Roteiro no Canada de 7 dias: Toronto, Niagara Falls e Niagara on the Lake

Roteiro no Canadá: 7 dias em Toronto, Niagara Falls e Niagara on the Lake

Uma blogueira menos enrolada talvez já teria publicado todo seu roteiro no Canadá nos mínimos detalhes. Alguns meses já se passaram e não terminei de postar sobre o Canadá até hoje. Sei que estou em débito por aqui. Voltei de viagem prometendo post com todas as dicas de Toronto, Niagara Falls e Niagara on the Lake.

Prometi mundos e fundos pelas redes sociais e até agora nada. Mas a verdade é que estou sempre em devendo post por aqui. Não dou conta de publicar as dicas das viagens passadas, como é o caso agora dessa viagem para Toronto, e planejar as viagens futuras na velocidade que eu gostaria. O resultado disso é que estou sempre correndo atras do prejuízo. E quanto mais viajo; mais sigo endividada com o blog.

Mas sigo na esperança de cumprir minhas promessas e dar muitas dicas de Toronto, Niagara Falls e Niagara on the Lake dentro do Viaje na Web. Sem contar as do Japão, porque esse roteiro que fiz para o Canadá era apenas um stopover. O destino principal na verdade era o Japão.

Roteiro no Canada de 7 dias: Toronto, Niagara Falls e Niagara on the Lake

Roteiro no Canadá com programação diária para viagem de 7 dias

Ao todo foram oito dias, que passei ali na região de Toronto e Niagara Falls.  Mas o último dia não conta, porque não faz parte da programação do roteiro. Para não correr o risco de perder o voo sempre deixo a programação do roteiro livre para último dia de viagem.

Dia 1 do roteiro no Canadá: Viagem de carro alugado de Toronto a Niagara Falls

Manhã reservada para o deslocamento de Toronto a Niagara Falls. O ideal é alugar um carro para ter mais liberdade de conhecer a região. Depois do almoço,  tire um breve cochilo para descansar o corpo da viagem. Ao entardecer, passear pelo centro de Niagara Falls e apreciar a vista noturna das cataratas.

Programação para o primeiro dia em Niagara Falls

Dicas importantes para o primeiro dia do roteiro no Canadá

Se tiver condições de incluir no seu orçamento chip da Easy Sim 4U inclua. Gosto de economizar sempre que possível mas nesse caso acho que o investimento vale a pena.  Ter um google a sua disposição 24h para responder suas dúvidas faz toda a diferença.

Não esqueça de carregar o celular durante o voo, não adianta nada comprar o chip e chegar no aeroporto com o celular sem bateria.

É possível ir para Niagara Falls sem carro. Mas alugar um carro vai lhe dar uma liberdade que permite conhecer mais lugares, inclusive cruzar a fronteira com o Estados Unidos por exemplo. Isso se você tiver um visto, claro!

Para conhecer Niagara Falls, planeje seu roteiro de forma que a estadia por lá ocorra durante a semana. Isso diminuirá os custos de hospedagem e como nesse período a cidade fica mais vazia você terá oportunidade de fazer os passeios com menos risco de aglomeração.

Lembre que o check in na maioria dos hotéis no Canadá começa só depois das 15 h. Portanto faça planos do seu roteiro no Canadá em Toronto e Niagara Falls, inclusive do aluguel do carro, considerando isso.

De preferência deixar para conhecer o Mirante Skylon Tower durante o pôr do sol para depois ver as luzes noturnas das Cataratas.

Dodge Challenge que alugamos. A cor é um pouco extravagante mas foi ótimo porque não tínhamos problema nenhum em achar o carro nos estacionamentos.

Expectativa versus realidade: como foi a chegada em Niagara Falls

O voo da Air Canada que saiu de Guarulhos a noite, chegou no aeroporto de Toronto no dia seguinte bem cedo. Aluguei um carro ainda no Brasil pela Rent Cars, empresa parceira aqui do blog. Mas para organizar melhor a devolução, achei melhor esperar até umas dez horas da manhã para pegar o carro no guichê do aeroporto, porque devolvendo no mesmo horário não paga uma diária a mais.

Como não tínhamos compromisso nenhum achei que valia a pena tomar café no aeroporto com calma para depois pegar o carro. Apesar disso meu marido afobado quis pegar a chave antes do planejado quando descobriu que o carro disponibilizado seria um Dodge Challenger.

Com muito custo convenci ele a não pagar pelo GPS que a locadora oferecia e configurei o Google Maps do celular com o endereço do nosso hotel em Niagara Falls. Comprei o chip que recomendei para vocês da Easy Sim 4U e já cheguei em Toronto com a internet no  celular funcionando.

Isso me deu um conforto muito grande durante a viagem e já valeu o custo pela economia que fizemos com o GPS. O google maps tarda mas não falha. Não tivemos dificuldade em dirigir até nosso hotel em Niagara Falls. As estradas no Canadá são um tapete e a sinalização é ótima. O plano para o dia era tentar antecipar o check in, descansar um pouco e partir para uma missão turística em Niagara Falls.

Realidade do primeiro dia de viagem

Li todas as dicas sobre o que fazer em Niagara Falls no blog Turista Profissional. Me preparei para fazer muitas coisas nesse primeiro dia. Mas ao contrário do que esperávamos não consegui antecipar o check in. Isso furou todo o esquema.

Quando conseguimos fazer o check in já era por volta de duas horas da tarde eu já estava destruída. Não sei se o que estava pior, se o cansaço ou a fome. Depois de comer no primeiro restaurante que encontrei no caminho, conseguimos pegar as chaves do quarto e dormi o resto da tarde.  Meu corpo ficou dolorido de uma noite inteira lutando com o espaço reduzido da classe econômica.

A noite saímos para andar pelo centro da cidade e encontrar um lugar para jantar. O ponto alto do dia foi quando avistamos ao longe pela primeira vez as Catarata de Niagara. Devo ter soltado uma lágrima de tanta emoção. A noite elas tem uma iluminação especial e estavam lindas!

Nada de Mirante Skylon Tower nem de Bird Kingdom. E foi isso!

Passeio a noite em Niágara's Falls iluminada

Dia 2 do roteiro no Canadá: passeios em Niagara's falls do lado canadense

Acorde bem cedo para sair em busca de ingressos para os passeios de barco perto das cataratas. Caso queira comprar com antecedência procure aqui no site do GET YOUR GUIDE. Os preços são bem parecidos e comprando pela internet a gente se livra de eventuais filas.

Programe o passeio mais para o final da tarde ou pela manhã de forma que o resto dia fique livre para explorar as outras atrações de Niagara Parks. Por lá você vai encontrar um mapinha com 20 pontos de interesse pra escolher os passeios que mais te interessam.

Dia reservado para curtir as cataratas e o  conhecer o máximo de atrações possíveis que seu tempo e dinheiro permitirem. Ousada que sou, incluí na lista da programação diária tem até um passeio de helicóptero!

Expectativa versus realidade: como foi minha experiência em Niagara Parks.

Esse dia foi incrível apesar de não ter rolado o passeio de helicóptero, também não almoçamos em nenhum restaurante com vista para as cataratas. Mesmo sabendo que era algo improvável as vezes eu sonho alto. Quem sabe?!

O tempo estava ótimo, levemente frio com sol e as fotos ficaram lindas. Foi emocionante estar tão próxima do ponto onde as águas caem e ouvir todo aquele barulho ao pé do ouvido. Particularmente amei e recomendo os passeios Jorney Behind the Falls e o cruzeiro no rio Niagara que nos levou bem perto das cachoeiras. Saí de lá molhada igual pinto na chuva, mas foi incrível. Qualquer hora dessas posto no canal do blog os vídeos que gravei e vocês poderão ver a minha felicidade.

No fim do dia, por mim, eu teria ficado quietinha no hotel descansando. Mas meu marido adora lojas e estava doido para ir no outlet de Niagara Falls. Eu já não tinha muito pique para rodar lojas. Não lembro se comprei alguma coisa, só lembro de ter ficado louca dentro das lojas e no fim das contas ter desistido de tudo porque estava sem paciência nenhuma.

Dia 3 do roteiro no Canadá: Fronteira com os Estados Unidos e lado americano das cataratas, outlet americano e Niagara on the Lake

Manhã separada para atravessar a Rainbow Bridge e cruzar a fronteira com os Estados Unidos. Ganhar um novo carimbo no passaporte é sempre bom, mas esse vai sair um pouco caro. Por isso separe uns doze dólares para pagar de taxa na alfândega americana.

A ideia para esse dia é conhecer o lado americano das Cataratas e depois programar o GPS para o outlet mais perto no lado americano de Niagara Falls.

A tarde, o plano é dirigir até a cidade de Niagara on the Lake e encontrar um restaurante charmoso para almoçar. Ao chegar lá, alugar bicicletas para passear pelo centro turístico da cidade e conhecer algumas vinícolas da região. Caso sobre tempo, escolher uma das vinícolas para fazer degustação de vinhos canadenses.  Li um post no blog Gaby no Canadá sobre as vinícolas da região que me deixaram com muita vontade pelo menos de almoçar em uma delas.

Programação para o terceiro dia em Niagara Falls

Expectativa versus realidade: como foi cruzar a fronteira entre os dois países e conhecer Niagara on the Lake

Não posso reclamar, esse dia também foi maravilhoso. Mas além de eu não ter conhecido nenhuma vinícola, também não achei o lado americano de Niágara Falls grandes coisas. Todo o resto transcorreu perfeitamente.  Niagara on the Lake foi tudo aquilo que eu imaginava e um pouquinho mais. Valeu cada minuto e cada centavo que gastamos por lá. Almoçamos num restaurante excelente de culinária francesa e super charmoso que me perdoem a falha, não lembro o nome. Essa pequena cidade foi um dos lugares que mais gostei desse roteiro de viagem que fiz no Canadá.

Se eu tivesse mais tempo teria insistido na ideia das vinícolas. Mas meu marido não bebe e não embarcou muito nessa ideia. A viagem de Niagara Falls até Niagara on the Lake foi super traquila, e demos sorte de escolher o caminho mais bonito na ida. O caminho que escolhemos margeava o rio Niagara e passava na frente de várias vinícolas, cada uma mais linda que a outra.

Dia 4 do Roteiro no Canadá: Viagem de volta para Toronto, entrega do carro no aeroporto e pegando o trem até o centro

Acorde cedo para tomar um café da manhã bacana em algum café bonitinho. O objetivo mais importante desse dia é entregar o carro no aeroporto e pegar o trem para chegar até o centro de Toronto.  Descubra antes qual é a estação mais próxima do hotel no googles maps e siga as dicas da Magali para conseguir pegar o trem sem maiores problemas.

Por causa do transito de uma cidade para outra e da correria de carregar malas para lá e pra cá não tracei planos ambiciosos para esse dia. Tente antecipar o check in, se não conseguir deixe as malas no hotel e saia para conhecer as redondezas e achar um lugar para almoçar. Depois do check in descanse um pouco.

De tarde andar pelo centro da cidade até o Toronto Eaton Centre. Esse centro de compras super famoso em Toronto é ótimo para ver muitas lojas e analisar preços. Para as mulheres que não quiserem perder horas dentro de uma loja, fujam da Forever 21 e da H&M, se entrar ali meu amigo já era! A cabeça pira e cartão de crédito chora.

Antes de voltar para o hotel caminhe até o Rogers Centre e veja de perto a CN Tower.

Programação para o primeiro dia em Toronto

Expectativa versus realidade: como foi a devolução do carro e chegada em Toronto

Esse dia, correu tudo como planejado. Devolvemos o carro com mais de meia hora de antecedência e não tivemos dificuldade para encontrar o trem no aeroporto. O problema maior foi só ir andando com as malas até o hotel, porque o GPS estava meio maluco. A impressão que tive foi que o google maps nos fez dar algumas voltas desnecessárias, mas não guardei mágoas dele por causa disso. Nosso hotel em Toronto era super bem localizado, muito perto da CN Tower. Já o Toronto Eaton Centre em compensação ficava um pouco mais longe. Mas nada que mataria alguém de tanto andar.

Viagem de trem do aeroporto de toronto até o centro

Dia 5 do Roteiro no Canadá: Conhecendo as principais atrações turísticas de Toronto

Dia reservado para conhecer as principais atrações turísticas de Toronto. A ideia é alugar uma bicicleta para ir andando até a Casa Loma, depois até o Museu Bata Shoe.  Em Toronto eles tem um sistema de bicicletas estilo aquelas do Itaú. Custa cerca de 15 dólares por dia, desde que devolva a bicicleta em outra estação em até meio hora e pegue uma outra.

Reserve uma mesa para jantar na CN Tower e com isso ganhe o ingresso para apreciar a vista de Toronto em cima da torre. O jantar não é barato mas como só a entrada da CN Tower custa mais de 30 dólares acaba valendo a pena. Para fazer a reserva, escolha um horário diretamente no site do restaurante giratório da CN Tower.

Se organize de forma que você termine de comer antes do pôr do sol. Assistir o pôr do sol do alto da CN Tower é um dos pontos altos do dia. Chegue aos pés da CN Tower umas duas horas antes do horário reservado e aproveite para conhecer o Ripley’s Aquarium of Canada.

Programação para o segundo dia em Toronto

Expectativa versus realidade: como foi andar de bicicleta em Toronto e jantar na CN Tower

Eu fantasiei  bastante sobre a ideia de andar de bicicleta pela cidade de Toronto. Imaginei que andaríamos felizes e tranquilos pagando só 15 dólares. Mas a realidade foi que  ter a obrigação de achar uma estação para devolver a bicicleta antes de meia hora adicionou uma adrenalina desnecessária na equação. No fim das contas essa história acabou não sendo a melhor ideia, ainda assim foi legal andar de bicicleta pela cidade procurando pontos turísticos.

A Casa Loma é mesmo linda por fora, mas meu marido não animou de pagar a entrada para conhecê-la por dentro.  O preço estava um pouco salgado, e foi isso! Cheguei, vi a casa, tirei umas fotos e parti. Já no museu do sapato não consegui chegar nem perto, apesar de amar sapatos o tempo estava apertado para encaixar a visita sem comprometer o jantar chique da CN Tower.

Sobre o Ripley’s Aquarium, achei a entrada salgada e tenho um pouco de preconceito com lugares que exploram animais. O certo seria eu nem ter entrado, mas quando a gente viaja com outras pessoas muitas vezes releva algumas coisas e embarca na onda sem pesar consequências. Meu marido ama zoológico, aquário e tudo que envolve animal, algumas vezes eu convenço ele a não irmos, outras vezes prefiro não comprar a briga. Minha visão no fim da visita é que a maioria dos tanques são bem grandes, mas não sei se eu voltaria lá ou recomendaria a atração para outro viajante. Não investiguei a fundo a história e responsabilidade do Aquário. A primeira vista, não me convenceu!

Sobre o jantar na CN Tower

O jantar no restaurante giratório foi caro mas valeu o preço. A comida estava ótima, a sobremesa de dar água na boca e me senti muito rica por ter uma entrada especial para clientes. Os lugares nas janelas para assistir o pôr do sol na CN Tower eram bem disputados. Apesar disso, consegui um bom lugar e assistir o pôr do sol com meu marido, depois de um jantar maravilhoso e bem romântico. Foi incrível!

Dia 6 do Roteiro no Canadá: Passeio de ferry para Toronto Islands e piquenique ilha

Acordar bem cedo, tomar um café com panquecas e pegar o ferry para Toronto Islands. Lembre de levar na mochila lanches para fazer um piquenique na ilha. Ao chegar procurar pelo mapa e traçar um roteiro para dar uma volta completa na ilha conhecendo os principais pontos.

Perto da praia tem um centro com algumas opções de lugares para comer e alugar bicicletas. Como a ilha é bem grande a bicicleta é muito útil.

De noite, se sobrar pique, comprar ingressos para assistir um teatro ou um musical em Toronto.

Programação para o terceiro dia em Toronto

Expectativa versus realidade: como foi conhecer Toronto Islands e o passeio de ferry

Esse foi outro dia bem aproveitado, Toronto Islands é uma delícia. Só tivemos um leve prejuízo porque não alugamos a bicicleta antes de ir pra ilha. Para você que pretende fazer o mesmo, fica a dica! Na ilha, além do aluguel ser muito mais caro é disputadíssimo.

O passeio de ferry pra chegar na ilha também é super válido porque do mar temos uma vista privilegiada da cidade de Toronto. Se possível, compre com antecedência os ingressos usando os links do blog.

Dia 7 do Roteiro no Canadá: Degustando cervejas no Distillery District e passeando pelas ruas de Old Town

A ideia para esse dia é andar pela cidade sem muitos compromissos.

Separei vários lugares interessantes para conhecer porém cada um decide o que fazer da maneira que for mais conveniente.

Programação para o quarto dia em Toronto

Expectativa versus realidade: como foi andar sem rumo pela cidade de Toronto e beber cerveja no Distillery District.

Normalmente minha programação de viagem é intensa, por isso a ideia para esse dia era ficar quietinha perto do hotel. Andar um pouco pela cidade sem muito compromisso com horários e talvez voltar no Toronto Eaton Centre para fazer algumas compras. Mas não consegui ficar quietinha, acordamos mais tarde e andamos até o bairro de Yorkville e depois até o Distilley District.

Yorkville é bem pequeno, lembro apenas de duas ruas e na verdade não tem muito o que fazer por lá. O bairro é bem charmoso, todo florido com muitas lojas chiques e restaurantes legais. Mas como estávamos sem dinheiro para entrar nas lojas ou para comer nos restaurantes o tempo que gastei lá foi bem reduzido. Só passamos pelas sua duas ruas, tiramos duas ou três fotos e partimos em direção ao Distillery District, que acabou sendo a estrela do dia.

No caminho paramos para um café, e foi o sanduíche que meu marido mais gostou de comer durante todo nosso roteiro no Canadá. Anotei a dica de um pub que li em outro blog de viagem, não me recordo qual, e planejei o almoço nesse pub. O Distillery District foi uma surpresa boa, não imaginei que seria tão legal.

No caminho para o Distillery district passamos por Old Town,  uma igreja linda, uma universidade, e várias lojas de carro. Meu marido ficou louco! Quando finalmente chegamos, nos deparamos com uma feira de artesanato, tinha bandinha e tudo. O ambiente estava bem agradável, o único porém foi que estava lotado e acabamos não encontrando mesa para almoçar no pub.

O jeito foi sentar no balcão do bar e comer por ali mesmo, mas isso acabou sendo o ponto alto do dia. No balcão pedimos o menu degustação de cervejas onde podíamos escolher quatro sabores diferentes. Era cada sabor mais diferente que o outro, todos muito bons! E por ali ficamos um bom tempo bebendo cerveja e comendo petiscos. Foi um dia maravilhoso apesar de não termos feito nenhum passeio glamouroso.

Dia 8 do Roteiro no Canadá: Volta para casa ou ida para um novo destino

Dependendo da hora do voo, ainda pode dar tempo de acordar bem cedo e programar um passeio antes de fechar o hotel. Se organize para voltar antes do checkout e conseguir ir para o aeroporto de trem chegando ainda com duas horas de antecedência do voo. Confesso que nunca consigo fazer isso, mas sigo tentando.

Esse foi o meu roteiro no Canadá. Espero do fundo do coração que seja útil para outras pessoas que querem conhecer Toronto e Niagara Falls. Deixei muitas fotos ao longo do post para vocês terem uma ideia de como foi maravilhosa essa viagem no Canadá e como vivi momentos incríveis durante esses 7 dias.

Ainda tem alguma dúvida sobre meu roteiro no Canadá? Deixe nos comentários que eu respondo todos. 🙂

Fernanda Bragatto

Mentaliza uma manteiga derretida que tem um pânico irracional por taruiras. Ama viajar, comprar sapatos e escrever. Um belo dia resolveu criar um blog pra compartilhar seu ponto de vista e escrever sobre os lugares mais incríveis que já conheceu.