pinhal.
  • Fazer um Voo de balão em Campos do Jordão. Não é barato, geralmente tem que madrugar, além disso é um passeio que depende das condições climáticas, mas se tem uma coisa que tenho vontade de fazer é isso. Imagino que deve ser uma experiencia incrível que vale cada centavo.
  • Passar um dia em meio a natureza no Tarundu. Por lá, além do vôo de balão, é possível praticar arvorismo em diferentes trilhas suspensas, andar de cavalo, andar de tirolesa ou escolher dentre as mais de 35 atrações de lazer disponíveis para todos os gostos e idades.
  • Conhecer o Parque do Itapeva. O parque pertence ao município de Pindamanhogaba mas o acesso é feito por Campos do Jordão e leva uns 20 minutos mais ou menos de carro saindo de Capivari ate o parque. Do parque tem a vista de várias cidades do Vale do Paraíba se o dia estiver limpo.
  • Fazer trilhas em Campos do Jordão. A natureza que rodeia a cidade cria um ambiente ideal para a prática de esportes radicais. Se você não tem cacife para encarar grandes aventura pode ao menos explorar os ares puros dos parques estaduais para fazer trilhas.
  • Visitar uma das Vinícolas perto de Campos do Jordão para fazer degustação de vinhos.
  • Para os mais aventureiros subir a Pedra do Baú, ou pelo menos fazer uma trilha dentro do complexo.

Como vocês devem ter percebido Campos do Jordao é um destino com uma infinidade de coisas para fazer. Mesmo na baixa temporada que coincide com os meses mais quentes do ano, a cidade fica cheia e o clima fresco colabora muito para fazer passeios turísticos. Com todas essas dicas já deu pra fechar um roteiro?! Conta ai nos comentários os lugares que você decidiu incluir na sua lista.

Contrate a gente para organizar a sua viagem. Nossos roteiros personalizados são ideais pra quem não tem tempo ou paciência de planejar a própria viagem.


Encontre um hotel em qualquer lugar do mundo com cancelamento gratuito pelo Booking

Alugue seu carro pagando em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% OFF no boleto bancário

Usando o cupom VIAJENAWEB5 você ganha 5%OFF no seu seguro. Não viaje sem!

Evite filas e pague com antecedência seus passeios e ingressos em diversos destinos pelo mundo

Pesquise suas passagens aéreas e as melhores promoções através da Passagens Promo, um buscador de passagens online

Não fique sem internet no celular durante suas viagens. Já testamos e aprovamos essas duas opções

Contrate este serviço e deixe que nós organizamos seu roteiro com dicas e programação exclusiva para sua viagem

Para enriquecer sua experiencia contrate um guia local ou profissional que mora no destino para te mostrar os lugares mais incríveis e dar as melhores dicas.

Utilizando os links acima o blog ganha uma pequena comissão a cada reserva efetuada. Não custa nada pra você!  Além de adquirir produtos e serviços que serão necessários para sua viagem, você contribui para que o Viaje na Web continue publicando dicas e compartilhando experiências.

Todos os parceiros do site são minuciosamente escolhidos, só fazemos parcerias e indicamos empresas e produtos que acreditamos e que nós mesmas usamos em nossas viagens.

The following two tabs change content below.
Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

One thought on “O que fazer em Campos do Jordão e arredores

Deixe uma resposta