Bairro Distillery District em Toronto

Distillery District em Toronto: combinação perfeita de gastronomia, cervejarias e construções históricas

Um dos lugares que mais me surpreendeu na minha primeira viagem ao Canadá foi o Distillery District em Toronto. Se você também fica buscando lugares diferentões para montar seu roteiro. Não deixe de incluir na sua listinha de lugares para conhecer em Toronto, pelo menos um almoço em alguma das cervejarias do Distillery District.

 

Garanto que vai valer a pena! Quando resolvi passear por lá, não imaginava que ficaria tão maravilhada. Tínhamos um dia livre sem nenhuma programação específica e resolvi ir caminhando até o distrito. Configurei o GPS de forma que no caminho passamos pelo bairro de Yorkville.

Yorkville é conhecido como um dos bairros mais chiques e luxuosos da cidade, mas para falar a verdade achei o Distillery District em Toronto infinitamente mais charmoso.

 

Por tudo isso, estou escrevendo sobre ele agora. O objetivo é contar um pouco mais sobre esse bairro para conhecer em Toronto e deixar todas a dicas para quem também pretende visitar o Distillery District.

 

Bairro Distillery District em Toronto

Como chegar no Distillery District em Toronto

Para quem fica hospedado em Downtown, se o tempo colaborar, acho que o melhor jeito é ir a pé. Lembro que gastamos uns 20 minutinhos e foi bem gostoso andar pelas ruas de Toronto até chegar no Distillery District. Na rota que tracei no GPS do celular, além do bairro de Yorkville passamos em frente ao prédio do corpo de bombeiros de Toronto, da igreja St. James Cathedral e em frente a George Brown College.

 

Com um chip da easy sim 4U ou da Viaje Conectado para ter internet no celular durante a viagem, basta configurar o GPS para chegar no Distillery District. Foi isso que fizemos e não tive qualquer dificuldade de achar o caminho. Nem precisei ficar perguntado a estranhos na rua.

 

Agora, se a grana estiver curta para investir no chip, você pode traçar um caminho quando tiver acesso a internet. Anote o nome das ruas e saia perguntando no boca a boca mesmo. Outra opção é usar o transporte público de Toronto, que aliás é super eficiente.

 

Neste caso,  para chegar ao Distillery District de metrô, desça na estação Castle Frank (Bloor Line) e depois pegue o ônibus 65A Parliament no sentido sul até o ponto chamado Front Street. Descendo lá basta andar mais uma quadra até a Mill Street e pimba! 

 

Para quem pretende alugar carro em Toronto, faça uma cotação antes na Rent Cars.  O bairro é  fechado para transito de veículos, então lá dentro não tem jeito de estacionar. Mas tem vários estacionamentos ao redor (incluindo cobertos). Pelo que li a respeito não são caros, algo em torno de 3 dólares canadenses a hora.

Endereço do Distillery District em Toronto

Funcionamento: Segunda à quarta das 10h às 19h. Quinta à sábado das 10h às 20h. Domingo das 11h às 18h.

 Entrada Gratuita.

Estacionamentos próximos ao Distillery District

Passeios que passam pelo Distillery District em Toronto

Outra forma de chegar ao Distillery District é comprando um passeio que tenha no itinerário a visita ao bairro. Não é todo mundo que tem a disposição de se aventurar nas ruas de uma cidade desconhecida por conta própria. Muitas vezes comprar um passeio pode ser mais vantajoso pela comodidade e segurança.

 

Além da comodidade de não ter que se preocupar com o caminho ou qual transporte pegar, outra grande vantagem é a presença de um guia. Ter um guia para contar as histórias da cultura local e mostrar os lugares mais importantes pode tornar seus passeios em Toronto infinitamente mais interessantes e educativos.

No Get Your Guide, empresa que normalmente usamos para olhar passeios, encontrei duas opções de excursão em Toronto que passam pelo Distillery District:

Outra opção seria comprar o bilhete do ônibus turístico de Toronto, aquele que tem o teto aberto e vai passando em todos os pontos turísticos da cidade. O bom desse ônibus que dá para conhecer a cidade no seu ritmo e ficar mais tempo nos lugares de acordo com sua vontade.

A história do Distillery District em Toronto

O bairro tem esse nome porque durante 153 anos foi o endereço de uma famosa destilaria de whisky e rum que chegou a ser considerada a maior do mundo. No tempo que funcionava, esse pedaço com mais de 55 mil m² de área repleto de prédios com arquitetura industrial da época, foi parte importante da economia canadense e principalmente da cidade de Toronto.

 

Em 1990, a destilaria Gooderham & Worts fechou as portas e ninguém sabia o que fazer com o local. Por conta disso ele ficou abandonado por uns tempos até que a industria cinematográfica resolveu utiliza-lo como cenário.

 

Assim, na década de 90 esse charmoso bairro de Toronto bombou nas telinhas. A área se tornou a principal locação cinematográfica do país. Ao todo foram mais de 1.700 filmes que utilizaram as instalações do Distillery District como pano de fundo. Seus imensos galpões, pátios e corredores foram usados como cenário, inclusive de alguns filmes muito famosos como Chicago e X-Men. É por isso que ao cruzar seus portões, você pode ter a sensação de já ter visto o lugar antes. Muito provavelmente é porque viu mesmo!

 

Endereço The distillery District em Toronto

Como o Distillery District virou o que é hoje

Foi só em 2001, que um grupo de empreendedores adquiriu a área com a ideia de revitalizar as construções da antiga destilaria. Essas almas inteligentes e revolucionárias transformaram um lugar praticamente abandonado num vilarejo para pedestres, inteiramente dedicado à cultura local e ao lazer.

 

Hoje o distrito é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com essa arquitetura inovadora que mistura antigo e moderno, abriga mais de 80 estabelecimentos, entre eles ateliês, galerias de arte, restaurantes, lojas e cervejarias.

 

É o destino perfeito para os turistas que visitam Toronto e oferece uma excelente infraestrutura. Imagine um bairro super descolado e fotogênico, cheio de bons restaurantes, onde ocorrem festivais e onde as pessoas gostam de passear no fim de semana com a família ou amigos.

O que fazer no Distillery District

O bairro histórico de Toronto tem tudo aquilo que a gente mais gosta de fazer quando viaja.  Comer, beber, fazer compras, tirar fotos e vivenciar um pouco da cultura local. E o melhor, a entrada é gratuita! Eu até pensava que o lugar seria bacana, mas não sabia que voltaria para casa tão apaixonada.  

 

Antes de ir, incorpore o stalker que há em você e siga o perfil do bairro @distilleryto no instagram. Lá você vai encontrar inspiração de lugares para fotografar e também boas dicas sobre o que fazer no Distillery District

 

Outra dica para programar melhor o tempo é olhar no site o mapa da área. Assim você não perde nada que possa lhe interessar. No site oficial do Distillery District tem disponível o mapa com lista de todos os estabelecimentos instalados no local e a agenda de eventos do Distillery DistrictQuando fomos tinha uma espécie de festival no Distillery District. Rolou bandinha com músicas, o público era bem família, o dia estava lindo e foi sensacional.

 

Não fiz compras. Sendo muito sincera, os preço e objetos eram tão singulares quanto o bairro. Escolhemos um lugar ótimo para comer e tomar cerveja. Depois meu marido me comprou sorvetinho, uns chocolates e gastamos o resto do tempo explorando as ruas e lojinhas das redondezas. Foi um dia perfeito!

O que fazer no distillery district

Melhores restaurantes para conhecer no Distillery District em Toronto

Se deseja montar um roteiro gastronômico em Toronto, vale a pena incluir um dos restaurantes do Distillery District. Ou pelo menos uma cafeteria ou cervejaria. Antes de viajar dei uma pesquisada boa em outros blogs e descobri que lá tem ótimos restaurantes.

 

A minha dica é combinar a visita com o almoço ou então com um café da tarde. O ambiente e a decoração de todos os lugares que entrei eram lindos e tudo por lá parecer ser feito no capricho. Para te ajudar, vou deixar uma lista amiga de lugares pra comer no Distillery District:

SOMA Chocolatemaker: lojinha de chocolates artesanais, que também é um café e uma sorveteria. Os chocolates são feitos diretamente do grão de cacau. A cozinha  aonde as receitas são preparadas fica visível ao público e o cheiro é contagiante.

 

Balzac’s Coffee: Café estilo francês com ambiente super descolado. O Balzac’s possui outras lojas por Toronto, mas a do Distillery District tem fama de ser a mais bonita.

 

El Catrin: restaurante mexicano muito bem recomendado. Dentro tem um mural enorme pintado por vários artistas. É recomendado fazer uma reserva de mesa antes pra não dar com os burros na água.

Outros restaurantes no Distillery District em Toronto para analisar antes de escolher onde comer:

 

Pure Spirits Oyster Bar: bar e restaurante de ostras

The Boiler House

Cluny Bistro & Boulangerie

Archeo: comida italiana

CACAO 70 Eatery: confeitaria

Boku Noodle Bar: comida japonesa

The Sweet Escape: café com várias guloseimas doces.

As cervejarias do Distillery District

Cervejarias em Toronto - Mill Street Brew Pub

Se você é do tipo que curte beber uma cervejinha, esquece os restaurantes e vai direto para uma das cervejarias da Mill Street Brewery. Convém reservar uma mesa antes se coincidir com o horário do almoço.

 

Quando cheguei, todas as mesas estavam reservadas e quando saí a casa ainda estava cheia. O jeito foi sentar nos banquinhos junto ao balcão do bar mesmo, e foi ótimo mesmo assim. Pedimos um prato de entrada que honestamente não lembro o nome, mas estava muito, muito bom. Tão bom que tive vontade de lamber a panela. 

 

Para beber pedimos uma régua de degustação com quatro cervejas da casa que podíamos escolher entre diversas opções. No balcão do bar fiz uma amizade sincera com o barman e pedi dicas de quais cervejas eram as melhores. Não lembro o nome de todas, e mesmo que eu lembrasse, a dica aqui não adiantaria muita coisa, porque as opções são sazonais, mudam frequentemente. 

 

A Mill Street Brewery é bem famosa na cidade. Existem outras cervejarias da marca, mas as mais populares são o Beer Pub e o Beer Hall que ficam localizados justamente no Distillery District em Toronto.  

 

Na lojinha além de beber cervejas incríveis é possível fazer o tour para aprender como a cerveja é produzida. Programa que com certeza vou me organizar melhor para fazer na próxima visita.

 

 

Galeria de fotos do Distillery District em Toronto

Bem, essas foram as dicas que eu tinha para dar sobre o Distillery District em Toronto. Espero que você consiga encaixar no seu roteiro e depois volte aqui para contar como foi a sua experiência.  Se ficou alguma dúvida ou tem outra informação importante para dar compartilhe com a gente nos comentários. Dessa forma você também contribui com os planos de viagem de outras pessoas! 

Fernanda Bragatto

Fernanda Bragatto

Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.

Veja aqui outras dicas sobre o Canadá já publicadas no blog:

gostou? Compartilhe!
No Comments

Post A Comment

Bruna e Nanda Bragatto

Somos duas irmãs completamente diferentes que possuímos em comum o desejo de viajar e compartilhamos nosso amor pelo mundo aqui no blog com dicas de viagem e outras coisinhas mais. Saiba mais sobre a gente!